LIMPEZA DOMÉSTICA

Não é de hoje que o setor de limpeza doméstica tem motivos de sobra para comemorar. Enquanto diversos segmentos vêm amargando perdas sucessivas diante da crise econômica que se instalou no país nos últimos anos, o mercado de produtos de cuidados com a casa cresce a passos largos. E as perspectivas para os próximos anos são as melhores. Entre 2014 e 2019, os gastos com esses produtos devem registrar um crescimento de 42%, saltando de R$ 22 bilhões para R$ 32,20 bilhões nessa projeção para 2019, segundo dados da agência de inteligência de mercado Mintel.

Tradição de água sanitária continua sendo Dragão

Marca de forte inserção no mercado do Nordeste mantém a fórmula campeã

Com 70 anos de mercado e sendo fiel à fórmula e à marca, a Água Sanitária Dragão é referência no setor de limpeza. Ao longo dos anos, as embalagens e rotulagens passaram por mudanças e atualizações, tanto associadas à comunicação e marketing como derivadas da legislação, mas a fórmula segue a mesma. Nesse sentido, a principal alteração diz respeito à migração total das garrafas de vidro para plástico e, recentemente, para acondicionamento em embalagens tipo pet.

“Estamos sempre pesquisando melhoramentos. Atualmente, estamos desenvolvendo alguns aperfeiçoamentos na embalagem, mas os testes estão previstos ainda para o fim do ano”, conta o gerente comercial da marca, Evyo Abreu e Lima. Os produtos da marca são fabricados em dois parques industriais: em Pernambuco e Alagoas. Os parques fabris atendem todo o Nordeste e parte da região Norte. Nos pontos de venda, o produto é vendido em embalagens de 1 litro, 2 litros ou 5 litros.

“Sem mudanças quanto à fórmula da água sanitária Dragão, a empresa se dedica à criação e lançamento de outros produtos de limpeza e uso doméstico e profissional, sob a mesma marca, como detergentes, água sanitária multiuso, perfumada, etc”, detalha o gerente comercial.

Com estratégias de mercado voltadas para os consumidores de produtos de limpeza doméstica e profissional, atualmente são comercializados 10 milhões de litros por mês do produto nos estados do Norte e Nordeste. Sobre a fórmula para a marca se manter entre as preferidas dos pernambucanos, o gerente comercial atribui o sucesso a uma boa comunicação com o público consumidor e o preço justo. “Além de assegurar a maior capilaridade no alcance aos polos de consumo por menores que possam parecer”, completa.

Invariavelmente, a comunicação da marca é voltada para a tradição, qualidade e a familiaridade com o consumidor. “Valorizamos sempre essa fidelização adquirida ao longo de tantas décadas e buscamos estar presentes nas diversas mídias agregando à marca essa valoração de familiaridade com o cliente”, pontua Evyo Abreu e Lima.

Para os próximos anos, o principal investimento está na importação de maquinário, visando a implementação de sistemas mais modernos e ganhos de produtividade, o que possibilitará a ampliação na presença de mercado. Sobre a implantação, tudo depende da melhoria da economia nacional.

Um forte aliado nas cozinhas

Detergente Ipê é fundamental para a boa higienização da pia e das louças de uma residência

Item indispensável na luta diária de por fim ao fantasma chamado “pias repletas de prato”, a escolha do lava-louças passou a ser de fundamental importância para o bom funcionamento de uma casa. Por isso, o detergente é um forte aliado nas cozinhas. Ter um bom rendimento e não manchar são alguns dos requisitos levados em considerção na hora da escolha. E essas são as principais características do lava-louças Ypê, o preferido dos pernambucanos.

“O sucesso do lava-louças Ypê, líder na categoria, é resultado de um grande investimento em tecnologia. Sua fórmula reúne tudo o que se deseja de um lava-louças líquido: eficiência na limpeza, rendimento, economia e fórmula biodegradável”, pontua a gerente de marketing da categoria pia, Gabriella de Assis Bassi.

Recentemente, a linha de lava-louças Ypê foi ampliada e conta com versões de concentrados. Com isso, o lava-louças Ypê Ultra Gel Concentrado possui fórmula com uma concentração ainda maior de ativos que, com uma pequena dosagem do produto, remove as gorduras mais difíceis. Além disso, possui embalagem compacta e anatômica, com tampa flip.

A mais recente campanha da marca teve como mote “use somente o necessário”, levando os consumidores a despertar para o consumo consciente. Afinal, desperdiçar não é bom para o bolso e nem para o planeta. Diante desse conceito, as embalagens do lava-louças Ypê utilizam menos matéria-prima. A redução equivale a deixar de produzir 201,4 milhões de frascos de lava-louças sem deixar de entregar a mesma quantidade de produto.

Marca líder em várias categorias no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa e com a casa. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, a empresa conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO).

Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira e atualmente conta com cerca de quatro mil funcionários. Detentora das marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex, os produtos da Ypê estão disponíveis em pontos de venda de todo o país. Além do Brasil, a marca está presente em mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio.

A marca que se transformou em sinônimo de roupa limpa

Selo OMO se tornou líder do mercado nacional de sabão em pó e, inevitavelmente, o preferido no estado

A marca OMO é sinônimo de tradição. O surgimento foi lá em 1957, quando o produto entrou em comercialização, tornando-se a primeira marca no segmento de detergente para roupas do Brasil. Hoje, o selo OMO se tornou líder no mercado nacional de detergentes. A preferida dos pernambucanos no segmento sabão em pó está presente em 75% dos lares brasileiros, o que faz com que os produtos da marca estejam disponíveis nas principais redes varejistas do país.

“O nosso consumidor busca o tempo todo equilibrar todas as atividades de sua vida. É neste momento que queremos estar ao lado dele. Nesse cenário de rotina atribulada e que se tem mais coisas para fazer, sobrando menos tempo para se dedicar às roupas sujas, que vamos mostrar que OMO está ali para fazer o trabalho duro. OMO tem em seu DNA inovação e tecnologia e é nesse contexto que nos preocupamos em trazer produtos mais práticos e com economia de tempo e recursos”, relata a gerente de marketing de OMO, Cristiane D’Amore.

A origem do nome OMO vem da expressão old mother owl, que significa velha mãe coruja, na tradução livre. Uma associação ao cuidado das mães com a família. Se quando criado a versão era com apenas um produto, agora a família cresceu e ganhou vários membros. O portfólio é composto por OMO multiação pó e líquido, OMO multiação com um toque de Comfort lilás pó e líquido, OMO multiação com um toque de Comfort dourado pó e líquido, OMO progress+ em pó e OMO super concentrado progress+, OMO roupas delicadas, a linha OMO tira manchas e OMO puro cuidado pó e líquido, lançado recentemente em todo o Brasil.

“Outra aposta, neste momento, são as embalagens econômicas, nas quais oferecemos um volume maior de produto com um quilo com relação ao tamanho menor. Por isso, investimos na comunicação e oferta de um portfólio amplo, assim como em ações promocionais para toda a linha”, afirma Cristiane D’Amore.

Segundo a gerente de marketing, a construção de relacionamento e conversas com os consumidores no meio digital tem tido um papel importante dentro dos planos de comunicação da marca. “Nosso desafio é apresentar campanhas cada vez mais relevantes e atuais”. Um exemplo recente é a campanha Resultados imbatíveis de primeira para você economizar, que reforça as credenciais de inovação e modernidade de OMO.

Nada como dar um cheiro de limpeza na sua casa!

Brilux tem um amplo portfólio direcionado à higienização de ambientes

A marca Brilux vende em torno de 360 milhões de litros de álcool por ano. Uma referência no segmento de álcool, o produto está sendo distribuído por todo o Norte, Nordeste, além dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O item faz parte das linhas de produção do grupo Raymundo da Fonte, que possui 350 itens em seu portfólio.

Fugindo do tradicional e buscando atender aos consumidores da melhor forma, nos últimos anos, o álcool Brilux evoluiu do tradicional para o perfumado. Com o intuito de trazer mais segurança ao consumidor, a evolução também passou pelas embalagens do produto, que foram pensadas com tecnologia inovadora e com materiais que evitam acidentes.

Além do álcool, a família Brilux é formada por água sanitária, alvejante perfumado, alvejante sem cloro, cloro em gel, desengordurante, desinfetante, lava-louças, lava-roupas, limpa-vidro, limpador, limpador concentrado, multi-uso, sacos para lixo sustentáveis e tira-manchas.

Para os próximos anos, a marca busca consolidar a liderança no Norte, Nordeste e Sudeste. “Contando com o apoio de uma boa divulgação, fechamos com diversos comunicadores até o fim de 2017, redes sociais e três filmes que estão sendo veiculados até o meio de 2017”, conta o diretor comercial de marketing do grupo Raymundo da Fonte, Romero Longman. Os projetos vão além e também devem atender a outros produtos da marca Brilux, como a água sanitária, que será a primeira marca no Brasil a eliminar 99,9% das bactérias testadas e aprovadas pela Anvisa.

Entre as iniciativas para estar mais próximo do consumidor, a marca Brilux lançou, recentemente, uma nova campanha publicitária. Através do conceito Limpeza para toda a família, a ação destaca a variedade e eficiência dos produtos da marca nos cuidados do lar. Criada pela agência BG9, união do Gruponove com a Plano B, a mídia utilizada traz uma comunicação leve e divertida. Inspirada em situações do cotidiano de diferentes famílias, ela estimula uma atitude mais colaborativa entre todos na divisão das tarefas domésticas, assunto bastante discutido nos dias atuais e bem trabalhado pela marca há alguns anos. Programada para ser veiculada nas regiões Norte e Nordeste, a campanha é estrelada pelo humorista Nelson Freitas.

PREMIADOS


Categoria
Água Sanitária Dragão Brilux Tubarão
Álcool Brilux Tubarão Tri-D
Detergente Líquido Ypê Invicto Minuano
Sabão em Pó Omo Bem-Te-Vi Ala
Sabão em Barra Bem-Te-Vi Ypê Brilhante