Para a CBF, o Santa Cruz segue na fase preliminar do Nordestão 2018. E o Sport?

Ofício da CBF sobre a Copa do Nordeste 2018. Crédito: CBF/site oficial (reprodução)

Em Salvador, em 13 de julho, uma reunião envolvendo os clubes da Liga do Nordeste confirmou a saída do Sport, que pediu desfiliação, abrindo mão da participação no Nordestão de 2018. A primeira consequência direta foi a efetivação do Santa Cruz, da fase preliminar (devido à terceira colocação no Estadual) à fase de grupos, agora na condição de segundo representante de Pernambuco (após o Salgueiro). Curiosamente, no dia seguinte à decisão, a CBF foi na contramão, confirmando os quatro confrontos sorteados para o chamado “Pré-Nordestão”, a recém-criada fase preliminar do torneio – ofício acima. Ao que parece, a confederação brasileira não reconheceu o pedido de desistência do Sport, feito fora do prazo legal, até 30 de junho. Neste dia, o leão avisou à liga. Porém, só protocolou à CBF no dia 5 de julho, via FPF.

Fase preliminar da Copa do Nordeste 2018
Treze (PB) x Cordino (MA)
Santa Cruz x Itabaiana (SE)
CSA (AL) x Parnahyba (PI)
Globo (RN) x Fluminense de Feira (BA)

Segundo a definição de cotas do torneio, os quatro eliminados vão ganhar R$ 250 mil pela participação mínima, enquanto os quatro vencedores vão receber R$ 750 mil pela presença na fase de grupos, num valor correspondente ao 4º subgrupo de cotas, um modelo também recém-criado.

Entre as observações feitas pelo blog sobre a permanência do Santa na liga, em publicação feita mais cedo, a quarta dizia o seguinte:

4) A direção de competições da CBF alega que o Sport não comunicou a saída dentro do prazo legal. Seria um mecanismo para uma possível volta? Em vídeo vazado no twitter, o mandatário leonino afirmou que “não é homem para se torar”, mantendo a saída – e a liga já dá o fato como consumado.

Ou seja, enquanto o rubro-negro e a liga, a contragosto, enxergam a saída de forma consumada, há um entrave, que deve proporcionar novos capítulos…

Atualização: Alírio Moraes (Santa) e Evandro Carvalho (FPF) entendem que foi um erro da CBF e a decisão da liga deve ser homologada segunda-feira.

6 Replies to “Para a CBF, o Santa Cruz segue na fase preliminar do Nordestão 2018. E o Sport?”

  1. Até que enfim nos livramos de um dos maiores pés frio que já jogou no Náutico. Falo de João Ananias que além de ser um tremendo pé frio já nos tirou vitórias certas em falhas individuais. João Ananias é um bom moço, esforçado, bom profissional mesmo. Porém, é muito fraco tecnicamente e além do mais não tem equilíbrio emocional e costuma pipocar em grandes jogo. Boa sorte no Santa Cruz.

  2. Eu só espero que meu Treze passe para a fase de grupos. Enquanto a raposa já foi finalista duas vezes, sendo campeã uma única vez, o meu querido Galo só faz levar na cabeça.. isso quando classifica… 🙁

  3. O Sport já deve estar agindo nos bastidores pra se recuperar da gafe que cometeu… Qual a vantagem de simplesmente sair? Esse presidente não está com nada.

  4. Ouvi dizer que LEVI ADÃO aceitou finalmente se candidatar a presidente do Náutico, alguém sabe se procede????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*