Ranking de dívidas dos clubes brasileiros

Ranking de dívidas dos 27 clubes principais brasileiros de 2012 a 2016. Crédito: Itaú BBA

Nos balanços oficiais dos clubes brasileiros, uma missão costumeiramente complicada é o detalhamento das dívidas. Além da falta de precisão nos dados, ainda sem um modelo de relatório (que a CBF passará a exigir em 2019), os clubes costumam apresentar dados brutos. Ainda assim, a equipe do banco Itaú BBA analisou os balanços financeiros de 27 clubes em 2016, incluindo o Trio de Ferro. Ao todo, uma dívida de 6,2 bilhões (!), com 54,9% concentrado em impostos (haja Profut). Completam a lista dívidas bancárias (24,9%), com juros pesados, e dívidas operacionais (20,1%).

Abaixo, os comentários da equipe do banco sobre os clubes nordestinos presentes. Na sequência, o ranking de dívidas (em milhões de reais), numa compilação do estudo “Análise Econômico-Financeira dos Clubes do Futebol Brasileiro de 2017”, com o dado geral e quadro e quadro. Em alguns casos, a soma (bancária, operacional e impostos) não bate com o passivo, uma vez que entraram em ação recursos numa categoria chamada “disponibilidades”, como foi o caso do Bahia, com a venda de um terreno no último ano.

Bahia
Todas essas movimentações teriam gerado impacto negativo (aumento) na dívida, mas houve entrada de R$ 12 milhões referentes à venda de um terreno e isso contribuu para que as dívidas fossem reduzidas. Desta forma, todas apresentaram queda, fato bastante positivo. 

Náutico
Vemos dívidas praticamente estáveis, o que foi positivo em mais um ano difícil.

Santa Cruz
Positivamente, as dívidas bancárias foram zeradas, mas no lugar entraram recursos de terceiros, que na prática são dívidas. Não há esclarecimentos sobre isto. Dívida operacional em queda foi uma boa notícia, mas as dívidas com impostos cresceram bem. É preciso atenção nessa gestão, dado a pouca geração de caixa para fazer frente a estas dívidas. 

Sport
As dívidas cresceram, mas a bancária foi positivamente reduzida. O maior ofensor dese crescimento foi com impostos, cuja parte importante veio da correção do Profut.

Vitória
Dívidas em forte queda, o que foi positivo. Bancárias e operacionais com queda expressiva e manutenção das dívidas com impostos. Além disso, manteve parte relevante das luvas em caixa, para uso em 2017.

5 Replies to “Ranking de dívidas dos clubes brasileiros”

  1. cara esses torcedor do xport só fala merda ta levando pau de todos mundo na serie A só chegou nas oitavas da copa do Brasil porque só pegou gogoia e ainda perdeu do Criciúma no utimo jogo na bola corrida levou 3 no ultimo jogo, levou 3 do capinense time de serie D e fica se achando vai cai pra B ai volta tudo ao normal , time mediu cri catimbo zero e a pelão Deus mi livre torcer para um time merda desse, escreva ai o que eu estou escrevendo o sport vai cai para serie B

  2. Resumindo, o Sport tem receita para pagar essa dívida de 75 milhões. Em 2016, o Sport teve uma receita de 130 milhões. O Santa e Náutico não têm receita nem pra comprar um galeto na hora do almoço para os seus jogadores.

  3. O treinador Beto Campos no qual a torcida aposta suas fichas está com um “grande problema” ele tem dois ótimos jogadores com as mesmas características, por isso disse Beto: Os dois não podem jogar juntos. Dá para acreditar? Pela cabeça de Beto Campos se eles fosse dois cabeças de bagre mais tivessem estilos diferentes, estariam aptos a jogar juntos. Se isto for verdade é melhor a Diretoria já ir colocando as barbas de molho e pensando em um novo técnico. O Náutico cheio de cabeças de bagre e quando aparece dois ótimos jogadores o técnico diz que só tem lugar para um deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*