O RANKING DAS AGÊNCIAS CAMPEÃS

Índice de desempenho, criado pelo Diario de Pernambuco e Datamétrica, aponta quais agências publicitárias tiveram mais efetividade na promoção dos seus clientes

O Diario de Pernambuco e a Datamétrica também criaram dois índices de desempenho das agências de publicidade pernambucanas. Ambos medem a efetividade delas na promoção de seus clientes. O ranking foi elaborado a partir de um critério de pontuação concedido aos três primeiros classificados em cada categoria.

Foram estabelecidos dois índices diferentes: um avaliou o desempenho absoluto das agências e o outro estabeleceu a agência revelação. O primeiro índice foi calculado a partir da soma de pontos (normalizados) de todas as marcas associadas à agência, que aparecem entre as três primeiras colocadas. Ou seja, a agência que tiver mais clientes tenderá a pontuar mais. O segundo índice foi obtido a partir da média de todas as aparições da agência entre as três marcas preferidas em cada categoria avaliada na pesquisa. Nesse caso, a boa colocação de seus clientes na classificação por segmento é mais importante do que a quantidade de aparições deles entre as preferidas do consumidor.

A Ampla foi a primeira colocada nos dois índices, enquanto a Aporte ficou em segundo lugar no índice de desempenho absoluto e a Duplo A no índice de agência revelação. A BG9, Blackninja e Ítalo Bianchi ocuparam a terceira, quarta e quinta colocações no índice de desempenho absoluto, respectivamente, enquanto Talk, Emicê e 3Pontos conquistaram essas três posições adicionais no índice de agência revelação, nessa ordem.

A força das marcas de seus clientes tem um papel importante, porque os consumidores não definem suas preferências apenas baseados na comunicação feita por seus responsáveis. Contudo, sem uma boa comunicação, produtos e serviços de qualidade podem não conseguir o espaço no mercado que poderiam. Por isso, o Diario de Pernambuco e a Datamétrica resolveram também criar esse índice que valoriza aqueles responsáveis pela comunicação das marcas preferidas pelos pernambucanos. Todas essas agências e seus profissionais estão de parabéns pelo trabalho de divulgação realizado para seus clientes.

Classificação Índice de desempenho absoluto das agências Índice agência revelação de desempenho
1º lugar Ampla Ampla
2º lugar Aporte Duplo A
3º lugar BG9 Talk
4º lugar Blackninja Emicê
5º lugar Ítalo Bianchi 3Pontos

Com grande experiência no mercado e acostumados a aproximar as marcas dos consumidores, os publicitários são unânimes no que diz respeito à importância que a pesquisa Marcas Preferidas traz, tanto para as empresas quanto para as próprias agências: a partir dos resultados do levantamento, é possível saber se as estratégias adotadas estão corretas. Graças à metodologia da pesquisa, que ouviu 2,5 mil pessoas, relatórios específicos serão elaborados, a exemplo do Saúde da Marca e o Top of Mind.

“No caso das marcas, os resultados trazem uma segurança de que os investimentos em comunicação estão correspondendo, haja visto que elas são as preferidas na opinião da população”, afirma Antônio Carlos Vieira, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco e presidente da Arcos. Já do ponto de vista do mercado publicitário, a pesquisa se torna importante para que as agências avaliem o trabalho que estão desenvolvendo. “Essa premiação tem uma valia grande para o mercado publicitário, já que fica demonstrado que os clientes das agências estão no caminho certo, trabalhando a comunicação em parceria com uma agência que, do ponto de vista técnico e científico, traz resultados.”

Vieira ressalta, também, que a pesquisa demonstra a força do Diario de Pernambuco enquanto veículo de comunicação. “É importante manter esse tipo de levantamento porque a escolha do cliente por determinado produto vem através do veículo. Não adianta uma boa campanha, uma boa marca, se não tem um bom veículo.”

Sócia-diretora da Blackninja, Renata Gusmão afirma que a pesquisa é importante para as agências avaliarem com exatidão o trabalho desenvolvido: “Esse tipo de pesquisa mostra como o trabalho da agência está sendo feito levando em consideração as características das marcas. Ter as empresas com bom índice é importante, porque representa o resultado do nosso trabalho”, reforçou Renata, acrescentando que estar entre as preferidas em momentos de crise é importante.

“É importante manter esse tipo de levantamento. Não adianta uma boa campanha, uma boa marca, se não tem um bom veículo”

Antônio Carlos Vieira

presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco e presidente da Arcos

“Esse tipo de pesquisa mostra como o trabalho da agência está sendo feito levando em consideração as características das marcas”

Renata Gusmão

sócia-diretora da Blackninja

“Você tem toda uma nova geração, que se comunica de forma completamente diferente de dez anos atrás, e as empresas precisam acompanhar essa mudança”

Luiz Augusto Filho

presidente da Agência Um

“É preciso contribuir, dar informação ou benefício, para que o consumidor não entenda esse comportamento como invasivo”

Angelo Mello

diretor-presidente da Aporte

[ Desafios

As redes sociais são acessadas hoje por 103 milhões de brasileiros. Os negócios no ambiente virtual crescem a passos largos, fazendo com que as empresas precisem repensar suas estratégias para conquistar esse público. “Você tem toda uma nova geração de consumidores, que se comunica de forma completamente diferente de dez anos atrás, e as empresas precisam acompanhar essa forte mudança nos hábitos de consumo e na forma de comunicação que essa geração está imprimindo no mercado”, avaliou Luiz Augusto Filho, presidente da Agência Um.

Apesar de a presença nas redes sociais ser imprescindível para qualquer marca que queira se tornar preferida dos consumidores, é necessário estar atento a algumas questões. “A marca não pode ser invasiva. É preciso estar presente com algum tipo de conteúdo”, disse o diretor-presidente da Aporte, Angelo Mello, salientando que as empresas precisam gerar conteúdo e não só anunciar.
“Todas as nossas propostas criativas para os clientes estão sempre integradas à plataforma digital, de forma que pensemos em soluções de comunicação envolvendo mídias tradicionais e redes sociais”, disse Aguinaldo Viriato, presidente da Ampla.

[ Renovação do Público

Com tanto espaço para se fazer presente, seja no mundo real ou virtual, outro ponto importante para que as marcas continuem na preferência de seus consumidores é a fidelização dos clientes e, principalmente, a renovação do público consumidor. Além do diálogo, que precisa ser fundamental nesse processo, os especialistas do mercado publicitário ressaltaram que manter a qualidade do produto ou do serviço é importante para ampliar a participação no mercado.

CEO do grupo Duca, Queiroz Filho destacou que as marcas precisam, mais do que nunca, dialogar com o público, e não apenas comunicar. “Antes, você tinha de um lado a marca dizendo quem era, e do outro estava o consumidor, que apenas recebia a informação. Isso não basta. A interatividade é fundamental. Não existe mais isso de ‘eu digo e você escuta”, disse, ressaltando que os consumidores viram fãs de uma marca quando são engajados por ela. Ainda de acordo com ele, a estratégia é a mesma para manter a fidelidade dos clientes mais antigos.

Na avaliação do diretor da agência Italo Bianchi, Miguel Melo, estar presente na vida dos consumidores é fator importante para que uma marca seja considerada preferida. “São aquelas que continuam na mídia e que não deixam de marcar presença nos pontos de venda.” A renovação do público consumidor, principalmente em um cenário onde o público está mais exigente, é algo que depende da qualidade do produto ou do serviço oferecido, na avaliação dele. “Para que haja uma renovação, é sempre importante inovar, buscando oferecer algo a mais para o consumidor. Não é esperar que ele venha até você, mas sim ter algum atrativo.”

Já Antônio Carlos Vieira lembrou que as marcas estão atentas à sua participação no mercado. “Elas estão sempre se policiando em relação a isso, e veem onde estão caindo ou não. Diante disso, é comum que elas adotem estratégias promocionais, especialmente nos pontos de venda”, destacou. Ainda na avaliação dele, a atual conjuntura favorece o crescimento de outras marcas, que passam a conquistar novos clientes devido ao preço competitivo.

“Todas as nossas propostas criativas para os clientes estão sempre integradas à plataforma digital, de forma que pensemos em soluções  envolvendo mídias tradicionais e redes sociais”

Aguinaldo Viriato

presidente da Ampla

“Antes, você tinha de um lado a marca dizendo quem era, e do outro estava o consumidor, que apenas recebia a informação. Isso não basta. A interatividade é fundamental”

Queiroz Filho

CEO do grupo Duca

“Para que haja uma renovação, é sempre importante inovar, buscando oferecer algo a mais para o consumidor. Não é esperar que ele venha até você, mas sim ter algum atrativo”

Miguel Melo

diretor da agência Italo Bianchi