O curto prazo para o Sport decidir se joga ou não o Nordestão 2019. Sem resposta

Sport na Copa do Nordeste de 2019? Arte: Cassio Zirpoli/DP, via pixlr.com

A composição dos três representantes pernambucanos no Nordestão de 2019 será definida após a final do campeonato estadual, programada para 8 de abril de 2018. Entre os demais estaduais da região, apenas um não terminará nesta data. A exceção fica por conta do piauiense, com a final agendada para o dia 14. Além do cumprimento ao calendário do futebol nacional, há outro ponto importante: a seletiva da próxima Lampions, que começará dez dias depois (ou quatro para o representante do Piauí). É isso mesmo, a preliminar começará bem antes do fim o regional de 2018, que ainda estará nas quartas de final. São oito times, com o estado do Ceará sendo o único ausente na etapa, pois os seus dois classificados já estreiam na fase de grupos.

Vagas na seletiva da Copa do Nordeste:
AL – melhor rankeado, à parte do campeão estadual
BA – segundo melhor rankeado, à pare do campeão estadual
MA – melhor rankeado, à parte do campeão estadual
PB – melhor rankeado, à parte do campeão estadual
PE – segundo melhor rankeado, à pare do campeão estadual
PI – melhor rankeado, à parte do campeão estadual
RN – melhor rankeado, à parte do campeão estadual
SE – melhor rankeado, à parte do campeão estadual

No cenário local, a definição passa pela escolha do Sport. Explica-se: o clube é o melhor rankeado de PE e, por isso, já está no Nordestão 2019, inclusive à fase de grupos. Ocorre que mesmo classificado à última edição, na ocasião como campeão pernambucano, o leão desistiu de participar do regional de 2018. Como o pedido junto à CBF é anual, a direção rubro-negra teria que protocolar uma nova desistência. Fará? Pois isso afeta diretamente a lista da FPF, com outros dez candidatos – não por acaso, o Náutico, que ficara de fora, obteve a vaga em 2018 justamente na seletiva. Em 17 de fevereiro, após a eliminação na 2ª fase da Copa do Brasil, o presidente do Sport, Arnaldo Barros, afirmou o seguinte ao ser questionado se havia se arrependido da saída da Lampions (pois o clube só ficou com o Estadual e o Brasileiro):

“Arrependimento nenhum de ter largado a Copa do Nordeste. Para se ter ideia, em dois jogos disputados da Copa do Brasil ganhamos quase a mesma coisa da Copa do Nordeste inteira em 14 jogos. Ninguém tem bola de cristal. Se tivesse que tomar a mesma decisão (sobre a saída), tomaria de novo”

Pela desistência, o clube abriu mão de R$ 1 milhão pela fase de grupos.

A partir deste post, faltam 41 dias para a final estadual. Na prática, porém, o prazo leonino é bem menor, pois precisa protocolar num dia útil, com a resposta saindo também num dia útil – e a final local será num domingo. Fora o período de análise. Em 2017, o Sport formalizou a desistência em 30 de junho, junto à Liga do Nordeste, com a resposta da CBF saindo apenas em 7 de agosto, 38 dias depois. Sobre o novo impasse, o blog entrou em contato com o Sport, em busca do posicionamento do presidente. Através da assessoria, Arnaldo Barros comunicou que ‘não quer falar sobre o assunto’.

Sobre o posicionamento do mandatário:
1) Já ficou claro que Arnaldo manteria a sua decisão, considerando que o Nordestão não terá mudança estrutural alguma no próximo ano

2) O mandato de Arnaldo Barros acaba em dezembro de 2018. Logo, a sua decisão seria aplicada já no início do próximo biênio executivo (2019/2020)

Prazos:
06/04 – Último dia útil antes da decisão do Pernambucano de 2018
08/04 – O jogo de volta da decisão do Pernambucano de 2018
18/04 – O jogo de ida da seletiva da Copa do Nordeste de 2019
26/04 – O jogo de volta da seletiva da Copa do Nordeste de 2019

Rubro-negro, qual é a sua opinião sobre a presença do Sport no Nordestão de 2019?

  • Deve participar (76%, 1.383 Votes)
  • Não deve participar (21%, 378 Votes)
  • Em dúvida (4%, 65 Votes)

Total Voters: 1.826

Carregando ... Carregando ...

5 Replies to “O curto prazo para o Sport decidir se joga ou não o Nordestão 2019. Sem resposta”

  1. O QUE A MARIA BONITA LEAGUE PSGA não cobre nem as despesas do UNIQUE DE 87: além dos titulares e reservas, emburacou, também, MEDICO, FISIOTERAPEUTA, MASSAGISTA, NUTRICIONISTA, PDICOLOGO, PSIQUIATRA, ROUPEIRO, DENTISTA, MORDOMO, CONSELHEIRO ESPIRITUAL, CANTORES – músicas brega-romantica-blue-frevo-samba-camdoble, e ate caribenhas -, alem de cabeleireira, manicure, pedicure, boquetecure, acompanhantes espetaculares, massagistas familiar e erotica, etc., etc. FALA SERIO, Arnaldon ta correto or not? NAO IS ARROGANCIA, IS POUCA MUFUNFA OFERECIDA. PELO REI TUD!!!

  2. Maestro, o SPORT participaria de uma competição q desafia mais o lado técnico, Vitória, Bahia e Ceará como adversários, nem entro no “mérito financeiro” (embora acredite q é menos deficitário q o “EVANDRÃO”/GALETO #QUALIDADE) espero q o “querido” devolva-nos à competição. FORTE ABRAÇO, SOU SEU FÃ!

    Nota do blog

    Valeu pela atenção, Fábio! Um abraço.

  3. O presidente só considera premiação do campeonato como argumento. Mas e a renda dos jogos (quartas-de-final, semifinal e final)? Além do apelo da torcida, possibilidade de inscrição de mais jogadores para competição, etc?

  4. Como é que o déficit do pernambucano é maior apenas com viagens de onibus?
    Sempre vou a ilha em todos os jogos. Na Lampions alem de estádio vazio nas primeiras fazes, temos o clube viajando de avião + onibus, apenas com jornadas de 20 horas por trecho para se chegar no fim do mundo, prejudicando o desempenho em outras competições

    Nota do blog

    Thiago, só como informação: na Copa do Nordeste, as despesas com viagens e hospedagens são pagas pelos recursos da própria competição (26 pessoas na delegação).

  5. O pernambucano tem se mostrado muito mais deficitário do que o regional. Difícil entender a birra do presidente rubro negro com a Lampions. Por que não cumpre a promessa de colocar sub 20 no Estadual e valorizar a regional? Depois do fiasco desta temporada, ao ficar apenas com duas competições em disputa, o presidente não deve persistir com a teimosia. Menos arrogância, mais coerência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*