Final olímpica entre Brasil e Alemanha no viés da imprensa alemã. Quase sem 7 x 1

No Brasil, é quase impossível dissociar a final olímpica de 2016 entre Brasil e Alemanha da tragédia (para os brasileiros) na semifinal da Copa do Mundo de 2014. A pauta é clara, quase obrigatória, mas com um mínimo de discernimento, naturalmente. Revanche ou não (e não é, efetivamente, na visão do blog), vamos ao outro lado desta cobertura, com algumas manchetes alemães após a confirmação do duelo no Maracanã. O blog printou os sites de três jornais das cidades mais populosas do país, do diário de maior circulação e do principal jornal esportivo. A pauta “2014” apareceu, mas em doses homeopáticas…

Kicker (diário esportivo)
O Kicker, o principal jornal especializado em futebol no país, traz em sua manchete: “Sonho perfeito final: Alemanha encara o Brasil!”. Entretanto, apesar da empolgação, não há uma contextualização com o Mundial de 2014, mas com o fato de enfrentar o anfitrião na decisão.

Jornal alemão anunciando a final olímpica de futebol: Brasil x Alemanha

Bild (jornal nacional)
No Bild, o jornal de maior circulação na Alemanha, a chamada sobre a classificação alemã é direta em relação ao Mineirazo. “Adeus ao 7 x 1”, no alto do link, seguido do título numa fonte enorme: “Brasil quer revanche na final no Rio”. Ou seja, lembraram do episódio, mas num (curioso) viés brasileiro.

Jornal alemão anunciando a final olímpica de futebol: Brasil x Alemanha

Berliner Morgenpost (jornal de Berlim)
O Morgenpost já classifica a campanha da jovem equipe alemã como “Sucesso Olímpico”, seguindo com “homens jogam pela primeira vez pelo ouro”. Na reportagem há a ressalva que a informação trata da seleção unificada, pois a Alemanha Oriental foi campeã olímpica em 1976, nos Jogos de Montreal.

Jornal alemão anunciando a final olímpica de futebol: Brasil x Alemanha

Die Zeit (jornal de Hamburgo)
Em Hamburgo, uma manchete mais fria, até mesmo para os padrões germânicos: “Seleção Alemã alcança a final”. No texto, contudo, há sim uma referência à Copa do Mundo, mas deixando claro o peso de cada confronto. “Dois anos após o triunfo da Copa do Mundo, a equipe júnior da Alemanha vai disputar o ouro olímpico”.

Jornal alemão anunciando a final olímpica de futebol: Brasil x Alemanha

Abend Zeitung (jornal de Munique)
Em Munique, terra do Bayern, o “Jornal da Noite” também destaca o fato de seleção do país ser formada por atletas mais novos: “Agora a jovem seleção alemã enfrentar o Brasil, pelo ouro”. E nada de Copa.

Jornal alemão anunciando a final olímpica de futebol: Brasil x Alemanha

3 Replies to “Final olímpica entre Brasil e Alemanha no viés da imprensa alemã. Quase sem 7 x 1”

  1. A tradução do título do Bild não está correcta. “1.wiedersehen nach dem 7-1” significa “primeiro encontro após o 7-1” (é a primeira vez que brasil e alemanha se encontram de novo). Não significa “adeus ao 7-1”. Wiedersehen significa “voltar a ver” e é utilizado quando nos despedimos mas também, de forma literal, quando nos encontramos de novo.
    Nota: Os alemães não associam o encontro ao 7-1, porque de facto não têm de o fazer. Estas são selecções sub23, não as principais, a prova tem um cariz totalmente diferente do mundial (copa do mundo como dizem os brasileiros) e principalmente porque os alemães encaram o jogo como encaram a vida. De forma pragmática sem emoções inflamadas. Não são frios. São objectivos.

  2. ”Muito bom esse post.
    Realmente não há como comparar as duas competições. Os alemães tem noção de que na Olimpíada são seleções juniores”.

    É Né ? Mas na Copa do Mundo não foi decisão, nas olimpíadas, será. E o Ouro olímpico é inédito para os dois países. Alemanha venceu uma vez quando era R.D.A.
    Aliás acho que o Brasil não tem que se preocupar com 7×1. Tem que se preocupar em ganhar o jogo, e pronto. 1×0 tá bom.

  3. Muito bom esse post.
    Realmente não há como comparar as duas competições. Os alemães tem noção de que na Olimpíada são seleções juniores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*