No Chile, Mark González volta a colocar o Sport na Copa América depois de 57 anos

Mark González em ação pela seleção chilena. Foto: Fox Sports/twitter

De última hora, o chileno Mark González foi convocado para a Copa América de 2016, cuja edição especial, nos Estados Unidos, marca o centenário do torneio. O meia substitui Matías Fernández, cortado por lesão. Assim, o jogador de 31 anos, que estava na lista de 40 pré-convocados, volta a colocar o Sport no torneio continental depois de 57 anos. Curiosamente, na última (e até então única) presença a edição também foi especial, no “Campeonato Sul-Americano Extra”, realizado em dezembro de 1959, no Equador.

Naquele ano, em abril, já havia sido disputado o Sul-Americano na Argentina, o que justifica o nome do torneio seguinte. Na ocasião, foram cinco jogadores do Leão: Bria (zagueiro), Édson (zagueiro), Zé Maria (medio-volante), Traçaia (atacante) e Elcy (atacante). O Brasil – representado por Pernambuco, incluindo dez tricolores e sete alvirrubros – terminou na terceira colocação.

Nesse longo hiato, sem jogadores em competições continentais pelas seleções principais, o Sport teve três convocados para as Eliminatórias da Copa (os brasileiros Bosco e Leomar em 1999 e 2001, respectivamente, e o boliviano Arce, em 2009) e um para Copa das Confederações, Leomar em 2001.

Sobre Mark González…

No Chile (2003-2015)
53 partidas, 6 gols

No Sport (2016)
12 jogos, nenhum gol

Mesmo com o histórico de lesões e ainda sem apresentar um bom futebol na Ilha, o gringo foi lembrado pela representatividade na La Roja. Vai à Copa América pela terceira vez, somando 2004 (Peru) e 2007 (Venezuela).

3 Replies to “No Chile, Mark González volta a colocar o Sport na Copa América depois de 57 anos”

  1. Ricardo Barbosa o que tem de errado no título do post???? Quem entende o mínimo de futebol – pra não dizer coisa pior – sabe que nenhum clube pode ir a copa américa, que é disputada apenas por seleções, então, não vejo qualquer desarranjo na colocação. É o mesmo que o Atlético Nacional-COL ganhar a libertadores e o mundial de clubes e os jornalistas colocarem a chamada como “Atlético Nacional dá mundial a Colômbia”. Não significa que a Colômbia tornou-se a nova campeã mundial, apenas que a Colômbia possui um campeão mundial, o Atlético. Mas você deve ser torcedor rival e aí eu entendo sua inveja!!! obrigado pelo ibope ao maior do NE, como sempre!

  2. Cassio ele nao foi para a edição do ano passado? Então essa será a quarta Copa America dele.

    Nota do blog

    Até jogou pela seleção em 2015, mas não foi convocado à Copa América.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*