Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Rubenita aproveitou o momento favorável para fazer uma especialização na área de coaching – Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Áreas profissionais

Profissionais apontam as carreiras que estão em alta para este ano, sem descartar as tradicionais, como direito e engenharia. Tecnologia mantém boas persctivas, como também a área esportiva

Mesmo com a crise econômica, carreiras tradicionais continuam em alta, mas há sempre espaço para novas áreas. De acordo com especialistas, o investimento em cursos como administração, economia, gestão em tecnologia da informação, ciências contábeis, logística, direito, marketing e algumas ramificações da engenharia e da área de saúde tendem a render bons cargos. Confira na matéria a opinião de especialistas sobre as áreas profissionais que estão “quentes” neste ano.

Para Roberto Picino, diretor executivo da Michael Page, a área de tecnologia é uma das que está em alta e só tende a crescer no futuro. O cargo de coordenador de plataformas mobile e web, por exemplo, está forte no mercado. Isso porque, com o avanço da tecnologia, as vendas tendem a alcançar um maior público se forem feitas também online. “Por meio de aplicativos ou até através de uma página pela internet, a compra pelo celular hoje é muito comum”, comenta o diretor.

Na área júridica, profissionais que trabalham liderando operações de processos, gestão de planos de contingência e fusão das empresas tendem a ter bastante espaço no mundo coorporativo. Uma área que vem crescendo muito nos últimos anos é a de marketing digital. De acordo com Picino, as empresas não priorizavam tanto esse setor, mas com a concorrência acirrada, estão percebendo a necessidade. “Ter um profissional de inteligência de mercado é um diferencial”, comenta Picino.

O setor que envolve sustentabilidade e meio ambiente é uma aposta promissora não apenas neste ano. A expectativa é que ganhe cada vez mais espaço. Cursos como engenharia ambiental,  engenharia de energia, engenharia de telecomunicações e agronomia estão em alta. De acordo com o diretor executivo da Michael Page, isso tem relação com o desastre ambiental ocorrido em Mariana no ano passado, que teria despertado a consciência ambiental das pessoas em geral. Especificamente para a região Nordeste, as áreas de agronegócio e  exportação estão indo bem, devido ao desenvolvimento comercial do Vale do São Francisco.

Fonte: Jairo Martiniano, coach de carreiras

Outras perspectivas

Jairo Martiniano, coach de carreiras, aposta nos profissionais de nutrição e educação física como destaque – Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Jairo Martiniano, coach de carreiras, listou outras áreas profissionais em evidência para este ano. Para ele, o ramo em destaque é o de nutrição esportiva, juntamente à área de educação física. Isso tem relação com busca por uma vida saudável, que leva as pessoas a se adaptarem a uma alimentação balanceada e a uma rotina de exercícios físicos. “Os nutricionistas recomendam a prática de exercícios e vice-versa, então são duas áreas que estão crescendo juntas’’, pontua Martiniano.

Uma área consideravelmente recente no mercado e que ainda promete crescer muito é a de coach de carreiras. Devido às demissões em massa e o reposicionamento de cargos, as pessoas estão cada vez mais procurando alguém que possa orientá-las profissionalmente. Além disso, para ser coach, a pessoa pode ser formada em qualquer curso, contanto que tenha uma certificação de pelo menos 150h no ramo de orientação.

Rubenita Araújo, 40, psicóloga e gerente de recursos humanos há mais de quinze anos, observando que a demanda pelos coachs estava aumentando e aproveitando o interesse no desenvolvimento de pessoas, resolveu investir na área. “Nesta época de recessão, as pessoas estão precisando de orientação’’, comenta.

Quando viu que estavam abertas as inscrições para um curso de coaching com certificação internacional no Recife, não pensou duas vezes. “Já está valendo a pena, comecei a atuar com pessoas próximas a mim que estão pedindo a minha ajuda para redirecionar pontos de suas vidas, e é muito gratificante quando você vê que as pessoas estão atingindo seus objetivos através do nosso apoio’’, pontua a psicóloga.

Além das áreas em mais evidência, o comércio exterior também é promissor. Isso porque o mercado externo tem se mostrado uma saída das empresas brasileiras diante da crise econômica.

Necessidade de novas guinadas na carreira por muitos profissionais levou ao crescimento da área de coaching

Fonte: Michael Page, consultoria de recrutamento líder e pioneira na América Latina.