Forbes aponta os 50 clubes mais valiosos da América, com o Sport fechando a lista

A revista Forbes, uma das mais conceituadas em economia no mundo, costuma aventurar-se no âmbito esportivo, com listas de atletas mais bem pagos, clubes mais ricos, maiores audiências etc. Desta vez, a Forbes focou o mercado das Américas, apontando os 50 clubes valiosos. O ranking avaliou as 16 principais ligas dos três continentes, com mais de 150 clubes envolvidos.

Segundo a revista, “o ranking é elaborado a partir de quatro quesitos: os valores dos jogadores que pertencem a cada clube (não estão inclusos os atletas emprestados), as receitas com direitos de transmissão na televisão, o custo do estádio (caso pertença ao clube) e o valor da marca do clube”.

Número de clubes por país
17 – Estados Unidos
13 – Brasil
11 – México
4 – Argentina
3 – Canadá
1 – Colômbia
1 – Chile

A força da Major League Soccer. Além da maior média de público (acima de 21 mil torcedores), conta com 20 clubes no estudo, com pleno domínio norte-americano, com 17 equipes. Os canadenses, que também jogam a MLS (como ocorre na NBA), são representados por três equipes. O futebol brasileiro vem logo depois, mas com a vantagem de ocupar todo o pódio Historicamente, os times brasileiros já levavam vantagem em relação aos valores dos direitos econômicos dos jogadores – descontando as estrelas negociadas com os EUA.

Para a lista de 2016, o país acabou beneficiado também pelo “fator arena” (pós-Copa 2014), com os donos das novas e modernas Arena Corinthians, Allianz Parque e Arena do Grêmio no pódio. Talvez por não contar um estádio e o ter um centro de treinamento ainda sendo aparelhado, o Flamengo apareça apenas em 27º lugar, mesmo tendo a maior cota de tevê do Brasil. Entre os treze brasileiros cistados, apenas um nordestino, o Sport, que fecha o Top 50 do continente. A Forbes não detalhou o quadro pernambucano. Também surpreende a presença do América Mineiro, à frente. Neste caso, a posse da Arena Independência (utilizada inclusive pelos rivais Cruzeiro e Atlético) parece decisiva.

Justificavas da revista para (algumas) posições polêmicas
Argentinos – crise econômica, problemas de corrupção e disputas políticas
Santos – apesar da grande história, segue sem renovação em suas instalações

Abaixo, os 50 clubes listados, com os valores em dólar, a moeda utilizada pela revista, e em real, com a cotação de 7 de novembro (R$ 3,19 = US$ 1,00).

Os 50 clubes mais valiosos da América em 2016, segundo a revista Forbes

5 Replies to “Forbes aponta os 50 clubes mais valiosos da América, com o Sport fechando a lista”

  1. Cicero Jr. o America MG tem dois inquilinos. Um regular, o Atletico. E outro eventual o Cruzeiro. A Arena acaba dando mais $$ a ele que o proprio time.

  2. muito estranho o Sao Paulo abaixo de Gremio e a presença do America-MG. Com ctz estao dando vantagem aos times com novas arenas construidas, o que justificaria o maior do México, o América, abaixo do Monterrey que recentemente construiu sua arena.

  3. o engraçado é ver o Santos Laguna do México (uma cópia do Santos) estar a fente do Santos FC do Brasil. kkk piada tmb é os bambis estarem la embaixo com seu muquifo podre morumbi

  4. Corinthians por valor de 4 veces el equipo de prensa, que los del olor (equipo del cheirinho), que no gana nada.
    Chupa Globo! Chupa Fox! Chupa ESPN! Chupa SporTV! Chupa Lance! Chupa UOL! Chupa Folha!

    Equipo de Prensa / olor (cheirinho), invención del TV Globo —> 27 más valioso de las Américas.

    Obvio que la prensa brasileña antes citada no revelará el estudio de Forbes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*