Sport confirma Luxemburgo, que estreia em um clube do Nordeste aos 65 anos

Luxemburgo durante a apresentação no Cruzeiro, seu último clube no país, em 3 de junho de 2015. Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O técnico Vanderlei Luxemburgo marcou época no futebol do país. Durante um bom tempo foi apontado pela crônica esportiva como o melhor, disparado, chegando à Seleção Brasileira e ao Real Madrid. Entre 1993 e 2004, conquistou cinco títulos da Série A, um recorde ainda em vigor entre os treinadores. Entretanto, a década atual marca uma derrocada, com trabalhos cada vez mais curtos e escassos em termos de resultados.

Após colecionar rescisões contratuais milionárias, uma exigência recorrente em seus contratos, o treinador acabou relegado no mercado nacional – desde 31/08/2015 – em detrimento de novos nomes focados em tática. Então, arriscou-se na China, onde também foi demitido. E este é o nome firmado pelo Sport para o Brasileirão 2017, numa negociação iniciada no instante seguinte ao fiasco na Fonte Nova, com a esperada (e tardia) saída de Ney Franco.

O “pofexô” atrai uma mídia compreensível pelo seu histórico e personalidade. Na Ilha, já aos 65 anos, comandará o 18º clube diferente no país, sendo o primeiro no Nordeste. Em 34 anos de carreira, apenas Sudeste e Sul. Chega tentando recuperar o nome, ao menos esta é a aposta da direção leonina, cuja cota de erros está esgotada. Que seja também a aposta definitiva de Luxa…

Rubro-negro, o que você achou da contratação de Luxemburgo?

Os clubes brasileiros treinados por Luxa
RJ – Flamengo (4 vezes), Fluminense (2), Campo Grande, Friburguense e América
SP – Palmeiras (4), Santos (4), Corinthians (2), Bragantino, Guarani e Ponte Preta
MG – Cruzeiro (2), Atlético-MG e Democrata
RS – Grêmio
PR – Paraná
ES – Rio Branco 

Títulos brasileiros: 1993 (Palmeiras), 1994 (Palmeiras), 1998 (Corinthians), 2003 (Cruzeiro) e 2004 (Santos)

6 Replies to “Sport confirma Luxemburgo, que estreia em um clube do Nordeste aos 65 anos”

  1. Caramba, eu até tentei ler o comentário do João Montenegro, mas sem nenhuma garantia de qualidade do conteúdo não é fácil ir até o fim. Alguém pode resumir?

  2. Stavros PôPô de rato:

    inveja………………………….inveja………………………inveja…….z….

    inveja………………………….inveja………………………inveja…….z….

    inveja………………………….inveja………………………inveja…….z….

    inveja………………………….inveja………………………inveja…….z….

    inveja………………………….inveja………………………inveja…….z….

    inveja………………………….inveja………………………inveja…….z….

  3. Pelo contexto atual do mercado, e tirando Marcelo Oliveira que já deu sinais claro que não tem vontade de treinar um time do patamar do Sport, considero que Luxa era a melhor opção mesmo. O outro medalhão disponível, Levir Culpi, deu declarações no Atlético que só ia trabalhar mais alguns anos, portanto já tá entrando naquele clima de fim de carreira, viria pra cá com aquele mesmo espirito de Oswaldo, tanto faz como tanto fez. Luxa, ao contrário, ainda demonstra vontade de trabalhar, de mostrar que ainda tem valor. Pode ser só discurso? Pode. Mas minha aposta é que ele vem motivado. Se vai dar certo ou não, aí é outra história.

    Em relação aos outros nomes do mercado, acho que Luxa é uma aposta menos arriscada também. Jorginho teve uma chance de ouro no vasco e não conseguiu render o esperado na série B; Enderson Moreira nunca conseguiu fazer um trabalho fora do Goiás que chamasse atenção (e teve chances em clubes com estrutura); Cirstovão Borges também só fez um trabalho decente no vasco (e pegando carona em um time previamente montado por Ricardo Gomes que teve o AVC); Celso Roth e Gallo têm péssimos trabalhos recentes e a torcida do sport não quer eles aqui nem pintados de ouro. Doriva, Sérgio Soares, Milton Cruz…seriam apostas muito arriscadas, que sofreriam uma resistência gigante por parte da torcida.

    Enfim, a lista é grande. Mas nenhum citado e não citado aqui teria um currículo (recente ou não) que o gabaritasse pra assumir o Sport e que, além disso, chegaria como quase consenso entre a torcida como foi o caso de Luxa.

  4. Uma pena ver um técnico tão bom nessa decadência. Eu o desejo boa sorte, até porque a cachorra de peruca dá um azar danado.

  5. Caramba! Sabia que tinha treinador o Bragantino, agora: Rio Branco, Paraná, Democrata, dupla de campinas e três pequenos do RJ, esses eu não sabia, vou até pesquisar na Wikipedia p/ saber quando foi.

  6. Uma pena ver um técnico tão bom nessa decadência. Eu o desejo boa sorte, até porque a cachorra de peruca dá um azar danado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*