PRODUTOS DE LIMPEZA
o já tradicional Omo ganhou mais uma vez a pesquisa do marcas preferidas em sua categoria
Omo se tornou o sabão em pó indispensável nas residências brasileiras
O mercado brasileiro é abastecido com produtos fabricados na unidade de Indaiatuba, que também é a maior fábrica de detergente em pó do mundo, com produção anual de 700 mil toneladas. Os produtos Omo são comercializados em mais de 28 países ao redor do mundo, com forte presença na Europa, América Latina e Ásia.
Originalmente, era um detergente para roupas que continha um branqueador de oxigênio. Depois foram adicionadas enzimas para a retirada de manchas de proteínas e sangue. A temperatura da roupa precisava estar acima dos 85 graus para que pudesse funcionar corretamente. Só foi possível utilizá-lo em lavagens com temperaturas mais baixas quando sua fórmula foi mudada para TAED (tetra-acetil etileno diamina), que funciona a partir dos 40 graus.
Outra curiosidade é que no início das vendas do Omo no Brasil, o produto era vendido apenas para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Naquela época, o acesso às máquinas de lavar era muito restrito, ficando limitado apenas a famílias urbanas de alta renda. O uso do sabão em barra ainda era maioria. Então, as donas de casa eram convidadas a assistir a demonstrações do produto em seções de cinema feitas por promotores da marca. Hoje, o sabão em pó Omo não só se difundiu pelo país, como se tornou indispensável na casa das famílias brasileiras.
Presente em todo Norte, Nordeste e Centro-Oeste através de mais de cinco mil pontos de venda, chegando aos lares dos consumidores por uma ampla rede de distribuição. Além do sabão em barra, a linha é formada por detergente em pó, lava roupas líquido e desinfetante. Toda a linha é produzida na unidade do grupo em Recife, onde são fabricados os produtos de limpeza para casa e roupas.
“Esta é uma marca que conversa com o consumidor, que se preocupa em entender e surpreender o consumidor com produtos que levam grandes soluções para as atividades domésticas do dia a dia. Também temos de destacar a preocupação de sustentabilidade da marca, que usa em sua produção de sabão em barra, o óleo de cozinha reciclado pelo projeto da ASA Mundo Limpo, Vida melhor, contribuindo diretamente para a despoluição de mais de cinco bilhões de litros de água”, afirma o diretor de Vendas e Marketing da ASA, Wagner Mendes.
A reciclagem do óleo para fazer o sabão Bem-Te-Vi é baseada na educação ambiental, por meio do programa que atua em mais de 50 municípios, envolve 350 escolas e três mil parceiros, o que já permitiu a sensibilização de 100 mil pessoas. A ASA implanta os pontos públicos para entrega voluntária do óleo de fritura, faz a coleta periódica e incentiva a participação da sociedade. O resíduo é coletado para ser reutilizado e incorporado em itens como a fabricação do sabão em barra Bem-Te-Vi.
A indústria ASA tem 23 anos e aproximadamente 1600 funcionários. O grupo possui quatro unidades fabris (Recife, Campina Grande, Belo Jardim e Petrolina). A indústria atende todo o Nordeste, parte do Norte, Sudeste, parte do Centro Oeste e Sul. A empresa nasceu depois de adquirir a antiga Alimonda. Com a mudança, foi objetivado foco na fabricação de produtos que tivessem o melhor recall de qualidade do mercado e que fossem alçados a líder em seus segmentos.
“Foi iniciada também uma grande parceria com o trade, que se é respeitada até hoje, onde a busca da excelência nessa relação, catapultou todo o guarda-chuva da empresa, para entre as melhores fornecedoras do mercado. A assertividade na logística de prazo, entregas com os melhores produtos junto ao trade, nos deu credibilidade com esses facilitadores do varejo e atacado, tudo isso buscando um melhor espaço nas lojas e portfólios desses nossos clientes, assim criando uma real disponibilidade das marcas junto ao consumidor”, ressalta Wagner Mendes. Segundo ele, cada vez mais, os produtos da ASA circularão nos mercados do Sudeste, Centro Oeste e Sul. “Em breve estaremos nas gôndolas de todo o país”, pontua.
Crise sanitária exigiu uma atenção maior com a higienização no geral
“Acreditamos que esse reconhecimento se deve ao fato de a Brilux ser sinônimo de qualidade e eficiência no segmento. Também existe uma aposta da empresa em planos de comunicação consistentes, com uso de diferentes plataformas de mídia, para que a conversa com os clientes seja direta e verdadeira”, aponta a gerente de marketing e trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Renata Carvalho.
Segundo ela, a crise sanitária exigiu uma atenção maior com a higienização pessoal e doméstica e o álcool ganhou protagonismo em 2020 como um grande aliado no combate ao novo coronavírus. “Nós fabricamos produtos fundamentais, recomendados pelo Ministério da Saúde. Por isso, continuamos investindo em tecnologia e entregando qualidade e custo-benefício para simplificar a vida dos nossos consumidores”, conta.
Para o grupo, a prioridade da marca é a vida das pessoas e isto norteou as ações desde o início da pandemia. “Colaborar com a saúde pública foi o que nos motivou a doar 400 mil litros de água sanitária Brilux desde março”, explica. Os produtos foram destinados a hospitais públicos e instituições sociais em Pernambuco, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro.
A Raymundo da Fonte é líder no Norte, Nordeste e no Rio de Janeiro, com total de 2,7 mil funcionários, que produzem mais de 350 produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas. Vai expandir os negócios e pretende abrir a sexta fábrica em 2021. O empreendimento será instalado no município de Itajubá, em Minas Gerais, com investimento inicial de R$ 60 milhões.
Uma água sanitária que possui o DNA nordestino
OMO, da multinacional Unilever, foi uma das primeiras marcas de sabão em pó do país. Existente na Inglaterra desde a década de 1940, chegou ao Brasil em 1957 e inovou ao oferecer o sabão na cor azul. “O sabão em pó é usado há bastante tempo por uma boa razão: ele oferece grandes resultados de limpeza, mas, ao mesmo tempo, também é acessível. Escolher o melhor sabão em pó para suas necessidades envolve, primeiramente, pensar sobre o tipo de roupa que você normalmente lava”, instrui a marca sobre o produto. Hoje, diferentes versões estão disponíveis para o consumidor, como OMO Puro Cuidado, OMO Lavagem Perfeita e OMO Sports. Este último, por exemplo, se destina especialmente às roupas usadas para práticas esportivas, se propondo a eliminar maus odores resultantes do suor e, ainda, prolongar sensação de frescor.
Entre as principais estratégias de comunicação por trás de sua popularidade nos últimos anos, está a campanha intitulada Porque se sujar faz bem, que incentiva o livre exercício do brincar. “A essência do conceito diz respeito ao estímulo e libertação de todo nosso potencial humano pois, para crescer e nos desenvolver, precisamos ser livres para descobrir o mundo e aprender através de nossas próprias experiências. As crianças, mais do que ninguém, necessitam sentir-se livres para explorar o mundo e se desenvolver. E isto significa que eles estão se sujando. Os pais podem e devem dar liberdade às crianças para se sujarem, experimentarem e se desenvolverem”.
Empresa também marcou forte presença nas redes sociais
bem-te-vi é o primeiro nome que vem à mente do pernambucano quando o assunto é sabão em barra
Sabão está no mercado há 88 anos e conta com sete variações
“Temos por hábito dizer que a opinião de nosso consumidor é suprema, que trabalhamos para que nossos produtos e marcas sejam amados”, celebrou o diretor. O sabão, que pode ser utilizado para a limpeza de louças e roupas, está no mercado há 88 anos e hoje conta com sete variações.
Com a pandemia, houve um aumento na demanda de produtos de higiene, fazendo com que o grupo tivesse que trabalhar com mais dedicação para atender o mercado. “No segmento de limpeza, sem dúvida houve uma maior e importante valorização dos hábitos de higiene e uma categoria impactada decisivamente foi a de sabão em barra, onde temos uma marca de forte apelo de qualidade e tradição que é a Bem-te-vi”, destacou Wagner. “O grande desafio foi de nos adaptarmos de forma bem rápida a todos os impactos que a pandemia trouxe em todas os setores de nossa atividade, não somente na produção, como nos insumos, logística, vendas, comunicação e inovação”, completou o diretor.
Segundo Wagner, o grupo tomou ações no atendimento e investiu na distribuição e comunicação para suprir a necessidade do mercado. Além disso, Wagner também comentou que continuará investindo em qualidade, tecnologia e distribuição. “Vamos investir em todos os nossos negócios trazendo novidades de produtos e ações de comunicação”, ressaltou.
Segundo a empresa, a sua missão está diretamente relacionada com a qualidade de vida dos consumidores. “A missão da Ypê é contribuir para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, com produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis, garantindo qualidade em tudo o que fazemos”, destaca um trecho de seu portfólio. Hoje, a empresa conta com mais de 6 mil colaboradores.
No selo, declarado na premiação de 2019, a empresa ressaltou sua relação com os consumidores. “A Ypê busca oferecer as melhores soluções para os cuidados com o lar e as roupas. Esse é, sem dúvida, um de seus principais pilares. Diante disso, acredita que esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e compromisso com os seus consumidores em oferecer produtos de qualidade com uma ótima relação custo-benefício”, aponta.
A empresa também tem se engajado em pautas sustentáveis, com iniciativas de reflorestamento e monitoramento de rios, com ação de grupos voluntários. Entre suas parcerias estão a Fundação SOS Mata Atlântica; Florestas Ypê e o Observando os Rios. Juntas, as iniciativas já plantaram mais de 650 mil mudas de árvore (até 2017) e monitoram rios em mais de 83 municípios.
Neste ano, a empresa ganhou a certificação Great Place to Work (GPTW). “É uma alegria saber que para os nossos colaboradores, a Ypê é considerada um excelente lugar para se trabalhar! Um ambiente amistoso, de desenvolvimento profissional e confiança entre as equipes”, destaca um trecho do portal oficial da marca.
Durante a pandemia, a marca afirma, em seu site, ter tido uma base de ação ágil, transparente e humana. “Levando em conta as particularidades do nosso time, refletindo o cuidado da marca para quem ajuda a construí-la todos os dias”, ressalta um trecho da página virtual. Segundo o site, todos os protocolos de saúde e segurança foram seguidos pelos colaboradores e a empresa distribuiu álcool e máscaras de proteção. “Nos primeiros seis meses da pandemia, geramos mais de 5 mil impactos – entre ações e informações – para todos os públicos, incluindo atualizações semanais da alta liderança e lives com temas profissionais e de cuidados para a casa e a saúde”, destaca o portal.