SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

As vendas da indústria de alimentos para os diversos segmentos que operam no setor no país atingiram R$ 144 bilhões em 2015, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA). Transformados pelos operadores e somados aos produtos in natura, esses insumos chegaram a um valor de mercado de R$ 357 bilhões. Um dos grandes responsáveis por esse resultado é o mercado de Food Service, ou seja, de serviços de alimentação e bebidas fora de casa, que nos últimos dez anos tem crescido, em média, 14,1% ao ano, frente os 10,8% do varejo alimentar.

Olhando já para o sudeste

Diplomata conquista os consumidores pelos olhos e, claro, pelo sabor dos seus produtos variados

Com a inauguração da fábrica de bolo de rolo, na Imbiribeira, e a entrada no mercado de Fortaleza, a Casa dos Frios teve um 2016 de êxito e já registra um crescimento de 5% no primeiro quadrimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. Com 11 unidades entre próprias e licenciadas, distribuídas em Pernambuco, Ceará, Bahia, Minhas Gerais e no Rio de Janeiro, a empresa credita 20% das vendas aos bolos de rolo, sobremesa que virou a marca registrada da Casa dos Frios e também pode ser encontrada na forma de sorvete, uma parceria da delicatessen com a gelateria pernambucana Degusta. Agora, a empresa mira na sua expansão no Sudeste.

O famoso bolo da casa se tornou ainda mais icônico após ter sido oferecido ao papa João Paulo II durante visita histórica do pontífice ao Recife em 1980. Além da iguaria, o mix da Casa dos Frios conta com milhares de itens nacionais e internacionais e uma adega premiada com mais de mil rótulos de vinhos.

Ambição para crescer

Sobremesas como novidades

Uma nova loja por ano. Essa é a média de inaugurações programadas pela Pizzaria Atlântico para o período de 2016 a 2018. Em 2016, a marca entrou no mercado de Caruaru, com a unidade no Shopping Difusora, primeira da empresa no interior do estado. No início deste ano, a Atlântico inovou e aderiu à tendência dos food trucks lançando um carrinho itinerante. Já em 2018, a previsão é da abertura da loja do Shopping Camará, em Camaragibe. Hoje, a empresa já tem 15 unidades, sendo cinco restaurantes de rua, nove lojas express e um food truck, num total de 720 funcionários de mais de 130 mil atendimentos por mês. Em 2016, a marca cresceu 3,5%.

No cardápio, as principais novidades são a Mini Cascata Gelada, sobremesa com camadas de biscoito, com sorvete de creme e cobertura de chocolate, o Ninho Gelado com Oreo, tulipa feita de chocolate branco com crocante de castanha.

Prezando pela eficiência

Parcerias assertivas

Com um crescimento no primeiro trimestre de 2017 de 5,6% no Brasil, em relação ao mesmo período de 2016, a McDonald’s está investindo na diversificação das sobremesas, sanduíches premium, aplicativos e totens para agilizar os pedidos e o pagamento, uma área especial para aguardar o pedido e informalidade no atendimento. A rede traçou as mudanças como estratégia para continuar crescendo mesmo com o aumento da concorrência com outras redes de fast food e do surgimento das hamburguerias gourmet no país.

Só em 2017, a McDonald’s lançou três parcerias com marcas aspiracionais: nos McFlurry de Sonho de Valsa, Nha Benta e Laka Diamante Negro. “A plataforma de sobremesas já é responsável por 12% do faturamento no Brasil. Isso se deve a essa estratégia assertiva de parcerias. Além disso, desde o início de 2016, estamos apostando na plataforma premium da rede, que é a linha Signature”, explica David Grinberg, diretor de comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil.

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