Libertadores 1968 / Sul-americana 2013

Agora sim, novamente classificado a um torneio internacional da Conmebol. A Copa Sul-americana desta temporada será a segunda participação da história do Náutico em um torneio além da fronteira brasileira.

Repete o pioneirismo pernambucano na Taça Libertadores da América de 1968. Naquele ano, o Timbu integrou o grupo 5, ao lado de Palmeiras e dos representantes venezuelanos, Deportivo Portugués e Deportivo Galícia.

No campo, o Náutico venceu dois jogos, empatou dois e perdeu outros dois. Teria se classificado à segunda fase da disputa continental. Teria. Um erro inacreditável na compreensão do regulamento eliminou o Alvirrubro.

Na quinta rodada, numa Ilha do Retiro com 7.919 torcedores, o Náutico venceu o Portugués por 3 x 2. Oficialmente, derrota por 1 x 0. Isso porque o time perdeu os pontos por ter feito duas substituições.

O regulamento da Fifa permitia isso. A fórmula da Libertadores também permitia duas mudanças, desde que uma fosse o goleiro. No caso, foram dois jogadores de linha que entraram. Pior, a delegação venezuelana chegou a advertir os alvirrubros, como relata a edição do Diario de Pernambuco na época.

Confira as imagens dos jogos do Timbu na Libertadores, do arquivo do Diario. Nota-se que a produção noturna era um empecilho na época.

21/01 – Náutico 1 x 3 Palmeiras, na Ilha do Retiro, com 8.004 pagantes

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Náutico 1 x 3 Palmeiras. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

27/01 – Deportivo Portugués 1 x 1 Náutico. Ivan Brondi empatou para o Timbu

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Deportivo Portugués 1 x 1 Náutico. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

31/01 – Deportivo Galicia 2 x 1 Náutico. O 2º gol do Galicia foi irregular

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Deportivo Galicia 2 x 1 Náutico. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

11/02 – Náutico 1 x 0 Deportivo Galicia, com 7.302 pessoas. Nino marcou.

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Náutico 1 x 0 Deportivo Galicia. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

14/02 – Náutico 3 x 2 Deportivo Portugués* (0 x 1, o placar oficial)

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Náutico 3 x 2 Deportivo Portugués (placar oficial, Náutico 0x1). Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

03/03 – Palmeiras 0 x 0 Náutico. O ponta direita Miruca teve um gol anulado.

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Palmeiras 0 x 0 Náutico. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

22 Replies to “Libertadores 1968 / Sul-americana 2013”

  1. Esse post foi um achado… kkkkk O naútico ainda achava que iria jogar sozinho a sulamericana… kkkkkkkkkkk

  2. Cássio, bom dia.

    Estava procurando as fichas dos jogos do Sport na Libertadores de 1988 e não consegui encontrar.

    Será que você não tem fácil? Tava querendo deixar registrado o Elenco que jogou naquele ano nessa competição.

    Muito obrigado e fico no aguardo com ansiedade.

    consegui somente os jogos contra o guarani.

  3. Cade os Alvi-Rubros que comentaram aqui?

    Gostaria muito de saber. pessoal. COmentem mais. Riem mais. Tirem mais onda. Sejam mais pioneiros.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    XAU!

    MAGRAAAAAAAOOOOOOOOOUMMMMMM

  4. CLASSIFICAR É JOGAR? O QUE VAI FICAR REGISTRADO É QUE O TIMBA JOGOU A SULAMERICANA, E É REALMENTE O PIONEIRO DESSA COMPETIÇÃO, SE DUAS PARTIDAS OU MAIS É DETALHE. É UMA SULAMERICANA. VCS RUBRONECAS PODEM INVENTAR O QUE QUISEREM, É PURA INVEJA E DESPEITA.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Por dois motivos a Barbie fez as duas substituições de linha de propósito para ser logo eliminado:
    1 – não tinha dinheiro para viajar ao exterior
    2- Não queria passar maiores vergonhas

  6. EL CAMPEÓN-87 -MANIA DE SER CAMPEÃO TAMBÉM NO BASQUETE, O FOLGADO E CABULOSO E TRINACIONAL E TETRANORDESTE!!! no dia disse:

    ** BARBIE HEXAPINICO COM DÚVIDA ASSOMBROSA QUANTO SUA PARTICIAÇÃO DA SULA ** ZIRPOLIZINHO, por debaixo da saia da barbie DÚVIDA ATROZ: o Presidente barbete BERILO – ante situação MEGAHUMILHANTE DO ATUAL FUTEBOL DE QUINTA PRATICADO NO CHIQUEIRINHO RÓSEO, assombrado pela DECEPÇÃO CERTEIRA que advirá caso participe da competição, está inclinado a TRANSFERIR A VAGA para a tripa, sua prima pobre e inseparável, já aceita festivamente. Inclusive, com a anuência total do seu Vice de Futebol, o magnifico KUKI.

    Sabedores desta possibilidade iminente, graciosa e assombrosamente alucinante, ZÉ DAS NEVES e NETINHO não entendem oportunidade MAIS ESPETACULAR para fazer FORTUNA. Quando jogar, por exemplo, no Paraguai, A DUPLA DIRETIVA GOGUENTA já com tudo planejado: CARRETAÇA ABARROTADA DE MUAMBA PARTIRÁ DO PARAGUAI COM DESTINO AO CAMELÓDROMO DO ARRUDA DA FANTASIA, localizado às margens do CANAL *MEGACHEIROSO.* Vislumbram o GOGOBANK abarrotado de LASKAS-EUROS-DÓLARES.

    Para o MAIOR DO NORDESTE, MANIA DE PARTICIPAR DE LIBERTADORES, Sul-Americana não passa de UMA SEGUNDA DIVISÃO DAS AMÉRICAS.

    PELO ÚNICO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DO NORDESTE BRASILEIRO, MANIA DE SER UM PAPA-TAÇAS VERDE-AMARELO TAMBÉM NO BASQUETE, O TRINACIONAL E TETRANORDESTE, O MAGNÍFICO PAPI DA REGIÃO, TEM BREVE COM A MAIS A MEGA-ARENA SPORT ALUCINANTE, QUE SERÁ A MAIS COMPLETA DO PAÍS, UMA DAS MAIS FANTÁSTICAS DO PLANETA, ALÉM DE UMA DAS DEZ MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO, TUDAÇO!!!

  7. SÓ PARA CONSTA AI PARA O RENATO MASCARENHAS, O NÁUTICO TEM 22 TITULOS ESTADUAIS.

    NÁUTICO SEMPRE!!!!!!

  8. Enquanto uns são “pioneiros” em participar, o Sport é o PRIMEIRO E ÚNICO A CONQUISTAR.

    Copa do Nordeste, Brasileiro e Copa do Brasil. Ainda tem os esportes olímpicos: Basquete, Vôlei, Futsal, Natação, Tênis de Mesa e Hóquei, todos com títulos nacionais e internacionais.

  9. Fala d+++ mais titulo q é Bom não tem né André? Já o SPORT tem Series A,B, Copa do brasil,cair ou está na serie A são acontecimentos frequentes no Brasil , agora torce muito para q a Barbie se saia Bem pq do Jeito q vc fala parece q as Barbies são os melhores de PE ( A esqueci 10 anos sem titulo) T.T chora q é melhor e fala +++ enquanto Meu Sport faz vcs só falam *-*. Toma tino e ganha algo pra variar T.T !!!! Ninguém ala dos 5 Estaduais seguidos, Copa do brasil de 2008 T.T eu pelo menos tenho o q falar do meu time e vc? 12 títulos estaduais e ainda quer ser o melhor de Pernambuco? o.O se liga meu !!! Será q vcs ainda conseguem em mais de 100 anos de existencia chegar a pelo menos 20 títulos? Duvido muito… Presta atenção no q fala antes de falar asneiras oks .. Abraços e vê se passa pra inal em, pq quero ganhar em cima de vcs ok, abraços aos RUBRO-NEGROS PELO SPORT TUDO !!!!

  10. NÁUTICO PRIMEIRO TIME DE PERNAMBUCO NA SUL-AMERICANA, O POPOTI PODE ATÉ TER SE CLASSIFICADO, MAIS NÃO JOGOU, ENTÃO, NÃO PARTICIPOU.

    INCRÍVEL NÁUTICO PIONEIRO NA LIBERTADORES COMO O PRIMEIRO DO NORDESTE A PARTICIPA DA LIBERTADORES E AGORA O PRIMEIRO A PARTICIPA DA SUL-AMERICANA.

    NÁUTICO SEMPRE!!!!!!!!

  11. É CHATO DIZER PQ ISSO INCOMODA MUITA GENTE MAS É FATO: O ELITIZADO CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE ÚNICO REPRESENTANTE DE PERNAMBUCO NA SÉRIE A e SUL AMERICANA AINDA QUE SEJA POR DOIS JOGOS NÃO TEM O QUE DISCUTIR… O RESTO QUE VIER É LUCRO… O ALÉM DISSO É INTRIGA DE OPOSIÇÃO. HÁHÁ chora! Avante Timbu!!!

  12. Então a ILHA do RETIRO é mesmo o estádio histórico do Nordeste. Única partida de Copa do Mundo, três libertadores, além de três títulos nacionais e uma Copa do Nordeste.

  13. Agora é esperar a definição dos outros times, acredito que o lado bom dessa regra da CBF, seja que muitos times fortes irão passar das oitavas da copa do Brasil, assim as equipes da sulamericana serão mais fracas, o Náutico deve focar na Copa sulamericana, muito mais importante que a copa do Brasil… O cara no primeiro comentário, disse que o Sport foi o primeiro a participar da sulamericana, mesmo sem ter jogado? Normal, para uma torcida que pensa que venceu a série A jogando a série B, engraçado como a torcida do Sport só fala do Náutico na copa sulamericana, se é fase nacional ou não, vivem em função do Náutico… Parabéns à diretoria, Náutico na série A e numa competição internacional, tudo isso deveria ser normal, mas o clube foi mal administrado por anos, o trabalho de verdade começa agora

  14. Sou Alvirrubro, do interior. Minha cidade, diferente de Recife, não exporta g que moram no Arruda para o BBB, esse programinha típico de classe C e B- (B menos).

    Quando chego aí na capital, tomo todos os cuidados para não ser assaltado, jamais viajo praí de noite, só pro Litoral Sul.

    Faço questão de dizer a todo mundo que chega na minha casa fim de ano: evitem ir para o Recife, um cidade cheia de cheira-colas e drogados vagando pelas ruas e flanelinhas descarados.

    Não é à toa que apelidei a capital pernambucana de:

    “A Capital Brasileira dos Trombadinhas”.

    E o gozado é que muitos estão vestidos com a camisa rubroneca ou, ainda, triconeca.

    Os próprios torcedores do Sport e Santa roubam a torcida na saída, até numa rádio da Paraíba tavam tirando onda. Que beleza!

    A do Santa tem marginal roubando dos outros camisa oficial. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Por isso digo, disso os paraibanos não falam na rádio, nem zoam do Náutico, conheço muitos que torcem pro Fla, Flu e são simpatizantes do Náutico em PE porque nos Aflitos a falta de educação é menor do que nos outros clubes com perfil de classe C, C-, D e E.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Rubronecas, vão montar mais um timinho de menina, montem um agora de vôley. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    SUPERLIGA MASCULINA e
    NBB MASCULINA, vcs não tem grana pra comprar um franquia.

    Vão ficar na B de novo e a cota da tv vai diminuir pela metade.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. Que eu saiba a maior torcida G de PE é a do Sport, até o mascotinho Leona tava na Metróple. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Outra: o Sport nao é maior torcida, então deve ter a maior torcida g da cidade disparada. Faz uma pesquisa na Parada G do Recife, essa tua cidade que exporta g para o BBB, este programinha bosta de público classe C.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Outra: a 2ª maior deve ser a do Santa, onde tem pobre, tem g, Nada combina mais.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Alvirosa, deixa de ser doente! Tu vai tomar vara na Sul-americana e não vai enfrentar um time de fora KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Chega dá pena. Coloca uma estrela no peito pela participação…

  18. NÁUTICO, o clube de PE com mais participações nos últimos 10 anos na Série A. Hegemonia atual.

    COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS:
    Náutico – 2 (Libertadores e Sulamericana)
    Sport: 2
    Santa: 0

    SÉRIE A:
    Náutico – Vice-Brasileiro de 1967 (5 semifinais)
    Santa – 1 semifinal

    COPA DO BRASIL
    Náutico – 1 semifinal de Copa do Brasil
    Santa – Nunca passou da 3ª fase

    RANKING DA CBF:
    Náutico: 22° (será o primeiro de PE ao final do ano, entre 16º e 18º)
    Santa: 48º

    PARTICIPAÇÕES NA SÉRIE A:
    Náutico : 35 (16º colocado nesse critério e entre os 20)
    Sport: 35
    Santa: menos participações na Série A, antes mesmo da unificação.

    ÚLTIMOS 8 ANOS NA SÉRIE A (ATUALIDADE):
    Náutico: 5 participações
    Sport: 4
    Santa: 1

    A nível de competições nacionais, o Santa é um América de Natal. Hoje bem pior que um América SÉRIE B de Natal.

    NÁUTICO = QUE VENHA A REDENÇÃO NO PERNAMBUCANO, SULAMERICANA E BRASILEIRÃO.

  19. Caros amigos rubronegros,

    O Náutico está na Sulamericana, independentemente de passar da 1ª fase. O que aconteceria é que ele não passou da fase nacional, se perder, somente isso.

    Náutico:

    Pioneiro na Libertadores de 1969, junto com o Palmeiras.
    Pioneiro na Sulamericana 2013.

    Outra: se o Sport fosse pra Sulamericana não disputaria Libertadores. Ele foi obrigado a disputar a Liberta. Enfim, o Sport fez e só poderia fazer até hoje 2 participações em competições nacionais, igual ao Náutico, que é o clube de PE com mais participações nos últimos 10 anos entre os clubes pernambucanos.

  20. Luiz,

    Você tem toda razão. De fato, seria um confronto brasileiro. Porém, seria com a chancela internacional, com os jogos Náutico x Palmeiras na Libertadores 1968, Sport x Guarani em 1988 e Sport x Palmeiras (4 vezes!) em 2009. Abraço!

  21. COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS:
    Náutico – 2 (Libertadores e Sulamericana)
    Sport: 2
    Santa: 0

    SÉRIE A:
    Náutico – Vice-Brasileiro de 1967 (5 semifinais)
    Santa – 1 semifinal

    COPA DO BRASIL
    Náutico – 1 semifinal de Copa do Brasil
    Santa – Nunca passou da 3ª fase

    RANKING DA CBF:
    Náutico: 22° (será o primeiro de PE ao final do ano, entre 16º e 18º)
    Santa: 48º

    PARTICIPAÇÕES NA SÉRIE A:
    Náutico : 35 (16º colocado nesse critério e entre os 20)
    Sport: 35
    Santa: menos participações na Série A, antes mesmo da unificação.

    ÚLTIMOS 8 ANOS NA SÉRIE A (ATUALIDADE):
    Náutico: 5 participações
    Sport: 4
    Santa: 1

    A nível de competições nacionais, o Santa é um América de Natal. Hoje bem pior que um América SÉRIE B de Natal.

    NÁUTICO = QUE VENHA A REDENÇÃO NO PERNAMBUCANO, SULAMERICANA E BRASILEIRÃO.

  22. Cassio,
    Em 2008 o Sport se classificou para libertadores (via copa do BR) e pra sula (via BR); mas nao jogou por causa do regulamento que nao permite jogar as 2 competicoes no mesmo ano …mas como pionerismo, seria do Sport (em termos de estar habilitado pra jogar).

    Sobre a parte “fora das fronteiras” ainda nao é uma garantia, até porque na Sula é assim:

    Total: 46 clubes + campeao (entra na 3a fase) – Sempre em mata-mata

    1a Fase: 32 clubes (todos menos BRA e ARG) (passam 16)

    2a fase: 8 BRA entre si(passam 4) ; 6 ARG entre si (passam 3) ; 16 fase anterior (passam)
    **nautico esta nessa fase

    3a fase: Oitavas… campeao2012 + 4 BRA + 3 ARG + 8 — agora, tudo misturado

    4as fase: quartas…e assim por diante

    Campeao: Tem vaga na LIBERTA de 2014 e “toma” a vaga do 4o colocado da SerieA se o campeao nao tiver ja garantido na Libertadores.

    Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*