Com emoção, Sport vence o Grêmio em noite de contrastes entre ataque e defesa

Série A 2016, 15ª rodada: Sport 4 x 2 Grêmio. Foto: Rafael Martins/DP

A vitória do Sport sobre o Grêmio por 4 x 2  foi a síntese do rendimento leonino no Brasileiro. Hoje, tem o 5º ataque mais positivo (23 gols) e a 2ª defesa mais vazada (26 gols). A ressalva sobre o “hoje” se deve ao fato do time iniciado a competição com uma perspectiva oposta. Afinal, a defesa era praticamente a mesma da última edição, estruturada e, teoricamente, entrosada. Já o ataque, esfacelado e com uma reposição fraca, começou sendo o maior problema, com apenas um gol nas quatro primeira rodadas. Ainda que não tenha chegado um centroavante realmente qualificado, os pontas foram mudando (com inúmeros testes) e a presença de Diego Souza ajudou bastante na criação de chances.

Em casa, a partir do jogo contra o Galo, os gols começaram a sair, em profusão. Lá atrás, mesmo com contratações (Henríquez e Ronaldo Alves), a proteção seguiu falha, com o recorrente camisa 8. E as bolas passando de vez. Em 16 apresentações, o time saiu ileso de campo apenas duas vezes. Muito pouco, inviável. E a situação, já ruim, só não é pior justamente pela contrapartida ofensiva. Falando especificamente sobre o jogo na Ilha, dificílimo, o Rubro-negro conseguiu abrir dois gols de vantagem no primeiro tempo (Serginho, que apesar do tento esteve mal, e Diego Souza, de cabeça). Em 17 minutos, após o intervalo, o jogo já estava empatado, com o zagueiro Pedro Geromel marcando duas vezes após cobranças de escanteio pelo lado esquerdo da defesa pernambucana. Bola parada, erro de posicionamento, de concentração.

Buscando a vice-liderança, com qualidade técnica, o tricolor gaúcho investiu na virada, com o momento a favor. Até que o ataque do Sport reapareceu, nessa ciranda já comentada. Edmílson, bem ao seu estilo (ou falta dele) e Diego Souza, convertendo o pênalti sofrido por Everton Felipe, um dos pontas testados e com evolução tática visível, ainda que tente enfeitar alguns lances. Um triunfo emocionante e importante demais, reaproximando o Sport do 16º lugar, agora a um ponto. E que também expôs, de forma cristalina, a inconstância da equipe, necessitando, além de peças, de uma melhor recomposição. Ou seja, também depende de Oswaldo de Oliveira.

Série A 2016, 15ª rodada: Sport 4 x 2 Grêmio. Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

One Reply to “Com emoção, Sport vence o Grêmio em noite de contrastes entre ataque e defesa”

  1. Concordo com a opinião sobre Serginho. Fez gol, mas não foi bem. Porém, Leão venceu. Ótimo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*