ALIMENTOS

O arroz dos pernambucanos

Com sede em pelotas, a gaúcha Nelson wendt produz anualmente 110 mil toneladas do produto

O Arroz Emoções é o carro-chefe da empresa Nelson Wendt Alimentos e é o preferido dos pernambucanos pelo segundo ano consecutivo. O segredo, para a empresa, pode ser a praticidade e rapidez com que o arroz pode ser feito. A Nelson Wendt Alimentos é uma das pioneiras, no Nordeste, a comercializar o “arroz de saquinho”. A empresa acredita que a liderança também seja um reflexo da forma como os grãos são produzidos, bem antes de chegar na mesa dos consumidores.

A fabricante do Arroz Emoções é, atualmente, uma das maiores e mais modernas empresas do setor arrozeiro no país. A linha Emoções conta com seis tipos de produtos: parboilizado (nas versões 1kg e 5kg), parboilizado em saquinhos (1kg), integral (1kg), integral em saquinhos (1kg), branco polido (versões 1kg e 5kg) e arbório (1kg). A empresa possui três unidades industriais: duas em Pelotas, no Rio Grande do Sul, (onde o arroz branco e o parboilizado são produzidos) e uma no Recife (onde o reprocessamento e a distribuição para alguns estados do Norte e Nordeste são feitas).

Os tipos de arroz atendem a consumidores de diferentes perfis. Por exemplo, o branco é ideal para quem procura um arroz para o dia a dia, saboroso, sempre soltinho e que combina com vários tipos de pratos e refeições. Enquanto isso, o parboilizado chama atenção dos que procuram sabor, rendimento e com um ótimo valor nutricional. Já o integral é para quem busca uma vida mais saudável; o arbório para o público gourmet; e o em saquinhos, aos que priorizam a praticidade.

Atualmente, a empresa produz 216 mil toneladas de arroz por ano. Um dos objetivos alcançados pela Nelson Wendt Alimentos é a produção altamente qualificada e a capacidade de oferecer um produto saboroso e nutritivo aos consumidores. Mas o sucesso da marca não fica apenas no Brasil. Anualmente, 85 mil toneladas de arroz são exportadas.

Para quem gosta de promoção, desde 1º de julho, os clientes da marca podem participar da “Compras do Coração” e concorrer a 30 prêmios no valor de R$ 3 mil cada. Para isso, basta comprar qualquer produto, a partir de 1kg, se cadastrar no site da empresa e concorrer a sorteios em setembro, outubro e dezembro.
Com 240 funcionários, a política de desenvolvimento e valorização das pessoas, praticada na Nelson Wendt, oferece cursos e treinamentos realizados na própria empresa para os funcionários, elevando o nível social, cultural e profissional da equipe de trabalho.

Uma experiência de consumo

Consolidação da marca no sudeste é uma das prioridades para os próximos anos

Com 25 anos de história, a Vitarella conquistou o coração dos pernambucanos e é, mais uma vez, destaque entre as Marcas Preferidas. A empresa, fundada em 1993 em Jaboatão dos Guararapes, onde fica a unidade fabril da marca, foi lembrada nas categorias macarrão, biscoito doce e bolacha.

Inicialmente com apenas 30 colaboradores e focada na produção de massas alimentícias, a marca expandiu o portfólio e hoje tem mais de 150 produtos cadastrados. No segmento de biscoitos, a Vitarella tem opções como crackers, rosquinhas, recheados, wafers, amanteigados, tortinhas, entre outros, e marcas como Treloso, Chocoresco, D-Tone, Namesa e Saltvip.

Ao longo dos anos, a marca foi ampliando o ramo de atuação e, além de massas e biscoitos, passou a comercializar bolos, chocolates, torradas e margarinas. Em 2008, a Vitarella foi adquirida pela também nordestina M.Dias Branco, maior fabricante de massas e biscoitos da América Latina, com 12 fábricas instaladas no Nordeste, Sudeste e Sul do país.

“Estar presente no ranking das marcas preferidas é motivo de orgulho para nós. Isso mostra que mais do que produtos de qualidade, estamos entregando aos nossos clientes uma experiência de consumo. Estamos muito honrados por todo este reconhecimento das famílias brasileiras”, declara o diretor de marketing da M. Dias Branco, Martim Ibrahim.

Os produtos produzidos em Pernambuco podem ser encontrados em todo o país. A consolidação no Sudeste é uma das prioridades da marca para os próximos anos. Os estados da região, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo, estão em franca expansão de distribuição.

No ano passado, a Vitarella passou por um grande reposicionamento, com grande campanha de mídia, troca de embalagens e revitalização da logomarca, que se tornou mais moderna e atrativa. Em 2018, a marca dá continuidade aos investimentos em marketing e lança novos produtos. Em maio, a marca realizou uma grande promoção em pontos de venda focada no Dia das Mães, a “Casa de mãe, irresistível como Vitarella”, quando diversos consumidores foram premiados com vales-compra de R$ 200, sete TVs de 40 polegadas e um prêmio final de R$ 50 mil para reformar a casa.

A Vitarella é líder no mercado, em seu segmento, no Nordeste e tem inserção em todo o país

Martim Ibrahim: “honrados” com a escolha dos pernambucanos

Turquesa, nessa a gente confia

Marca, presente em sete estados, é referência em qualidade

O feijão é um dos alimentos principais na mesa dos brasileiros. Na dos pernambucanos, o feijão Turquesa é o escolhido como número um pelo segundo ano consecutivo. Com 24 anos de atuação, a empresa pernambucana, pertencente à Oásis Alimentos, tem um rigoroso controle de qualidade e é pioneira em investimento em equipamentos de última geração para a seleção e empacotamento de grãos.

Atualmente, a linha oferece feijões do tipo preto, carioca, macassar e branco, além das favas rajada e branca. O cuidado com o alimento começa ainda na colheita, com a escolha da matéria-prima. Nesse processo, grãos novinhos de diferentes regiões de todo o país são selecionados para que o consumidor não precise ter o trabalho de serem “catados”.

Após a colheita, a matéria-prima vai para o laboratório, onde é rigidamente analisada. Os especialistas da empresa verificam os diversos indicadores como, por exemplo, o tempo de cozimento dos grãos, cor, tamanho e umidade. Saindo do laboratório, os grãos são levados ao processo de seleção, feito com máquinas de alta tecnologia. O parque fabril da empresa é pioneiro no estado no que se refere ao beneficiamento e empacotamento semiautomático de grãos.

Hoje, a Turquesa conta com 18 itens, entre feijões, feijões especiais, arroz, farináceos, sal, açúcar, milho e seus derivados. A empresa avalia que a referência em qualidade se dá graças ao cuidado com toda a trajetória de produção dos alimentos que oferece.

A empresa relembra que a dedicação e trabalho têm trazido bons frutos para a marca. A qualidade Turquesa já foi reconhecida anteriormente pelos consumidores. A marca detém as principais premiações do segmento feijão no estado. Atualmente, está presente em sete estados: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará e Maranhão.

Com o slogan “É da gente, pode confiar”, a empresa pernambucana com sede em Paulista, tem um grande carinho pelo seu público conterrâneo e busca entregar o que ele espera em seus produtos. Para a Turquesa isso significa entregar aquilo que é prometido: qualidade e praticidade para a mesa do nosso consumidor, através de um processo rígido de controle de qualidade.

Além disso, a Turquesa tem responsabilidade socioambiental e, por isso, busca a certeza de que toda a produção esteja relacionada com um ciclo sustentável e com o estímulo do crescimento econômico.
Para os que se aventuram ou estão iniciando na cozinha, a Turquesa oferece, por meio do site da empresa, receitas simples e práticas que podem ser feitas com os produtos que comercializa. Entre as receitas estão o arrumadinho, feijoadinha de camarão, salada de feijão e o simples, mas que nunca perde o sabor, feijão caseiro.

Duas marcas que conquistaram nosso paladar

Farinha de milho Vitamilho e extrato de tomate Palmeiron dão sabor especial às nossas refeições

Ingrediente do cuscuz, a farinha de milho é atração principal no café da manhã e jantar de muitos pernambucanos. Seja na versão gourmet ou na clássica cuscuzeira, acompanhado de queijo coalho, charque ou ovo: é difícil achar quem não goste do amarelinho. Há quem não imagine, porém, que a ideia de transformar farinha de milho e de outros grãos e cereais em prato vistoso é africana e trazida para Pernambuco na época da colonização. O forasteiro foi tão bem recebido que em pouco tempo foi tomado como filho do Nordeste, conquistando recordes mundiais. Nada mais justo, então, do que escolher uma marca tipicamente pernambucana como a referência na fabricação da farinha de milho. A Vitamilho, do Grupo ASA, empresa com 20 anos no mercado, trilhou seus caminhos para o coração do pernambucano pelo estômago, se tornando inesquecível quando pensamos em cuscuz. Em 2018, ela é pelo terceiro ano consecutivo a mais lembrada pelo público no prêmio Marcas Preferidas.

Um dos carros-chefe da ASA, que fabrica mais de 250 produtos em setores diversos no estado, a farinha de milho já não precisa ser pilada de forma cansativa como nas primitivas colônias brasileiras. Hoje, passa por um delicado caminho de produção para chegar às casas com o padrão de qualidade da ASA, gerando empregos em quatro fábricas no estado e na Paraíba. “Investimos no posicionamento de entrega de qualidade para o consumidor. Essa é a primeira percepção que queremos”, explica o diretor de Vendas e Marketing da ASA Indústria e Comércio, Wagner Mendes.

Mesmo sendo indispensável na cesta básica pernambucana, a Vitamilho não deixa de investir na publicidade e na criatividade para continuar presente na lembrança do público. Datas comemorativas como o São João, por exemplo, na qual o milho é tão importante quanto o forró, representam a oportunidade ideal para tornar a marca ainda mais presente.“Para gerar a experimentação, fazemos mídia voltada a atingir as pessoas no seu dia a dia, ou em eventos populares que aproximem a marca do consumidor”, lembra Wagner.

Sabor, qualidade e confiança. Essas são as características mais marcantes do extrato de tomate Palmeiron. A marca do Grupo ASA é uma referência nacional no mercado de alimentos e também não poderia ficar de fora do prêmio Marcas Preferidas. Tradicional dentro do segmento, a Palmeiron possui uma excelente imagem com seus produtos, tornando-se uma marca consolidada. “A Palmeiron tem um lugar especial na cozinha do consumidor e foi construída sobre uma base de produtos com uma qualidade percebida pelo paladar, característica que vem se mantendo ao longo dos anos”, posiciona Wagner Mendes.

Localizada em Belo Jardim, a Palmeiron conta com mais de 300 colaboradores e uma capacidade de produção mensal de 7,2 mil toneladas de alimentos.

Wagner Mendes, diretor de Vendas e Marketing da ASA

Temperando com carinho

Comercializando vinagre para o Nordeste há mais de 60 anos, a Minhoto tem como prioridades expandir produção e conquistar novos mercados

Temperar com carinho sempre foi um dos lemas da Minhoto, que divide sua produção de vinagres em fábricas nos estados de Pernambuco e no Pará, fornecendo mais de 60 milhões de litros por ano para todo o Nordeste. Com seis versões diferentes dos produtos (maçã, álcool, vinho branco, limão, alho e vinho tinto), ela é consagrada no mercado e a primeira na cabeça dos pernambucanos quando falamos em vinagre, seja para a cozinha, para tratamentos caseiros de saúde ou até mesmo para ajudar com a limpeza na casa. Com tradição e qualidade, ela leva por mais um ano o prêmio Marcas Preferidas.

A variedade nos vinagres da marca faz com que eles possam ser utilizados no tempero de uma simples salada ou no preparo do mais sofisticado risoto. O cuidado e compromisso de levar sempre o melhor material para o cliente, por sua vez, é visto como outro trunfo. “Temos um dos únicos vinagres de maçã produzidos com vinho da fruta e não saborizado com essência de maçã”, explica Renata Carvalho, gerente de Marketing da marca. O padrão de qualidade na produção é apontado pela Minhoto como um dos maiores contribuintes para o sucesso. Mesmo com mais de 60 anos no mercado, uma das táticas utilizadas pela empresa para estar sempre na frente nas produções é se manter atualizada. Por isso, o parque industrial conta com tecnologias importadas da França, Alemanha, Japão, Suécia e Itália.

Hoje, um dos principais focos da tradicional empresa que não deixa de pensar no futuro é expandir produção e buscar novos mercados. Utilizar redes sociais além das tradicionais propagandas de TV também é um investimento apontado como bem-sucedido. No trabalho mais recente, a campanha “Todo Mundo Pode Cozinhar” levou uma série de vídeos tutoriais com o pequeno chef Lorenzo Ravioli, vencedor de uma competição culinária para crianças, para um canal do YouTube, acumulando milhares de visualizações e expandindo o nome da marca entre os mais jovens.

O trabalho feito pela empresa para que a marca seja lembrada entre o público passa também por uma série de questões de logística e distribuição, que, segundo Renata, garantem que eles sejam sempre acessíveis e fáceis de encontrar em lojas de toda a região. Pesquisas feitas diretamente com o público são, por fim, mais uma das vantagens apontadas pela marca para manter produtos de qualidade e ser sempre lembrados pelos clientes. “Campanhas como essa reforçam os laços de cumplicidade e confiança que nossas marcas têm junto aos consumidores”, afirma Renata.

Queijo Regina

Uma indústria com 103 anos de tradição

Era o ano de 1915 quando dois amigos resolveram se juntar com apenas 20 contos de réis para abrir uma empresa de representação comercial por atacado em Carangola, Minas Gerais. Naquela época, Antônio Marques e Francisco Alves Barbosa não podiam imaginar que, em cinco anos, a pequena empresa chegaria a expandir os negócios para 200 contos de réis e, em 15 anos, atingir 50 vezes mais o capital. Hoje, em sua quarta geração, a indústria alcançou o mercado de laticínios brasileiro, atuando em quase todos os estados da Federação. A Indústria Barbosa & Marques, que completa 103 anos de existência, conquistou mais uma vez este ano o prêmio Marcas Preferidas. No ano passado, ficou entre as três marcas mais lembradas na categoria alimentos. Em Pernambuco, a empresa está desde 1970 com a distribuição e venda de produtos. Mas somente em 1974 o estado ganhou um escritório, na Zona Sul. Hoje, a filial da indústria está instalada na Imbiribeira.

Iogurte Danone

Sinônimo de nutrição e qualidade

Fonte de proteínas, cálcio e probióticos, o iogurte conquistou muitos fãs, de todas as idades. O alimento é uma ótima alternativa para quem gosta de praticidade, além de proporcionar benefícios à saúde. A empresa Danone foi responsável por revolucionar os hábitos de consumo e conquistar o paladar dos brasileiros. O grupo é um dos líderes mundiais no setor de alimentos e está presente em mais de 140 países nos cinco continentes, com mais de 104 mil colaboradores e 190 fábricas. A missão de levar saúde por meio da alimentação é uma das grandes preocupações da Danone. Os consumidores têm notado essa responsabilidade e escolheram a marca como uma das vencedoras, pela segunda vez consecutiva, do prêmio Marcas Preferidas. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Actimel, Danoninho, Danette, Corpus, Dan’Up, O Verdadeiro Danone e Danio. Em junho, a Danone lançou o Activia Sensações – marca pioneira no segmento de iogurtes funcionais.

Leite Ninho

Há 70 anos presente nos lares do país

Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional leite Ninho, produzido pela Nestlé, é o vencedor do segmento “Leite”. Sempre presente nas prateleiras dos supermercados e com lugar cativo nas mesas de incontáveis brasileiros, o produto tem sua produção e planejamento focados na nutrição infantil. Para a Nestlé, o sucesso de Ninho entre as famílias é, antes de tudo, resultado do trabalho desenvolvido ao longo de seus mais de 70 anos de presença no país. Neste período, a marca conseguiu construir um relacionamento de afeto e confiança muito forte com os brasileiros, alcançando a liderança do mercado de leite em pó. A linha de produtos é variada. A empresa comercializa versões que atendem às diferentes necessidades do consumidor, como o Forti + (Zero Lactose, Zero Lactose UHT, Pó Integral, Pó Instantâneo e o UHT), recentemente relançado e, agora, rico também em cálcio e vitamina E, o Levinho (UHT e em pó) e o Fases.

PREMIADOS

Categoria
ArrozEmoçõesCamilTio João
MacarrãoVitarellaPilarBrandini
FeijãoTurquesaKicaldoCamil
Extrato de TomatePalmeironAriscoQuero
Biscoito (doce)VitarellaNestléOreo
IogurteDanoneNestléVigor
Bolacha Cream CrackerVitarellaPilarCapricche
Farinha de MilhoVitamilhoNovo Milho/São BrazNutrivita
VinagreMinhotoMuriongoFigueira
QueijoReginaSadiaDa Vaca
LeiteNinhoCamponesaItambé