Pesquisa do Ibope em 2016 com divisão entre torcedores e simpatizantes. Mistos?

Clubes do Brasil, Américas do Sul e do Norte e da Europa. Arte: Cassio Zirpoli/DP

O Ibope se organiza para lançar, em 2016, a maior pesquisa de torcida de sua história. Até hoje, o levantamento com mais entrevistados no país, aumentando a fidelidade da amostragem sobre a preferência futebolística, ocorreu em 2001, numa parceria com o jornal Lance!. Pouco menos de oito mil pessoas em 140 cidades. Agora, o instituto poderá ouvir até doze mil pessoas, num acréscimo de 50%. E a novidade vai além da amostragem e da resposta “direta”.

Número de entrevistados nas pesquisas de torcida do Ibope
1ª) 1993 – 3.503
2ª) 1998 – 3.000
3ª) 2001 – 7.700
4ª) 2004 – 7.207
5ª) 2010 – 7.109
6ª) 2014 – 7.005
7ª) 2016 – De 9.000 a 12.000

De passagem no Recife para uma palestra no workshop promovido pela FPF, o diretor-executivo do Ibope/Repucom, José Colagrossi, deu os primeiros detalhes da pesquisa. Além da tradicional pergunta “Para qual clube você torce?”, o questionário, em fase final de definição sobre a metodologia, terá “Você simpatiza por um outro time? Qual?”, numa segunda opção muito comum no futebol brasileiro, mas há tempos sem uma mensuração do tipo.

Ou seja, um torcedor “misto” (caso opte por um segundo time, naturalmente) pode responder um questionário com Sport e Vasco, Real Madrid e Sport, Santa e Flamengo, Chelsea e Santa, Náutico e Palmeiras, Bayern e Náutico e por aí vai. Isso mesmo, as respostas estão abertas a qualquer canto do mundo. Haveria alguma grande mudança sobre as últimas pesquisas no estado? Claro, os times locais também podem ser beneficiados em outras localidades, num processo de mão dupla. A influência atual de Flamengo e Corinthians fora de seus domínios foi apresentada num gráfico, num destaque conhecido.

Ao blog, Colagrossi explica que um dos objetivos é mesmo medir a influência dos europeus. Em setembro de 2015, numa pesquisa com 1.000 internautas, o Ibope apontou que 69% das pessoas, entre 16 e 29 anos, torceriam por um clube do velho mundo – mesmo na condição de simpatizante, tendo o Barça como líder absoluto, com 25%. Agora, a pesquisa será no formato tradicional.

Sem pretensão científica, o blog antecipa a discussão, embora considere que o leitor deste canal seja mais definido sobre a preferência local. Vamos à enquete.

Como é a sua relação com o seu clube do coração?

  • Torço só por um clube, do Brasil (59%, 3.368 Votes)
  • Torço por um clube do Brasil e simpatizo por um segundo no exterior (24%, 1.384 Votes)
  • Torço por um clube do Brasil e simpatizo por um segundo no país (15%, 853 Votes)
  • Torço por um clube do exterior e simpatizo por um segundo do Brasil (1%, 38 Votes)
  • Torço por um clube do exterior e simpatizo por um segundo no exterior (1%, 30 Votes)
  • Torço só por um clube, do exterior (0%, 22 Votes)

Total Voters: 5.695

Carregando ... Carregando ...

A diferença no estudo deve aparecer na camada mais nova, a mais conectada em redes sociais, canais por assinatura e videogames – com ascendência sobre o futebol internacional, através do Fifa Football e do Pro Evolution Soccer.

“Eu não tenho dúvida que existe um percentual da população que torce exclusivamente por time de fora. Principalmente a “geração Y”, entre 16 e 24 anos. O pessoal de mais idade, não. Talvez ainda não chegue a 1%, mas pode ser uma ameaça a longo prazo.”

Sobre os pontos de pesquisa, Colagrossi tratou como “mito” a dúvida (recorrente) no Recife de que “pesquisa não sobe morro”:

“Sobe morro, entra em favela, vai nos sertões, rincões. Não adianta.”

25 Replies to “Pesquisa do Ibope em 2016 com divisão entre torcedores e simpatizantes. Mistos?”

  1. Eu e minha família somos paraibanos, todos somos torcedores fanáticos pelo maior time do nordeste SPORT RECIFE -REI DO NORDESTE, comprovados em todas cidades que conheço na PB é único que é evidente nas ruas através da paixão, nunca vi camisas do outros,ou seja os menores em relação ao SPORT RECIFE -REI DO NORDESTE, Bahia, Sta Cruz.SPORT RECIFE -REI DO NORDESTE é o maior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

  2. meu amigo:Na arena PE a media do nautico é uma Piada….vc ta delirando…hahahhahahahhahahah!

    A media nao chega a 3.000 sofredores…

  3. Clube Náutico Capibaribe tem a torcida mais elitizada, mais bonita, mais educada e mais apaixonada do Nordeste…

  4. Torço para o time que tem a maior torcida do norte-nordeste
    SPORT CLUBE DO RECIFE!!!!!!
    CAMPEÃO BRASILEIRO!
    CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL!
    40 VEZES CAMPEÃO DE PERNAMBUCO!

  5. Sou Baeeeea acima de tudo mas, Santinha e Dragão do Bairro Industrial como segunda opção

  6. Acho que a torcida do Santa é do Sport se equivalem, mas com uma ligeira vantagem pro Santa Cruz.

  7. No Brasil, torço pelo Santinha. Mas é comum na Libertadores eu escolher um clube brasileiro pra torcer, já que o Santa ainda não disputou a competição. No exterior, torço pelo Barça, pois acredito que estamos vendo a história ser reescrita. Um time que consegue encantar o mundo há mais de 10 anos não se vê sempre!

  8. Torço pro Náutico e por morar ha 22 anos, acabei tendo uma simpatia pelo Crb por ser vermelho e branco também.

  9. Boa noite a todos!

    Eu sou torcedor do Sport Recife aqui no Brasil e no Mundo, mas confesso que tenho uma boa simpatia pelo nosso America-PE.
    Se houvesse uma loucura na vida de o Sport chegar a fechar as portas eu ficaria com o América-PE, só pra não deixar de ver futebol.

  10. Oiiiiiii, sou uma menina q torce pela Rosa e Silva, e como uma boa torcedora do estado adoro ver a cobrinha coral entrando, além de ter simpatia fanática pelo Brasil de Pelotas…

  11. Torço fervorosamente para o Náutico e para o Manchester United, ou será Manchester United e Náutico. Kkkk
    Torço igual para os dois e não apenas simpatizo, eu vivo e respiro os dois clubes.
    #VamosVencerNautico
    #GloryUnited

  12. Tenho várias pesquisas arquivadas, inclusive do IBOPE, e todas apontam SPORT CLUB DO RECIFE a maior torcida do Nordeste.

  13. quais os locais que o IBOPE que vende pesquisa vai fazer! em boa viagem, aflitos, casa forte,ou bairros mais humildes?

    porque não faz 50% em bairros nobres e 50% em bairros humildes..

    porque não coloca urna eletronica em cada local pra o torcedor se apresentar com um documento RG e CPF e votar digitando o numero do CPF pra não haver duplicidade. seja justo com os demais.

  14. Sport tema maior torcida por todos institutos de pesquisa….CBF tb fala isso..

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    me acordem no seculo 567 ,se houver alguma novidade…..

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…..

  15. Faltou a opção Grilo: ” Torço para um time e simpatizo com outros.”

    Nota do blog

    Kkkkk Off: Na redação, ele disse que responderia “Chape” como simpatia por um segundo time.

  16. As 10 maiores torcidas do Nordeste em ordem e sem clubismo:

    1° Bahia;
    2° Ceará;
    3° Santa Cruz;
    4° Sport Recife;
    5° Vitória;
    6° Fortaleza;
    7° Sampaio Corrêa;
    8° CSA;
    9° ABC;
    10° CRB;

  17. Torço para o Glorioso de PE e, por razões óbvias, para o AEK de Atenas (basta ler meu nome para entender).

    Saudações corais

  18. Cássio, não perca tempo respondendo esses ignorantes que desmerecem uma pesquisa tão ampla.. Eles são provavelmente tricolores que não aceitam ter uma torcida que beira à metade da do Sport.. Daí vêm com essas de “não sobem o morro”, “isso não prova nada”, essas coisas…

  19. Sobre a questão de ser misto eu não vejo nenhum demérito. Há muitas variáveis que podem influenciar.

    Até os 15 anos morei em Abreu e Lima e meu clube é o Santa Cruz.
    Dos 15 até os 34 morei em Sampa, acabei adotando uma simpatia pelo São Paulo, vale lembrar que na época que cheguei lá não existia internet e a televisão nunca falava sobre times do NE, então ficou difícil acompanhar o Santa Cruz (raramente nos gols do Fantástico e na Band). Acompanhei o acesso do Santa em 1999 pelo jornal Lance, que escrevia notas minísculas sobre os jogos da série B (até pouco tempo atrás eu guardava tudo numa pasta os recortes que eu fazia).
    Hoje moro na Itália por questões de trabalho e torço pela Lazio.
    Creio que, assim como eu, muita gente torce para outros clubes de fora de PE devido a essas mudanças de ambiente.

  20. Victor, quando você vai fazer um exame de sangue pra fazer aquele check up na saúde você tira o sangue inteiro do seu corpo é deixa no laboratório, ou retira só uma AMOSTRA?????

  21. Cassio, você poderia ter escolhido um pouco melhor as palavras para responder o Victor.

    Apesar da Estatística dizer que é algo viável, concordo com ele que uma amostragem de 12.000, num universo de milhões, é pequena demais para definir alguma coisa.

    Independente disso, muito deselegante a forma como você o respondeu. Mais ainda por colocar o link do curso de Estatística. Completamente desnecessário.

    Triste em ler isso de um jornalista que acompanho há tanto tempo.

    Nota do blog

    Glauber, as pesquisas nacionais variam de 3 mil a 7 mil pessoas, inclusive no período das eleições. É muito simplório dizer que um levantamento com 12 mil entrevistas (que seria o maior do instituto) representaria só visão das 12 mil pessoas ouvidas… Estatística existe há muito tempo para se pensar assim ainda (tanto Victor quanto você).

    E sobre o “deselegante”, é uma questão de ponto de vista. Eu já achei o contrário, vendo a pressa em tentar desqualificar uma informação. Segue o jogo.

  22. Há mais de 10 anos, torço só pelo Campinense .. Pode entrar de férias, pode ser eliminado, pode até fechar as portas, não trocarei por outro clube nenhum na minha vida.

  23. O que essa pesquisa pode mostrar ? o time de 12 mil pessoas não de todas

    Nota do blog

    Victor, “Estatística” é um curso superior na UFPE desde 1968. Essa sua visão é quase uma ofensa a quem trabalha na área (e não, não sou graduado em Estatística).

    Link da UFPE: http://tinyurl.com/gs4js4w

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*