Após 30 anos, CBF se refere ao Central como campeão brasileiro da Série B

Texto da CBF sobre o aniversário do Central em 15 de junho de 2016

Em homenagem aos 97 anos do Central, neste 15 de junho de 2016, o site oficial da CBF publicou um texto sobre o clube pernambucano. No resumo histórico, de praxe nos textos sobre os aniversários dos times, a entidade listou pela primeira vez a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B, uma polêmica bem antiga, que completa três décadas nesta temporada.

De 1980 a 1985, a segunda divisão nacional foi chamada de Taça de Prata. Em 1986, foi rebatizada como “Torneio Paralelo”, paralelo ao Brasileirão de fato. Eram quatro grupos, vencidos por Central, Treze, Criciúma e Internacional de Limeira. Não houve um cruzamento entre os melhores e o quarteto subiu para a elite do mesmo ano –  fato comum naqueles tempos. Desde então, os próprios clubes passaram a considerar a conquista, sem disputa pela exclusividade.

Posteriormente, os alvinegros de Caruaru e Campina Grande foram incisivos na busca pelo reconhecimento. Em 2013, além de ofícios, pediram autorização às respectivas federações (e foram atendidos) para pintar em seus estádios o “título brasileiro” – Lacerdão abaixo. Ainda assim, faltava a chancela. A própria confederação brasileira dificulta o conhecimento, pois não divulga em seu canal a lista de campeões – das Séries A, B, C e D, Copa do Brasil, torneios de base, femininos etc. Por isso, chamou a atenção a menção, a primeira.

Registros do título nos sites oficiais: CentralTrezeInter de Limeira e Criciúma.

Estádio Lacerdão, em Caruaru. Foto: centralsc.com.br

12 Replies to “Após 30 anos, CBF se refere ao Central como campeão brasileiro da Série B”

  1. Pingback: Sport campeão Brasileiro da Série B 1980

  2. Bom, a CBF já corrigiu. Nesse espaço está informando que o Central foi 31 vezes campeão do interior e que terminou a Série B do Campeonato Brasileiro como líder de seu grupo.

    Nota do blog

    Acabei de ver Leandro. Ao menos reconhece a competição de 1986 como Série B (e não apenas um “Torneio Paralelo”), com o Central vencendo um dos grupos. Para o clube, acho que segue válido.

  3. Temos dois campeões da serie “B” o Central e o sport RECIFE em 87, parabéns aos dois, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  4. Caro leitor Neto, eu sou torcedor do Santa Cruz e me orgulho muito do campeonato da Série C de 2013 e queria muito que tivesse sido campeão da D em 2011 contra o Tupi, não deu…
    Fomos 3x vices da B (99, 05, 15), mas o Central foi CAMPEÃO. Não tem como contestar.

  5. Senhor Almir…Por favor responda-me rapidamente. A atual série C é um torneio nacional ? Se sua resposta for positiva, quem foi o – ÚNICO- campeão de 2013 ? Tem mais, não teve ninguém pra ficar contestando Taça de bolinha, de papel ou de vidro. Mas, o que de fato me deixa mais feliz, não é nem isso, mas sim, que esse mesmo clube detém a MELHOR CAMPANHA EM CAMPEONATOS NACIONAIS ENTRE TIMES PERNAMBUCANOS ATÉ HOJE…O QUARTO LUGAR DE 1975, disputando com times grandes e pequenos. Detalhe…campeonato nacional é de 1971 para cá. O resto foi mais um delírio da CBF para beneficiar o santos do Fanfarrão Pelé, e no embalo, beneficiou um bando de timecos que venceram Robertão, Antiga Taça de Prata, etc.

  6. Depois da eliminação com gol de mão, parece que esse monte de estrume denominado CBF pirou de vez. 2 Campeões de série A, 4 de série B, em breve 8 de série C…16 de série D…

  7. 4 campeões no mesmo ano da série B dois títulos da seria A para o Palmeiras no mesmo ano isso é uma vergonha como um time aceita uma coisa dessa

  8. Não é só no Brasil que existe campeonatos com mais de um campeão, a Copa Intertoto (na época o 3° torneio em importância na Europa), teve por alguns anos mais de um campeão e são todos reconhecidos pela UEFA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*