1987: transitado em julgado (de novo)

Certidão do trânsito em julgado do caso do Brasileiro de 1987 no STF

A disputa judicial sobre o título de campeão brasileiro de futebol de 1987, após a vitória do Sport sobre o Guarani, na Ilha do Retiro, acabou às 10h41 de 16 de abril de 1999. A data precisa marca a baixa do processo de nº 00.0004055 no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com o trânsito em julgado. Ali, após onze anos nos tribunais, o rubro-negro pernambucano era confirmado como o único vencedor daquela conturbada competição.

Em 2011, como se sabe, o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, decidiu de forma administrativa, à parte da coisa julgada, declarar dois campeões de 87, Sport e Flamengo. E lá foi o leão ter que lutar mais uma vez pelos seus direitos, provocando novamente a justiça. Passados sete anos, com o caso indo da 10ª Vara da Justiça Federal até o Supremo Tribunal Federal, a esfera máxima, mais um caso termina transitado em julgado a favor do Sport, com a baixa dos autos no STF em 16 de março de 2018 (acima), um dia após o fim do prazo recursal aos cariocas sobre o recurso extraordinário de nº 881.864.

Na justiça brasileira, não há mais o que discutir acerca do título do Sport.

A lista oficial de campeões brasileiros (1959-2017)
9 – Palmeiras
8 – Santos
7 – Corinthians
6 – São Paulo
5 – Flamengo
4 – Cruzeiro, Fluminense e Vasco
3 – Internacional
2 – Bahia, Botafogo e Grêmio
1 – Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Guarani e Sport

3 Replies to “1987: transitado em julgado (de novo)”

  1. O SELECA CRACACO VITTUOSE-DIFERENCIADO MEGADIEGUITO SHOUZA e o Príncipe ANDREZITO estiveram a serviço do UNIQUE DE 87, só
    o engrandeceram, gaita mais do que merecida. SEMPRE GOLEANDO, ALEM DE ASSISTENCIAS ESPETACULARRS, FARTAMENTE. Evitaram que, por duas vezes, o MAIOR DO NORDESTE emburacam na SEGUNDELA. AMBOS GOLEANDO, em vão. A DEFESA NUM MAIOR BAGACO, ABRINDO OS CAMBITOS PARA OS ADVERSARIOS. Conclusão ASSOMBROSAMENTE simples e logica.: não existe time que avance e ganhe algo,, com a cozinha sempre as disposição do inimigo, servindo-lhe ate farto manjar AGORRA, vem O BOM: alguns *ILUMINADOS* dessa provinciana imprensa local, ABUNDAM de críticas, achando QUE AMBOS POUCO FIZERAM, nunca ganharam nada nesses três últimos anos. IS UMA VISAO DE jornalistas meia boquete, verdadeiros pernetas. PARA ELES, PELO QUE GANHAVAM, TERIAM QUE SER CAMPEOES, OBRIGATORIAMENTE. Como RACIOCINAM abestadamente! Nem com NEYMARETE, o LEAO conseguiria ir mais além. EM QUE TIME DA VIA LACTEA apenas DOIS DIFERENCIADOS conseguem encaçapar títulos, PRINCIPALMENTE, QUANDO ENCHEM AS REDES ADVERSARIAS, MAS AS SUAS SAO TRIPLICAMENTE ARROMBADAS.
    RECICLAGEM E ATUALIZACAO aa disposição. A RADIO FOICE AFIADA DE BELO JARDIM escancarada, esperando-os. UM DIA APRENDERAO, nem que seja na PRKXIMA ENCARNACAO (pelo menos para os que acreditam nela), garante CABULOSO.
    Na verdade, QUEREM IS APARECER. É conseguem. FALAR DO e SOBRE O Rei, da audiência, APARECEM MESMO.
    QUANTO a ZE PINTINHO, tá totalmente superado, adora falar mal do SPORT ESPETACULAR – tambem para aparecer -, buscando so notícias desfavoraveis. IS UM EX-DIRIGENTE SEM VEZ NA ILHA, atolado em recalques, envergonhado, NAO PASSA NEM POR NEMHUMA beirada DO SOLO SAGRADO. Sua maior frustracao reside no fato de NAO TER CONSEGUIDO ENCHER AS PISCINAS DO PARQUE AQUATICO LEONINO de gonorreia, COMO, OUTRORA, AMEACOU FAZE-LO. Passou seu tempo de aposentar-se, e nem desconfia! POR TODOS OS VERDADEIROSEONINOS DA ILHA TUDO!!!

  2. Complemento do post [1]

    Aproveitando o tema, segue a tuitada com informações sobre o livro que escrevi com Andre Gallindo (1987 – De fato, de direito e de cabeça).

    Ainda está na 1ª edição. Se a 2ª sair (tomara), essa data (16/03/2018) estará no ‘extra’ sobre a cronologia jurídica.

    –> https://twitter.com/Cassito_Z/status/938139882454704128

    Complemento do post [2]

    Sobre a lista de campeões, caso a observação seja apenas sobre os títulos da Série A, entre 1971 e 2017, o ranking é o seguinte:

    7 – Corinthians
    6 – São Paulo
    5 – Flamengo e Palmeiras
    4 – Vasco
    3 – Cruzeiro, Fluminense e Inter
    2 – Grêmio e Santos
    1 – Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Coritiba, Guarani e Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*