ALIMENTOS

Indispensável na mesa dos pernambucanos

Kicaldo vence na categoria feijão, perto de completar 22 anos de atuação em Pernambuco

Participação da marca em eventos solidários facilita aceitação do público

Marca indispensável na alimentação do brasileiro, a Kicaldo, vencedora na categoria feijão, é responsável por produzir cerca de 2,5 mil toneladas por mês, distribuídos para os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. A principal missão da empresa é “levar os melhores produtos para a mesa dos brasileiros, com muita ética, transparência e excelência”, conforme preconizam.

Em março de 2021, a Kicaldo celebra 22 anos de atuação no estado de Pernambuco. Segundo o diretor-sócio, Osmar Basso, o desafio é trabalhar diariamente para garantir o abastecimento com normalidade durante os 12 meses do ano. “Prezamos muito pela qualidade do produto e pelo atendimento. É importante ter uma boa prestação de serviço. Assim, fidelizamos o cliente que vai buscar o seu produto na prateleira, no dia a dia”, comenta o sócio-diretor, que chegou a Pernambuco em 1999 para estabelecer a companhia.

No ramo da alimentação, o ano de 2020 foi sinônimo de trabalho árduo e muita responsabilidade. “Foi um ano positivo para o segmento. Ainda não finalizamos, mas teremos um crescimento de 10% em relação ao ano passado. Registramos aumento da demanda no início da pandemia e logo voltou à normalidade”, explica.

Localizada em Moreno, na Zona da Mata de Pernambuco, a fábrica possui equipamentos sofisticados, maior estrutura e tecnologia de ponta. Os cerca de 110 funcionários diretos enfrentaram a pandemia com esforço para garantir o abastecimento da população. “Como parte dos serviços essenciais, não paramos um dia sequer. Trabalhamos seguindo todos os cuidados recomendados. Era uma obrigação social garantir o alimento de todo mundo”, relembra o empresário.

Além dos oito tipos de feijão, a Kicaldo trabalha com uma variedade de farinhas, milho e derivados e pretende aumentar a oferta de produtos.
O feijão carioca vem do Centro-Oeste, Minas e Goiás; o feijão preto é trazido do Sul e da Argentina, já o feijão branco e vermelho são importados. O catálogo inclui, ainda, ervilha, lentilha, grão de bico, totalizando 25 produtos. “A expectativa da empresa é crescer cada vez mais e realizar o lançamento de novos produtos”. Feijão é uma commodity que oscila muito e temos que nos preparar para qualquer eventualidade. Tendo em vista que o preço da soja e do milho, produtos de exportação, subiram muito de preço, os produtores reduziram a área de plantio de feijão. Como a área plantada vai ser menor, a expectativa é que o preço se mantenha em alta no próximo ano”, analisa.
“Atribuo essa aceitação do público à constante participação da Kicaldo em eventos solidários. É um foco e valor importante da nossa empresa: de sempre manter a presença e patrocínio em causas como a Festa do Morro e outros eventos beneficentes”, atesta.

Adoçando o dia a dia dos consumidores brasileiros

União foi o primeiro lugar entre as marcas de açúcar mais lembradas

Companhia investe em canais digitais para fortalecer laços com os seguidores

Item sempre indispensável na casa dos brasileiros, o açúcar União foi o grande vencedor desta categoria na pesquisa Marcas Preferidas 2020, realizada pelo Diario de Pernambuco e o Instituto Exatta. Marca com mais de 100 anos de história, a União faz parte hoje do Grupo Camil, uma das mais importantes no setor.

A União conta, no seu portfólio, com uma série de produtos que vão dos tradicionais açúcares cristal e demerara, passando por açúcar culinário, orgânico, fit, além de adoçantes e mistura para bolos nos sabores de laranja e chocolate, maçã com canela, brownie, coco, banana, cenoura e fubá.

A marca foi criada em 1910 pelos irmãos, imigrantes italianos, Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone. Unidos com pequenos refinadores de açúcar, começaram a desenvolver o comércio e garantir a qualidade do produto. Para marcar presença no mercado, patrocinaram um importante programa de rádio da época, o Hora Doce, massificando seu nome e produtos.

Outro fato marcante na história da União foi o seu primeiro concurso culinário, realizado em 1955. Foram tantas receitas inscritas que a empresa começou a colocar algumas delas nas embalagens dos produtos, o que acabou se tornando uma prática da indústria alimentícia e que costumamos ver até hoje em milhares de produtos.
Em 1985, criou o Doçúcar União, voltado para a produção de caldas, que rapidamente conquistou os consumidores. Três anos mais tarde, foi a vez de estrear as embalagens plásticas da marca.

Com nova roupagem, ganhou campanhas publicitárias emblemáticas com os motes “Com açúcar União você chega lá / União faz a força” e “Açúcar União, o doce sabor da energia”. Em 2001, lançou o açúcar refinado União Premium, nas versões fado e cubos. Um ano mais tarde, inovou mais uma vez trazendo o Açúcar União Light: uma combinação de açúcar e sucralose com 50% menos calorias. Já em 2009, atendendo a uma necessidade de mercado, criou os açúcares Demerara e Orgânico, menos processados e com o sabor mais acentuado da cana de açúcar.
Em seus canais digitais, o açúcar União acumula mais de 156 mil seguidores no Instagram, oferecendo saborosas receitas com os seus produtos.

Do Sul para o coração dos pernambucanos

Inconfundível nas prateleiras, arroz tio joão comemora popularidade crescente no estado

Rodrigo Gross, gerente do Arroz Tio João, destaca solidariedade da marca

Ele é inconfundível nas prateleiras do supermercado. O simpático mascote do arroz Tio João já identifica, de cara, o produto de alta qualidade e que é líder na preferência dos pernambucanos. “A empresa valoriza a parceria com seus colaboradores, clientes e consumidores. O resultado disso são os inúmeros prêmios recebidos, especialmente com a marca do arroz Tio João”, comentou Rodrigo Gross, gerente comercial das regiões Norte e Nordeste.

O arroz Tio João nasceu da empresa Josapar nos primeiros anos da década de 1970, em Pelotas (RS). Tio João, na verdade, é Tio Joaquim, o fundador da marca Joaquim Oliveira. Hoje, a marca produz cerca de 486 mil toneladas de grãos por ano.
Atualmente, a Josapar conta com cinco unidades industriais: Pelotas (RS), Recife (PE), Itaqui (RS), Campo Largo (PR) e Cristalina (GO), além de processos modernos de produção. O arroz Tio João tem alta demanda entre confeitarias, estabelecimentos comerciais alimentícios e donos de casa. “É um produto versátil e as variedades de sabores conquistam a maior diversidade de preferências”, comentou Gross.

Segundo o gerente, o histórico de 90 anos da Josapar se consolidou através da qualidade no produto e compromisso com o cliente. “Pensando em levar mais praticidade ao consumidor, o arroz Tio João está sempre pensando em novos produtos”, destacou.

Quando veio a pandemia, a empresa precisou se habituar “ao novo normal”. A Josapar lançou o e-commerce Armazém Tio João e investiu no centro de distribuição em São Paulo para atender o mercado nacional. E, mais do que isso, ajudou as famílias mais necessitadas e o poder público, contribuindo para equipar os hospitais de campanha . “Foram doados itens como alimentos, máscaras, respiradores, equipamentos hospitalares e ar- condicionados para os hospitais temporários. A marca Tio João também participou de lives onde doou toneladas de alimentos. Essas doações somaram aproximadamente R$ 1 milhão”, contou Rodrigo.

Vitarella: a mais lembrada em duas categorias

empresa pernambucana se destacou no ramo da alimentação e no incentivo a campanhas de solidariedade

Diretor Fábio Melo afirma que a empresa seguirá
em expansão em 2021

Em 2020, a marca Vitarella estava no coração e na cabeça dos pernambucanos, não só quando se fala em biscoitos, mas também em macarrão e bolachas Cream Cracker, trazendo duas premiações para a empresa nesta edição da pesquisa Marcas Preferidas do Diario de Pernambuco. “Temos uma relação de confiança e credibilidade por oferecer produtos gostosos, acessíveis e disponíveis em todos os pontos de venda da região. Além disso, nos orgulhamos de nossa origem e por conhecer de verdade a cultura local”, afirma o diretor de Marketing da M. Dias Branco S/A, Fábio Melo.

Para ele, a estratégia da marca foi sempre pensar no consumidor pernambucano. “A Vitarella respira a cultura e estilo de vida do pernambucano desde que nasceu. Seus produtos, sua comunicação, tudo foi pensando no consumidor do estado e estreitamos nossos laços não só com planos de comunicação tradicionais, mas também quando estamos presentes em eventos populares”, destaca.

Em 2008, a Vitarella foi adquirida pela companhia M. Dias Branco S/A Um dos produtos que rendeu o primeiro lugar para a Vitarella, o Cream Cracker, foi lançado em 2000, sendo também um dos primeiros sucessos da empresa. Neste ano, a Vitarella caminhou para fora do Nordeste e agora conta com pontos de venda em todo o país, além de várias novidades nos produtos. De janeiro a setembro, a marca também registrou um crescimento de 25,9% se comparado com o mesmo período do ano passado. “Com isso, a Vitarella se consolidou como a marca de biscoitos mais vendida do Brasil. Somado a essa expansão regional, tivemos um calendário bastante robusto de inovações e de comunicação”, aponta Fábio. Hoje, a empresa conta com 16,3 mil colaboradores em todo o país, sendo 2,3 mil na planta de Jaboatão dos Guararapes.

No período mais crítico da pandemia, a marca investiu em responsabilidade social, disponibilizando recursos para o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) e incentivando a doação de sangue através da campanha “Você doa, a gente doa”. “Para cada bolsa de sangue colhida pelo Hemope no mês de maio, Vitarella doou 500 alimentos ao Mesa Brasil, Banco de Alimentos do Sesc, que foram distribuídos em Pernambuco. No total, foram coletadas mais de 7 mil bolsas de sangue em 6 estados e a M. Dias Branco doou mais de 413 toneladas de alimentos”, conta Fábio, que afirma que a empresa seguirá com seu plano de expansão em 2021.

Tradição e qualidade justamente premiadas

líder no mercado, vinagre minhoto teve a sua história reconhecida no marcas preferidas

O grupo Raymundo da Fonte, responsável pela fabricação de mais de 350 produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas, possui cinco fábricas e atua em mais de 12 estados brasileiros. Um dos destaques no quesito condimentos, o vinagre Minhoto, marca líder no mercado, venceu a categoria vinagre do Marcas Preferidas.
“Minhoto é sinônimo de tradição e qualidade em vinagre. A marca tem como um dos fundamentos a valorização de sua história, ao longo da qual sempre prezou pela fabricação de produtos com alta qualidade, preços justos e de fácil acesso aos consumidores”, destaca a gerente de marketing do grupo, Renata Carvalho.

Com matriz localizada na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, Minhoto registrou, no primeiro semestre, um crescimento de 20% nas vendas em relação ao ano passado. São produzidos, anualmente, 70 mil toneladas de vinagre, 20 mil toneladas de detergente e, ainda, 250 mil toneladas de água sanitária e 200 milhões de sabonetes. Cerca de 90% dos pontos de venda da companhia se concentra no Nordeste.

Durante o período de isolamento social, a empresa lançou ações como o “MinhoTôEmCasa”, que reúne vídeos de receitas práticas para as pessoas cozinharem durante a quarentena. Outra novidade foi a robô Mimi Chatbot, que ajuda o consumidor com dicas e receitas via Whatsapp, através do número 99179-8046.

Salgadinhos que seguem marcando novas gerações

Com 46 anos de existência, elma chips permanece com a preferência popular

Quem tem criança em casaconhece bem os salgadinhos da Elma Chips. E não são só os pequenos de hoje em dia. Com 46 anos de existência, os produtos da fabricante, com certeza, marcaram várias gerações. Por isso mesmo, figura no topo das mais lembradas entre os pernambucanos na pesquisa Marcas Preferidas, na categoria Salgadinhos.
A Elma Chips é uma marca brasileira, com sede no Paraná. Em 1974, a empresa PepsiCo criou a Elma Chips através da fusão das empresas American Potato Chips, de São Paulo, e Elma Produtos Alimentícios, de Curitiba. A então nova marca se tornou bastante conhecida por conta de seu slogan “É impossível comer um só”.

“Somos uma empresa inovadora e preparada para superar expectativas e atender às necessidades de um mercado complexo como o Brasil: um país repleto de diversidades regionais, pluralidades e um potencial de expansão que faz da operação brasileira a sexta maior da PepsiCo no mundo”, ressalta a empresa, dona da Elma Chips, através do portal oficial da marca.

A PepsiCo traz, em seu portfólio, dezenas de marcas alimentícias. Segundo o site oficial da empresa, a missão é propor momentos felizes aos consumidores. “Sendo a melhor parceira possível, impulsionando inovações e fornecendo um incomparável nível de crescimento em nosso setor”, destaca um trecho do site. “Isso reflete nossa ambição de vencer de forma sustentável no mercado e acelerar nosso crescimento de receita, mantendo o compromisso de fazer o bem ao planeta e às nossas comunidades”, ressalta outra parte no portal.

A Elma Chips começou a fazer seu nome através dos famosos Baconzitos, mas logo foi evoluindo com a introdução do Cheetos, Doritos e Fandangos, entre tantos outros. Pouco depois, a marca se expandia, lançando uma linha de pipocas saborizadas. Atualmente, a PepsiCo conta com cerca de 5 mil funcionários e é um dos maiores produtores de snacks do mundo, vendendo cerca de 600 mil pacotes de salgadinhos por dia, fabricados em uma de suas seis unidades fabris e comercializados em um dos seus 250 mil pontos de venda. A Elma Chips também conta com o título de mais variado portfólio de snacks e salgadinhos à base de milho, trigo e batata do Brasil.

Companhia aposta na variedade de seus já bem conhecidos produtos

Mais uma vez, os preferidos dos pernambucanos

vitamilho e Palmeiron, ambos do grupo ASA, permanecem com prestígio nas cozinhas locais

Wagner: “Prêmio é a coroação de um trabalho de toda a empresa”

O Grupo ASA nasceu em 1996, no coração do Recife, através da produção do sabão em barra Bem-te-vi. Em sua primeira década, foram lançadas as linhas Invicto, Vitamilho e Palmeiron. Por mais um ano, o grupo recifense se destaca na pesquisa do Marcas Preferidas, levando o primeiro lugar em três categorias na pesquisa deste ano do Diario de Pernambuco. Vitamilho (fubá), Palmeiron (extrato) e Bem-te-vi (sabão barra) foram apontadas como as preferidas no estado.

“Este prêmio é a coroação de um trabalho de toda a empresa. Ano a ano nos reinventamos para seguir surpreendendo positivamente os nossos consumidores e mostrar a eles que são a nossa prioridade e razão de existir”, celebra Wagner Mendes, diretor de Marketing da empresa.

Em questão de alimentos, as marcas Vitamilho e Palmeiron foram as preferidas. O fubá da Vitamilho é feito através do xerém, um produto 100% natural e do amido, que é um grande aliado na hora de preparar alimentos. Já o extrato da Palmeiron virou referência no mercado por conta da qualidade dos cinco sabores disponíveis. O extrato também é a categoria que mais cresce dentro do grupo. Wagner comentou que, para essas duas marcas se manterem em primeiro lugar, é necessária uma relação de confiança com os consumidores. “É uma relação de confiança, de segurança, de afeto, de saber que podem contar conosco”, aponta.

Quando a pandemia chegou, o grupo precisou mudar os processos para atender as demandas dos mercados, com a valorização da alimentação em casa. “Isso teve um papel relevante nas vendas e no posicionamento de nossas marcas Palmeiron e Vitamilho que sempre tiveram uma força de amor e relação de confiança com os consumidores”, comenta o diretor.

Para Mendes, o momento é de continuar atendendo às demandas. “Manter o mercado sempre bem abastecido para garantir que nossos consumidores acessem os nossos produtos em qualquer local do Brasil”, destaca.
O primeiro lugar foi conquistado através de uma estratégia de comunicação e presença para os consumidores. “Buscamos estar onde as pessoas estão, seja num evento, na casa, na rua, num ponto de venda, o que queremos é estar ao lado de nossos consumidores”, conclui Wagner Mendes.

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