Os motivos para o afastamento da torcida, segundo estudo encomendado pelo Sport

Ilha do Retiro vazia na Copa do Brasil de 2014. Foto: http://checkinpelomundo.blogspot.com.br/

O Sport encomendou uma pesquisa para saber a opinião de sua torcida sobre os principais empecilhos para assistir aos jogos do clube na Ilha do Retiro. Produzida pela Prime Brasil, que ouviu 2.095 pessoas, entre sócios e torcedores em geral, a violência apareceu como o maior problema, disparado (66%). O estudo foi realizado em março de 2016, na Região Metropolitana do Recife e em Vitória de Santo Antão. Com os dados detalhados em mãos, desbancando outros motivos especulados, como preço do ingresso, nível técnico do time e concorrência da televisão, o clube rubro-negro vem se articulando com a Polícia Militar para discutir a segurança no entorno do estádio.

Já que o foco da direção leonina foi a redução de público, vale citar os dados dos doze jogos do Sport como mandante na Ilha no Nordestão e no Estadual desta temporada. Foram contabilizados 148.645 torcedores, proporcionando uma média de 12.387. Um índice apenas razoável. Entretanto, o número,c om 45% de ocupação, foi turbinado com quatro jogos de mata-mata, que costumam puxar pra cima. A arrecadação bruta neste recorte foi de R$ 2.721.098.

Eis os percentuais da pesquisa divulgada pelo Sport…

Presença nos jogos do Sport nos últimos cinco anos:
47,7% – Frequência reduzida
36,0% – Frequência ampliada
16,3% – Frequência mantida

Entre os que responderam sobre a redução na frequência, eis os motivos:
66,7% – Medo da violência em geral
18,9% – Falta de tempo
5,2% – Falta de dinheiro
3,3% – Torcidas organizadas
1,7% – Preço/valor do ingresso
0,8% – Horário dos jogos
0,7% – Fim do Todos com a Nota
0,5% – Assinatura do PFC
0,2% – Falta de companhia
2,0% – Outros motivos

Segurança interna na Ilha do Retiro
1,5% – Muito satisfeito
46,2% – Satisfeito
19,3% – Indiferente
28,6% – Insatisfeito
4,4% – Muito Insatisfeito

Copa do Brasil 2016 (Sub 17), final: Sport 2 x 2 Corinthians, diante de 22.104 pessoas. Foto: Ricardo Fernandes/DP

13 Replies to “Os motivos para o afastamento da torcida, segundo estudo encomendado pelo Sport”

  1. sou torcedor cadastrado e com anuidade em dias com o clube, esta pesquisa não retrata a realidade da falta de torcedores em campo, não há a pergunta sobre o rendimento do time, afinal de contas ninguém vai a campo ver um time do coração perder ou empatar sempre.
    Tem que haver vitórias e vontade dos jogadores em jogar pelo Sport clube do Recife, somos orgulhosos por torcer por este clube.

  2. Essa questão do forçar o torcedor a comprar ingresso antecipado e a se associar para poder ter desconto complica muito. Eu sou sócio, mas sei que boa parte de nossa torcida não tem condições de associar. A péssima qualidade técnica do time também ajuda (ou prejudica) muito, ir a campo pra não conseguir ver o time trocar três passes no campo do adversário é muito masoquismo.

  3. Olá eu acho que é preciso para todos torcedores fazer biometria para coibir está violência para causas mais fracas penas de proibição de seis meses a um ano sem ir à qualquer campo de futebol e si depois das penas voltar a errar perde o direito de entrar em campo no caso de causas gravíssimas perde o direto de entrar em qualquer campo de futebol no país todo, outra opinião é as torcidas em geral pagar ingressos e nunca sãos beneficiados pela federação pernambucana quais os benefícios sorteios para torcidas para ensentivar mais só entrando dinheiro nos clubes sem a torcida ganhar nada, sem mais.

  4. o principal motivo é o fato de o santa está ganhando tudo, principalmente em nossa casa !!!

  5. A torcida do Sport não está acostumada a viver com derrotas por isso não vamos pra ilha

  6. O maior responsável pelo afastamento do TORCEDOR REAL do SPORT foi o programa chamado TODOS COM A NOTA.

    AFASTOU O PESSOAL DO BEM.

  7. Para mim, o principal motivo é a baixa qualidade técnica do time neste ano. Se pegarmos o inicio do ano passado acredito que a média é semelhante, porem este ano o time não reagiu no brasileiro como fez em 2015, desta forma o afastamento da torcida continuou.

    Acredito que com a reação do time dentro de campo a torcida retorne aos jogos, violência tem em todo canto e é a mesma do segundo semestre do ano passado.

  8. Que nada, ninguém vai porque não tem o que ver. Esse é o pior time que o Sport bota em campo nos últimos 10 anos!

  9. O desconforto desses velhos estádios também atrapalham, pontos cegos campo longe da arquibancada cadeiras desconfortáveis arquibancadas sem cadeiras etc.Os clubes que fizeram arenas novas, é os que tem as maiores médias de público podem fazer o levantamento, eu to falando arenas particulares como a do Corinthians,palmeiras,Internacional,AtleticoPR, AmericaMG que o AtleticoMG manda la Gremio,entre outras que não são elefantes branco como maracanã e mineirão que oferecem serviços de qualidade que da pra concorrer com a televisão!

  10. Pra que pesquisa?
    Todo pernambucano sabe quem é a torcida mais infiel do Brasil.
    Violencia! São apenas desculpas…

  11. Só uma criança acredita nisso aí. Nem a diretoria acredita no que ela está dizendo. Os verdadeiros motivos são outros que não estão elencados. Somente tempo nos dargá a resposta .

  12. Violência tá afastando todos os torcedores, infelizmente.
    Hoje vc vai ao estádio e há brigas nos ônibus, no metrô, arrastão nas vias e q ligam os bairros e nas ruas do entorno do estádio. O bandido sabe q se vestir uma camisa de clube ou de torcida organizada estará ileso, pois não há punição.
    Este ano agravou um pouco a crise econômica, mas o maior motivo mesmo é a violência q ano após ano vem afastando o torcedor do estádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*