Salgueiro x Santa e Náutico x Sport, as semifinais do Pernambucano de 2017

Semifinais do Pernambucano de 2017: Salgueiro x Santa Cruz e Náutico x Sport. Arte: Cassio Zirpoli/DP

As semifinais do Campeonato Pernambucano de 2017 reúnem, sem surpresa, os clubes que mais disputaram essa fase do torneio, cujo formato foi implantado em 2010. Até hoje, apenas Santa e Sport participaram de todos os mata-matas. Por sinal, dividem também os títulos no período, com larga vantagem coral, 5 x 2. Além disso foram quatro finais, vencidas pelo tricolor.

Curiosamente, em seis anos sequer precisaram da melhor campanha na fase classificatória para ficar com a taça. O tricolor, aliás, nunca encerrou a primeira etapa na liderança, mostrando força na hora da verdade. A exceção foi justamente no primeiro ano. Em 2010, o Sport foi o melhor de ponta a ponta, quando sagrou-se pentacampeão. Desde então, o copeirismo reina.

As melhores campanhas da fase classificatória do Pernambucano e as campanhas dos campeões de 2010 a 2016. Arte: Cassio Zirpoli/DP

Seguindo no retrospecto estadual, o Náutico já liderou três vezes a primeira fase, mas ainda não conquistou o título neste formato – por sinal, é o clube, entre o G4, há mais tempo sem disputar a decisão, três anos (quadro abaixo). Quanto ao Salgueiro, fica o ‘peso’ da liderança. Disputando a semi pela 4ª vez seguida, o Carcará pode quebrar dois tabus. Seria o campeão troféu do interior e o primeiro campeão de ponta a ponta em sete anos. Acredita?

As campanhas no mata-mata do Estadual de 2010 a 2017. Arte: Cassio Zirpoli/DP

As semis de 2017 repetem os confrontos de 2012. Na ocasião, o Santa tirou o Salgueiro (no saldo) e o Sport eliminou o Náutico (fez quatro pontos). Em jogo agora, além do título, estão três vagas na Copa do Brasil e outras três no Nordestão de 2018. Não há premiação extra além da cota de tevê já paga, com R$ 950 mil aos grandes e R$ 110 mil aos intermediários, cada.

Análise dos semifinalistas: Salgueiro, Náutico, Sport e Santa Cruz.

Qual será a final do Pernambucano de 2017?

  • Santa Cruz x Sport (39%, 617 Votes)
  • Salgueiro x Sport (34%, 545 Votes)
  • Santa Cruz x Náutico (18%, 285 Votes)
  • Salgueiro x Náutico (9%, 136 Votes)

Total Voters: 1.581

Carregando ... Carregando ...

Confira mais detalhes sobre a rodada final do hexagonal clicando aqui.

2 Replies to “Salgueiro x Santa e Náutico x Sport, as semifinais do Pernambucano de 2017”

  1. O Campeonato Pernambucano no futuro poderia ser disputado por pontos corridos. Salgueiro e Náutico já teriam vencido (?!) e o Sport não jogaria com times reserva ou sub-20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*