ALIMENTOS

Na contramão da crise econômica que o país enfrenta, o setor de alimentação não para de crescer. Dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) mostram que o crescimento registrado em 2015 deve se consolidar neste ano. De acordo com a entidade, a indústria da alimentação faturou, no ano passado, R$ 562 bilhões; o que representa 9,5% de participação no PIB brasileiro. Os números mostram que houve um aumento de 70% na receita da indústria da alimentação nos últimos cinco anos. A expectativa é de que 2016 termine com números melhores.

DANDO SABOR À MESA

Por trás da qualidade do produto, há uma aposta na tecnologia, competência nas vendas e na logística

Com amor, mais sabor. O lema do arroz Emoções está na cabeça e nos corações dos consumidores do Grande Recife, que elegeram a marca como primeiro lugar na categoria arroz do Marcas Preferidas 2016. O arroz Emoções é produzido pela Nelson Wendt Alimentos, uma das maiores e mais modernas empresas do setor arrozeiro no país. A fabricante tem uma história de sucesso e liderança que hoje toma forma através de suas três unidades industriais: duas em Pelotas, Rio Grande do Sul (onde o arroz branco e o parboilizado são produzidos), e uma no Recife (onde o reprocessamento e a distribuição para alguns estados do Nordeste são feitos).

“Recebemos a notícia da premiação (no Marcas Preferidas) com muita alegria e com um imenso sentimento de gratidão por este reconhecimento dos pernambucanos. Nossa empresa tem a sua matriz no Rio Grande do Sul, além disso, em nossa estrutura temos filiais na Bahia, Ceará, Pará e Recife, onde empregamos 40 pessoas. Esta filial é estratégica para nós porque dela atendemos os clientes de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte”, o gerente comercial da empresa, Márcio Nörnberg Jandt.

Agregar o que há de mais moderno em termos de tecnologia, ter uma equipe de vendas competente e uma logística afinada são apontados como os fatores chaves pela empresa para o sucesso ao longo de 52 anos de existência. “Primeiramente, nos estruturamos de forma que possamos atender rapidamente os nossos clientes, uma logística eficaz é fundamental para que os pedidos sejam entregues no máximo em 48 horas, pois não podemos deixar nossos produtos faltarem nos pontos de venda. Nosso objetivo é o de que o consumidor sempre encontre o Arroz Emoções nas gôndolas”, pontua Jandt.

A marca também apostou em ações promocionais direcionadas aos consumidores, como sorteios de carros e de TVs de 50 polegadas no ano em que completou 50 anos de existência. “Novas promoções serão lançadas, talvez ainda neste ano. Só não podemos adiantar o quê e quando”, afirma. Este ano, além da presença e interação via redes sociais, visando fortalecer ainda mais a imagem do arroz Emoções, a marca lançou um hotsite de receitas exclusivas para os consumidores, pelo endereço www.arrozemocoes.com.br.

“Recebemos a notícia da premiação com muita alegria e com um imenso sentimento de gratidão por este reconhecimento dos pernambucanos”

Márcio Nörnberg Jandt

gerente comercial da empresa

CAIU NO GOSTO DO PERNAMBUCANO

O macarrão, o biscoito doce e a bolacha cream cracker da Vitarella são os preferidos dos consumidores locais

Uma vitória saborosa. Foi com esse gosto que a Vitarella recebeu a notícia de que é a marca preferida dos pernambucanos em três segmentos. Vencedora do Marcas Preferidas 2016 na categorias macarrão, biscoito doce e bolacha cream cracker, a Vitarella tem muito o que comemorar. Além de ser tricampeão da premiação, a marca comemora a liderança no segmento e os bons resultados que alcança ano após ano.

Com aproximadamente 3,5 mil colaboradores, a marca já está consolidada no Nordeste e está presente também nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. “Nossos planos são de crescimento. Mesmo contando com produtos que já fazem parte das vidas das pessoas, a Vitarella se moderniza a cada dia, lançando novos produtos e ampliando as opções para os consumidores”, garante a gerente de marketing da Vitarella, Marina Lemos.

Para manter a preferência dos consumidores, a marca realiza diversas campanhas e ações. Recentemente, a Vitarella lançou uma nova campanha publicitária, com o tema O sabor das pequenas surpresas, que incentiva as pessoas a valorizar os pequenos gestos. As cenas dos filmes da campanha mostram pessoas fazendo de algumas surpresas experiências inesquecíveis. A ideia é convocar as pessoas a criar e registrar pequenos grandes momentos em família, cada vez mais difíceis na vida moderna.

“A marca tem forte presença também nos pontos de vendas, que estão sempre com exposição e amplo e moderno material de comunicação e merchandising. A Vitarella promove ainda ações de degustação de produtos com os consumidores. Além disso, estamos sempre lançando novos produtos, ampliando as opções de escolha para os nossos consumidores, que, através de gerações, continuam colocando a Vitarella como a preferida”, destaca Marina Lemos.

A Vitarella foi fundada em 1993, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Em 2008, foi adquirida pelo maior fabricante de massas e biscoitos da América Latina, o grupo M. Dias Branco, que conta com 12 fábricas e 13 centros de distribuição instalados no Nordeste, Sudeste e Sul do país.

Os principais produtos da marca são as massas e os biscoitos. A bolacha cream cracker, por exemplo, é a mais vendida do Brasil. Mas a Vitarella está sempre se renovando e aumentando o portfólio. Em 2014, entrou na categoria margarina, com o lançamento da Namesa. Já no ano passado, foram mais três novas categorias de produtos: torradas, chocolates (com o D-Tone) e bolo (Treloso).

O portfólio da marca também foi ampliado com os lançamentos dos biscoitos Vita Cookies, novos sabores do Saltvip, Maisena Mini, Maria Mini, e Crocks Mini. Hoje, são mais de 150 produtos, entre biscoitos, massas, torradas, chocolate, bolos e margarinas. “É muito bom ter o reconhecimento dos nossos consumidores. Isso é resultado de um trabalho intenso e permanente, que exige muito planejamento. Essa fidelidade é conquistada principalmente pela qualidade dos nossos produtos. As conquistas são fruto também de investimentos constantes e do trabalho integrado de vários setores”, conclui a gerente de marketing da Vitarella.

Marina destaca o trabalho para lançar novos produtos - Foto: Divulgação

Marina destaca o trabalho para lançar novos produtos – Foto: Divulgação

 

“Mesmo contando com produtos que já fazem parte das vidas das pessoas, a Vitarella se moderniza a cada dia, ampliando as opções para os consumidores”

Marina Lemos

gerente de marketing

O FEIJÃO DE TODOS OS NOSSOS DIAS

A Kicaldo garantiu a preferência dos consumidores do Grande Recife justamente na comida em que os brasileiros não abrem mão

Feijão é ensacado em Moreno e trazido para os supermercados – Foto: Divulgação

No prato de muitos brasileiros, a dupla feijão com arroz é indispensável. E na hora de escolher o feijão que vai levar à mesa de casa, os pernambucanos têm uma preferência clara: Kicaldo. Vencedora na categoria feijão do Marcas Preferidas 2016, os sacos de Kicaldo saem de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, para os supermercados. Nas prateleiras, são os mais disputados pelos consumidores locais.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), sete em cada dez brasileiros consomem o feijão diariamente. O grão, símbolo da culinária do Brasil, é rica fonte de proteína vegetal, vitaminas do complexo B, sais minerais, ferro, cálcio e fósforo. O consumo do produto, em média, chega a 17 quilos de feijão anualmente por pessoa no país e vem aumentando desde 1995. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial do grão.

Pelo quarto ano consecutivo, a Kicaldo foi eleita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) o feijão líder em vendas no Nordeste e no Brasil. “Colocando sempre à frente o compromisso com a qualidade, a Kicaldo adotou uma política de investimento no ser humano que, aliada ao investimento em tecnologia, lhe permitiu superar as exigências do mercado. Desde o início de suas atividades, a empresa se preocupa com a responsabilidade socioambiental e projetos sociais que desenvolva atividades coerentes com seus objetivos”, justifica o diretor da empresa, Osmar Basso.

De acordo com Basso, a marca busca seriedade para manter a qualidade em todos os departamentos: compras, produção, vendas, logística e marketing. “A marca prioriza a qualidade em todas as etapas de sua cadeia de produção, pois tem a consciência de que atua em um segmento de suma importância para a saúde e o bem-estar de seus consumidores”, enfatiza o diretor.

A Kicaldo atua desde a década de 1990, quando as atividades foram iniciadas em Jaboatão dos Guararapes. Atualmente, a ampla e moderna indústria está instalada na rodovia BR-232, no município de Moreno, a 20 km do Recife. “A qualidade e a seriedade na condução dos negócios conferiram credibilidade à marca Kicaldo, que rapidamente conquistou um espaço no segmento e a preferência dos consumidores”, pontua.

Para ele, receber como prêmio a preferência do público é um sinal de que os objetivos da empresa estão sendo alcançados. “É uma grande satisfação saber que a família pernambucana tem em sua mente a nossa marca. Isso é fruto de um trabalho constante e do compromisso com o cliente, sempre mantendo a nossa qualidade para continuarmos tendo a preferência dos nossos consumidores”, conclui.

PARA DEIXAR A RECEITA PERFEITA

Palmeiron aposta em um extrato de tomate que contém fruta e verdura naturais

Marca tradicional no mercado brasileiro, a Palmeiron não tem um lugar especial só na cozinha, mas nos corações dos consumidores. Vencedora na categoria extrato de tomate do Marcas Preferidas 2016, a marca encabeça a lista das mais consumidas pelos pernambucanos. Para continuar entre as preferências, a ASA Indústria, que fabrica o produto, vai investir mais em comunicação e em ações dirigidas ao público. “Buscaremos surpreender, assim como vamos também investir em novos produtos nos segmentos de alimentos”, promete o diretor de marketing e trade da ASA, Wagner Mendes.

Em atuação há 17 anos, a empresa tem cerca de 250 itens no catálogo. “Investimos forte em pesquisas e buscamos entender o que pensa o consumidor e sua necessidade. Sabemos que as coisas mudam hoje com uma dinâmica grande e que é preciso estar presente nessa leitura do comportamento das pessoas e de seu consumo, por isso, além de investir na qualidade, investimos em conceitos de comunicação que procuram levar a mensagem mais correta de nosso posicionamento enquanto marca e dos benefícios de nossos produtos”, pontua Mendes.

A ASA já faz parte da vida de milhões de famílias brasileiras. Com quatro parques industriais, a empresa comercializa produtos nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Com uma extensa linha de produtos, ampla distribuição e logística diferenciada, a ASA conquistou a confiança dos consumidores e tem a oportunidade de estar presente nos lares com os mais diversos tipos de itens, desde alimentos, passando por produtos de limpeza e de higiene pessoal até bebidas não alcoólicas.

“Esta é a marca do sabor. Construímos um case que preserva a origem do paladar do consumidor, usamos a fruta e a verdura natural para produzir nossos itens, isso faz da linha Palmeiron uma linha diferenciada e com uma qualidade percebida por nosso consumidor”, diz.

FALOU EM MILHO…

Vitamilho é essencial para fazer várias receitas tradicionais do cardápio do Nordeste, como o cuscuz

Líder no mercado nacional, Vitamilho é sinônimo de confiança, tradição e preferência para os consumidores pernambucanos. Apontada pela maioria dos moradores do Grande Recife ouvidos na pesquisa Marcas Preferidas como a melhor do segmento, a marca é percebida como a de melhor qualidade na linha de produtos de milho.

O diretor de marketing e trade da ASA, Wagner Mendes, ressalta que a força da marca é tão grande, que ela já virou referência de categoria. “Falou-se de produtos de milho, a Vitamilho é a marca vista como sinônimo de categoria. É uma marca que está na vanguarda, com inovações e conceitos. Temos um critério rigoroso de compra de milho para poder oferecer o melhor produto e o resultado esperado no preparo dos alimentos”, afirma.

A marca se preocupa ainda com a saúde e bem-estar do consumidor. Nas embalagens do Flocão Vitamilho, por exemplo, vêm um selo “sem glúten”; uma informação muito importante para os consumidores, já que alguns deles podem ser alérgicos a este tipo de proteína. Para algumas pessoas, a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino delgado, acarretando prejuízos para a saúde. Pensando nisso, a Vitamilho reformulou suas embalagens, a fim de garantir o consumo com segurança.

Além de Vitamilho, a ASA foi reconhecida com outros dois produtos no Marcas Preferidas: Palmeiron e Bem-te-vi. “Temos muito orgulho e satisfação em termos nossas marcas como as mais lembradas do consumidor pernambucano. Afinal, isso é o reconhecimento de todo um trabalho realizado ao longo de uma história construída com o objetivo de levar soluções de qualidade para nossos consumidores. Investimos no melhor sabor, na melhor embalagem e numa boa relação custo/benefício para que as pessoas possam administrar bem o seu cotidiano”, ressalta Mendes.

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Foto: Divulgação

TOQUE ESPECIAL NAS REFEIÇÕES

Seja qual for o sabor, os vários tipos de vinagre Minhoto têm conquistado espaço cativo na mesa da população

Seguindo os hábitos dos clientes, o vinagre Minhoto acompanha tendências de consumo para conquistar a preferência dos pernambucanos. Mais que uma estratégia, essa é uma rotina com a qual o grupo Raymundo da Fonte, que fabrica o produto, garante a fidelidade dos consumidores. O empenho tem dado resultados, e a marca venceu na categoria vinagre do Marcas Preferidas 2016.

Ofertar ao consumidor sempre produtos de qualidade garantida é a missão da empresa. “Nossos vinagres de vinho tinto e maçã, por exemplo, são derivados de vinho da uva e maçã, garantindo a procedência e os benefícios destes produtos. A marca Minhoto tem mais que responsabilidade com o consumidor, tem carinho. Nosso mix atende todas as necessidades dele, desde o vinagre de álcool até o vinagre balsâmico, proporcionando sabor ao dia a dia das pessoas”, justifica o gerente nacional de vendas da marca, Dirceu Marroquim.

A expectativa é de que, nos próximos anos, a marca amplie o leque de produtos ofertados. Mais molhos e temperos receberão o selo Minhoto. “Entendemos que nosso principal diferencial é o valor percebido pelo consumidor suportado por produtos de qualidade, produzidos e distribuídos com carinho, por uma equipe de vendas diferenciada, motivada, preparada para disponibilizar ao consumidor no momento da compra o mix de produtos que atendam às suas expectativas. Outro ponto importante é a sólida parceria que temos com nossos clientes que nos apoiam na conquista da preferência do consumidor”, pontua Marroquim.

Na gama de produtos do grupo Raymundo da Fonte, há vinagres para todos os gostos. Vinagre de álcool, tinto, branco, limão, maçã e balsâmico são algumas das opções que os consumidores encontram nas prateleiras dos supermercados do estado. Dois aspectos, porém, todos eles têm em comum: muito sabor e alta qualidade. O consumidor sabe e reconhece isso. “É extremamente importante saber que o consumidor tem identidade com a marca, que é produzida com tanto carinho e qualidade. Nossa propaganda agrega soluções à vida cotidiana das pessoas, com uma mensagem bem-humorada, a marca dá dicas, segredos (receitas de uso) que agradam em cheio ao consumidor”, finaliza.

ALIMENTANDO GERAÇÕES

Há 81 anos no mercado, a Camponesa ganhou a preferência dos consumidores no disputado segmento de leites

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quando o assunto é leite, os consumidores do Grande Recife sabem de cor a marca preferida: Camponesa é a resposta. Vencedora do Marcas Preferidas 2016, a marca conquistou não só o paladar, mas o coração dos pernambucanos. Para a empresa que produz o leite, a Embaré, a mudança no comportamento do consumidor durante períodos de crise faz com que eles busquem marcas consagradas pela qualidade e adequação dos preços praticados. “A marca é reconhecida e faz parte da história das famílias pernambucanas por várias gerações”, enfatiza o presidente da Embaré, Hamilton Antunes.

Para se manter na memória dos pernambucanos, a empresa executa um forte trabalho nos pontos de venda no Grande Recife e no interior do estado, incluindo o Agreste e o Sertão e também investe em publicidade. “Temos um escritório de vendas no Recife e um time expondo, demonstrando os produtos da marca Camponesa e realizando promoções aos consumidores. A proximidade com a dona de casa e com a família pernambucana é o mais importante para a marca, que também investe em novos produtos e versões para atender as necessidades do seu público”, ressalta Antunes.

O leite Camponesa faz parte do portfólio da Embaré, sexta maior empresa de lácteos do país, que atua no mercado há 81 anos. O leite preferido dos pernambucanos vem da fábrica em Lagoa da Prata (MG), com mais de 37,5 mil metros quadrados de área construída e capacidade de processamento de 2 milhões e 100 mil litros de leite por dia. A empresa produz uma ampla linha de produtos lácteos, além dos tradicionais caramelos, que são exportados para 45 países nos cinco continentes. “Ter nosso trabalho reconhecido no Prêmio Marcas Preferidas é combustível para continuarmos fazendo o melhor, buscando inovações e priorizando a qualidade de nossos produtos”, comenta Antunes.

Já a Regina foi a marca mais lembrada na categoria queijos. A empresa familiar está na quarta geração de gestão e, aos 101 anos, continua primando pela qualidade e respeito ao consumidor. “Ser a marca mais reconhecida pelos pernambucanos é fruto de um intenso trabalho em todos os nossos pontos de vendas. Há mais de 50 anos, o queijo Regina está presente na mesa dos pernambucanos”, conta o gerente de controle de qualidade da marca Regina, Walker Morando.

PREMIADOS

Categoria
Arroz Emoções Tio João Camil
Macarrão Vitarella Pilar Brandini
Feijão Kicaldo Turquesa Urbano
Extrato de Tomate Palmeiron Quero Arisco
Biscoito (doce) Vitarella Nestlé Pilar
Iorgute Danone Nestlé Vigor
Bolacha Cream Cracker Vitarella Pilar Capricche
Farinha de Milho Vitamilho Novo Milho/São Braz Nutrivita
Vinagre Minhoto Muriongo Molhito
Queijo Regina Sadia Da Vaca
Leite Camponesa Nestlé Itambé