Sentença sobre ação de responsabilidade civil a favor do blog, por respeito

Como (único) responsável pelo blog de esportes do Diario de Pernambuco desde o seu início, em 3 de agosto de 2008, já produzi quase 9 mil postagens, moderando o fórum de discussão, com mais de 56 mil comentários liberados até hoje, 17 de junho de 2016. Neste tempo todo, procurei interagir com os leitores, seja no blog ou nas minhas redes sociais (cassito_z no twitter e blogdecassiozirpoli no facebook). Ou seja, trabalho no campo da internet.

Discussões são normais, divergir no futebol é natural. Com respeito. Nem sempre é possível, ainda mais na web, que parecia ser uma terra de ninguém, mas até para isso existe um limite. Por isso, nesse tempo todo, apenas um caso de ofensa contra a minha pessoa mereceu um ato além do “block”, com a resposta da justiça. A sentença transitou em julgado, com o seguinte trecho do juiz de direito Cláudio Malta de Sá Barreto Sampaio:

“Embora a liberdade de expressão tenha cunho constitucional, ela não é absoluta. Deve ser exercida com consciência e responsabilidade, em respeito a outros valores protegidos pela própria Constituição, tais quais a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.” 

Obs. Agradeço ao empenho do advogado Ricardo Marques.

Eis a íntegra da sentença, mostrando que há limite para debater futebol…

26 Replies to “Sentença sobre ação de responsabilidade civil a favor do blog, por respeito”

  1. Cássio, acompanho o blog, o superesportes e o podcast (esse sou ouvinte mais recente), e essa decisão da justiça serve pra tirar um pouco dessa noção de “escudo” dada pela internet. Que atrás de um teclado ou um celular, ele pode falar tudo que pode, ofendendo a quem for. Excelente saber dessa decisão. Ps: pega leve com o “fire”… kkk. No fim o objetivo é o mesmo.

  2. Torcedores do Santa Cruz estão magoados porque já se acostumaram com a parcialidade de grande parte da imprensa de pernambuco.

    Foi a maioria da imprensa, junto com a Federação e o Governo do Estado, que evitaram a falência do Santa Cruz.

    Caíram para a série D – mácula que jamais será esquecida (e poderá ser repetida, não duvidem) -, e logo adiante, misteriosamente, apareceu dinheiro para reformar o gramado do decadente estádio do Arruda.

    Estádio do Arruda cuja versões ampliadas (as duas, a do início da década de 70 e a do início da década de 80) já haviam sido inteiramente construídas com dinheiro público – como é notório.

    Então, quando aparecem jornalistas imparciais – que nada mais fazem que cumprir com o princípio basilar da imparcialidade jornalística -, os torcedores das três cores se melindram.

    Ficam chateados com Cássio porque ele divulga sim – por ser jornalisticamente relevante – dados sobre pesquisas de torcida, essa fixação que os multicoloridos têm em querer superar o Sport em algo.

    Jamais, em pesquisa alguma – seja de rádio, jornal, institutos de pesquisa – a torcida do Santa Cruz superou a torcida do Sport. Não há qualquer pesquisa empreendida por um veículo de comunicação que tenha mostrado que a torcida rubro-negra não é a maior de Pernambuco.

    Nem na década auge do Santa Cruz – a década de 70, filha única em mais de 100 anos de história de poucas e inexpressivas conquistas (assim como a década de 60 é para o Náutico, que mesmo assim fez muito mais que o Santa Cruz, em termos de títulos -, nem na década auge do Santa Cruz a sua torcida superou a do Sport.

    A propósito, vem aí uma megapesquisa do Ibope, com 12 mil pesquisados, a maior já realizada no gênero. Preparem-se: a diferença entra as torcidas de Pernambuco será ainda maior. Lamento.

    E não me venham com essa argumentação ignorante de que ’12 mil pessoas não são suficientes, teria de chamar o IBGE para entrevistar 200 millhões’. Isso é de uma ignorância científica risível. Jamais pronunciem uma asneira dessas ante um matermático ou um estatístico: passarão vergonha.

    Para os multicoloridos, bom mesmo é repórter que chora quando o time dele(s) ganha um campeonato do Nordeste (roubado) pela primeira vez em mais de cem anos…

  3. Pela quantidade de gente que me deu apoio (não só aqui), queria fazer um agradecimento geral. Muitos participam do debate tanto no blog quanto no twitter (que uso mais, sem dúvida alguma), conversando sobre futebol até altas horas, de boa. Ninguém é obrigado (não mesmo) a concordar com a minha opinião. Vale o contrário, naturalmente.

    E a minha opinião é apenas uma visão, entre tantas possíveis. No meu caso, construída a partir da vida futebolística que eu tive até hoje, consumindo jogos na televisão e nos estádios, ouvindo resenhas de rádio, mesas redondas, lendo jornais e revistas, conversando com colegas e amigos, cursando faculdade, com viés de ética, apuração e produção, e uma outra infinidade de caminhos, presentes em qualquer um que goste e acompanhe futebol (e outras modalidades de uma maneira geral) como a maioria aqui acompanha.

    Espero que essa imensa maioria siga com o comportamento ordeiro que torna válido o tempo falando de futebol, amenidades, cultura pop, música etc. De minha parte, concordando ou discordando, também tentarei o mesmo.

    Valeu.

  4. Cássio, parabéns! Este é um blog de notícias, estatísticas, análises e opiniões. Sim opiniões. Jornalista relata e analisa segundo seu ponto de vista. Haverá quem concorde e quem discorde. Fico espantado quando vejo alguns cobrando imparcialidade a jornalistas. Jornalista não é juiz, minha gente! E sinceramente, acompanho seu blog desde a criação do mesmo. Saí do Recife há 6 anos e hoje estou em Maceió. Leio diariamente.
    E torcedor, que cobra tanto, às vezes perde a razão. Não se deixe intimidar, pois nós, apreciadores do seu excelente trabalho, continuaremos a lhe seguir e apoiar.
    P.S. Sou tricolor e a mim interessa o conteúdo das ótimas matérias do blog. Não me interessa saber quais as preferências clubisticas do autor!

    Nota do blog

    Lúcio, agradeço demais a consideração. Ter leitores em outos estados é bem gratificante, com interesse ou não no futebol pernambucano, a base deste blog. Aproveitando a deixa, o “ranking” de acessos por estado em 2016, de 01/01 a 19/06:

    Nº de sessões no blog
    1º) Pernambuco – 909 mil
    2º) Rio de Janeiro – 106 mil
    3º) São Paulo – 104 mil
    4º) Ceará – 87 mil
    5º) Bahia – 56 mil
    6º) Minas Gerais – 46 mil
    7º) Paraíba – 33 mil
    8º) Distritto Federal – 19 mil
    9º) Paraná – 18 mil
    10º) Alagoas – 15 mil

    Entre países…
    1º) Brasil – 1,5 milhão
    2º) EUA – 15 mil
    3º) Índia – 10 mil (???)
    4º) Portugal – 3 mil

  5. Não concordo com alguns comentaristas, não escuto as rádios que eles trabalham e para os insatisfeitos, é tão simples, não segue, não curte, não lê, não escuta, pronto!

    Nota do blog

    Maria Helena, de fato esta é uma escolha totalmente aberta a qualquer pessoa. Na internet, pela aproximação cada vez maior entre as partes, a interação também é um caminho. E discordar faz parte do jogo. Contando com um comportamento condizente à realidade, e não com o escudo virtual.

  6. O comentário desse cidadão Cesar Fausto mostra o quanto as pessoas desse mundo estão doentes! Não vale a pena nem contra-argumentar! Quanto ao Blog e ao profissional Cassio Zirpoli, só tenho a agradecer pois em tempos de mesmice jornalística, matérias apelativas e tendenciosas, eu posso encontrar no blog, no super esportes e no podcast45 conteúdo sério e imparcial e principalmente com responsabilidade nas informações! Há tempos que não consumo mais conteúdo de rádios, pois poucos são os profissionais que se salvam por lá! Parabéns a você Maestro e o estenda a todos os amigos do podcast45 e do super esportes do Diário de Pernambuco! Paz, amor e Futebol!

    Nota do blog

    Valeu, Deyvson. Sobre o podcast, trata-se de mais uma ferramenta de comunicação alinhada ao blog. Ali, sotaque (olindense) e gírias. E a vontade de que todos façam parte da “mesa de discussão”. Abraço.

  7. César Fausto,

    Você está enganado: não há demérito algum em procurar a justiça quando se sente que seus direitos foram feridos.

    A justiça é o fórum onde se discute e se resolvem as diferenças entre os cidadãos, de forma civilizada, sob a égide de um conjunto de normas (as leis) que fazem parte do pacto de viver em sociedade.

    Querer que o Cassio “defenda-se sozinho”, como você propõe, é um convite à barbárie, à selvageria e à estupidez. Sinto, mas é coisa de marginal.

    O que Cassio fez é digno de aplausos. Exerceu a cidadania, coisa que parece que você ainda não entendeu bem o que é.

    Parabéns, Cassio.

    Nota do blog

    Lucius, eu até tentei imaginar um texto sobre algo do tipo, mas o seu resumiu tudo. Valeu

  8. Você é um arregão, Cássio. Arregão e rubro negro revoltadinho porque escutou umas verdades na lata acerca da sua parcialidade.

    Esse tipo de atitude de gente que não sabe contraargumentar ou até mesmo deixar os loucos, quando eles têm um acesso de loucura, expurgar a sua raiva.

    Eu tenho ódio de gente baixa como você, cara. Gente débil, que é incapaz de se defender e tem que recorrer a um terceiro para suprir a sua debilidade.

    Esso tipo de atitude vinda de um jornalista, pessoa pública, me faz lembrar de quando eu era criança e quando as brincadeiras esquentavam. Semmpre tinha um tabacudo fraco e criado por vó, que incapaz de resolver seus próprios problemas, recorria aos seus pais.

    Você merece todo esse repúdio, Cássio. Porque ninguém tolera gente débil e que não consegue se defender. Além disso, essa sua hipocrisia e parcialidade com o seu time de coração é algo repugnante.

    Nota do blog

    César, liberei o seu comentário para que outros leitores possam ver o que tenho que aturar de vez em quando – no blog ou nos meus perfis nas redes sociais. Mas, acredite, o que levou à justiça foi ainda mais grave.

  9. Parabéns! Paixão clubística nunca será motivo para atos de calúnia ou violência. Acima de tudo, o respeito pelo profissional e pelos adversários. Sugiro, não se sinta pressionado a isso, a doação do valor ao Hospital do Câncer ou qualquer outra instituição que necessite. Um abraço e bom trabalho.

  10. Prezado Cassio,

    parabéns pela vitoria. Contudo, acho q vc deveria rever alguns pontos, pois parecem mesmo paixão clubística do jornalista. Importante também fazer uma reflexão. Nada também merece essa falta de respeito.Percebe-se em algumas ocasiões sua paixão clubística. Talvez vc não vá gostar do que afirmo, mas precisa sua reflexão. Nada adiantará sua refração, sua negação de várias opiniões no meio. Bom, tudo na paz.

  11. Sou alvirrubro e afirmo: isso não é paixão pelo clube….o nome disso é doença!
    Parabéns Cássio…e serve de aviso aos demais…xingou, desrespeitou? Justiça neles!
    E aos que não gostam do blog…basta deixar de segui-lo, simples assim!

  12. Tudo precisa de punição, hoje em dia.
    Que isso sirva pra que ele seja uma pessoa melhor daqui pra frente. Que repense suas atitudes. Parabéns, Cássio!

  13. Curioso esse caso. Não me lembro de ter visto algo igual, mas deve ter um monte desses.
    Confesso que gosto deste espaço, um conteúdo de qualidade e com postagens inteligentes, mas nem sempre vejo imparcialidade. Aliás, poucos são os jornalistas de qualidade (poucos se salvam). Querendo ou não alguma coisa vai escapar, MESMO QUE O JORNALISTA NÃO TENHA MÁ INTENÇÃO.
    Achei interessante Cássio, você falar no podcast (sobre a polêmica do clima ruim no santa cruz – [o que pra mim foi perua]) que era covardia ir no perfil do jornalista e pegar a foto dele com camisa do Sport. Mas não lembro de você ter dito o mesmo quando a torcida do Sport invadiu o perfil do bandeirinha que cometeu um erro no primeiro clássico da final e pegou uma foto dele mordendo uma bandeira do Santa (posteriormente amigos do bandeira afirmaram que ele não torce para o santa e foi convidado pra bater a foto só pra “arriar” com ele). Se você repudiou a atitude, tudo bem. Fez o seu papel. Se não, foi parcial (e se foi parcial, você é um coxinha, Cássio [falando pra “arriar” mesmo]. Caso tenha repudiado uma atitude em um caso e no outro não: pq o tratamento diferenciado?
    Eu confesso que canso de mudar de blog e sites, justamente porque procuro jornalismo de qualidade (reitero: poucos se salvam). Vez ou outra penso em parar de seguir as notícias no seu blog por ficar chateado com alguns comentários no podcast e teor de algumas postagens, que pode não haver maldade, mas as vezes transparece o clube que vocês torcem, e isso deixa qualquer um desconfiado. Então é preciso também entender o lado do leitor, principalmente se tratando do público futebolístico, tão passional. Qualquer comentário, uma única palavra, pode inflamar os ânimos.
    Não sei exatamente até que ponto esse cara chegou, mas acredito que pra você procurar a justiça, deve ter sido um baita incomodo. Mesmo sem ser jornalista já passei por isso e sei como é chato.
    Só pra encerrar vou deixar uma dica pra quem é leitor: se tá insatisfeito, envia uma mensagem pra o cara do blog explicitando insatisfação. Se não der certo, faz como eu, procura outro blog e pronto. Ninguém é obrigado a seguir conteúdo e são muitas as opções de interatividade na internet.
    Por enquanto fico por aqui mesmo. Acredito que existe bom senso nesse blog e na equipe do podcast, mas vocês podem melhorar e agregar mais.

  14. Muito bom Cássio,
    Adoro suas postagens, vc traz a tona elementos impensáveis pelo jornalismo esportivo tradicional, mas que considero de muita relevância. Continue firme no seu trabalho.
    Torcedor é muito irracional, principalmente quando o time dele vai mal, mas não pode nunca ofender quem quer que seja.

    P.S.: Fiquei sabendo agora que sigo o Réu no Twitter. Não soube do caso nem tenho paciência pra ler o processo todo. Mas, ao que me parece, não percebo hostilidade nem agressividade atualmente.

  15. Descontentamento. É nítido sua imparcialidade, bem como, reprovação em assuntos que engrandece o Santa Cruz. Você, usa sua profissão, manifestando tendenciosas pesquisas e manchetes danosas, acarretando uma grande quantidade de pessoas do bem, que repudiam sua manutenção na coluna.

    Nota do blog

    Felipe, obrigado por enxergar a imparcialidade no blog. É o princípio básico na apuração e produção das notícias.

    Quanto ao restante da sua opinião, lembrou o próprio caso exposto na sentença. Ou seja, só a justiça mesmo…

    Sobre a coluna (o blog, creio): aqui ou em outro site, continuaria existindo. É o meu trabalho.

  16. Parabéns Cassio, tu até deu tempo e chances suficientes pro cara repensar o comportamento dele, mas ele seguiu perseguindo em outras redes sociais… caso a justiça não entrasse em cena o cara poderia extrapolar chegando ao contato pessoal… Agora ele vai ser obrigado a refletir sobre o que fez. Deus o abençoe sempre cassio, sucesso!

    Nota do blog

    André, obrigado pela atenção. Caso encerrado, bola pra frente.

  17. Muito bom, quem sabe assim as pessoas tornam-se mais responsáveis nos comentários

    Nota do blog

    Stavros, obrigado pela atenção.

  18. E TEM MAIS: ALGUNS CRONISTAS ESPORTIVOS TEM A “IDEIA” DE QUE O SPORT TEM MAIOR POR QUE DURANTE ESSES ANOS LEVANTOU MUITAS TAÇAS….. AGORA SÓ UMA PERGUNTA O CORINTHIANS PASSOU QUANTOS ANOS SEM GANHAR NADA E TEM A MAIOR TORCIDA DE SAMPA ? 22 ANOS……ESSES “cronistas” ….. ?

  19. ODEIO CONFUSÃO, CÁSSIO ESSE É DISPARADO O MELHOR BLOG ESPORTIVO DO ESTADO. AGORA, EU DUVIDO QUE QUALQUER PESQUISA FEITA EM PERNAMBUCO DÊ OUTRO TIME COM MAIOR TORCIDA QUE NÃO SEJA O SANTA CRUZ….. COMO DIZ O DITADO : PESQUISA AQUI NÃO SOBE O MORRO, NÃO VAI EM FEIRA LIVRE… O INTERIOR NEM SE FALA, SEM CONTAR COM AS COMUNIDADES

  20. Parabéns pela conquista, Cassio. Fez-se justiça, moral e legal.

    O meio virtual é um espaço aberto, em que todos, democrática e universalmente, podem se manifestar, expor suas impressões, interagir com pessoas que, de outro modo, estariam inacessíveis.

    No entanto, como tudo o que é em excesso, pressupõe limites – por mais paradoxais que aparentem ser. Sociabilidade, responsabilidade e bom senso, para que não se confundam liberdade e libertinagem.

    Infelizmente, nem todas as pessoas que navegam no incomensurável oceano virtual sabem-lhe os limites. A sensação de anonimato, por exemplo, estimula comportamentos reprováveis, desregrados, imersos nas profundezas sombrias dessas águas – e no íntimo tenebroso dos transgressores que, acaso submetidos à luz transparente e asséptica do dia, jamais viriam à tona.

    Covardes são os agressores virtuais, que se supõem a salvo dos rigores da lei – vez que se creem anônimos ou protegidos por hordas de simpatizantes tão insanos quanto – , dedilhando desde o conforto e a fortaleza de suas casas – ou de um ambiente qualquer que lhes seja familiar -, espraiando ódio e intolerância em seara por si só já suscetível de paixões irracionais e exacerbadas, como é o caso do futebol.

    Que a sentença que lhe fez justiça sirva de moderação aos ânimos nefastos.

    Nota do blog

    Pero, em relação ao trabalho no jornalismo, cujo contato com o leitor hoje é muito maior, já num processo de compartilhamento de informações, espero que esse caso imponha um necessário respeito. Paixão clubística, calor do resultado, sei lá o que mais, não legitima ofensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*