As possíveis vagas pernambucanas no Nordestão de 2018. Do campeão ao 6º

Sorteio da Copa do Nordeste. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A notícia sobre a desfiliação de Sport e Náutico na Copa do Nordeste pode mudar bastante a composição pernambucana na competição. Por sinal, paralelamente ao anúncio houve o sorteio da fase preliminar do regional, na CBF, com Santa x Itabaiana valendo um lugar na fase principal do torneio. À parte de possíveis adesões ao movimento de saída idealizado pelos clubes do Recife, veja os quatro cenários locais para o regional de 2018. Até porque, independentemente da escolha dos filiados, a FPF tem direito a três vagas.

Em todos os cenários, apenas um clube estaria garantido: o Salgueiro.

Sport e Náutico fora
Os dois clubes formalizaram o pedido de desfiliação da Liga do Nordeste em 30 de junho, último dia do prazo para desistências do Nordestão 2018. A CBF ainda irá consultar os clubes sobre o ato. Na prática, apenas a saída do Sport mudaria a composição local.

Fase de grupos: Salgueiro (vice no PE) e Santa Cruz (3º no PE)
Pré: Belo Jardim (5º no PE)

Sport fora, Náutico dentro
O presidente leonino, Arnaldo Barros, afirmou que desfiliação significa a saída do leão do torneio no “modelo atual”. No caso alvirrubro, a decisão foi tomada pelo presidente executivo, Ivan Brondi. Contudo, o conselho deliberativo do timbu entende que o ato também deveria ter a aprovação do órgão. Impasse.

Fase de grupos: Salgueiro (vice em PE) e Santa Cruz (3º no PE)
Pré: Náutico (4º no PE)

Sport, Náutico e Santa fora
Na coletiva, com dirigentes rubro-negros e alvirrubros, foi dito que o Santa havia solicitado à CBF a retirada de seu nome do sorteio da fase Pré – o que não ocorreu. Em nota oficial, o tricolor informou que ainda irá submeter a ideia de desfiliação da liga ao conselho (sem data). Ao considerar esta hipótese, é preciso ignorar o prazo dado pela CBF para desistências (até 30/06).

Fase de grupos: Salgueiro (vice em PE) e Belo Jardim (5º no PE)
Pré: Central (6º no PE)

Sport e Náutico dentro
Caso a desfiliação não seja suficiente – juridicamente falando – para a saída da próxima Lampions League, as três vagas locais seguiriam com o pódio do último Campeonato Pernambucano. E o timbu seguiria fora.

Fase de grupos: Sport (campeão em PE) e Salgueiro (vice no PE)
Pré: Santa Cruz (3º no PE)

4 Replies to “As possíveis vagas pernambucanas no Nordestão de 2018. Do campeão ao 6º”

  1. Na torcida para Sport e náutico desistirem,para que o meu belo jardim mostre com tudo a nova força do interior,já que o salgueiro vem caindo das pernas e o central está nadando em dividas trabalhistas…..vai calllllaaaaannnngggoooo…

  2. Sou torcedor do SPORT mas acho a atitude totalmente errada da diretoria. A copa do nordeste é sucesso absoluto. Acho que o Sport deve pleitear uma cotação maior, mas sair da competição acho um derespeito com o torcedor do Sport clube do Recife.

  3. Sou torcedor do Sport e, nesse caso Passo a Torcer Por Qualquer Pernambucano que participe do Nordestão!
    Primeiro, os caras querem classificação para o torneio sem merecimento, depois querem mais grana do que os outros times, além disso, querem divisão de categoria sem que sejam sujeitos ao descenso…
    Só falta esses “grandes” exigirem a taça orelhuda só porque têm suas sedes no nordeste, ah, pára!!!
    Viva o futebol disputado no campo! Vivam o Salgueiro, o Central e o Belo Jardim!!!

  4. Complemento do post

    Os confrontos na fase preliminar da Copa do Nordeste 2018:
    Treze (PB) x Cordino (MA)
    Santa Cruz x Itabaiana (SE)
    CSA (AL) x Parnahyba (PI)
    Globo (RN) x Fluminense de Feira (BA)

    Os vencedores dos quatro mata-matas vão à fase de grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*