Marcas que fazem a diferença

Prêmio Marcas Preferidas vai identificar os produtos escolhidos pelos consumidores pernambucanos no dia a dia. Serão entrevistadas 2,5 mil pessoas

Para o presidente do Diario, Alexandre Rands, a marca precisa se aproximar daquilo que o consumidor procura - Foto: Roberto Ramos/DP

Para o presidente do Diario, Alexandre Rands, a marca precisa se aproximar daquilo que o consumidor procura – Foto: Roberto Ramos/DP

 

O mercado vai conhecer as marcas que estão cada vez mais presentes no dia a dia dos pernambucanos. E vai conhecer de forma ainda mais precisa e detalhada. O prêmio Marcas Preferidas 2016 amplia o conceito de posicionamento de mercado, com o objetivo de identificar os produtos preferidos dos pernambucanos a partir do binômio preço e qualidade, além do componente de carinho com as marcas. A edição deste ano ganha uma pesquisa com amplitude maior, passando de 600 para 2,5 mil pessoas consultadas,  detalhando as opções de acordo com gênero, idade e instrução, em uma metodologia sofisticada. O resultado vai gerar relatórios específicos, como a Saúde da Marca e o Top of Mind. Serão 80 marcas avaliadas em 18 categorias de produtos e serviços.

O prêmio foi apresentado ontem ao mercado e um detalhe merece destaque: a divulgação dos resultados vai acontecer em todos os veículos do Grupo R2, que são os jornais Diario de Pernambuco e AquiPE, os portais diariodepernambuco.com.br e pernambuco.com, além das rádios ClubeFM e Globo AM e todas as presenças nas mídias sociais.

“Neste ano, também pretendemos  dar maior visibilidade aos vencedores. Além da revista, iremos divulgá-los em nossas redes sociais, nos nossos impressos e através de inserções nas rádios Clube FM e Globo AM”, falou o presidente do Diario, Alexandre Rands. Além disso, a lista com os vencedores estará disponível por um ano no portal pernambuco. com. Entre as áreas pesquisadas estão: alimentos, varejo, automóveis, bebidas, construção e imóveis, educação, serviços financeiros, segurança, serviços públicos, de alimentação, ótica e higiene pessoal.

O levantamento, conforme avaliação de Alexandre Rands, refletirá o posicionamento da empresa no mercado. “Cada vez mais a marca precisa se aproximar do que o consumidor procura. Ter uma análise desse comportamento é importante na tomada de decisões estratégicas da empresa. E vai além do ranking divulgado na pesquisa. Você pode não ganhar na sua categoria, mas pode descobrir que quem mais prefere a sua marca é o público mais jovem. Isso pode mudar sua estratégia.”

O vice-presidente institucional do Diario, Mauricio Rands, reforçou o ganho do conteúdo dos veículos do grupo R2 no vínculo com o processo de ampla divulgação das marcas envolvidas no prêmio. “O jornal é presença no impresso, mas tem alcance extraordinário quando se considera a plataforma multimídia. O Diario e demais veículos vêm se preocupando em promover uma cobertura construtiva, sem sensacionalismo, firmando compromisso com a boa informação e se tornando cada vez mais um instrumento de mudança de comportamento do cidadão”, ressaltou, apontando os números de presença do Diario de Pernambuco, que faz o jornal ser o mais lido na categoria premium do estado, segundo a Marplan. “Somos o 5º jornal do país em presença multimídia, atrás apenas de jornais nacionais de estados mais desenvolvidos.”

No evento de lançamento, Alexandre recebeu os convidados ao lado de Maurício; do vice-presidente executivo Guilherme Machado; da diretora Comercial, Tarciana Morais; da diretora de Marketing, Brites Caminha; da diretora de Mercado Nacional, Kátia Tavares. Entre os vários nomes do mercado, foram anotadas as presenças de Cecília Freitas, Daniel Queiroz, Queiroz Filho, Antônio Carlos Vieira, Jussara Pettini, Gabriel Kater, Ulisses Andradgio Jardelino.

“Tudo que é importante para o consumidor, que é quem está como nosso produto e o leva pra casa é importante para a nossa marca. E uma pesquisa nos dá isso”

Railson Benjamin

presidente da Turquesa

“Saber como falar como nosso cliente é de extrema importância para o negócio. Ter uma apuração detalhada nos dá campo para trabalhar”

Kika Saraiva

presidente da Turquesa

“Saber se o consumidor entende a nossa proposta e que nossa marca é preferida e acessível é importante. Saber que o Diario vai expor o resultado disso nos dá ainda mais penetração no mercado”

Marcelo Miranda

gerente da filial da Porsche

“É uma pesquisa espontânea, com público amplo e que nos dá base para várias decisões de mercado. É diferente do que a gente consegue fazer como empresa em levantamentos de satisfação”

Ary Alves

diretor comercial e de marketing da Shineray

[ O levantamento com 2.500 questionários

Resultados também gerarão: 

■ Tof of Mind
■ Saúde das marcas
■ Serviços de análises detalhados poderão ser contratos
■ Pesquisa realizada pelo Instituto Datamética

Fonte: Pesquisa Marcas Preferidas

Levantamento mais amplo

A pesquisa do Prêmio Marcas Preferidas vai apresentar 2,5 mil questionários nas principais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). A coleta dos dados já está sendo realizada pela Datamétrica Pesquisa de Opinião e Consultoria Econômica, que também será responsável pelos relatórios setoriais e de produtos. Serão cerca de 80 produtos pesquisados, distribuídos em 18 categorias de produtos e serviços. A margem de erro é de 2%. O recorte principal do consumidor pesquisado é ser maior de 18 anos e renda domiciliar igual ou maior que três salários mínimos, para atingir o perfil ABC do Grande Recife. Além de uma análise quantitativa, a apuração vai detalhar a atividade, a marca e como ela se posiciona no segmento para gerar produtos qualitativos que podem ser contratados pelas empresas. Os resultados serão divulgados a partir de agosto.

“O objetivo principal é identificar as marcas preferidas do Grande Recife, de forma ampliada, reduzindo a margem de erro e mostrar ao setor como ele está na memória do consumidor. Mas será possível avançar. A apuração vai gerar estudos mais aprofundados, como “Saúde da marca”, que mostra como o produto está frente aos concorrentes. É um resultado estatístico, que considera pormenores além do simples voto na marca preferida”, destaca Analice Amazonas, vice-presidente da Datamétrica, que coordena a pesquisa.

Segundo ela, é uma metodologia moderna, bastante utilizada por grandes empresas na tomada de decisões em áreas estratégicas de mercado e comunicação. “O levantamento vai reunir informação para retirar vários extratos de conteúdo, a ser solicitado pela empresa interessada. O grupo pode solicitar relatórios aprofundados da marca, do segmento, do posicionamento dos concorrentes, o motivo que fez as pessoas se apaixonarem pela marca, se recomenda, se prefere mas não compra, entre outros recortes. É uma pesquisa rica e que pode ser, inclusive, oferecida à empresa de forma exclusiva. Será um dos produtos ofertados”, acrescenta.

Maurício Rands apresentou o prêmio ao mercado - Foto: Roberto Ramos/DP

Maurício Rands apresentou o prêmio ao mercado – Foto: Roberto Ramos/DP