MERCADO PUBLICITÁRIO

Pesquisa apresenta ranking das Marcas Preferidas

LEVANTAMENTO DO ANO DE 2020, FEITO EM PARCERIA ENTRE O INSTITUTO EXATTA E O DIARIO DE PERNAMBUCO, APONTA MARCAS MAIS LEMBRADAS PELOS CONSUMIDORES

Diretor do Instituto Exatta, Tonico Araújo exalta o poder da comunicação

Totalmente reformulada, neste ano, a pesquisa Marcas Preferidas foi realizada a partir da parceria entre o Diario de Pernambuco e o Instituto Exatta. O estudo foi feito através do método Top of Mind. Ou seja, o consumidor responde qual a primeira marca que ele lembra em cada categoria pesquisada. Ao todo, foram identificadas as preferências em 55 produtos e serviços, divididos em 12 categorias. A pesquisa de opinião quantitativa foi realizada no Recife, Olinda e Jaboatão. Foram ouvidas 600 pessoas das classes A, B e C no período de 21 a 27 de outubro e com um grau de confiança de 95%.

“A pesquisa é um levantamento estatístico por amostragem. Dentro deste universo, procuramos saber a memória das pessoas para as marcas correspondentes àqueles produtos apresentados”, explica o diretor do Instituto Exatta, Tonico Araújo. “Para a marca ser lembrada pelos consumidores significa que ela soube se comunicar bem. A empresa pode ter vários fatores positivos que interferem no sucesso, mas as que estão na memória do público é que são mais valorizadas”, aponta.

De acordo com Tonico, a partir de um conjunto de boas estratégias de comunicação e marketing, é possível fazer com que a marca transcenda ao produto e seja fixada na memória e no repertório das pessoas. “Não é só fazer a campanha, tem que ter conteúdo. Uma coisa que pesa bastante na área de serviço é o atendimento para conquistar destaque na opinião geral dos consumidores. Já na área de produtos, a embalagem tem o maior peso”, destaca.

O Instituto Exatta está no mercado desde 1999 e é a maior empresa de pesquisa do Norte e Nordeste do Brasil. Faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa e presta serviço em todo o território nacional. “Temos vasto portfólio de clientes e já trabalhamos com os três jornais de Pernambuco e várias emissoras de TV “, afirma.

Por conta da situação da pandemia, os questionários foram aplicados por email, telefone e via WhatsApp, com toda a segurança e grande controle. “Investimos muito em tecnologia e estamos liderando com pesquisas online, quantitativas e qualitativas, e métodos cruzados, que ajudam a ter mais velocidade”, conta. “Foi um prazer fazer esta pesquisa para o Diario de Pernambuco. É importante para o mercado atestar que investir em publicidade, criar boas campanhas e se comunicar bem traz bons resultados.

Agências Premiadas
Agência DestaqueAmplaAporte Comunicação Ítalo Bianchi

Conquista das agências locais

Maior rede de varejo óptico nacional, empresa atua desde 1992 e está presente em todo o Brasil, engajada, ainda, em ações sociais

O resultado da pesquisa do Marcas Preferidas é um termômetro importante para empresas de vários segmentos, mas também funciona como uma bússola para o mercado publicitário, reconhecendo o trabalho de vários profissionais de comunicação e marketing que apontaram para o caminho certo. Este ano, três agências pernambucanas despontaram no ranking e se destacaram pelo bom desempenho dos seus clientes: Agência Ampla, Aporte e Ítalo Bianchi.

A Ampla Comunicação, fundada em 1976, está envolvida em cinco troféus, com as marcas vencedoras Pitú (aguardente), Shopping Recife (varejo-shopping), Ferreira Costa – nas categorias material de construção e home center – e ainda Baterias Moura (automóveis). “Foi uma surpresa para o segmento, mas várias pesquisas mostram que as agências de publicidade passaram pela pandemia com muita velocidade. Fizemos do limão uma limonada. Os problemas foram se ajustando”, aponta o publicitário Queiroz Filho, presidente da Ampla.

Este ano, a agência deixou a sede própria e está apostando no home office como modelo de trabalho, que permite investir ainda mais na contratação de profissionais de outros lugares, além do Recife, como Garanhuns, Aracaju, Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Porto Alegre, Lisboa, Singapura e Moçambique. “Este é o novo modus operandi de uma agência de publicidade. A Ampla não precisa mais de um escritório e estamos dizendo ao mercado como a gente enxerga que será o mundo daqui pra frente. O que nos levou a trocar um CEP por uma URL”, reforça.

Bastante ágeis nas soluções do processo digital, Queiroz enumera pontos positivos em um ano cheio de obstáculos. “Nossa comunicação se tornou mais eficiente. Nos aproximamos de forma intensa dos clientes para reuniões estratégicas, que passaram a estar semanalmente em contato com nossos colaboradores. Participando mais ativamente das pautas com ações eficientes, objetivas e pragmáticas. Esse contato mais participativo foi um dos bens que a pandemia trouxe para nosso negócio”, aponta. “Me orgulho muito de não ter esperado a pandemia para modernizar nossas operações. O DNA da Ampla é ousar. Arriscamos, erramos mais, mas também tivemos muitos acertos. Os acertos superam os erros”, diz ele.

Segundo o publicitário, a transformação digital aconteceu para as pessoas, as marcas e também empresas, em diferentes níveis. “Antes as marcas falavam o que queriam e o consumidor só tinha o papel de ouvir e comprar. Era uma via de mão única. Hoje existe uma conversa. A marca que não entender que precisa dialogar com as pessoas, ouvir mais do que falar, será engolida pelo mercado. O que não deixa de ser importante é a criatividade. A agência pode ter todas as ferramentas e tecnologias, mas se não tiver profissionais inteligentes, competentes e antenados, não terá nada”, complementa.  Em janeiro de 2021, a Ampla celebra 45 anos.

Outra gigante do mercado publicitário, a Aporte Comunicação, se destacou na pesquisa Marcas Preferidas com quatro troféus, das marcas Palmeiron (extrato de tomate), São Braz (café), Bem-te-Vi (sabão em barra) e Boris Berenstein (clínica imagem). “Não é necessariamente ser lembrado, é estar no topo. O consumidor conhece, gosta da tua marca e a tem como preferida. Existe um sentimento e o racional por trás. Nesta pesquisa, nosso trabalho é reconhecido e valorizado”, explica o diretor presidente na Aporte Comunicação, Ângelo de Mello. Para ele, a construção do posicionamento de uma marca é a etapa mais valiosa. “Atribuo esses resultados ao entrosamento da equipe Aporte, à capacidade de adaptação que criamos nesse novo ambiente digital. Essa experiência exigiu grande controle de gestão da pauta para que o espírito criativo permanecesse nas plataformas virtuais”, explica.

Diante das incertezas, grande parte dos esforços e atenções se voltaram para as mídias digitais. “Houve uma retração natural dos clientes, encolhimento de verbas e investimento nas estratégias. Os planos foram pausados. Mas a prioridade foi reinventar e apostar no fortalecimento da mídia online”, conta. O ano também foi de novidades para a empresa, que agora está instalada no empresarial Arcos Corporate, no Poço da Panela. “Com pandemia ou sem pandemia, a comunicação sempre terá seu lugar. O consumidor ficou mais atento e passou a valorizar as escolhas, com mais critérios, num consumo consciente e refinado. As que sempre investiram em comunicação tiveram grande vantagem neste processo de travessia de todas as dificuldades que passamos”, avalia Ângelo de Mello.

A Italo Bianchi, liderada pelo publicitário Alfrízio Melo, completa 40 anos de mercado em 2020 e leva troféus com as marcas Fiat Italiana e Jeep Italiana (revendedora) e Vitamilho (farinha de milho). “É importante fortalecer o elo da cadeia produtiva. Por isso, valorizamos a importância de um prêmio como esse, que é o Marcas Preferidas do Diario de Pernambuco. A partir desse resultado, o mercado publicitário pode aprender cada vez mais a nortear suas ações. E também prestigiar os veículos de comunicação, os gráficos e nossos parceiros do ano inteiro”, explica Miguel Melo, diretor da Italo.

Miguel explica que Italiana e Vitamilho são clientes antigos e com mais de 20 anos no portfólio da agência. “A fidelidade e parceria com as marcas se reflete também nessas vitórias. A cumplicidade com o cliente é muito importante. Nunca trabalhamos sozinhos, tudo é resultado do trabalho em conjunto”, analisa.  

Segundo Miguel, o resultado valoriza ainda mais o negócio do cliente e avalia quesitos como atendimento, produto, localização, qualidade, a venda e pós-venda. Já para as agências, indica que estão no caminho certo.

“Nosso DNA é ousar”, garante Queiroz Filho, presidente da Ampla

Alfrízio e Miguel Melo, da Italo Bianchi, enaltecem fidelidade das marcas
Ângelo de Mello, da Aporte Comunicação, atribui vitória ao entrosamento