Dez anos depois, Nelsinho Baptista inicia um novo trabalho no Sport. Com lastro?

Nelsinho Baptista durante a sua passagem no Vissel Kobe, do Japão, em 2017. Foto: Vissel Kobe/twitter

Nelsinho Baptista deixou o comando do Sport em 28 de maio de 2009, duas semanas após a eliminação nas oitavas de final da Taça Libertadores. Na época, o time vivia uma intensa crise técnica (e psicológica) que não seria sanada por nenhum treinador no Brasileirão. Encerrou ali uma vitoriosa passagem de um ano e meio, com destaque naturalmente para a segunda estrela dourada do clube, via 4-4-2. O experiente treinador acabou retomando o trabalho no Japão, onde ficou por quase uma década, entre o Kashiwa Reysol (2009-2014) e o Vissel Kobe (2015-2017). Até finalmente aceitar, após alguns convites nesse tempo todo, o retorno à Ilha. Aos 67 anos, chega ao rubro-negro novamente sob desconfiança. Mas sob uma ótica bem diferente.

Se em 2008 carregava o recente rebaixamento do Corinthians, para 2018 traz o peso do título da Copa do Brasil pelo próprio Sport. Portanto, o que pesa é o tempo fora do país, num mercado tecnicamente inferior. Demanda uma resposta sobre tática e preparação, embora Nelsinho pareça calejado para desafios do tipo. Então, que a direção leonina saiba administrar cenários adversos de forma mais profissional que aquela em 2009. E que Nelsinho não seja apenas outro escudo para o comando de futebol, como Oswaldo de Oliveira e Luxemburgo. Por sinal, ele chega com o clube devendo salários, o que não acontecia desde 2005! O trabalho já inicia no controle do vestiário.

Rubro-negro, o que você achou do retorno de Nelsinho Baptista?

Nelsinho no Sport
105 jogos (de 10/12/2007 a 28/05/2009)
60 vitórias
22 empates
23 derrotas
64,1% de aproveitamento
3 títulos: 2 Estaduais (2008/2009) e 1 Copa do Brasil (2008)

Competições em 2018: Estadual, Copa do Brasil e Série A*
* Caso o Flamengo conquista a Sul-Americana, o leão herdaria a vaga

2 Replies to “Dez anos depois, Nelsinho Baptista inicia um novo trabalho no Sport. Com lastro?”

  1. O torcedor só não pode se iludir achando que reviverá um 2008. O futebol mudou. Naquela época os times que jogavam a libertadores não jogavam a Copa do Brasil. Além disso, clubes como Grêmio, Inter, Corinthians, Atlético-Mg, Chapecoense avançaram muito no profissionalismo e estrutura. Daqui para frente , será cada vez mais difícil um azarão vencer a Copa do Brasil.
    Fiz essa introdução para dizer que o Sport Recife, com atual elenco e estrutura é clube para campanhas intermediárias em qualquer competição nacional. Seja com Nelsinho, ou sem Nelsinho.

  2. pq só os site de vcs estão dizendo com tanta firmeza q o atraso salarial do clube é de dois meses,não vi isso em outro site,nois torcedores ficamos na dúvida,o presidente hj falou apenas em dois dias…e aí,sei q as fontes de vcs não podem ser reveladas,mais ao q parece é q essas fontes de vcs são da oposição do clube,posso estar errado,mais é o q acho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*