Sentença sobre ação de responsabilidade civil a favor do blog, por respeito

Como (único) responsável pelo blog de esportes do Diario de Pernambuco desde o seu início, em 3 de agosto de 2008, já produzi quase 9 mil postagens, moderando o fórum de discussão, com mais de 56 mil comentários liberados até hoje, 17 de junho de 2016. Neste tempo todo, procurei interagir com os leitores, seja no blog ou nas minhas redes sociais (cassito_z no twitter e blogdecassiozirpoli no facebook). Ou seja, trabalho no campo da internet.

Discussões são normais, divergir no futebol é natural. Com respeito. Nem sempre é possível, ainda mais na web, que parecia ser uma terra de ninguém, mas até para isso existe um limite. Por isso, nesse tempo todo, apenas um caso de ofensa contra a minha pessoa mereceu um ato além do “block”, com a resposta da justiça. A sentença transitou em julgado, com o seguinte trecho do juiz de direito Cláudio Malta de Sá Barreto Sampaio:

“Embora a liberdade de expressão tenha cunho constitucional, ela não é absoluta. Deve ser exercida com consciência e responsabilidade, em respeito a outros valores protegidos pela própria Constituição, tais quais a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.” 

Obs. Agradeço ao empenho do advogado Ricardo Marques.

Eis a íntegra da sentença, mostrando que há limite para debater futebol…

26 Replies to “Sentença sobre ação de responsabilidade civil a favor do blog, por respeito”

  1. Caro Cássio!

    Parabenizo você pelo blog. Sou do interior e decididamente não me interesso por Sport, Santa ou Náutico, pois só torço para o meu Central.

    Por isso mesmo, considero o seu blog um portal de acesso a informações que detém um dos conteúdos mais interessantes, em termos informativos, científicos e de análise. É claro que está centrado nos times da capital, de onde você fala para o mundo, mas vejo abertura às coisas do agreste (falta um pouco mais sobre o salgueiro, mas acho que você já sabe disso), além de outros esportes.

    E mesmo as informações sobre o trio enferrujado da capital, tem uma abordagem diferente, interessante. Como não sou torcedor desses times, posso te dizer, não vejo parcialidade. Porém, mesmo que houvesse, é seu direito. O internauta deve decidir se escolhe ou não acompanhar.

    Da minha parte, o acompanho há muito tempo, e continuarei.

    Parabéns pelo trabalho, continue assim. E quando der, olha mais para o sertão e evidencia meu agreste, afinal, pernambuco é muito mais que os arredores da bela praia de boa viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*