Troféu Givanildo Oliveira será entregue na Ilha, em 11 de setembro. Sport ou Santa?

Troféu Givanildo Oliveira, em homenagem ao centenário do Clássico das Multidões. Crédito: FPF/divulgação

O Troféu Givanildo Oliveira foi revelado pela FPF, seguindo o conceito adotado pela entidade neste ano, com taças de fato, sem invenções artísticas. Não por acaso, lembra a taça do Estadual de 2016, conquistada pelo Santa em cima do Sport. Em relação à nova disputa das multidões, a peça prateada de 50 cm traz na base o nome “Clássico Centenário Givanildo Oliveira”, em homenagem ao jogador e técnico recordista de títulos pernambucanos, sendo nove pela cobra coral e sete pelo leão. O regulamento é simples, somando todos os jogos oficiais entre os dois rivais em 2016, no centenário do clássico, comemorado em 6 de maio. Quem somar mais pontos, leva (abaixo, a situação de cada um). O último duelo será em 11 de de setembro, pelo Brasileirão, na Ilha do Retiro.

Esta é a segunda vez que a FPF coloca uma taça em jogo em um confronto centenário. Em 2009, a disputa do troféu do centenário do Clássico dos Clássicos foi oficializada em apenas um duelo, em 26 de julho, no dia seguinte ao aniversário. Com o 3 x 3 entre rubro-negros e alvirrubros, cada clube recebeu uma peça idêntica. Em 2017 será a vez do Clássico das Emoções completar cem anos, em 29 de junho. A federação repetirá o formato utilizado nesta temporada e já estuda o nome da personalidade que dará nome à taça. 

Em relação ao destino do Troféu Givanildo Oliveira, eis as opções…

Para dar Sport
regulamento do troféu especial considera apenas os pontos somados nos clássicos em competições oficiais de 2016, sem critério de saldo de gols. Hoje, o Leão tem três pontos de vantagem. Com apenas mais uma partida marcada, o time jogaria pelo empate para levar a disputa. Caso o mata-mata (já sorteado) da Copa Sul-Americana seja homologado em agosto, ampliando a lista para três partidas, precisaria de ao menos três empates ou quatro pontos. Curiosidade: com ou sem Sula, o último jogo será na Ilha, pela Série A.

Para ficar com a FPF
Sim, a regra prevê uma posse “neutra” em caso de empate na pontuação. Para a taça ficar no salão nobre da federação, é preciso ocorrer uma vitória coral no sexto duelo, encerrando a série atual. Assim, cada rival somaria oito pontos. A mesma lógica se aplica se os dois jogos do torneio internacional forem adicionados, podendo gerar empates em 10 x 10 ou 11 x 11.

Para dar Santa Cruz
A missão tricolor é complicada. Para levar a troféu, necessita estender a tabela de clássicos – hoje, só poderia evitar que a taça ficasse na Ilha, ganhando lá no returno do Brasileiro. Para aumentar a agenda, com a Sula, precisa ser eliminado da Copa do Brasil diante do Vasco, no Arruda. Ainda assim, precisaria somar ao menos sete pontos nos três jogos restantes. Claro, com a Sul-American, também haveria chance de posse para Sport e FPF.

Jogos disputados em 2016
21/02 – Sport 2 x 1 Santa Cruz (Estadual)
10/04 – Santa Cruz 1 x 1 Sport (Estadual)
04/05 – Santa Cruz 1 x 0 Sport (Estadual)
08/05 – Sport 0 x 0 Santa Cruz (Estadual)
01/06 – Santa Cruz 0 x 1 Sport (Série A)

Jogo marcado a disputar
11/09 – Sport x Santa Cruz (Série A)

Possibilidade de confronto
Santa Cruz x Sport (Sul-Americana)
Sport x Santa Cruz (Sul-Americana)

Classificação
8 pontos – Sport
5 pontos – Santa Cruz

5 Replies to “Troféu Givanildo Oliveira será entregue na Ilha, em 11 de setembro. Sport ou Santa?”

  1. Domingos,
    Se o Sport quiser ganhar algo na atual temporada, ele tem que vencer até o jogador adversário que tem como acessórios 1 apito, 2 cronômetros, 1 ponto eletrônico no ouvido e 2 cartões nos bolsos…
    Foi assim em todos os torneios vencidos e não vai ser diferente agora, amigo.
    Futebol pra isso o Leão tem, falta um pouquinho mais de entrega dos atletas em campo, o técnico escalar quem ele vê treinando melhor (sem interferências externas) e um pouco mais da eficácia dos atacantes.

  2. Cassio, caso os clubes se enfrentem na Copa Sulamericana, a taça será entregue nessa data mesmo?

    Nota do blog

    Confirmei com a FPF e o possível duelo na Sul-Americana será disputado antes do jogo do returno do Brasileiro.

    Ps. deixei o comentário, apesar do pedido, porque outros leitores tiveram a mesma dúvida. Abraço!

  3. O clube treinado pelo Milton Mendes, que gosta de frequentar a Ilha do Retiro para assistir ao maior Leão do mundo, deveria estar com 3 pontos. O primeiro jogo da final do campeonato pernambucano, se não tivesse um canalha como bandeirinha, deveria ter sido 0 a 0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*