Foto: Nando Chiappetta/DP

Eduardo procurou ajuda de parentes mais experientes para traçar um plano para sua carreira minimizando os erros – Foto: Nando Chiappetta/DP 

Planejamento é a chave

Com mercado de trabalho cada vez mais concorrido, saber o que pretende no futuro é fundamental para se dar bem na carreira. Especialistas podem ajudar

Ter sucesso na carreira escolhida é algo que, certamente, vai além da sorte. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e a exigência de currículos plurais, os profissionais precisam buscar formas de adaptação às novas necessidades. Nesse meio, os que optam por fazer um planejamento de suas carreiras profissionais se destacam.

Foi o que Eduardo Rocha, 26, formado em engenharia da computação, optou em fazer. Em todas as escolhas profissionais, pediu a ajuda de um familiar que tem conhecimento sobre o assunto. Desde o primeiro estágio até o segundo emprego em uma multinacional, dois anos após ter se formado, Rocha o consultou. “Ele sempre me auxilia, e toda a experiência que tem faz com que eu minimize meus erros”, comenta.

Rocha conta que se não tivesse uma pessoa conhecida capacitada a auxiliá-lo profissionalmente, procuraria sem pensar duas vezes um orientador de carreira. “Eles têm uma experiência muito maior que a sua. É crucial, porque buscam entender seus pontos fortes e fracos, o que você gosta, suas ambições e o que é melhor para você”, explica o engenheiro.

Foto: Karina Morais/Esp.DP.

Foto: Karina Morais/Esp.DP.

Para Gilson Teixeira, doutor em computação e planejamento estratégico de empresas, a organização da carreira deve ser diferenciada de acordo com o público. Para os universitários, o planejamento deve ser mais rigoroso e específico, com foco no aprendizado de idiomas, desempenho acadêmico acima da média, estágios em locais reconhecidos, participação em empresas juniores e intercâmbios. O especialista explica que se o estudante se planejar e investir nessas áreas, o sucesso no futuro será praticamente certeiro, pois ele terá vários diferenciais em seu currículo.

Já para o público mais experiente, com de dez a quinze anos no mercado, o planejamento ocorre com um foco diferente. Os profissionais que estão insatisfeitos com o emprego e não veem perspectiva de crescimento devem procurar um orientador de carreira, que irá ajudá-lo a tomar atitudes em busca da mudança. “O profissional irá traçar um plano de carreira diferente e mostrar ao cliente como sair da posição em que ele se encontra, achando o ponto de insatisfação e trabalhando nele”, acrescenta Teixeira.

O planejamento de carreira pode ser formal ou informal. O mais recomendado pelos especialistas é o formal, que ocorre com o acompanhamento de um consultor. O informal ocorre a partir da observação e planejamento individual das pessoas, com acréscimo de opiniões de conhecidos, mas aí pode haver um obstáculo. “Quando uma pessoa que tem laços afetivos opina, o efeito em sua carreira pode não ser o melhor possível”, adverte o especialista.

Para quem fazendo curso universitário, o planejamento deve incluir estudos de línguas, estágio e outras especializações

Planeje sua carreira

Fonte: especialistas