Evandro Carvalho desarticula o ofício da CBF e Sport ganha tempo para resposta sobre a participação no Nordestão 2019

Sport na Copa do Nordeste de 2019? Arte: Cassio Zirpoli/DP, via pixlr.com

O agendamento da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2019 para abril de 2018 antecipou bastante o prazo sobre a decisão do Sport acerca da participação na próxima edição, uma vez que o leão desistiu do torneio vigente – como havia alertado o blog. O jornalista Carlyle Paes Barreto, do Jornal do Commercio, trouxe a informação com a data máxima para o posicionamento do clube: 16 de março. O prazo foi dado pela CBF, num ofício encaminhado à FPF. Porém, na data específica, não haverá resposta… Não agora.

O documento foi protocolado em 7 de março e encaminhado à federação pernambucana de futebol. Em contato com o blog, o presidente da entidade, Evandro Carvalho, disse que o documento sequer chegou a ser validado na FPF, após um contato com a CBF. Ou seja, não foi repassado ao Sport e, nesta data, a exigência já teria sido revogada. Trechos da entrevista…

Evandro, você recebeu o ofício da CBF? Caso sim, repassou ao Sport?
“Eu estava no Rio de Janeiro, na CBF, quando soube dessa história. Na hora, mandei desconsiderar aqui (no Recife), porque não cabe o pedido de inclusão, só o de exclusão. Foi um erro de quem elaborou. Além disso, a indicação dos clubes participantes na Copa do Nordeste cabe às federações”

Então, o Sport não precisa responder se disputará o Nordestão de 2019?
“O Sport se desfiliou da Liga do Nordeste. Ele já está fora. Agora, tudo é uma questão de dinheiro. O Sport está buscando o que interessa a ele, que é um recurso maior. A Copa do Nordeste é um torneio particular, no qual a CBF só fornece as datas. Nenhum clube é obrigado a participar. E se o Sport quiser voltar, pode voltar, como classificado (pelo Ranking da CBF) e convidado da liga. Esse ofício não impediria isso”

Há razão para se esperar uma copa paralela ao Nordestão nessa saída?
“A Copa do Nordeste ficou enfraquecida com a saída da Globo. Ela (a copa) precisa de recursos para os próximos anos e, desse jeito, nem sei se chega em 2022 (último ano do acordo entre a Liga e a CBF, com direitos de TV junto ao Esporte Interativo). Sobre um outro torneio, não sei. É uma questão interna dos clubes, que sempre vão querer jogar o que for mais rentável” 

Nota do blog: de fato, não fazia sentido a CBF exigir a resposta prévia de apenas um clube sobre a participação, pois o pedido de desistência, para 2018, visava apenas um ano, sendo necessário protocolá-lo a cada edição. Sobre a resposta do Sport, embora o pleito do clube seja correto (a busca por cotas maiores), a saída isolada aponta um erro estratégico – sem tanto apoio da torcida, que já fez até petição pública pedindo a volta. A continuidade disso não teria lógica, influenciando inclusive no próximo mandato no clube.

Sobre a cota da Copa do Nordeste, confira um balanço das receitas aqui.

3 Replies to “Evandro Carvalho desarticula o ofício da CBF e Sport ganha tempo para resposta sobre a participação no Nordestão 2019”

  1. DEMOCRACIA, teima não, viiiiissse?! Não dá pra Biu LE UNIQUE DE 87 voltar pra MARIA BONITA LEAGUE. Conta simplória de se fazer. VEM COMIGO…!

    A arretada COMITIVA QUE ARNALDON LEVA PARA TODO E QUALQUER JOGO, IS FANTASTICA, NEM O BARCINHA IGUALA: *alem dos titulares, reservas, comissão técnica, massagista, segurancas, roupeiro, medico, nutricionista, psicólogo, dentista, geriatra (pra Magron) e psiquiatra, emburacam, também, UM PAI E MAE DE SANTO, UM CONTADOR DE PIADA, UM MORDOMO, COZINHEIRA E ASSISTENTE, CAMAREIRA-ARRUMADEIRA, eclético CANTOR DE BREGA-FREVO-MUSICAS CARIBENHAS, UM PASTOR DA UNIVERSAL, DELEGADO DE POLICIA, UM CONSELHEIRO ESPIRITUAL, UMA ASSISTENTE SOCIAL – pra Juninho -, CABELEREIRA, MANICURE, PEDICURE, BOQUETECURE, CAFUNECURE, 4 ACOMPANHANTES ESPETACULARES, 3 FACEIRAS MASSAGISTAS – familiar e erótica -, e SEMPRE Cabuloso, pra despertar a fidalga patota com seus suaves gritos. FALA SERIO, compensa? Nem HOMERACO concorda! Agorra, se EVANDRITO, da Federa, destinar parte da FORTUNA QUE ARRECADA ENRIBA DOS CLUBES PARTICIPANTES DO PINICO PERNAMBUCANO, aí vai dar. PELO UNIQUE DE 87, MAIOR DO NORDESTE, UMA RAZAO PARA VIVER, TUDO!!!

  2. Se algum torcedor do Sport quiser ajudar a recolher assinaturas físicas pro abaixo-assinado pedindo a volta à Copa do Nordeste, basta mandar um e-mail para democracianosport@gmail.com que a gente manda o formulário com a petição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*