STF derruba último recurso do Flamengo e título de 1987 segue exclusivo do Sport

Ribamar, meia do Sport em 1987, com a taça das bolinhas pelo título brasileiro. Foto: Ribamar/Arquivo pessoal

Após o gol de cabeça de Marco Antônio, na Ilha, o Sport já comemorou o título brasileiro de 1987 outras sete vezes, todas na justiça. A última trinta anos depois. Os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, finalmente votaram o agravo regimental do recurso extraordinário do Flamengo. Era um “juízo de admissibilidade de prequestionamento e repercussão geral” do processo de nº 881864. Somente com a aprovação da Primeira Turma a decisão da CBF seria julgada na mais alta instância do poder judiciário do país – em 2011, a entidade declarou dois campeões em 87. Apenas um ministro não votou, Luiz Fux, que se absteve por ser pai do advogado do Fla.

Assim como aconteceu há mais de um ano, no primeiro recurso do clube carioca junto ao Supremo, em decisão monocrática de Marco Aurélio Mello, foi negado o seguimento do caso – encerrado no Superior Tribunal de Justiça em abril de 2014. No STJ, vitória leonina  por 4 x 1. No STF, 3 x 1, com Barroso, que havia pedido vista há oito meses, sendo o único contrário.

Nos dois casos valeu a prerrogativa do Sport, cujo título vencido no campo foi confirmado de maneira exclusiva após o caso original transitar em julgado há 16 anos. Agora, tentava-se julgar um novo caso, a partir de uma decisão da confederação brasileira que ignorou por completo a sentença original – o Fla, presente no Módulo Verde, integrou o campeonato vencido pelo Sport, segundo esta ação, o que inviabilizaria a leitura de dois campeões paralelos.

Um resumo cronológico do Brasileirão, ainda exclusivo do Leão da Ilha:

Andamento do Campeonato Brasileiro de 1987
08/09/1987 – Reunião na CBF, com o Clube dos 13, define quadrangular

11/09/1987 – Início do Módulo Verde, com 16 times (e o Clube dos 13)
13/09/1987 – Início do Módulo Amarelo, com 15 times (América desistiu)
13/12/1987 – Flamengo campeão do Módulo Verde (1 x 0 no Inter)
13/12/1987 – Sport e Guarani dividem o Amarelo (11 x 11 nos pênaltis)

14/01/1988 – Justiça exige unanimidade no Conselho para mudar fórmula
15/01/1988 – Conselho Arbitral extraordinário não consegue unanimidade
24/01/1988 – Inter não comparece ao jogo na Ilha. Sport vence por W.O.

27/01/1988 – Fla não comparece ao jogo na Ilha. Sport vence por W.O.
07/02/1988 – Sport 1 x 0 Guarani, a final do Campeonato Brasileiro

Andamento do caso original, na Justiça Federal
10/02/1988 – Sport entra com ação pedindo o reconhecimento do título

02/05/1994 – Decisão da 10ª Vara da Justiça Federal a favor do Sport
24/04/1997 – TRF nega a apelação requerida pela União
23/03/1999 – STJ aceita a sentença original a favor do Sport
16/04/2001 – Fim do prazo à ação rescisória. Caso transitado em julgado

Andamento do segundo caso, após a divisão da CBF
21/02/2011 – Decisão administrativa da CBF declara dois campeões em 1987

27/05/2011 – Justiça Federal derruba ato da CBF, valendo a sentença de 1994
08/04/2014 – STJ também mantém a sentença original
04/03/2016 – STF nega recurso do Flamengo, em decisão monocrática
18/04/2017 – STF nega recurso do Flamengo, em decisão da Primeira Turma

Fim? O Fla pretende ir à Corte Arbitral do Esporte (CAS, em inglês), na Suíça.

Série A 1987, final: Sport 1 x 0 Guarani. Foto: Ribamar/arquivo pessoal

44 Replies to “STF derruba último recurso do Flamengo e título de 1987 segue exclusivo do Sport”

  1. Mário GTV totalmente fora de nexo nesses comentários. Flamengo tem mais que se contentar. Spot campeão de fato e de direito.

    Quanto ao Zeca Gado… KKK … 100 comentários. kkkkk

  2. SPORT CAMPEÃO!!!

    [KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    JÁ ERA, FLAMENGO!

    PRESENTE SEM GOSTO É QUERER SEM CAMPEÃO NA MARRA., JÁ ERA!

  3. SPORT CAMPEÃO!!!

    JÁ ERA, FLAMENGO!

    PRESENTE SEM GOSTO É QUERER SEM CAMPEÃO NA MARRA., JÁ ERA!

  4. Chora não, Zeca Gado. Presente triste é o Flamengo, terceiro de novo.

    SPORT CAMPEÃO. VIVA!
    E EU SOU SANTA CRUZ!

  5. Aviso aos Fora-da-lei:

    Decisao judicial–>CUMPRA-se!!!!!

    Aqui nao cabe mais “achômetros!” e blablablablablalblas!!

    vcs flamenguistas e tendenciosos sao anonimos ,por isso mesmo fiquem caladinhos.!!!

    Quando (2010 ou 2011) A “CBF” falou q era p dividir o Titulo de campeão Brasileiro de 1987 nao foi a CBF, foi o Ladrão Ricardo Teixeira que,fugindo para Miami deixou algo escrito.

    Ontem o Supremo falou sobre isso tb..:

    “Uma decisão de justiça ja era Muito mais forte do que uma decisão tardia da CBF que “pisou na bola” o juridico da CBF é uma BOSTA!!, jamais poderia fazer tal medida..!!

    O que se vê nesse desespero do Flabosta, é que o ´processo do Flamengo é cheio de falhas e ERROS grosseiros!!! Tôscos! !!

    Agora a unica medida do Framengu é declarar que o Julgamento do Supremo teve “falhas”

    Como é que o Supremo Tribunal federal vai entender isso hã?????

    rebeldia,desepero,apelação barata?????

    hahahahhahahahhahahahahhahahahahahaaaa!!!!!!

  6. “Mário G T Carv” extremamente lúcido. Eu nem vou precisar escrever mais nada, ele falou e muito bem a realidade das coisas.

  7. Eu rio de pessoas como esse tal Mario GT. Postou tanta abobrinha, começou até bem, mas se perdeu no caminho e terminou de forma ridícula. Pela CBF, pela Justiça e pela FIFA, o campeão semrpe foi o Sport. Ponto final. Resta ao Flalido apenas curtir mais um terceiro lugar. O campeão de 1987 é o Sport. Quem amarelou que assuma a covardia. os módulos possuíam o mesmo peso. O campeonato é da CBF, não do Flamengo ou da Globo. Pois eu parabenizo o Sport. Parabéns, campeão brasileiro de 1987.

  8. Gostaria de saber se este Título 87 fosse do Bahia, Vitória, Náutico ou Santa…
    Com a palavra, os detratores da conquista rubro-negra. Na minha humilde opinião, torcedor só muda as cores que vestem. No mais, é tudo um homogeneização.

  9. Cassio,

    Sobre o quadrangular. Os jogos no Rio e em Porto Alegre… Guarani e Sport viajaram? Como foi isso? O jogo da volta seriam lá e os da ida seriam em Rec e Campinas? Essa parte da história nunca li nada sobre.

  10. Senhores jornalistas e leitores. Quanto a decisão fatídica de 1987, uma vez que a CBF resolveu modificar o campeonato, era visível que se recusava a afirmar que haveriam divisões. Então seria um campeonato dividido em quatro módulos, notadamente com as cores da bandeira pátria, deixando claro que o verde teria o mesmo peso dos demais. Estranhamente durante o transcorrer do evento, resolveu modificar, privilegiando os módulos verde e amarelo, em detrimento aos demais, deixando nas entrelinhas a discriminação, o desmérito e o desrespeito aos módulos azul e branco. Já que o evento ganhou as raias do STF (considerado a mais alta côrte arbitral do país), nada mais justo que fazer justiça a todos, lembrando que se era para haver o enfadonho cruzamento, teriam que ser incluídos, os campeões e vice dos primos pobres, desses longínquos rincões do nosso imenso Brasil. Se é para falar de justiça, o bom exemplo tem que vir do alto. Lembrando que todos são iguais perante a lei. Baseado nestes fatos, poderia a nossa imprensa cobrar atitudes, envolvendo todo e qualquer órgão de justiça. Boa oportunidade para advogados ou grupos dos mesmos, ganharem notoriedade e destaque.

  11. Senhores jornalistas e leitores. O problema é que para o sport, fica igual a DENOREX (parece remédio, mas não é). Melhor perguntar ao Bahia, como se faz para ser campeão brasileiro da primeira divisão, sendo um clube do nordeste. Como o Bahia já foi por duas vezes, deve saber a resposta. Podem haver mil audiências e o sport ganhar todas. Sempre vai ficar um gostinho amargo, pelo fato de ter sido nos tribunais. Lembro do Bahia, estádio beira-rio lotado, a torcida em Salvador, acompanhando, torcendo e rezando. Só quem passa por isso, sabe como é ser um campeão de verdade. Não sou a favor do sport, nem do flamengo. Porém sendo justo e até cavalheiro, não posso parabenizar o time do Recife, pois estaria sendo injusto com o mesmo. Basta conhecer tudo que envolveu o evento, desde seu regulamento (controverso e mal concluído), até suas ultimas consequências. O ministro Fux desistiu de votar, pelo fato de seu filho ser advogado do flamengo. Estranho foi o ministro Marco Aurélio, torcedor flamenguista, votar contra seu time, deixando uma sensação estranha de se entender (melhor seria ter seguido os passos de seu colega). O título deve sim, ser do flamengo, por fato e direito, até mesmo por todo histórico que envolve toda questão. Ao sport, caberia ter recorrido sobre o evento de 1982, quando foi absurdamente garfado, contra o mesmo flamengo, tanto no Rio (2 X 0 flamengo, com zico em impedimento fazendo o segundo e o goleiro do sport saindo, braço para o alto, reclamando a irregularidade), como no Recife (2 X 1 sport, que ainda marcou o terceiro, sendo anulado estranhamente pelo árbitro). Quem sabe, poderia o sport nesse ano, ter chegado ao título de verdade. A história está aí. Basta pesquisar.

  12. Agora que a ultima instância já resolveu dica a grande pergunta. Maestro, o livro contando essa saga sai quando?

    Nota do blog

    A tendência é publicá-lo até setembro… Tomara. hehe Abraço.

  13. Ze do gado

    Resultado foi em campo o flamengo se acovardou,então como é que um time que leva um WO,e nem foi PUNIDO,se fosse um clube do Nordeste seria suspenso…entendeu????
    Como é que um clube que se nega a cumprir o regulamento pode querer alguma coisa??????

    Flamengo amarelouuuuu!!!!!!!!!

    Ze doGado:

    DECISÃO JUDICIAL e do Supremo é p CUMPRIR!!

    Ou vc é um fora da lei??????

  14. O Flamengo pode contactar com a NASA que não vai conseguir nada. O Sport é e sempre será o campeão Brasileiro de 1987.

  15. O Flamengo podera recorrer ao tribunal das Ilhas Cayman e depois tribunal local da ILHA DA FANTASIA……snif!!

    pois la na ILHA do retiro esta a original da taça do Campeonato Brasileiro de 1987 !!!

  16. O Flamengo podera recorrer ao tribunal das Ilhas Cayman e depois tribunal local da ILHA DA FANTASIA……snif!!

    pois la na ILHA do retiro esta a original da taça do Campeonato Brasileiro de 1897

    tenho Dito!!!!!!

    kkkkk

    Por favor continuem falando do Sport, pois da muita evidência!!!!,para o poderoso Leão da Ilha

    (SPORT!)

    PS:meu timbuzinho de páscoa obrigado pelos tres gols dados ao Sport!!!!!

  17. Mais uma vez, prevaleceu a coerência. O Sport Club Recife, vence mais uma “pelea”, a Justiça se fez presente. Pois, não se.pode pleitear algo que por direito, é de outro….Transitado e julgado! A seguir: cenas dos próximos capítulos…

  18. O Flamengo caso tenha recurso negado pelo CAS, recerrerá ao STI, Supremo Trinunal Interplanetário que fica no planeta Miragem87, que fica fora do sistema solar.

  19. Sport trazendo mais dor aos corações da trio FlaLixo/MinhocaTricolete/NaicoAflito. Este Sport é de torar!!!

  20. WO=

    24/01/1988 – Inter não comparece ao jogo na Ilha. Sport vence por W.O.
    27/01/1988 – Fla não comparece ao jogo na Ilha. Sport vence por W.O.
    07/02/1988 – Sport 1 x 0 Guarani, a final do Campeonato Brasileiro

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    “KOVARDES” kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!

  21. “A entidade “CBF” votou dois campeões,leia-se o Ladrão Ricardo Teixeira,um corrupto!!!!!!!,fugindo p Miami, deixou um parecer na gaveta e sumiu!!!!!

    Flamengo agora va recorrer ao Papai do Ceu!!!!!!!

    poisi o” Papai da cidade”(SPORT) é unico campeão brasileiro de 1987!!!!!!!!
    Eu acho é Pouco

    hahahahhahahahhahahahahahhaha!!!!!

    Jurisprudência!!!!!! todos os tribunais tinham dado ganho ao Sport. putz!!!!!!!!

    Ja falei isso aqui um milhão de vezes!!!!

    Covardes, WO!!! Nojentos!!!!!!!!!!!!=Flamengo!!!!!!

  22. Cássio, só uma correção, você colocou a data de hoje(18/04) como 14/04.

    Nota do blog

    18/04, claro… Correção feita. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*