A declaração de Paulo Câmara sobre a violência no futebol. Cobrou… os clubes

Paulo Câmara, governador de Pernambuco. Foto: DP

A recorrente violência praticada por integrantes de torcidas organizadas, entre elas Torcida Jovem, Inferno Coral e Fanáutico, há tempos traz uma sensação de insegurança nos jogos de futebol no Recife, potencializada nos clássicos. A cada episódio de repercussão, inclusive nacional, o governo do estado volta a ser questionado sobre a situação, na visão do blog, de segurança pública.

Três dias após a tentativa de linchamento do presidente da Inferno Coral durante uma briga na Avenida Caxangá, horas antes do Clássico das Multidões e a 5 km da Ilha do Retiro, o governador Paulo Câmara comentou o seguinte:

“Acho que falta uma decisão muito clara das pessoas que fazem futebol em Pernambuco. A polícia se desdobra demais. Botar 400 homens num jogo chega a ser irracional em tempos de hoje. Não devia ter isso. Em outros locais do mundo a segurança dos estádios é feita pelos próprios organizadores do futebol.”

“Essas organizadas já mostraram danos em outros episódios. Então, a gente tem que coibir isso. E precisamos da decisão realmente de quem faz futebol em Pernambuco, em termos de posições claras para evitar que fatos como esse não aconteçam. Não se pode olhar apenas a renda, mas a torcida, o entorno dos estádios. É muito importante.”

“O estado tem se colocado à disposição, não tem se omitido da segurança dos estádios, dos jogos. Agora, é importante que quem faz futebol em Pernambuco tenha precaução e cuidado.”

O texto acima é a íntegra da declaração dada no Palácio do Campo das Princesas, durante uma coletiva após o anúncio de uma fábrica no estado.

Assusta ver o governador, já com dois anos de mandato, ter uma visão tão rasa sobre o assunto, relacionando uma briga a quilômetros do estádio ao futebol propriamente dito. Talvez, realmente ache que a possibilidade de clássicos com torcida única, a partir de 2017, seja suficiente – por mais que não tenha resolvido em São Paulo e Belo Horizonte. Ignora os crimes em dias sem jogos e as ramificações com outras facções, com o mesmo repertório de violência.

É sempre bom lembrar, caso o governador tenha esquecido, o levantamento do Ministério Público de Pernambuco, de 2012, com 800 crimes registrados em cinco anos, somente entre integrantes das supracitadas uniformizadas. Furto, roubo, lesão corporal e formação de quadrilha. De lá pra cá, até homicídios. Em vez cobrar investigação e estrutura na região metropolitana, o governo acabou cobrando os clubes e a FPF, que, até onde se sabe, não têm poder de polícia.

Confira a opinião dos dirigentes locais sobre esta declaração aqui.

16 Replies to “A declaração de Paulo Câmara sobre a violência no futebol. Cobrou… os clubes”

  1. kkkkkkk… bem feito para a plateia do circo que escolheu um palhaço para ser o governador!!! brincadeira uma declaração como esta. claro que a segurança no estádio deve ser feita pelos clubes. decrete e o faça cumprir, pronto! mas as brigas foram nas ruas, aí é com o governo do estado, isso é, se existir um governo no estado de PE… pqp, cala a boca #fidumaegua #foracamara

  2. Esse governador é um pateta. Só tenta se justificar porque é tempo de eleições. Vir dizer q a polícia faz o seu trabalho. Balela. Todos sabemos que os PM fazem de tudo pra evitar participar de ocorrências, com medo. Aquelas garotinhas fardadas que ficam passeando nas centenas de “Tucson” locadas para enricar os amigos de campanha do Governo não tem nenhum interesse em arriscar a vida (quem teria?). E as Delegacias? Pocilgas! Dizer q a polícia faz bem o seu trabalho é risível. Nada contra os policiais, que sabemos que enxugam gelo. O erro vem da política, que quer mesmo é polícia controlada pelo Poder e sem efetividade para pegar os verdadeiros bandidos, que sabemos muito bem quem são.

  3. O problema é quem nem todos os membros de organizadas podem ser considerados marginais. Sabemos que muitos usam esse rótulo de “torcida organizada”, para fundar verdadeiras facções altamente criminosas. Existem aqueles que são de fato, marginais. Depois os que entram ali achando que vão se proteger de algo, ou alguém, e ainda os que entram ali por pura vagabundagem. O sport tomou alguma iniciativa contra aqueles amarelinhos, que já chegaram inclusive a depredar parte da Sede e do ônibus do clube. A facção apoiada pelo meu santa cruz- aquela que nome já diz tudo- a bem da verdade, não se preocupa muito em depredar os bens do clube, mesmo porque quase tudo ali já está depredado, sinalizando aí uma ligação com a Diretoria. Já aquela ligada ao clube de Rosa e Silva, age de forma bem parecida com a do santa cruz. O ideal é que se coloque essas facções fora da lei, e quem se acha “de bem” nesses meios, que passem a torcer como torcedores comuns.

  4. Muito fácil jogar a culpa para os clubes… Os outros não sei, mas o Sport já baniu a Jovem (facção criminosa) de tudo relacionado ao clube. O governador tem que cobrar de seu secretário de segurança, pois ele é quem tem de articular melhor a polícia, a fim de prevenir e coibir os atos criminosos da Jovem/Inferno/Fanáutico.

    Essa briga na caxangá foi marcada com antecedência. Cadê o setor de inteligência da polícia? Simplesmente não existe! E vem passar a culpa para os clubes? PIADA

  5. Patética esta declaração do nosso “grande” governador. Deixa claro a intenção de desviar à atenção da responsabilidade do governo, de oferecer segurança à população. Os clubes têm poder de polícia? Dizer: “Acho que falta uma decisão muito clara das pessoas que fazem futebol em Pernambuco ….., é querer tirar da reta. Isto é típico de nossos políticos. Mais: Em outros locais do mundo a segurança dos estádios é feita pelos próprios organizadores do futebol”, só que em outros locais do mundo meu excelentíssimo governador, o povo é civilizado e quando aparecem os baderneiros, estes são severamente punidos. Dos clubes, cobre medidas como o Sport tomou, é o máximo que eles podem fazer. Dos políticos (que devem se beneficiar desta insanidade) cobre mais leis rigorosas. Trabalhe meu caro governador, em vez de ficar falando besteiras.

  6. Pasmem, esse é o líder máximo do estado. Amigos, PE está entregue ao caos. Aqui não se consegue sequer acabar com torcidas de futebol, imaginem com a criminalidade do dia-a-dia. É por essas e outras que o crime rege a rotina das cidades. Quem manda em PE são os bandidos. Nós é que fomos condenados à ficar presos.

  7. Concordo com o que falou o leitor SPORT, quando diz que as penas precisam ser mais severas para esses vândalos, pois e por não serem que esses fatos cada vez mais acontecem. E sim, todos e as polícias sabem onde encontram quem pratica tais atos, só não concordo na parte que “Sabem de onde vem e não age porque não quer”, substituiria por não agem porque as leis não permitem ou não os amparam!

  8. Realmente o Governador está totalmente errado e arrumando desculpas. A insegurança não é só em dias de jogos. Onde eu moro na Rua do Riachuelo, ao lado do Hospital do Exército, de meu apartamento escuto direto gritos de socorro por pessoas sendo assaltadas de dia de noite. Já na Avenida Beira Rio, na Madalena, onde mora o Governador, tem polícia o dia todo.

  9. Ele cobrou dos organizadores do evento não dos participantes. Organizadores pra mim a FPF e CBF

  10. Ele não está todo errado, Cássio. O único clube de PE a lutar contra organizações criminosas que se aproveitam do futebol para praticar atos ilegais é o Sport. Náutico e Santa Cruz (meu clube) apóiam as organizadas e, indiretamente, também acabam apoiando os autores desses crimes.

  11. Não existe governo em Pernambuco. O fantoche ficou sem seu titereiro. O problema é de segurança pública. Torcidas Organizadas devem ser enquadradas como crime organizado. Mas ninguém vê isso. Deixa-se correr solto. Tá aí os áudios do líder da inferno dizendo que vai matar geral da jovem… A polícia sabe de onde vem, só não age pq não quer.

  12. O problema são as leis que são brandas… teria que ter leis mais enérgicas… além de ter uma lei Federal para acabar literalmente com as chamadas torcidas organizadas!!!

  13. O Governo de Pernambuco é que deveria se posicionar e garantir a ordem e segurança para os cidadãos….Cobrar dos clubes, é tirar da seringa,e assim é uma vergonha,nao se omita sr Governador!!
    A violencia nso estadios e principalmente na periferia dos estadios é“inadmissivel” !!Para as Torcidas Organizadas (Bandidos organizados) a solução na Inglaterra foi simples e eficaz:
    Basta a justica de Pernambuco e a brasileira simplesmente copiar e aplicar o que a justiça inglesa faz:

    1-cadastra cada um dos marginais e com foto(acho que ja foi feito isto)
    2-Julga e manda fazer trabalhos comunitarios com pulseira eletronica(localizador)
    3-A cada classico obriga o Maginal se apresentar em uma determinada delegacia e ficar la por uma tarde e uma noite.
    so sai no dia seguinte!
    4-se descumprir apena é 10 anos de cadeia.
    é muito dificil a justica faxer isto?? eu nao acredito.

  14. Quero nem imaginar a fala dele sobre a recente onda de estupros que tá rolando na RMR. A julgar pela visão “profunda” que ele tem sobre violência, vai mandar as mulheres usarem burca. O cidadão que por ventura agora nos governa está deslocado da realidade, não sabe que o Sport já tomou medidas efetivas contra a violência das organizadas e espera a contrapartida justamente de quem? Do Estado, que a julgar por essa fala irresponsável e cretina, vai é continuar tirando o seu da reta. Patético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*