Após 7 meses, “1987” volta a andar. Não o julgamento no STF, mas a admissibilidade

Taça do Brasileiro de 1987 na sede do Sport. Foto: Sport/site oficial

O jornal O Globo trouxe nesta quarta, 5 de abril de 2017, a notícia sobre a decisão do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, acerca do caso de 1987. Segundo a nota, o magistrado foi favorável ao pleito carioca.

Logo,  título foi o seguinte:

“Barroso libera para julgamento no STF recurso do Flamengo por título de 87”

Obviamente, o caso de quase trinta anos repercute bastante, sobretudo no Recife e no Rio de Janeiro. E estava parado desde 2 de agosto, após o pedido de vista do ministro. Com a devolução dos autos, a notícia foi compartilhada no portal globoesporte.com, do mesmo grupo. Daí, ganhou as redes sociais:

“Recurso do Fla por Brasileiro de 87 é liberado para julgamento no STF”

Entretanto, os títulos estavam errados…

Que o caso é arrastado, todo mundo sabe. Porém, neste trâmite burocrático, as fases da justiça precisam ser compreendidas. Dando o devido peso a cada.

Em 4 de março de 2016, após dez meses com a papelada nas mãos, o ministro Marco Aurélio Mello, também do STF, negou seguimento ao caso na maior instância do poder judiciário do país. Caberia a ele decidir se o processo sobre a divisão do título poderia ser julgado no STF, num “juízo de admissibilidade de prequestionamento e repercussão geral”, após o repasse do Superior Tribunal de Justiça, onde o Sport ganhou a causa como único campeão. Após o veto, o Fla ainda pôde recorrer no recurso extraordinário de nº 881864 para tentar a admissibilidade. No caso, com o “julgamento de agravo regimental no recurso extraordinário”, com a participação de cinco ministros – como diz o site do STF. Foi quando, no início desta parte, Barroso pediu vista há sete meses. Bem diferente do julgamento de fato.

Após uma hora no ar, a manchete do site acabou sendo mudada, pelos motivos expostos acima:

“STF votará admissibilidade de recurso do Fla sobre Brasileiro de 87”

Ou seja, o caso voltou à pauta do tribunal. Mas isso sequer representa o voto de Barroso, que só pode ser dado em sessão oficial (por mais que já indique hoje a decisão tomada). Segue Sport 1 x 0 Fla, mais quatro votos a seguir.

Em caso de vitória do Mengo, enfim o julgamento do caso no Supremo. Não o do caso original, que assegura o Sport como campeão, mas aquele de 2011, com a declaração da CBF sobre dois campeões paralelos – é bom avisar logo.

23 Replies to “Após 7 meses, “1987” volta a andar. Não o julgamento no STF, mas a admissibilidade”

  1. Não adianta combater a VERDADE com violência, o bom-senso e a razão sempre vão vencer no final. A força da violência das palavras jamais vai ser suficiente para entortar nossa noção humana, natural, de moralidade e justiça.

  2. Gostei dos seus argumentos, leo silva, agora vc me convenceu.
    O que pinóia é Nacrui? Vc por acaso é também analfabeto?

  3. O Flamerda ta pedindo ESMOLA!!!!!!(agora ja quer dividir o Titulo)

    kakakakkakakakakakkakakaa!!!

    Falem sobre o SPORT falem sobre Diego Showza, falem !!!

    DEPOIS,VAO TRABALHAR!! KKKKKKKK

    Ha, um detalhe:

    Todos os tribunais deram ganho ao SPORT, viu?????

    ei,você ai!!!!!!! leia!!!!

  4. Sr° Pepino, O Grande,
    Fazendo referência ao termo usado, eu peço desculpas por fazê-lo interpretar mal minha coloração.
    Eu queria dizer que de lá até os dias atuais a “organização” ou não, mudou muito pouco em se tratando de calendário, cotas, arbitragens e.tantas outras falácias permeada pelos dirigentes da CBF….
    Mas sem fugir muito do tema 87, gostaria de lhe dizer que:
    -Sou daquela época;
    -Acompanhei alguns dos desdobramentos da “pelea” das duas equipes;
    -Talvez, seja eu, páreo com a.sua idade ou mais velho ( isto é importante?);
    – O Wikipedia não é uma fonte muito segura para postular uma tese, seja lá qual for!
    – “Ricerca”, se realiza com dados quantitativos e/ou qualitativos.
    Então, reiterando o “frainteso”, peço desculpas a você como os demais .
    Sorte!

  5. se o julgamento fosse no tribunal de justiça esportiva do rio de janeiro o flamengo ja poderia comemorar a vitoria pois na maioria dos julgamentosem que esta sendo julgado ganha quase sempre.

  6. Oi… queria aproveitar pra mandar um beijo pra mamãe, pro papai e pro leo silva!!
    hihihiihi

  7. Aos Adversarios q se declaram e aos adversarios “travestidos”:

    Quem judicializou o processo foi o Flamerda!!

    Pergunta no Ar:
    Apos tantos e tantos pareceres dos tribunais sempre favoraveis ao Sport..
    Alguem de sã consciência “ACHA” que o Supremo vai modificar qualquer melequinha a favor do Clube -WO ?????????(FLAMERDA) ???

    O Supremo vai passar por cima de jurisprudência(conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. ja decididas anteriormente…)), julgamento transitado em julgado?????????? Eu tenho certeza que NAO! !

    Vão trabalhar vagabundos!!!!!!

  8. Eu fico imaginando se esse titulo fosse para o Nautico ou santa, esses torcedores influenciados ” na época por Homero Lacerda” seriam os primeiros a zoar com os rivais, não se admite um titulo que não foi ganho em campo. Futebol se pratica nas quatro linhas. Esse negócio de tribunais desportivos está mais para times da Paraíba com todo respeito a Jampa.

  9. Esse pessoal que dão opinião questionando o Titulo de Campeão de 87 ao Sport, não são nada mais e nada menos que torcedores do santinha e muitos despeitados com o sport, por este o maior do norte-nordeste. Moro há 26 anos em S. Paulo e a mídia só enche a bola do Sport. Que é um time preparado, perigoso, um time com forte marcação na defesa e um ataque ligeiro…enfim, um time de enfrentar qualquer clube do sul-suldeste do país. É o que não acontece com os outros, levam uma vida na serie B, no ano que sobe é, só pra fazer parte do grupo de elite, porque em seguida…que pena, volta de novo pra série B e se brincar vai até a C novamente. Finalizando, não 87 não era série A e B. Era modulo verde e amarelo, onde os campeões de cada grupo decidiriam o campeão nacional. Pena que o flamerda temeu na base, esse timinho de bosta, achou que se levasse pro tapetão por se tratar de Recife e Rio de Janeiro “SPORT 1 X 0 famerda” iriam levar no grito. Mas o tiro saiu pela culatra… E sempre como foi em em qualquer julgamento, também a de ser agora e sempre. Sempre o Sport vai sair vencedor nessa batalha. Pelo Sport tudo…. SPORT CLUB DO RECIFE CAMPEÃO BRASILEIRO 1987…o resto é merda…ou desculpe famerda.

  10. Bem colocado, Aloizio. Tanto puxando pelo bom senso quanto vasculhando na história o que aconteceu em 87 nos dá a certeza de que o Sport lucrou e lucra muito até hoje com a confusão. Uma final foi sucesso nacional, vista por milhões de pessoas no Brasil inteiro, com duas equipes que eram a base da seleção brasileira à época. A outra, a da Série B, foi disputada em um campo esburacado, com uma precária transmissão da TV Jornal para o Recife, no ano seguinte, empatada em 11×11 nos pênaltis, porque ninguém se importava com título da Série B na época. O negócio era voltar ao Brasileiro. A Série B, aliás, só cresceu em prestígio na segunda metade dos anos 90.

  11. Na zona que é CBF ou antiga CBD ja vi seleção brasileira com 44 jogadores convocados, PÔ!!!!!!!!

    Na zona que é CBF com sede na BARRA da TIJUCA tudo é Possível!!!!!!!!!

    Campeonato de 1987 tinha dois Modulos, Sport nao tem nada com isso

    Eurico Miranda do Vasco conta toda esta historia..com detalhes no BOLA da VEZ

    Isso aqui nao é forum para sofredores de serie B ,nao!!!

    Os sofredores de nautic!! e a Sarna da Latrina sai fora!!!!!!!!!

    nao adianta explicar p debil mental!! perda de tempo!!!

    ESPEREM A SENTENCA do STF!!!

    Vamos ver apos a sentença!!!

    Aguardem!!!!!!!!!!

  12. 11 penaltis ,o ignorante foi p decidir o modulo amarelo apenas.

    voces sao SOFREDORES de TIMECOS sempre serão!

    FLAMENGO, ZICO so me vem a cabeça:COVARDES.

    Flamerda. perdeu milhões de torcedores no Brasil,os torcedores do SPORT!!

    Que prejuízo,seu URUBU!!!!!!!!!!!!

    hahahahahahhahahahahhahahahahhahahahahhahahaha!!!!

  13. Oh pepino, deixe de ser medíocre e acéfalo. Como foi que 87 caiu no colo do Sport, se no regulamento diz, que os campeões da liga verde jogaria com os campeões da liga amarela. Em nenhum momento o Sport e o Guaraní se recusou a jogar as finais. É sim os “times grandes” (FLAMIDIA E INTERNACIONAL). Agora me responda uma pergunta, quais foram os times que disputaram a libertadores no ano seguinte e a quem a CBF e a FIFA, nomearam como campeão de 87? Agora o Flamengo que criou todo esse auê na justiça comum, jurando ele só porque o Sport é um time do nordeste não ia ter condições de ganhar tbm na justiça pra eles. Parem com isso de dizerem por aí que 87 é do Flamengo, que até porque a taça está na Ilha do retiro.

  14. Valério, não li todo o teu comentário porque parei em “o futebol brasileiro não está menos desorganizado”. Vc provavelmente não viveu aquela época, mas recomendo dar uma olhada na Wikipédia sobre como o Brasileiro era organizado nas décadas de 70 e 80. Dica: raramente o campeonato terminava no mesmo ano. O campeonato de 86 teve centenas de times. Boa leitura, abraço

  15. O Sport pegou uma “deixa’ do América RJ. 4° colocado no ano anterior, brigou na justiça, ameaçando em ir até a FIFA, a CBF. com medo da punição de ficar fora do mundial 90, conseguiu de ‘goela-,a-baixo’ aprovar no campeonato em andamento…. esse mesmo regulamento dizia que ; o campeão e vice do grupo “amarelo” série B cruzaria com o verde série A. ok ? não pergunta que não quer calar: quem foi o camp. e vice do “grupo amarelo ? não teve foi 11 x 11 nos penaltis…se o Sport tanto reza pelo regulamento fica aí a “deixa”

  16. Desculpe-me, mas não vejo “Menos Desorganizado”, o futebol brasileiro.
    Vejo que os interesses dos grandes clubes prevalencem em detrimento aos clubes, menos estruturados economicamente dizendo. E a partilha desigual das cotas televisivas, agrava mais este hiato entre elas.
    Voltando ao tão polêmico campeonato de 87, vejo com pouca lucidez dizer que o Sport Club Recife, não é o legítimo vencedor.
    O primeiro fato é que um regulamento foi firmado e se supõe que houve um acordo entre as partes de disputar os dois módulos e ao final, haver o dito:”cruzamento”.
    O segundo é que as equipes (Guarani e Sport), se apresentaram para jogar, cabendo ao Flamengo e Internacional de fazerem o mesmo.
    Finalizando, o imbróglio jurídico foi decidido na maior instância jurídica do país. Ou seja, o que foi transitado e julgado não pode retroceder. (Em palavras pobres).

  17. Retificando:

    Wo,covardia, sacanagem,sem a taça no seu acervo,nao jogou libertadores 1988,Guarani Vice campeão 1986 irira p uma “segunda divisão” em 1987???????.

    esses “caros e ôcos ” so querem levar vantagem!!!!

    1- queria o titulo so p eles-perderam!!!

    2-agora estao implorando p dar andamento a “possibilidade “de julgamento p DIVIDIR o título-Vão perder!!!!!!

    hahahahahhahahahahhaha! Palhaçada!!

    Nao sei se o Supremo tem mais o que fazer!!!!

    alem dessa bobagem!!!

    O Supreomo ta OCIOSO??????????????

    Pra.. julgar uma Bosta dessa?????????!!!!!!
    Isso mancha O Nome do Supremo!!!

  18. Wo,covardia, sacanagem,s ema taça no seu acervo,nao jogou libertaodres..

    esses “caros e ôcos ” so querem levar vantagem!!!!
    1- queria o titulo so p eles-perderam!!!

    2-agora estao implorando p dar andamento a “possibilidade “de julgamento p DIVIDIR o título-Vão perder!!!!!!

    hahahahahhahahahahhaha! Palhaçada!!

    BNao se o Supremo tem mais o que fazer!!!!

    O Supreomo ta OCIOSO??????????????

    Pra.. julgar uma Bosta dessa?????????!!!!!!

  19. Começou o mimimi, regulamento não se discute, toda competição tem um regulamento e o mesmo é assinado pelo presidente de cada clube, se não estava de acordo chorava logo, agora é tarde.

  20. Esses julgamentos não fazem a menor diferença na convenção geral, no que as pessoas sentem e acreditam. O maior beneficiado desta “polêmica” é apenas o Sport, que foi o time que jogou a “Carlitos Burger Cup”, com jogos contra Bauru, Americano, etc., enquanto o Flamengo jogou contra os grandes do país. A Liga não deu certo, já que cedeu a pressão da CBF no ano seguinte, mas foi graças à ela que o futebol brasileiro começou a ficar um pouco “menos desorganizado” e mais rentável, já que na era da bagunça total, tínhamos centenas de clubes na Série A e o prejuízo era óbvio e o desinteresse na maior parte dos jogos era certo. O preço a pagar, por essa “afronta”, foi alto e se arrasta até hoje nos tribunais, sendo o Sport o grande beneficiado da confusão, ao ver um título de prestígio cair no colo. Não importando a opinião dos juízes, o Flamengo sempre será o campeão de fato e o Sport o campeão de direito, beneficiado por uma situação completamente caótica à época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*