O (novo) calendário da CBF para 2017, com Sul-Americana paralela ao Estadual

O calendário da CBF para 2017 revisado após as mudanças da Conmebol

Quatro meses após a divulgação do calendário oficial do futebol brasileiro em 2017, a CBF teve que lançar um novo cronograma, forçado pelas mudanças efetuadas pela Conmebol, aumentando a Libertadores e a Sul-Americana, em participantes e período de disputa. A confederação brasileira ressalta que ajustes ainda podem ser feitos, mas hoje a única lacuna é a ausência das datas da Copa do Nordeste, ainda numa negociação entre a Liga do Nordeste e as federações estaduais. Reflexo do poder descabido (e alertado pelo blog) dado às federações na versão anterior do calendário, reduzindo a Lampions de 12 para 8 datas, justamente para ampliar os estaduais de 14 para 18 datas.

Enquanto isso, uma certeza: a Copa Sul-Americana começará no primeiro semestre, paralelamente aos Estaduais. No cenário local, com participações recorrentes (6 vezes no período 2013-2016), trata-se de um ponto importante. Ainda mais no quesito “prioridade”, que costumeiramente inibe a campanha internacional durante o Brasileiro (na visão do blog, um erro dos recifenses).

Com a Sula partindo em 5 de abril, na reta final do hexagonal local, fica difícil imaginar um time reserva no torneio em detrimento do Campeonato Pernambucano – ainda mais com a facilidade que o trio tem em relação à classificação à semifinal. Pelo novo calendário da CBF, a fase final dos estaduais ocorreria nos dias 16, 23 e 30 de abril e 7 de maio. Já a primeira fase da Sul-Americana aconteceria nos dias 05/04 e 10/05, com a segunda fase apenas em 28 de julho, com o Brasileirão já na 10ª rodada.

Última rodada do hexagonal do título do Pernambucano
2014 – 30/03
2015 – 05/04
2016 – 10/04
2017 – a definir

Obs 1. Como campeão nordestino de 2016, o Santa Cruz tem direito à vaga na Sul-Americana de 2017. Já o Sport precisa ficar entre onze primeiros da Série A para participar pela 5ª vez. Caso termine em 12º ou 13º, poderia haver uma disputa judicial, uma vez que a Conmebol reduziu de 8 para 6 vagas, com o campeonato nacional em andamento (saiba mais aqui).

Obs 2. Finalmente acabaram, de forma oficial, o regulamento esdrúxulo de condicionar a participação na Sula à eliminação precoce na Copa do Brasil. A partir de agora, o clube poderá disputar os dois torneios simultaneamente.

Abaixo, a agenda até a final dos estaduais. Veja o documento completo aqui.

Calendário do futebol brasileiro em 2017. Crédito: CBF/divulgação

6 Replies to “O (novo) calendário da CBF para 2017, com Sul-Americana paralela ao Estadual”

  1. Cara o Santa Cruz não tem vaga alguma porque a CONMEBOL acabou com as 2 vagas das copas regionais. E o Santa já se classificou para a Sul-americana 2016 ganhando a Copa Nordeste, não tem porque ganhar mais uma vez a vaga!

  2. O mínimo que deveria ser feito pra ter um calendário decente era reduzir os estaduais de 18 para 12 datas e a Copa do Brasil TODA em jogo único. Atualmente invadindo as datas FIFA é simplesmente ridículo.

  3. Vergonha insistirem na continuidade destes estaduais. Querem mantê-los? Então diminuam as datas. O campeonato daqui já nem sequer rebaixa os grandes, então por que não entrar logo numa fase decisiva? já que esta primeira fase não beneficia a ninguém.

  4. Analisei novamente a tabela, as datas da copa do Brasil permitem que jogue a Sula em paralelo inteira e qto à copa do Brasil, a partir da 4ª fase, sem precisar ser eliminado da competição continental.

    Ou seja, todos vão jogar a copa do Brasil, mas os 6 times da libertadores (7 ou 8 em caso de título da Sula ou da libertadores) podem entrar a partir da 4ª fase.

    dessa forma a quantidade de times na copa do brasil vai variar de ano para ano, a depender de qtos times estiverem classificados para a libertadores do ano.

    Outro ponto curioso é q o time q vai para o mundial de clubes vai se classificar faltando uma semana para a competição começar, pense num show de organização da Conmebol.

  5. Cassio,

    Não estou tão certo do fim da regra da eliminação não.

    Veja, a Sula começa em paralelo com a 4ª fase da copa do Brasil, de forma que imagino que podemos ter a continuação do esdrúxulo regulamento de ter de ser eliminado da copa do Brasil para entrar na Sula.

    Outro ponto interessante é que apenas a partir das 8ªs de final a sula e a 4ªs da libertadores tem choque de data, lembrando que a Conmebol já tinha anunciado que eliminados na copa libertadores entraria na sula, ou seja, devem ser os eliminados nas 8ªs da libertadores que entram nas 8ªs da Sula.

    Sobre a copa do Brasil, pela questão já colocada anteriormente, acho que vai poder jogar com a libertadores, mas não com a Sula, mas não sei, o q foi liberado não é suficiente para cravar.

    Nota do blog

    Gabriel, a possibilidade de disputa simultânea (Copa do Brasil/Sul-Americana) está no próprio texto da CBF (o calendário postado antes do texto do blog é uma reprodução da CBF). Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*