Videocast – Qual é o G4 do Nordeste?

No futebol nordestino, quais são os quatro maiores clubes? O debate é histórico na região, que conta com sete times de grande porte nas cidades do Recife, Salvador e Fortaleza e listas (e ordens) diferentes a cada década.

Entrando neste vespeiro, sem direito a ‘muro’, o 45 minutos analisou a formação do “G4 do Nordeste”, em um vídeo de 33 minutos. Para isso, consideramos rankings, da CBF e da Placar, títulos, torcida mensuradas em pesquisas e rivalidades, entre Náutico, Santa e Sport; Bahia e Vitória; Ceará e Fortaleza. Filtrando tudo, chegamos a um veredito. Obviamente, a discussão segue…

Nesta gravação, estou com Celso Ishigami e Fred Figueiroa. Assista!

11 Replies to “Videocast – Qual é o G4 do Nordeste?”

  1. No ceara só quem torce para o ceara e fortaleza são as pessoas de fortaleza e caucaia,nas outras regioes a maioria é flamengo por isso não tem como a torcida de fortaleza e ceara ser maior que a do santa.

  2. Cássio,

    Em relação ao fator torcida dos times cearenses (em relação ao tamanho) faltou uma análise demográfica. A cidade de Fortaleza tinha uma população menor do que a do Recife nos 70 e hoje, a capital cearense, possui quase um milhão de pessoas a mais( a população do Estado do Ceará também é próxima do tamanho da pernambucana). A região metropolitana de Fortaleza possui uma população semelhante da região do grande Recife. Como só há dois grandes times para dividir (Ferroviário, está cada vez mais no ostracismo) acho os números dos times cearenses bem plausíveis.

  3. Parabéns pelo programa , só faltou falar sobre o clube dos 13 , esse detalhe fez muita diferença

  4. Esse barbudo é tricolor doente! Kkkkkk Fala da Sarna como se falasse da mãe.. PS.: o maior do nordeste é o Sport!

  5. Matheus Caldas,
    o crescimento se deu quando a Globo começou a despejar seus milhões lá, futebol é grana, negócio, e a Globo escolheu que Salvador tivesse dois times ricos. Com investimento, chegam os resultados

  6. É incrível o crescimento do Vitória a partir de 1989. É importante lembrar que o Barradão veio ser casa do Vitória verdadeiramente a partir de 1994, quando os refletores foram inaugurados, com Paulo Carneiro. Desde então, o crescimento foi muito grande.

  7. Excelente vídeo Cassio.Sobre o comentário do torcedor do SARNA PUS, fico feliz em saber q o Ulisses Pernambucano (Tamarineira de dentro) está fornecendo WI-FI ao pacientes, inclusão digital é isso!. PST!!!!

  8. A lista do Ueasdeas faz algum sentido nos últimos anos, mas o Ceará não pode ser considerado depois da Barbie, especialmente depois de ter sido campeão nordestino.

  9. Bacana esse podcast , o Santa por ter ganho a CNE fica em quarto meu ranking fica assim
    1 Bahia
    2 Sport
    3 Vitória
    4 Santa Cruz
    5 Náutico
    6 Ceará
    7 Fortaleza

  10. Se for um ranking histórico, seria 1- Santa Cruz, 2- Bahia, 3- Fortaleza (faz tempo, mas chegou até a ser vice campeão brasileiro nos anos 60), 4-Vitória

    Se for nos últimos anos, seria a dupla Ba-Vi, o Santa e o boi do mangue fétido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*