Zico: “A polêmica é boa no futebol, mas o campeão de 1987 foi o Flamengo”

Zico erguendo a "Copa União", após o título do Módulo Verde de 1987

Trinta anos depois, com uma história repleta de novos capítulos fora do campo, até no STF, a convicção de Zico segue a mesma. Como atleta, foi ao Maracanã representando o Flamengo, venceu o Inter e ergueu a taça da “Copa União”. Para ele, acabou ali o Campeonato Brasileiro de 1987.

Apesar do longo imbróglio, não espere um testa franzida ou desdém sobre o assunto. O Galinho, hoje sexagenário, trata com bom humor, embora não tenha dúvidas sobre a sua colocação – em vez do terceiro lugar, conforme a decisão oficial, considera-se campeão, único.

“A polêmica é boa no futebol, mas o campeão de 1987 foi o Flamengo.”

A rápida conversa com o blog aconteceu no intervalo da transmissão da semifinal da Champions League entre Atlético e Real Madrid, direto da cabine do Esporte Interativo, no Rio. A convite do canal, junto a outros dois jornalistas, fui apresentado como “jornalista do Recife”, já sinalizando a pauta. O complementou escancarou: “Zico, ele vem escrevendo um livro sobre 87”, o que é verdade, ao lado de André Gallindo. Oportunidade rara, daí o post.

Perguntei se, à parte do presidente do Fla, Márcio Braga, que optou por não jogar o quadrangular final numa decisão do Clube dos 13, os atletas do rubro-negro carioca questionaram a direção sobre o cruzamento determinado no regulamento. Ou seja, sobre a possibilidade de jogar contra o módulo amarelo.

“Em nenhum momento. Depois da final (do módulo verde), entramos de férias. No meu caso, eu nem jogaria porque já tinha cirurgia marcada”.

Então, veio a pergunta sobre como Zico enxergou aquela confusão.

“A CBF não quis realizar o campeonato. Quando ficou pronto, com patrocínio, televisão e interesse do público, ela voltou. Aí quis colocar o cruzamento das séries, módulos, daqueles grupos lá. Mas o principal era o do Flamengo, e nenhum clube jogaria. Estava decidido. O problema foi Aidar (presidente do Clube dos 13 em 1987) voltar ao São Paulo e querer a taça das bolinhas quando eles conquistaram o penta (em 2007).”

E até falou sobre como encara as dúvidas sobre o feito do Flamengo.

“Como se fala bastante (sobre o título de 1987), torcedores do Vasco, do Fluminense e do Botafogo dizem pra mim que 87 não é do Flamengo. Dizem que não jogamos contra o Sport. Aí eu pergunto a eles o placar dos jogos de Vasco, Fluminense e Botafogo contra o Sport. Ninguém sabe.”

Na sequência da declaração, comentei sobre a derrota por W.O. na Ilha do Retiro, no jogo que poderia ter sido disputado contra o Sport…

“Jogo em 1988 (em 27/01, a data do W.O.)? Um campeonato acabando no outro ano? Em janeiro a gente já estava de férias!”

Uma final no início do ano seguinte não era tão incomum no Brasileirão. Tanto que também aconteceu nas edições de 1986 e 1988, mas a última resposta veio acompanhada de um largo sorriso. Havia acabado o intervalo do jogo na tevê, com o maior maior artilheiro da história do Fla voltando à transmissão. Provavelmente, não foi a última vez que o craque falou sobre 87, mas deixou claro que a história dele segue intacta, questionável ou não, mas com o tempo transformando uma polêmica em bom humor…

Zico durante a transmissão da semifinal da Champions League, no Esporte Interativo. Foto: Cassio Zirpoli/DP

33 Replies to “Zico: “A polêmica é boa no futebol, mas o campeão de 1987 foi o Flamengo””

  1. Porque todos os tribunais e inclusive o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL sempre dão vitoria para o SPORT????

    hã???

  2. A quem interessar possa:! retifico kkkkk(POSSA)

    ninguém explica contra a VERDADE!

    nao vale nem ardil nem engôdos !!!

    valeu!!!

  3. A quem interessar posa:

    Porque todos os tribunais e inclusive o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL sempre dão vitoria para o SPORT????

    Quero que algum “Gênio do Mau” explique isso!!!!

    hahahahahahahahhahahahahahahahhahahahahahhaha!!!!

    o que alguem “ACHA” sobre o merito do assunto ja nao interessa mais!!
    O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JA DECIDUI QUE SO DEVE TER UM CAMPEÃO EM 1987!!

    SPORT!!
    SPORT!!
    SPORT!!
    SPORT!!
    SPORT!!
    SPORT!!
    SPORT!!
    SPORT!!
    SPORT!!
    SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!SPORT!!!!!!!!!!!!!!

    v
    v
    v

  4. joseildo

    assunto encerrado vc é Burro????

    SUPREMO ja resolveu!!

    voces sao a bandidagem fora da Lei putz!!!!
    FORA DA LEI!!!
    a gente nao quer dizer a verdade,que dói muito nos Flamenguistas e nacruz!!
    fica constrangido mas Bandido so entende assim!

    hahahahahahhahahahahahhahahahahaaa!!!

    so fazendo um B.O , na policia!!!

    PQP !!! hahahahahhahaaa

  5. Gente também complemento meu comentário dizendo que o sport foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro no ano anterior ou seja 1986 pergunto a todos como é que o sport participou da primeira divisão em 1987 pulou pela janela foi?? É impossível a sua participação na divisão de elite da epoca em curso,só sendo coisa pra boi dormir e do louco Homero Lacerda junto com esta famigerada e desmoralizada justiça bradileira,que até hoje enganam os torcedores malucos e esquizofrênicos do sport recife.

  6. Quanto foi o jogo do Sport contra internacional ,fluminense,botafogo,santa cruz,bahia,são Paulo,Corinthians e outros grandes do futebol brasileiro,gente o sport participou do campeonato da segunda divisão de 1987 como ele quer possuir um titulo que não disputou,coisa do doido do homero lacerda que em uma das suas loucuras.

  7. Sr Mário G T Carv , concordo com o Sr quando diz q o choro é livre, por isso q os flamenguistas continuam chorando, pois no campo foi WxO na CBF foi Sport, na Fifa foi Sport, quem disputou a Libertadores foi o Sport, quem tem a taça é o Sport e na justiça em todas as esferas só deu Sport. Agora o Flamengo não assume q estava com medo do Sport e do Guarani pois não contaria com Zico, e por achar q o q fosse decido pelos clubes finalistas do módulo verde seria a palavra final, o flamengo dançou. Organizaram dois módulos um com a confraria sem nenhum critério técnico, o maior exemplo foi o Guarani finalista em 86 e ficou excluído da confraria e o outro com critérios técnicos de os melhores q estavam fora da confraria. Essa foi uma das poucas vezes q a Globo perdeu e a justiça ganhou

  8. Sr Mário G T Carv , concordo com o Sr quando diz q o choro é livre, por isso q os flamenguistas continuam chorando, pois no campo foi WxO na CBF foi Sport, na Fifa foi Sport, quem disputou a Libertadores foi o Sport, quem tem a taça é o Sport e na justiça em todas as esfera só deu Sport. Agora o Flamengo não assume q estava com medo do Sport e do Guarani pois não contaria com Zico, e por achar q o q fosse decido pelos clubes finalistas do módulo verde seria a palavra final, o flamengo dançou. Organizaram dois módulos um com a confraria sem nenhum critério técnico, o maior exemplo foi o Guarani finalista em 86 e ficou excluído da confraria e o outro com critérios técnicos de os melhores q estavam fora da confraria. Essa foi uma das poucas vezes q a Globo perdeu e a justiça ganhou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*