Zico: “A polêmica é boa no futebol, mas o campeão de 1987 foi o Flamengo”

Zico erguendo a "Copa União", após o título do Módulo Verde de 1987

Trinta anos depois, com uma história repleta de novos capítulos fora do campo, até no STF, a convicção de Zico segue a mesma. Como atleta, foi ao Maracanã representando o Flamengo, venceu o Inter e ergueu a taça da “Copa União”. Para ele, acabou ali o Campeonato Brasileiro de 1987.

Apesar do longo imbróglio, não espere um testa franzida ou desdém sobre o assunto. O Galinho, hoje sexagenário, trata com bom humor, embora não tenha dúvidas sobre a sua colocação – em vez do terceiro lugar, conforme a decisão oficial, considera-se campeão, único.

“A polêmica é boa no futebol, mas o campeão de 1987 foi o Flamengo.”

A rápida conversa com o blog aconteceu no intervalo da transmissão da semifinal da Champions League entre Atlético e Real Madrid, direto da cabine do Esporte Interativo, no Rio. A convite do canal, junto a outros dois jornalistas, fui apresentado como “jornalista do Recife”, já sinalizando a pauta. O complementou escancarou: “Zico, ele vem escrevendo um livro sobre 87”, o que é verdade, ao lado de André Gallindo. Oportunidade rara, daí o post.

Perguntei se, à parte do presidente do Fla, Márcio Braga, que optou por não jogar o quadrangular final numa decisão do Clube dos 13, os atletas do rubro-negro carioca questionaram a direção sobre o cruzamento determinado no regulamento. Ou seja, sobre a possibilidade de jogar contra o módulo amarelo.

“Em nenhum momento. Depois da final (do módulo verde), entramos de férias. No meu caso, eu nem jogaria porque já tinha cirurgia marcada”.

Então, veio a pergunta sobre como Zico enxergou aquela confusão.

“A CBF não quis realizar o campeonato. Quando ficou pronto, com patrocínio, televisão e interesse do público, ela voltou. Aí quis colocar o cruzamento das séries, módulos, daqueles grupos lá. Mas o principal era o do Flamengo, e nenhum clube jogaria. Estava decidido. O problema foi Aidar (presidente do Clube dos 13 em 1987) voltar ao São Paulo e querer a taça das bolinhas quando eles conquistaram o penta (em 2007).”

E até falou sobre como encara as dúvidas sobre o feito do Flamengo.

“Como se fala bastante (sobre o título de 1987), torcedores do Vasco, do Fluminense e do Botafogo dizem pra mim que 87 não é do Flamengo. Dizem que não jogamos contra o Sport. Aí eu pergunto a eles o placar dos jogos de Vasco, Fluminense e Botafogo contra o Sport. Ninguém sabe.”

Na sequência da declaração, comentei sobre a derrota por W.O. na Ilha do Retiro, no jogo que poderia ter sido disputado contra o Sport…

“Jogo em 1988 (em 27/01, a data do W.O.)? Um campeonato acabando no outro ano? Em janeiro a gente já estava de férias!”

Uma final no início do ano seguinte não era tão incomum no Brasileirão. Tanto que também aconteceu nas edições de 1986 e 1988, mas a última resposta veio acompanhada de um largo sorriso. Havia acabado o intervalo do jogo na tevê, com o maior maior artilheiro da história do Fla voltando à transmissão. Provavelmente, não foi a última vez que o craque falou sobre 87, mas deixou claro que a história dele segue intacta, questionável ou não, mas com o tempo transformando uma polêmica em bom humor…

Zico durante a transmissão da semifinal da Champions League, no Esporte Interativo. Foto: Cassio Zirpoli/DP

33 Replies to “Zico: “A polêmica é boa no futebol, mas o campeão de 1987 foi o Flamengo””

  1. Retificação:Pelé ganhou 3 copas do mundo,o Atleta do seculo!!!

    – Futebol

    Quantas copas do mundo o Zico ganhou pelo Brasil?

    Melhor resposta: NENHUMA!

    o zico nenhuma mas Pelé 3 o brasil foi campeao em 1958,1962,1970,

    (em 1966 foi caçado pelos jogadores de portugal quase matavam Pelé!!) rsrsrsrs.!

    zico:um perdedor em seleção

    (nos obrigaram a falar a verdade!!)

    Fiquem caladinhos, seus cariócas!!!!!

  2. Zico,me perdoe ,mas nao tem credibilidade.(na verdade se houvesse jogo contra o Sport em 1987)Zico estava para ser operado na perna nao jogaria ele sabe disso!

    Zico 1- como jogador de clube foi bom
    2-Zico na Seleção um fracasso!!
    3-Zico como treinador: Pífio(ridículo)
    4-Zico-como comentarista…”que comentarista?????” aonde????
    zico :
    5- va jogar com os aposentados, Zico enquanto tem gás.
    A Zica:eu corro p Longe!!!!! hahahahahahaaa!!

    Quem tem Bom Senso nao entra nessa!!,Zico…

    Pelè nunca foi ser Treinador.

    Pele ganhou 4 copas do Mundo! 1350 gols!!!

    Pelé, o Maior atleta do seculo!!!!

    Depois de Pelé.. bem juntinho,esta no Hall da Fama.. Garrincha!!!!!

    sabe, zico……………………………………..?

  3. O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JA ENGOLIU,MASTIGOU DIGERIU e resolveu!!!

    So 1 campeão!! o campeão de fatoe de direito !!

    SPORT!!!

    assunto encerrado quem for contra é FORA DA LEI!!!!!!

  4. UM OBSERVAÇÃO:

    Jogo FlaXflu na globo Nordeste é um fracasso de audiencia !!

    A Globo perde para todas concorrentes.

    São Fatos & dados que irritam os mentirosos..fazer o que??????

  5. Mario,eu nao quis ofender, foi so brincadeira no forum,,assunto é muito antigo e quanto mais falarem no SPORT mais ele é Querido no Brasil e no Mundo.!

    Voce quere fazer analise ,depois que os “SUPER FERAS do direito do Supremo Tribunal Federal ja ter julgando é muita Pretensão…né?
    Assunto encerrado!!

    Arquive-se!!
    Nafatlina nos papeis!!!!!!

    Naftalina!!!!!
    Sejam mais Praticos!!
    Zico 1- como jogador de clube foi bom
    2-na Seleção um fracasso!!
    4-como treinador: Pífio
    5-como comentarista…”que comentarista?????” aonde????
    zico :

    “porque nao te cálas”????

    Sugestão:Criem um SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL VIRTUAL aí voces podem falar todas as Fantasias!!!!!!

  6. O resultado já foi dito. Quem iria achar que o bajulado Zico iria falar diferente? Achei até desnecessário essa entrevista às pressas com ele. O assunto já foi encerrado. Zico foi um excelente jogador (no flamengo) fora isso pegou uma baba lá no Japão e hoje é considerado um Rei. A imprensa e a CBF sempre deram suporte ao flamengo. Imagine se a GLOBO não alienasse a cabeça do torcedor apenas com jogos do flamengo em 70% de sua grade programação nacional e adiantando receitas de cotas o que seria desse clube? O flamengo jogou e foi campeão, o sport jogou e foi campeão. Não existem dois campeões e a justiça decidiu baseado em argumentos jurídicos. Se o time do Sport era inferior ao flamengo isso é fato. Mais o que se discuti aqui é o regulamento. O flamengo pode alegar que é campeão e sempre vai ficar gritando aos 4 ventos, porém, não tem respaldo jurídico e nem tampouco taça, apenas aquilo que sempre teve: O apoio da cartolagem bandida da CBF, da REDE GLOBO e de boa parte do jornalistas parciais do sudeste brasileiro. É lamentável ver que torcedores do nordeste ficam contra um clube nordestino. Em 1993 o E. C. Vitória foi a final contra o Palmeiras e ainda tiveram vários torcedores do Bahia torcendo contra o rival somente para que apenas ele continuasse sendo campeão nacional no estado. Isso chama-se egoísmo. Mais esperar o que de uma região onde 80% da população alienada pela GLOBO torcem para times do sudeste do país, enriquecendo os cofres do mesmo com a audiência que dá base aos valores das cotas de TV enquanto o clube do seu estado agoniza sem receitas. E ainda criticam no sudeste quem fala mal de nordestino. Todos os presidentes de clubes do sudeste não gostam do nordeste ou de vir jogar aqui. Acham maravilhoso quando não tem times daqui disputando a série A por conta dos custos de deslocamento e infraestrutura que eles consideram inferior. Mais os alienados nordestinos cultivados pela REDE GLOBO valorizam os mesmos. Torcedor de verdade ama o seu clube esteja onde e como estiver.

  7. Sinceramente, quem é Zico pra contestar o título do SPORT CLUBE DO RECIFE, a última lembrança que tenho desse atleta foi um pênalti perdido que nos custou uma Copa do Mundo! Jogador sem títulos relevantes, treinador fracassado, péssimo comentarista esportivo – um desastre completo depois da Copa de 82. Deixa ele ficar organizando as peladinhas de final de ano com os cantores sertanejos que é mais negócio. Sobre 87 não há o que se falar. O LEÃO é o campeão, cumpriu o regulamento e não fugiu da raia. Time de guerreiros, o orgulho do futebol pernambucano e do Nordeste.

  8. Sr. Leo Silva. Confesse sinceramente. Dava gosto ver aquele timaço do Flamengo jogar, não é mesmo ? Acho que você devia ficar se deliciando e imaginando : quem dera fosse o seu sport, acho que até fechava os olhos e sonhava, uma vez que as cores eram iguais e dizia quem dera fosse meu time levantando essa taça. Vontade também consola. Quanto a “falar bobagens e ser ridículo”, seja cavalheiro (se é que isso é possível) e não apele para ofensas. Apenas lembre que não sou obrigado a gostar de suas ideias e que tenho o direito de me expressar, como sempre faço e sem ofender ninguém.

  9. Sr. Leo Silva. Não preciso de STF nenhum, mesmo porquê a qualquer tempo e em todos os tempos, você terá que ENGOLIR sempre os fatos da história, de maneira que sinceramente, prefiro que fique como está. Claro que sempre será um prazer, toda vez que alguém lembrar, sempre haverá quem se posicione o contrário e neste aspecto, não existe coisa melhor no futebol, que ver os rubro-negros do Recife, sempre esperneando e tentando justificar o injustificável. O choro é livre, portanto chore a vontade e aceite as opiniões alheias, ou mude de time. Caso não resolva, pode morder as suas costas. Quem mandou querer ser dono de título alheio. Agora “guenta”.

  10. Mário G T:

    Tente CRIAR um “Supremo Tribunal Terceirzado VIRTUAL” e pode falar todas as suas bobagens!

    eu nem Li!!!! hehehhehe

    êsses “eu acho”, “achômetors” nao adiantam mais!

    O Assunto foi decidido pels SUPREMA CORTE e lá so tem “FERA” os melhores juristas do País!!!!
    Assunto encerrado!!!

    PARA O ARQUIVO MORTO!!!!

    Ja foi Julgado !!

    Arquive-SE!!!!

    vc percebe que está sendo ridículo?????

  11. Prezados jornalistas e leitores. Vendo a entrevista de Zico, jogador do Flamengo, sobre a eterna e inacabável disputa de 87, mantenho a minha posição de que o título “de fato” pertence ao time do Rio, de “direito”, também apesar da decisão do STF ter sido favorável ao time do Recife, determinando que o “direito” assista ao mesmo. Apesar dos argumentos de muitos torcedores prós e contras, não podemos ficar alheios aos fatos, que por sua vez são muitos, tais como o 11 x 11 indefinido e inacabado que deveria ter sido em campo; as datas dos jogos do tal cruzamento (segundo o próprio zico), invadiu o período de férias (é como numa empresa, o patrão ARBITRARIAMENTE, exigir sob ameaças, o retorno do empregado), o que soa meio suspeito; tem a ausência (estranho, pois se tratava de Brasil) dos representantes dos módulos azul e branco (pobres, excluídos, desrespeitados, tratados como uma doença ruim) e ainda vem alguns falarem em justiça. Qual ?? essa que comete falha em não definir em favor de todos. Pergunto : algum dos senhores, gostariam de se sentir lesado ? As decisões da chamada de “a mais alta corte do país”, tem deixado muito a desejar. Para mim, espero que se mantenha o quadro atual, pois sei que daqui a mais 500 anos, quando aportarem novas caravelas, cá por nossas plagias verde e amarelas, sempre terá alguém a dizer : chegamos ao Brasil, terra que tem um campeão sem nunca ter sido. As gozações e as resenhas em torno do assunto, sempre virão à tona, cabendo ao Sport, dormir e sonhar sempre, com a ilusão de num passado sempre mais distante, talvez ter sido campeão do módulo amarelo (uma espécie de série B), e quase talvez ter sido campeão do módulo verde (uma espécie de série A, cujo sport desconhece, pois nunca participou), depois de ter sido cogitado que disputaria o módulo azul (uma espécie de série C). É popoti, deve ter um gosto ruim, sujo e estranho, receber um título, sem ter o prazer de disputar em campo, vencer e ser conclamado como um campeão de verdade. Eu teria brios e devolveria esse troféu alheio, sugerindo que fosse anulado, tão malfadado torneio, embora me sentindo ressentido, por jogar fora a oportunidade de sempre lembrar : falou sport, lembrou título falso ao portador, pois serve para qualquer um.

  12. Paulo Ribeiro,
    não sou Flamengo, detesto esse time, mas detesto mais ainda a inverdade e a injustiça.

  13. meus amigos :assunto superado!!

    Arquive-se!!!!!!

    voces sao chatos, PQP kakakakakakakkakakakakakaka

    Ja foi Julgado,PÔ!!!!!!

    voces sao FORA -DA LEI!!!!

  14. O Sport pegou uma “DEIXA” DO AMERICA-RJ, 4º COL. NO ANO ANTERIOR…. FEZ’ ‘ ESCADA’ e agora fala no regulamento que foi imposto com o campeonato em andamento [ameaçou ir a Fifa, ISSO DEIXARIA A SELEÇÃO FORA DO MUNDIAL DE 90, E AINDA POR CIMA ESSE TAL REGULAMENTO IMPOSTO DIZIA QUE : O CAMPEÃO E VICE DO “AMARELO’ GRUPO B. DECIDIA COM O VERDE SÉRIE A… PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR … QUEM FOI O CAMPEÃO DO GRUPO AMARELO ? SIMPLESMENTE NÃO TEVE ATÉ FOI 11 X 11 NOS PENAIS……

  15. Blog do Torcedor…kkkkkk
    “O título do Campeonato Brasileiro de 87 podia ser apenas mais um na história do Brasileirão. O primeiro vencido por um clube do Nordeste – o maior da Região, diga-se – a obter o principal título nacional.

    Mas o esperneio de um dos maiores clubes do país, que tem o suporte de todas as instituições envolvidas com o futebol – fazem com que esse título seja o principal de todos os Brasileiros já disputados.

    Este ano chegamos a 30 anos de uma tentativa frustrada de tomar o título – ou ter metade dele – no bocão e no tapetão. Levando revés atrás de revés das justiças desportiva e comum.

    Dessa vez o “não” veio do Supremo Tribunal Federal, incomodado pelo clube carioca em meio a tantos problemas mais graves que precisa resolver.

    Mais uma vez a justiça crava que 87 é do Sport e somente dele. É do clube que seguiu até o fim o regulamento e não correu de seu ninguém.

    Deve incomodar muito não obter esse título na marra, quando a briga é com um clube do Nordeste, sem apoio como eles têm. Mas ganhamos na raça e assim o mantemos.

    Pode gritar, berrar e até mesmo forçar a barra para se auto intitular campeão. Não são. Nunca serão. Não desse campeonato.

    Podem continuar minimizando as decisões da justiça, mesmo tentando através dela ter o que não lhe pertence durante três décadas.

    Não vou julgar flamenguista que se diz campeão de 87. Cada um diz o que quer nessa vida. Se as pessoas sensatas irão acreditar e a justiça irá validar é outra coisa.

    Se eu quiser posso gritar ao mundo que sou filho bastardo do Papa. Acredita quem quiser.

    Caso não aguentem perder mais, sempre resta a opção de entrar para aquela seita. A ‘seita’ que dói menos.

  16. Meus amigos: vocês estão dando opinio~es,pitagos, dicas,achômetros,engôdos,ardil….etc..etc

    voces esquecem que :

    o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JA SACRAMENTOU baseado nos FATOS & DADOS entendem???
    SPORT é o campeão de 1987 acabouuuuuuu!!!
    nao queiram terceiro tempo muito menos apelem que nao adianta !

    “Fantasiar, sonhar, delirar todo ser Humano pode!!, na Boa..

    Zico pode achar ate que é campeão mundial em 1982 pelo brasil né Zico?

    Pode ate sonhar, delirar que “PODE”ganhar um jogo no W.O !! pois se negaram a jogar contra o Sport, em 1987!!!

    So que na verdade nunca ganhou nada pela selecão.

    Zico sempre foi um bom jogador de clube.,

    Na seleção Brasileira Sempre foi um cara amedrontado,sem liderança ,sem carisma covarde mesmo.(observem o detalhe na foto o jeito de “Perdedor,é Notório!!)
    Zico foi um perdedor! (de penaltis então,perdeu varios penaltis.que ajudaram a desclassificar a seleção Brasileira em Copa do Mundo.!)

    Vai Zico, eu te perdôo por Blasfemar!!!!

    vai,meu irmão!!!!(somos brasileiros)

    …………………………………………
    ………………………………………………
    …………………………………………………….
    ZICO: O Supremo Tribunal Federal ja decidiu que o SPORT é de fatoe de direito o Campeão Brasileiro de 1987!!!

    O SPORT jogou na Taça Libertadores das Americas de 1988 junto como Guarani de campinas.!

    chau!

  17. Até o Supremo Tribunal Federal ja definiu:

    Sport Campeão de 1987

    zico,empre foi conhecido como um jogador covarde,um tecnicode futebol FRACASSADO .Zico primo da ZICA a doença,,.e qualquer que disser o contrario é FORA DA LEI!!!!

    “OUT OF LAWWWWWWWWWWWW!!!!!!”

    O tribunal ja deciciu calem a boca, covardes.!!!!

    Mais uma “cascata” ou seja, “bla-bla-BLA-BLA”..Repetir uma mentira milhares de vezes para ver se “cola”…todos aqui sabem que o Pernambucano,Gaucho,Mineiro tem seus clubes do coração na sua cidade.
    É o mesmo caso do Flamengo querer “dividir” o Titulo de 1987 como Sport..apos Levar W.O e o campeonato prosseguiu ate a Final,quando o Sport foi Campeão Brasileiro de 1987.
    Apos O Flamengo perder na bola e em todas mas instâncias dos Tribunais desportivos e de Justiça.
    Aí,aparece o Ladrão Ricardo Teixeira ‘as pressas fechando as gavetas do Birô(nos vimos esta cena Padrão dos corruptos acontecendo agora com o presidente da CBF o Marin,lembram?) e assina um documento dizendo ,que êle Ricardo LadrãO Teixeira(JUNTO COM A KENGA PATRICIA AMORIM (presidente na epoca do Flamengo)dando propina ..) que:”achava” que Sport e Flamengo deveriam dividir o Titulo Brasileiro de 1987…Piada!!

    Diante de tantos escandalos na CBF e na FIFA,FBI prendendo os ladroes.extradições ‘a vista….etc…Pergunto:

    Alguem acha que Flamengo vai no Supremo Tribunal FEDERAL dizer que o Tribunal ERROU???

    êsse Juridico do Flamengo é muito Incompetente!!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    Otários:
    Não percam tempo todos os tribunais ja decidiram!!!!!!!
    voces são Incompetentes, sao bipolares ficam repetindo,
    repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo, repetindo,

    isso é uma doença!!!!!

  18. O campeão é o FLA.O sport jogou com o gremio,inter,palmeiras,botafogo,flu,vasco,fla.corintians,atlético,santos,cruzeiro,coritiba,s.paulo….Com quem mesmo o sport jogou?kkkkk

  19. Pepino, o Grande???? Falácia? Quer dizer que o seu super time foi bicampeão em 88? Os melhores(?) estavam aonde? O Guarani vice-campeão de 86 era série B? Ora conta outra que esta não cola mais. O seu Flamengo quer ganhar na justiça de todo jeito, porque no campo perdeu (melhor dizendo, fugiu).

  20. O comentário de Paulo Ribeiro é uma falácia conhecida como contorcionismo argumentativo: traça um paralelo em dois exemplos diferentes. Nesse caso, entre os times que foram campeões entre os melhores (Mundial de Clubes) e outro que disputou um módulo inferior (Série B 1987). Campeão de direito, nunca de fato. O Sport viverá eternamente em uma mentira, como bem disseram.

  21. O problema é que a tal “mentira” pode ter um outro lado e uma outra cara, meu caro Edson Silva. Talvez vc esteja olhando pro lado errado.

  22. O interessante é que se um clube da Ásia ou da África levantar o mundial de clubes, não poderá ser contestado por não terem jogados contras os maiores clubes da Europa ou América do Sul, pois esse é o regulamento, mas o Sport pode, por este mesmo motivo.

  23. O problema é que o humor é uma ferramenta eficaz para se perpetuar uma mentira. Parece inofensivo e acaba por ser aceito. É triste perceber como a “verdade” dele é tão distorcida. Bela entrevista maestro. Quero ver logo esse livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*