Sport x Santa Cruz na Sul-Americana, em um Clássico das Multidões para a história

Sport x Santa Cruz, pela 2ª fase da Copa Sul-Americana 2016. Arte: Cassio Zirpoli/DP, sobre foto da Conmebol

Um confronto para história, digno de um duelo centenário. Sport e Santa Cruz vão se enfrentar na Sul-Americana de 2016, na primeira versão internacional do Clássico das Multidões. A composição deste jogo é um capricho (onipresente) do futebol, que condiz com uma das maiores rivalidades do país.

Com a pré-vaga ao torneio desde o 6º lugar obtido na última Série A, o Sport confirmou a prioridade na Sula, em detrimento da Copa do Brasil, em abril, em um comunicado oficial. Seria a quarta participação seguida dos leoninos. Neste período, o Santa Cruz ganhou força e conquistou o Nordestão, assegurando a mesma pré-vaga. Os rivais precisariam deixar a Copa do Brasil para confirmar a presença na copa internacional, devido ao esdrúxulo regulamento da CBF. Dito e feito, com Aparecidense e Vasco. No sorteio, o magnetismo do clássico deixou as bolinhas Brasil 1 (Sport) e Brasil 7 (Santa) frente a frente.

Retrospecto, segundo dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro
549 jogos
229 vitórias do Sport
166 vitórias do Santa
154 empates 

Logo, os jogos no Recife serão os capítulos 550 e 551, com muita coisa em disputa. Ambos já largam na segunda fase da Sula, ganhando cotas de R$ 988 mil. Ao vencedor do mata-mata, um lugar nas oitavas de final e uma premiação de R$ 1,23 milhão. E a partir daí começa a verdadeira rota internacional, já definida pela Conmebol. Eis os principais adversários a cada fase:

Oitavas – Independiente Medellín-COL, Universidad Católica-EQU, Sportivo Luqueño-PAR ou Peñarol-URU
Quartas – Santa Fé-COL, Cerro Porteño-PAR e Universidad Católica-CHI
Semi – Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL, Brasil 6 e 4, Bolívar-BOL
Final – San Lorenzo-ARG, Independiente-ARG, Lanús-ARG, Brasil 3, Universitario-PER, Emelec-EQU e Libertad-PAR

Confira o chaveamento completo da Copa Sul-Americana clicando aqui.

Qual é a sua expectativa para a Sula? Quem larga como favorito no clássico?

Enquanto o tricolor estreia em torneios internacionais, o rubro-negro disputa a fase nacional da competição pela 4ª vez, sempre contra rivais nordestinos.

2013
Sport 2 x 0 Náutico
Náutico (1) 2 x 0 (3) Sport

2014
Sport 0 x 1 Vitória
Vitória 2 x 1 Sport

2015
Bahia 1 x 0 Sport
Sport 4 x 1 Bahia

2016*
24/08 – Santa Cruz x Sport
31/08 – Sport x Santa Cruz
* Datas a confirmar 

21 Replies to “Sport x Santa Cruz na Sul-Americana, em um Clássico das Multidões para a história”

  1. O santa eliminou o popoti de novo agora a FPF nao tava lá nao, já é 6 sexta vez desde 2011 que nós eliminamos vocês em um mata-mata 4 vezes no pernambucano,1 no Copa Pernambuco e agora na sul americana #Freguesia internacional

  2. Chora rubros negros otários eliminamos vocês novamente,chora não bebe ja é sexta vez em 6 anos que nos eliminamos vocês 4 pernambucano,1 copa pernambuco e agora 1 na copa sul americana o continente inteiro Viu

  3. Onde vai ser transmitido o jogo, me passe o link por favor.

    Nota do blog

    O jogo será transmitido pela Globo Nordeste, Dário.

  4. Só corrigindo o post de ” o melhor “,… quem eliminou o santa na semi-finais da Copa do NE, foi o bolado Sandro Meira Ricci, e não o Boi Mulambo.

  5. De 2011 pra cá o santa foi campeão pernambucano emcima da Coisa 4 vezes,ainda eliminamos vocês da copa pernambuco e agora vai eliminar na sul americana desta vez o continente inteiro vai ver.

  6. Deixa de chororo o santa foi campeão pernambucano emcima de vocês no roubo é a va merda o choro de vocês foram tão Grande que no dia seguinte alagou o Recife, aceitem a derrota que doe menos

  7. No comntario de Ricardo, faltou ele dizer que o sport eliminou o santa da copa do Nordeste e da semifinal do pernambucano de 2014. E nem vou falar de q maneira o santa ganhou os títulos que ele falou. Basta olhar o replay dos jogos finais.

  8. FREGUÊS DO SPORT SIM. VOCÊ PEGOU A PARTIR DE 2011 E AINDA SIM DEU EMPATE. AGORA PEGUE OS RESULTADOS MAIS ATUAIS, TIPO DE DOIS ANOS PRA CÁ E VEJA A DIFERENÇA. O SARNA CRUZ É MEU FREGUÊS DESDE 03 DE FEVEREIRO DE 1914.

  9. Santa Cruz fregues do sport???? Desde 2011 pra cá o Santa foi campeão estadual 4 vezes emcima do sport ainda eliminou voces na semifinal da copa Pernambuco,neste periodo foram 9 vitórias do Santa,8 empates e 9 vitorias do Sport quem é o fregues agora?

  10. o santinha tá tentando reverter o trofeu givanildo oliveira, já que só teria o jogo da ilha pelo br16 pra empatar a disputa!!! mas não vai adiantar de nada. os proximos 3 jogos vão ser 3 lapadas do Sport!! daqui pra sula já estaremos no meio da tabela (9º ou 10º), aí é tranquilidade pra esmagar o brasil7, rumo ao titulo da sula e LA2017

  11. Freguesia??? Amigo, observe os jogos de sport x santa de dois anos pra cá. O santa apanhou mais do que mulher de malandro.

  12. Coincidência nao? Nas filas dos 2 times o sport é Brasil 1 e o santa é Brasil 7 vcs nao anotaram nada de estranho? 7 e 1 ou seja 7X1 gooooooool da Alemanha kkkkkkkkkkkk

  13. e aquele caso q vcs postaram no blog da chance do santa cruz ser brasil 6 e não enfrentar o sport,consequentemente sport pegaria o vitória,existe essa chance mesmo ou não?

    Nota do blog

    Tecnicamente, poderia sim. Tanto que entrei em contato com a CBF sobre a possibilidade, mas a entidade respondeu que o campeão nordestino tem que ser Brasil 7 de toda forma. Post: http://tinyurl.com/hybzz6c

    “O campeão da Copa do Nordeste não faz parte da distribuição de vagas a partir da classificação no Campeonato Brasileiro”

  14. Cássio, já te falei lá no Twitter, passando qualquer um dos dois e o adversário sendo o Peñarol nas oitavas tu já sabe que vai ter que dar uma segurada nesse casaco aí né? Kkkkkk…

    Nota do blog

    Po, mas o casaco tá em ação desde 2011… kkk

  15. Faltou só a correção, pois tem Sport x Sport. Abraço.

    Nota do blog

    Correção feita, Gilvan. Obrigado!

  16. Vai ter um pernambucano fazendo partida fora do Brasil. O Grupo JC, um grupo sério, mas já está chorando pois estava doido para que o time do mão de lodo Tiago Cardoso seguisse adiante na Copa do Brasil pra evitar gastos financeiros do grupo JC com viagem internacional. E agora, Zirpoli? Vamos ver outra desmoralização da imprensa de Pernambuco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*