Sem jogar bem, mas com espírito de decisão, Sport fica pertinho do tri regional

Copa do Nordeste 2014, final, Sport 2x0 Ceará. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

O Sport atuou com garra e determinação tática durante os noventa minutos, mas mesmo assim viu o Ceará ser superior em campo. Não no placar.

Esbanjando eficiência, algo crucial numa decisão, com um espírito determinante – nos titulares e no público presente -, o time pernambucano fez 2 x 0 e abriu uma vantagem considerável para a finalíssima da Copa do Nordeste, em Fortaleza, dentro de uma semana.

Curiosamente, o placar foi o mesmo estabelecido pelo clube nas quartas de final e semifinal do regional… Sem sofrer gols em casa, algo vital.

Nesta quarta, de fato, o primeiro tempo correspondeu à expectativa acerca dos finalistas. Era a melhor defesa contra o melhor ataque. Bem postados na zaga, os rubro-negros mantiveram o plano executado as apresentações anteriores.

Já o Ceará mostrou desenvoltura, tocando muito bem a bola e aproveitando a técnica de jogadores como Souza, Ricardinho e Magno Alves. Incomodou, buscando espaço. No contragolpe, o Leão visava, claro, Neto Baiano.

Copa do Nordeste 2014, final, Sport 2x0 Ceará. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Em grande fase, o centroavante leonino precisou de uma boa bola para abrir o placar, com apenas dez minutos de bola rolando. Após bom lançamento de Ananias, matou no peito e finalizou com consciêcia, deslocando o goleiro.

Enquanto isso, os atacantes alvinegros paravam em Magrão, com duas ótimas defesas na primeira etapa, fora as bolas passando rente à trave.

Os dois times voltaram o intervalo com as mesmas formações. Chegando a 58% de posse de bola, o Vozão seguiu fazendo uma boa partida. Já o Sport afrouxou a marcação, só correndo atrás da bola. O cenário estava complicado.

Encurralado, perdendo o meio de campo, Eduardo Batista acionou Danilo no lugar de Érico Júnior, aos 23. O panorama começou a mudar ali. Instantes depois, Rithelly entrou no lugar de Ailton. O objetivo era aumentar o volume de jogo e, sobretudo, a pegada. Conseguiu ambos.

A dez minutos do fim, o volante João Marcos recebeu o segundo amarelo, deixando o Ceará com um a menos. Enfim, o Sport se recompôs, alcançando o segundo e importantíssimo gol. Aos 41, Danilo completou um cruzamento.

Um resultado festejado, com a torcida em peso na Ilha do Retiro.

Copa do Nordeste 2014, final, Sport 2x0 Ceará. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Copa América novamente em espanhol, versão Chile. Em português, só em 2019

Lema oficial da Copa América de 2015, no Chile. Crédito: divulgação

Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olimpíada 2016. Uma sequência incrível de torneios de grande porte, todos no Brasil. No cronograma original ainda haveria mais uma competição, a Copa América de 2015.

Devido à overdose, a Copa América acabou sendo repassada pela CBF, para evitar uma desvalorização, caso comparada aos demais eventos.

Assim, o Brasil será a sede do torneio em 2019. Trocou de lugar com o Chile.

Além dos dez membros da Conmebol, também foram convidados México e Japão. As partidas serão disputadas em oito cidade: Santiago, Antofagasta, La Serena, Valparaíso, Viña del Mar, Concepción, Temuco e Rancagua.

Foram apresentados o logotipo oficial, o lema (“el corazón del fútbol”) e os meios de comunicação: site oficial, página no facebook e perfil no twitter.

Vale lembrar que a competição sul-americana completará um século em 2016. Por isso, haverá uma edição especial, nos Estados Uidos (veja aqui).

Espanhol, inglês… Português, só em 2019.