Videocast – Qual é o maior estado no futebol fora do eixo Rio-SP-MG-RS?

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul concentram 42 dos 46 títulos brasileiros e todas as 17 Libertadores e os 10 Mundiais conquistadas pelo país. Também têm, sem contestação, as dez maiores torcidas. Porém, há resistência fora desse eixo, sobretudo em três estados. Bahia, Paraná e Pernambuco, com times populares e feitos nacionais (e internacionais). Saindo da redoma das mesas redondas nacionais, qual seria o “5º estado” em termos de representatividade no futebol?

O 45 minutos debateu os pontos altos e baixo dos centros, também passando por Santa Catarina, uma força recente. História, estrutura, atualidade etc. No fim, o veredito, ordenando todos. Obviamente, a discussão segue…

Nesta gravação, estou com Celso Ishigami e Fred Figueiroa. Assista!

Parte 1 (23 minutos)

Parte 2 (21 minutos)

13 Replies to “Videocast – Qual é o maior estado no futebol fora do eixo Rio-SP-MG-RS?”

  1. A força do futebol gaúcho não se expressa pelos seus campeonatos estaduais, mas sim por suas vitórias em campeonatos internacionais (tanto o Grêmio quanto o Inter já foram campeões mundiais e várias vezes levaram a Libertadores, além é claro, de já terem ganhado Brasileirão e Copa do Brasil – sendo o Grêmio o mais copeiro), dentre os estados que mais ganharam taças, o RS está em segundo, atrás apenas de SP e já bem distante do RJ, terceiro colocado. E pode ser que neste ano ampliemos a vantagem, já que o Grêmio tá bem tanto na Copa quanto na Libertadores. Para 2018, é provável que o Inter e o Juventude subam, aí o RS voltará a ter três clubes na elite e cinco nas séries A e B (caso o Ypiranga suba pra B).

    Existe um novo futebol nascendo no interior gaúcho, clubes como Brasil de Pelotas e Juventude estão se consolidando e se transformando em clubes médios, aumentando a força gaúcha. Ah, e o Novo Hamburgo derrubou a dupla grenal e venceu o gauchão deste ano.

  2. leo,
    Não tem mentira nenhuma, futebol é dinheiro e quem tem mais dinheiro é mais forte. Simples assim. E quem disse que PE pode ter 3 times na elite? Até pode, mas nossos times sempre vão brigar pra se manter, na conjuntura atual do futebol. E MG tem muito mais probabilidade de ter 3 times na elite, já que o América-MG briga costumeiramente de igual pra igual contra os 3 de Recife, e os outros 2 tem muito dinheiro e praticamente lugar cativo. Ao contrário dos nossos, que estão sempre caindo e voltando.

  3. Essa área de Pernambuco ,so é assim bem menor porque na Revolução de 1817 (completa 200anos) 0 rei Don Pedro II “confiscou” metade da Area de Pernambuco(roubou) como PUNIÇÃO pela Revolução de 1817(já na revolucão farroupilha no Rio Grande do Sul nao aconteceu nada disso).Na Pagina do deputado Gonzaga Patriota tem essa parte da nossa Historia e o que pode ser feito p recuperar(talvez ) o territorio ROUBADO de nós por Don Pedro II…..!!

  4. Maior torcida ? em valores absolutos, claro… Bahia… óbvio: o estado da Bahia tem (2 clubes grandes): Área: 567.295 km², População: 15,2 milhões (2015). Pernambuco tem (3 clubes grandes): Área: 98.312 km², População: 9,278 milhões (1 de jul de 2014). Em termos proporcionais (tamanho da população x torcida), a maior de longe é a do SPORT.

  5. Gremio X Internacional………………..Internacional X Gremio

    Gremio X Internacional………………..Internacional X Gremio

    Atletico MG X Cruzeiro cruzeiro X Atletico MG

    Gremio X Internacional………………..Internacional X Gremio

    Atletico MG X Cruzeiro cruzeiro X Atletico MG

    MONOTONIA ,repeticao demais de jogos! campeonatos chatos!!!!!!

    Atletico MG X Cruzeiro cruzeiro X Atletico MG

    Gremio X Internacional………………..Internacional X Gremio

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!!!!!

  6. Muitos aqui estão caindo na “armadilha” de que o futebol do eixo do maL é melhor do que o nosso .

    So fica melhor algumas vezes,pq a verba é Muito,muito maior!

    Pernambuco pode ter 3 clubes na serie A .Rio Grande do Sul pode? Minas Pode????

    O eixo do mal ja conseguiu isolar totalmente o Norte do Brasil
    pois nao tem clube do Norte na serie A…e por aí vai.

    Eu não aceito que futebol de Rio Grande Sul(só 2 clubes) ou Minas(só dois clubes) seja melhor do que o nosso apenas recebem 3X mais verbas,só
    So Isso.Infelizmente o futebol ta muito ligado a verbas mas mesmo assim eu não acho q sejam melhor que o nosso futebol porque revelamos muitos talentos na base e isso faz a diferença tb.!
    Acho a “premissa” deste topico Falsa!
    Se aceitarmos Calados uma “mentira” 1.000000000 de vezes ela vai se transformando em Verdade…….reflitam!!!

  7. Paraná. O Atlético-PR além de ter sido campeão brasileiro NO CAMPO, foi finalista da Libertadores em 2005. Além de ter um infra estrutura superior a qualquer clube fora do eixo RJ-SP-MG-RS.

  8. êsse eixo me lembra :

    uma mentira falada um milhão de vezes se transforma em VERDADE!!!!!

    Um jogo Paisandu X Remo da 50.000 torcedores no Norte do Pais!!!! estadio mangueirão!!!

  9. meu amigo,eu nao caio na lavagem cerebral da cronica esportiva do sul

    Internacional -seie B! eles esquecem….

    Botafogo,Vasco nao tem mais patrimonio do que Sport, e outros clubes do Nordeste e outras regiões..
    Minas e Rio Grande do sul sao campeonatos chatos com so dois Clubes!! é gremioX inter ou InterXgremio! e querem q a gente ache isso legal!!!! Ou AtleticoX cruzerioou Cruzeiro X Atletico,monotonia do Karaio!!!!!!!
    Esse eixo é Papo Furado!!!!!!!!

  10. Não posso ver os vídeos porque estou no trabalho, mas eu diria que no contexto atual, o Paraná se sobressairia.
    Nos anos 70, talvez Pernambuco, com a força do Santa Cruz na época.

  11. PERNAMBUCO, evidente! Quem afirmar que is a Bahia, certamente pela inclusao do EXORBITANTE NUMBER DE TERREIROS DE MACUMBA POR LA EXISTENTE.

    E QUANTO AO DIA 18 DE APRIL que se aproxega?

    Segundo CABULODO apurou – atraves de seus olheiros, servico secreto e bando de fofoqueiros tambem:
    Apos GOLEADA NO STR POR 4×0 PRO LION, cremacao direta do urubu-87 paraguaio; DIA 19, logo apos as primeiras cacetadas solares matinais, atraves da FROTA Uber DE URUBUS, entrega de PITADINHAS DE CINZA CREMADA, por ordem de merevimento:1) JUJU KFOURI; 2) GALINHO DE QUINTINO; 3) MARCIO BREGA; pra charmosa PATRICINHA; JUNIORZINHO, o paraibaca, para o atual e ASSOMBROSSAMENTE FOLCLORICO chefeta BANDEIRINHA DE MELO…

    DIA 19, O MAIOR E MAIS COMPETENTE JURIDICO GAVEANO DO PLANETA, remetendo MEGAPROCESSO – beirando 24.000 paginas -, para ANULAR E REVERTER, NA HORRA, PARA SI COMO UNICO DE 87, para a CORTE DE ANDROMEDA (com CHEQUE EM BRANCO), bem aku pertinho, distando da saleta de BANDEIRINHA DE M, apenasmente pouco mais de 2,6 MILHOES DE ANOS-LUZ, facim-facim, percorridos com sua MEGAFROTA DE URUBUS ALUCINADOS. Caaaacildis! PELO UNICO DE 87 TUDO!!!

    .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*