As probabilidades de rebaixamento e acesso a 10 rodadas do fim da Série B

As projeções de campanha para acesso e rebaixamento na Série B de 2017 após 28 rodadas. Arte: Cassio Zirpoli/DP

Faltando apenas dez rodadas para o fim da Série B do 2017, chegou a hora de reapresentar as probabilidades sobre acesso e descenso de cada um dos vinte participantes. Considerando as 280 partidas disputadas na competição de acesso à elite do futebol nacional, vamos às estatísticas de três sites especializados no assunto: Chance de GolInfobola e UFMG, através do departamento de matemática da universidade mineira.

A partir de cálculos sobre o desempenho em casa, histórico em confrontos e campanha atual, o Chance de Gol e a UFMG também projetam as pontuações finais necessárias, com os percentuais que dão mais “garantia” a cada opção. Na segunda divisão, a média histórica de pontuação para o acesso (4º lugar), considerando as onze edições nos pontos corridos, é de 63 pontos. Nesta temporada, essa campanha tem, na pior das hipóteses, 76% de confiança. Em relação ao rebaixamento, o índice histórico para escapar, na 16ª posição, é de “45,18″. Arredondando para 45, significaria 83% de chance de sucesso.

Veja as classificações da Série B após a 28ª rodada clicando aqui.

Náutico
Acesso: 0% a 0,009%
Rebaixamento: 93,3% a 95,2%

Santa Cruz
Acesso: 0% a 0,009%
Rebaixamento: 76,4% a 76,5%

6 Replies to “As probabilidades de rebaixamento e acesso a 10 rodadas do fim da Série B”

  1. DEPOIS QUE Pitbullzinho FOI HOMENAGEAFO PELA FILARMONICA DA ILHA, comandada pelos afinados e folgados RICHELLITO, EVERTON CONFORME e CIA, com o frevo-cancao UH, UH, UH, PITBULL VAI TOMAR NO CU, o exterminador NUNCA MAIS FEZ UM GOLZINHOO. Maluquete está pra zarpar para a Terrinha de Toston.

  2. Todo mundo sabe que Roberto Pardal Fernandes veio como a cereja que faltava ao bolo para a queda do Náutico à série C. O cara que na sua curta carreira de técnica já passou por 36 times sem ganhar nada. No jogo contra o Goiás até que o time começou bem. Então se pergunta qual o erro de Roberto Fernandes? Gravíssimo. Como pode um treinador que convive diariamente com os jogadores escala duas múmias como Sueliton e Manoel? Nunca vi na minha vida de alvirrubro dois inúteis laterias iguais a Manoel e Sueliton. Por que Pardal não improvisa. Tinha Shuster ou outro qualquer. Bota no lugar dos caras que são ridiculamente ruins de bola.

  3. Cassio, boa tarde.

    Você poderia me ajudar?
    O Super Esportes fez um especial fantastico pra Copa de 2010, explicando copa a copa detalhadamente por postagem. Se nao me engano era ums por dia.
    Nos finais das postagens tinha uma tópico que era “E se”, mostrando o q poderia ter acontecido se algo fosse feito diferente.

    Teria como me enviar? Ou mandar os links… Nao encontrei na net.

    Muito Obrigado!!!

    Nota do blog

    Guilherme, inclusive, eu escrevi essa parte “E se…”. Os cadernos foram produzidos por Emanuel Leite Júnior, enquanto eu fiquei com esse futuro alternativo. Vou tentar achar os links.

  4. DIANTE VC DE UMA SITUACAO IRREMEDIAVELMENTE CATASTROFICA, as coletividades BARBIANA e SARNENTA, engordadas pelas respectivas diretoria, comissão técnica, roupeiros, massagistas, porteiros, gandulas, gang organizada, todos COMECANDO A SENTIR enorme dor PELO CORPO, COMO SE CADA UM DE SEUS MUSCULOS TIVESSE SIDO abusado COM UM MARTELO. Koisa de louko!

  5. TERCEIRITA-18: Tripa, 76%; Boneca, 96%. PAPIROS já prontos, autorizados. E da TERCEIROLA para a QUARTINHA-19, pulinho insignificante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*