Exemplo econômico da geral

Loja virtual Viva Futebol

O blog já havia tocado no assunto.

Negociações em bloco entre os clubes, apesar da rivalidade…

Em 22 de janeiro foi publicado o post “Cultura do caranguejo”, mostrando o motivo para esse tipo de negociação envolvendo as principais forças do futebol não evoluir em Pernambuco. Relembre AQUI.

Então, eis o exemplo que as próprias torcidas do trio do Recife vêm dando.

E ganhando dinheiro com isso, é claro.

Os sites SportNet, Timbunet e Loucos pelo Santa se juntaram para criar o “Viva Futebol”, uma loja virtual com produtos das três torcidas virtuais.

São dezenas de produtos licenciados, com as respectivas marcas, de camisas sociais a bugigangas com as cores dos times.

Isso tudo com vendas parceladas, descontos, promoções sistemáticas…

Uma aula de marketing que vem de fora para dentro.

Para entrar no site Viva Futebol, clique AQUI.

Capítulo 499

Ilha do Retiro e bola oficial do Pernambucano de 2011. Foto: Sport/divulgação

Ilha do Retiro, domingo, 16h.

Sport x Náutico, o terceiro clássico mais antigo do Brasil.

O duelo iniciado em 1909 tem neste capítulo 499 o primeiro choque em busca do hexacampeonato pernambucano em 2011. Do luxo e da obsessão.

Confronto digno do Clássico dos Clássicos.

498 jogos
193 vitórias do Sport (690 gols)
167 vitórias do Náutico (640 gols)
137 empates
1 jogo de placar desconhecido (disputado em 1931)

Fonte: pesquisador Carlos Celso Cordeiro.

Em tempo: o jogo de número 500 será em 17 de abril, nos Aflitos.

Saiba porque o Diario de Pernambuco não considera os jogos do Torneio Início no retrospecto do clássico clicando AQUI.

Série BMG

Alguns dos clubes patrocinados pela Coca-Cola na década de 1980

No final da década de 1980, a Coca-Cola patrocinou quase todos os clubes do Campeonato Brasileiro. A marca da gigante dos refrigerantes era quase onipresente na TV. A sua imagem ficou associada ao futebol.

Mais de 20 anos depois, outra empresa segue no mesmo rumo, mas com um projeto ainda mais ligado ao futebol. E com cifras maiores.

Entre os quatro principais mercados (SP, RJ, RS e MG), o banco BMG, com a sua logomarca que cobre boa parte dos uniformes dos clubes, só não está presente, ainda, na dupla Gre-Nal. Como nota-se acima, a Coca-Cola conseguiu isso.

Porém, o BMG caminha para esse mercado também. Aguarde.

Nesta sexta, mais um time entrou na lista. O Santos, atual campeão da Copa do Brasil, assinou um contrato de patrocínio de aproximadamente R$ 18 milhões por ano.

O Peixe se tornou o 19º clube patrocinado pela empresa, incluindo os pernambucanos Sport e Santa Cruz. O time de Neymar e Ganso é o 10º time da BMG na Série A de 2011.

Ou seja, 50% do Brasileirão deste ano terá a marca da empresa estampada na camisa.

Das 13 maiores torcidas do país, segundo o Ibope, o BMG patrocina 8 clubes, que representam 81,3 milhões de torcedores, ou 42,6% da população brasileira (veja AQUI).

A soma de cotas passa de R$ 100 milhões por ano. Confira os clubes patrocinados: Flamengo, Vasco, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, América/MG, Bahia, Coritiba,  Atlético-GO, Sport, Santa Cruz, Botafogo/SP, São Bernardo/SP, Pelotas/RS, Brasil de Pelotas/RS, Rio Branco/ES, Uberaba/MG e Itumbiara/GO.

O banco, administrado pelo empresário mineiro Ricardo Guimarães, ex-presidente do Galo, passou a investir forte no futebol a partir de 2008. Em vários clubes, inclusive no Sport, o investimento vai além da receita da camisa, passando a parcerias, com a contratação de atletas. Exatamente por isso, é preciso rigor na fiscalização.

Mais um clube e seria possível promover um torneio à parte… Monopólio?

Alguns dos clubes patrocinados pelo BMG em 2011

Meio milhão

O público total do Campeonato Pernambucano de 2011 chegou a 505.896 torcedores em 60 jogos, com média de 8.431, segundos dados da FPF (veja AQUI).

Divisão do público: pagante 47,65%, não pagante 6,84%, Todos com a Nota 45,50%.

Evolução da média de público do #PE2011: 7.830 (6ª), 8.062 (7ª), 8.115 (8ª), 8.456 (9ª) e 8.431 (10ª). A renda líquida chegou a R$ 3.394.203, com média de R$ 56.570.

Agora, a batalha das arquibancadas. O blog recebeu mensagens de torcedores dos três times solicitando, além da média de público, um dado à parte, considerando apenas as médias em jogos contra clubes intermediários, desconsiderando o borderô do clássico.

1º) Santa (5 jogos)
FPF Total: 136.176
Média: 27.235
Contra intermediários (4 ) – T: 90.555 / M: 22.638

2º) Sport (4 jogos, sem clássico)
Total: 90.331
Média: 22.582

3º) Náutico (6 jogos)
Total: 71.341
Média: 11.890
Contra intermediários (5) – T: 53.229 / M: 10.645

4º) Central (5 jogos)
Total: 42.264
Média: 8.452

Médias dos grandes apenas contra intermediários em 2010: Sport (14.177), Santa Cruz (13.479) e Náutio (12.103)

História simbólica

Rodovia BR-232

O estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, poderá marcar um resultado histórico no futebol pernambucano do domingo. Já era hora…

Diante da Acadêmica Vitória, o Central tem tudo para conquistar, ainda que de forma simbólica, o título do primeiro turno do Estadual (veja os campeões AQUI).

Com 7 vitórias em 10 jogos, a Patativa já gastou R$ 44 mil em “bichos”!

Na prática, acabar a primeira metade da competição na 1ª colocação não vai garantir vaga na decisão. Até dois anos atrás, esse status dava uma vaga na finalíssima.

Desde 1937, quando a Patativa se tornou o primeiro clube do interior a participar do Campeonato Pernambucano, logo no primeiro ano do profissionalismo local, nunca um time do interior ganhou um turno. Caso único do Nordeste.

Saindo pela BR-232, ainda é inédito…

Abaixo, as melhores colocações dos clubes intermediários nos turnos do Estadual nos últimos dez anos. Na ordem, os melhores no primeiro e segundo turnos:

2001 – Porto (4º) e Central (4º)
2002 – Central (4º) e Intercontinental (4º)
2003 – AGA (3º), AGA (vice) e AGA (3º)*
2004 – Itacuruba (4º) e Itacuruba (4º)
2005 – Serrano (vice) e Itacuruba (4º)
2006 – Ypiranga (vice) e Ypiranga (3º)
2006 – Porto (vice) e Central (vice)
2008 – Ypiranga (3º) e Central (vice)
2009 – Porto (4º) e Salgueiro (4º)
2010 – Cabense (vice) e Central (4º)

* Em 2003, o Pernambucano teve três turnos.

Os destaques e os “não” destaques do PE2011

Estádio-privada... O futebol li não é dos melhores!No domingo, o Campeonato Pernambucano de 2011 chegará a 50% dos jogos da primeira fase, ou 66 partidas.

Tempo suficiente para uma avaliação prévia da competição, recheada com 12 clubes.

Qual é o melhor time até o momento?

E o craque da hora…?

Algum goleiro de destaque?

O G4 atual da classificação deverá se consolidar após 22 rodadas?

Qual foi a maior besteira que o seu time cometeu até aqui? É possível “limpar” a situação e seguir em frente?

Respostas do blog às quatro primeiras questões do post: Central, Thiago Cunha, Tiago Cardoso e não.

Fora do G4, consolação?

Binóculo

O título da Taça do Interior de Pernambuco foi criado em 2010.

A competição “secreta” está inserida dentro do próprio campeonato estadual.

Eis o regulamento da FPF (veja AQUI):

O TROFÉU “CAMPEÃO DO INTERIOR“

Art. 11º Ao término da primeira fase da Competição, as Associações classificadas do 5º ao 8º lugar disputarão o Troféu Campeão do Interior.

Parágrafo Primeiro: Não disputarão este Troféu as Associações que estejam localizadas na cidade do Recife.

Parágrafo Segundo: Caso alguma Associação classificada entre o 5º e 8º lugar e que tenha como sede à cidade do Recife, a mesma será substituída, obedecendo à sequência da classificação até preenchimento das vagas definidas, até a 10ª colocada na Competição.

Portanto, foi só um lembrete…

Em 7º lugar após dez rodadas, o Sport está a sete pontos do G4. Ainda que em tom de gozação, surgiu a especulação sobre a possibilidade dessa disputa de consolação.

A dúvida tem até algum sentido, pois os times pequenos que se classificam à fase final do Estadual não disputam o título do interior, ainda que tenham resultados melhores.

Em 2010, Central foi o único intermediário na semifinal. Porém, ficou fora da Taça do Interior, vencida pelo Salgueiro. A FPF deveria arrumar uma solução para esse impasse.

Ranking dos pênaltis e dos cartões vermelhos (10)

Foram apenas dois pênaltis marcados na quarta-feira, ambos no Chapadão do Araripe, a favor Araripina. Assim, confira os dados da 10ª rodada do #PE2011. Após algumas rodadas, finalmente alguém foi expulso em jogos envolvendo os grandes. Aconteceu nos Aflitos. O atleta vestia o uniforme alviverde.

Pênaltis a favor (18)
4 pênaltis – Araripina
3 pênaltis – Náutico, Central e Santa Cruz
2 pênaltis – Porto e Cabense
1 pênalti – Petrolina

Pênaltis cometidos
4 pênaltis – Porto e Petrolina
2 pênaltis – Vitória, América e Ypiranga
1 pênalti – Náutico, Araripina, Santa Cruz e Cabense

Observações
Santa Cruz desperdiçou 1 pênalti
Porto perdeu 1 penalidade e defendeu 1 cobrança
Araripina perdeu 2 penalidades
Cabense perdeu 2 penalidade
América defendeu 1 cobrança
Vitória defendeu 1  cobrança
Ypiranga defendeu 1 cobrança
Petrolina defendeu 1 cobrança
Náutico desperdiçou 1 cobrança e defendeu 1 cobrança

Cartões vermelhos (só para os grandes)

1º) Náutico – 5 adversários expulsos e 2 jogadores expulsos
2º) Santa Cruz – 3 adversários expulsos e 2 jogadores expulsos
3º) Sport – 1 adversário expulso

De volta à origem

Filme - A Origem

O Uruguai é conhecido como Celeste Olímpica pelo sucesso antes mesmo da criação do Mundial, com as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928.

Não por acaso, o escudo da Asociación Uruguya de Fútbol (AUF) tem quatro estrelas. Para eles, um tetra legítimo. Se o resto do mundo não pensa assim, azar o do mundo, costumam dizer os moradores da República Oriental do Uruguai.

A última participação olímpica do país foi justamente em 1928…

O hiato vai acabar em 2012, em Londres.

Ainda na quarta-feira, o time sub-20 do Uruguai venceu a Argentina, atual bicampeã olímpica, por 1 x 0 , no Pré-Olímpico do Peru e garantiu a sua vaga.

A Celeste está de volta à sua verdadeira casa depois de 84 anos…

Olimpíada de 1924, em Paris (estádio Colombes): Uruguai 3 x 0 Suíça:

Olimpíada de 1928, em Amsterdã (estádio Olympisch): Uruguai 2 x 1 Argentina: