LIMPEZA DOMÉSTICA

A pioneira em pet reciclável

Água Sanitária Dragão chega aos 70 anos consolidada como a marca preferida dos pernambucanos

Criada em 1948, numa pequena fábrica da Rua da Soledade, no Centro do Recife, a Água Sanitária Dragão chega aos 70 anos consolidada como marca preferida dos pernambucanos, com parques industriais em Pernambuco e Alagoas, além de um projeto de expansão para o estado do Ceará. Comercializado no Norte e Nordeste, o alvejante tem o diferencial de manter seu slogan bem vivo na mente dos consumidores e o status de ter sido o primeiro no mundo a ser engarrafado em pet reciclável, há cerca de 10 anos. “Sujou, usa Dragão”, repete a publicidade ano a ano, valorizando a marca.

Segundo o gerente Comercial, Evyo Abreu e Lima, a primeira unidade fabril da Interlândia LTDA, que produz a água sanitária, foi criada pelo seu avô, Godofredo de Abreu e Lima Primo. Godofredo era estudante de química na Universidade Federal de Pernambuco quando teve a ideia de investir no seu próprio produto. Naquele ano, o contexto político do país era efervescente, surgia a campanha “O petróleo é nosso”, e Godofredo Primo iniciou a construção do seu patrimônio empresarial, que permanece sendo administrado e cuidado pela segunda e terceira gerações da família.

A empresa saltou de oito empregados, na sua fundação, para 420 nas unidades fabris de Pernambuco e Alagoas. A fábrica pernambucana funciona no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Segundo Evyo Abreu e Lima, atualmente, são vendidos por mês no estado 2,5 milhões de litros de água sanitária Dragão, enquanto, no Brasil, o total é de aproximadamente 12 milhões. “Nosso diferencial é a qualidade, o preço justo e a tradição”, disse o gerente Comercial. “Seguindo essa diretriz, acreditamos que conseguimos ficar no topo das marcas preferidas”, frisou.

Evyo Abreu e Lima explicou que a Interlândia tem embalagens de um, dois e cinco litros para água sanitária, bem como oferece a linha multialvejante. “Também em nossa linha contamos com desinfetantes, multiuso, limpa-vidros, esponja, lava-roupas entre outros”. “A Dragão é a primeira no mundo feita em pet reciclável. Isso é uma coisa incrível! A Interlândia hoje produz uma garrafa 100% reciclada e ajuda a preservar o meio ambiente. Somos a pioneira em pet reciclável e temos uma patente requerida dessa tecnologia, já começamos a vendê-la”, acrescentou.

O símbolo do Dragão, que estampa as garrafas verdes da água sanitária, foi escolhido pelo fundador por representar força no imaginário popular. Evyo ressaltou que o alvejante não mudou de fórmula, mas se modernizou e sua marca se consolidou ainda mais pela sustentabilidade. “Fazemos ações em diferentes meios de comunicação, isso ajuda a marca ficar lembrada e querida pelos consumidores em geral”.

Evyo Abreu e Lima, gerente Comercial da Dragão

Aposta na sustentabilidade

Programa de educação ambiental do sabão Bem-te-vi recebeu diversas premiações

Com 88 anos de existência, produto fabricado pela ASA tem grande inserção no Nordeste

A política de sustentabilidade chama a atenção na história do sabão em barra Bem-te-vi, escolhido no prêmio Marcas Preferidas de 2018 para representar a categoria. Com 88 anos de existência, o produto se diferencia por apresentar, ao consumidor, além da qualidade e tradição, uma proposta que faz a diferença no dia a dia. Desenvolvido pela ASA Indústria e Comércio, o sabão utiliza óleo de fritura reciclado na sua fabricação, oferecendo uma saída para o descarte correto do que seria jogado no meio ambiente. A coleta e o reaproveitamento do resíduo para usar na produção do sabão está dentro do programa Mundo Limpo Vida Melhor, criado pela companhia há uma década. Somente em Pernambuco, já foram reciclados 6 milhões de litros do resíduo. Como apenas um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, o reaproveitamento ajudou a preservar 110 bilhões de litros de água.

O sabão Bem-te-vi tem preferência em todas as classes sociais e grande inserção no Nordeste, fruto de uma estratégia de valorização, sustentabilidade e distribuição dos produtos. Ele é apresentado ao cliente como um produto indispensável para limpar todos os tipos de sujeira pesada em roupas e pratos, e chega aos consumidores nas versões comum e glicerinada (Floral Neutro, Limão, Lavanda e Eucalipto).

A reciclagem do óleo para fazer o sabão Bem-te-vi é baseada na educação ambiental, por meio do programa que atua em mais de 50 municípios, envolve 350 escolas e três mil parceiros, o que já permitiu a sensibilização de 100 mil pessoas. A ASA implanta os pontos públicos para entrega voluntária do óleo de fritura, faz a coleta periódica e incentiva a participação da sociedade. O resíduo é coletado em escolas, estabelecimentos comerciais, organizações privadas e organizações não-governamentais e segue à ASA para ser reutilizado e incorporado como na fabricação do sabão em barra Bem-te-vi.

O Mundo Limpo Vida Melhor tem um impacto tão positivo no meio ambiente que recebeu várias distinções, como o Prêmio de Sustentabilidade da Fiepe, em 2012 e 2015, o Prêmio Crea de Meio Ambiente, em 2013, e o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, promovido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) em 2014. O programa também tem cunho social, porque reverte recursos financeiros, proporcionalmente ao volume de óleo coletado, para a Fundação Alice Figueira de apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

“É um programa que existe há dez anos para fazer um bem maior à comunidade, trazer a comunidade para valorizar mais a sustentabilidade, preservar as águas e a parte de saneamento. É um projeto que nos dá muito orgulho. Ele tomou uma amplitude tão grande que não é mais da ASA, é de todo o estado de Pernambuco”, ressalta o diretor de Vendas e Marketing da ASA, Wagner Mendes.

A ASA tem quatro fábricas, localizadas em Pernambuco e na Paraíba. Ela produz e distribui cerca de 250 itens do seu catálogo, que se divide nos segmentos de alimentos e bebidas, higiene e limpeza.

Presente em 75% dos lares do país

A OMO, que chegou ao mercado brasileiro em 1957, traz em seu DNA a inovação e a tecnologia

Registrado em 1908 na Inglaterra pela Lever Brothers, que deu origem à Unilever em 1930, o sabão em pó atravessou mais de 60 anos como a marca preferida dos brasileiros, conseguindo se adaptar às mudanças e a um público consumidor exigente. Hoje, mesmo com tanta concorrência, o detergente está presente em 75% dos lares do país e trazendo, como sua principal mensagem, a importância de se aproveitar os bons momentos da vida sem se preocupar com manchas nas roupas usadas nessas ocasiões.

Em 1909, o OMO era um pó alvejante que se tornou sabão em pó para tecidos brancos. Em 1954, a Unilever lançou OMO na versão detergente em pó e, em 1957, chegou ao mercado brasileiro, a princípio apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, passando a ser vendido em todo o Brasil em 1963. As mudanças sofridas ao longo do tempo se deram, segundo a diretora de Marketing de OMO, Giovanna Gomes, numa relação de troca e confiança.

“A marca conseguiu ter um entendimento claro das necessidades da rotina doméstica de seus consumidores que ultrapassa o universo da lavanderia. OMO acompanha de perto a evolução nas mudanças da relação desses consumidores com os cuidados da casa, as necessidades e tendências de suas famílias, e isto permite evoluir junto com eles. Isso é traduzido tanto nas inovações que são lançadas para facilitar a vida deles, quanto na forma de se comunicar por meio das campanhas”, declarou.

Segundo Giovanna Gomes, a Unilever encara a política de sustentabilidade da empresa como única forma de fazer negócio e garantir um futuro melhor para todos. Ela conta que, nessa área, em 2010, a companhia lançou um plano de sustentabilidade que priorizou a visão de gerar crescimento para o negócio, mas, ao mesmo tempo, evitar danos ao meio ambiente e produzir um impacto positivo na sociedade.

De acordo com Giovanna, OMO entende que, por existirem necessidades e momentos de vida diferentes, é preciso entregar soluções para diferentes perfis de consumidor. A marca, nos últimos anos, acompanhou movimentos importantes no mercado de cuidados com a casa, com as mulheres cada vez mais assumindo novos papéis, novas configurações de núcleos familiares e uma participação mais ativa dos homens nos afazeres domésticos. “O consumidor busca o tempo todo equilibrar todas as atividades de sua vida. É neste momento que OMO quer estar ao lado dele. OMO tem em seu DNA inovação e tecnologia e é nesse contexto que se preocupa em trazer produtos mais práticos e com economia de tempo e recursos”, analisa a diretora de Marketing.

Para sobreviver e se destacar diante de tanta concorrência, a marca estuda as tendências do mercado e investe na oferta de um portfólio diverso em formatos, tamanhos e benefícios para atender a todos os públicos e necessidades.

Produto atravessou mais de 60 anos como a marca preferida dos brasileiros

Líder de vendas e preferência no Norte e Nordeste

O Álcool Brilux é o principal produto do portfólio do grupo Raymundo da Fonte

Renata Wanderley, gerente de Marketing e Trade da Raymundo da Fonte

Disponível nas versões perfumada e normal, o álcool Brilux se consolidou como líder de vendas e preferência no Norte e Nordeste, buscando o desenvolvimento de estratégias de comunicação consistentes, conversando com o público-alvo nas mais diversas plataformas de mídia. Líder de vendas no portfólio do grupo Raymundo da Fonte, que existe há 72 anos e possui mais de 2.600 funcionários, o álcool Brilux tem uma linha completa com cinco itens – perfumado gel e tradicional. A primeira fábrica foi fundada no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e o grupo já tem filial nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país.

Segundo a gerente de Marketing e Trade da Raymundo da Fonte, Renata da Costa Wanderley, a ideia inspiradora da marca Brilux é fortalecer os produtos da empresa e realizar campanhas de qualidade que “reforcem os laços de cumplicidade e confiança que a marca tem junto aos consumidores”. O grupo, que fez lançamentos como o Lava Roupas Líquido Tripla Ação e a expansão da linha de detergentes, tem também na água sanitária Brilux um de seus maiores focos, dando a ênfase na campanha de que ela elimina até 99,9% das bactérias.

A marca não divulga a média de vendas em Pernambuco e no Brasil, mas, de acordo com a gerente de Marketing, mesmo num mercado extremamente competitivo e com tantos produtos de limpeza nas prateleiras, o público-alvo do álcool Brilux permanece sendo exigente: mulheres de 25 anos de todas as classes sociais. “O Álcool Brilux é líder de mercado em sua área de atuação. E a expectativa para 2018/2019 é de ampliação dessa participação”, frisa Renata.

A principal mudança do álcool nos últimos anos foi o desdobramento para a linha gel, há mais de dez anos, com a mesma qualidade. “Brilux é sinônimo de qualidade e eficiência no segmento de produtos de limpeza doméstica. E essa relação se deve aos constantes investimentos em pesquisas de mercado, desenvolvimento e aprimoramento dos produtos. E todo esse movimento tem como premissa o compromisso em sempre oferecer o melhor aos nossos consumidores. Soma-se a isso tudo, uma visão clara sobre a importância da comunicação como elemento estratégico de fortalecimento da marca e da empresa”, explica Renata.

PREMIADOS

Categoria
Água SanitáriaDragãoBriluxTubarão
ÁlcoolBriluxTri-DTubarão
Detergente LíquidoYpêInvictoLimpol
Sabão em PóOmoBem-Te-ViAriel
Sabão em BarraBem-Te-ViYpêVanish