TELECOMUNICAÇÕES

Obstáculos superados em 2020 devido à inovação

Tim venceu desafios e foi reconhecida na categoria operadora de celular

Companhia é, hoje, vice-líder do mercado  em Pernambuco

A TIM soube reafirmar seus propósitos, conectar-se de maneira assertiva com seus clientes e responder rapidamente às adversidades geradas pela pandemia. A operadora conseguiu se manter viva na memória dos consumidores e conquistou o primeiro lugar do prêmio Marcas Preferidas, na categoria operadora de celular, promovido pelo Diario de Pernambuco.

Este ano, a pandemia reforçou a importância da conectividade para a sociedade e o setor de telecomunicações foi essencial em meio à crise. Deste modo, a empresa rapidamente aprimorou ainda mais a entrega de produtos e serviços para os usuários. Um exemplo foi a migração dos setores para o modelo home office em tempo recorde. Em poucos dias, toda a operação estava sendo feita remotamente, incluindo o call center. Pesquisas internas de clima revelaram que o engajamento dos colaboradores se manteve ou aumentou em 96% e isso leva a um aumento de produtividade.

“A TIM é referência por liderar os movimentos do mercado e não ter medo de ousar nas ofertas e buscar novas tecnologias. Por isso, ficamos felizes com este reconhecimento, porque estamos em constante evolução em termos de infraestrutura, de portfólio de produtos e serviços, e nos processos de relacionamento com o consumidor”, avalia o diretor de vendas da TIM Nordeste, Fábio Reis.

A TIM é, hoje, vice-líder de mercado em Pernambuco, com uma fatia de 28,6% de market share, o que representa mais de 2,5 milhões de clientes em sua base. A companhia está presente com a cobertura 4G em 144 dos 185 municípios do estado, sendo 141 já na frequência de 700MHz. Até o final de 2020, a previsão é de chegar a 161 cidades 4G no estado, com implementação de um termo firmado com a Anatel e outros acordos de compartilhamento de infraestrutura. Falando em cobertura 4,5G, a empresa abrange 96 cidades pernambucanas com a tecnologia, levando mais acesso à internet móvel de qualidade.

Também em 2020, a companhia ampliou a sua atuação com a TIM Live Ultrafibra, que oferece altas velocidades e estabilidade de conexão, com ampla capacidade de atendimento em vários bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Para o futuro, de acordo com Fábio, a meta é que a TIM se torne líder em cobertura 4G no Brasil e seja a primeira operadora a conectar todos os municípios do país com a rede de quarta geração, até 2023. Atualmente já são 3.545 cidades cobertas e até o final do ano, a operadora ultrapassará 4,1 mil cidades com a tecnologia.

Serviço cada vez mais essencial

Fornecedora de internet mais lembrada no Prêmio, vivo se aprimorou no atendimento

Diretora da Vivo, Marina Daineze destaca valor da comunicação digital

A Vivo iniciou suas atividades em 13 de abril de 2003. Apenas dois anos depois, já se tornou Top of Mind no mercado de telefonia celular e, em 2008, atingiu a marca histórica de 40 milhões de clientes. Em 2010, a empresa entrou para o Grupo Telefônica, um dos líderes mundiais em telecomunicações, com 327 milhões de clientes em 21 países. Foi a partir daí que a Vivo conseguiu enviar o sinal 3G para os quatro cantos do país.

Em 2013, a marca lançou a tecnologia 4G, além de aumentar a facilidade para os clientes através do aplicativo Meu Vivo, possibilitando o gerenciamento de planos através do smartphone. Foi apenas três anos depois, que a empresa entrou para o ramo da distribuição da internet, com a mudança da GVT para Vivo.

Com a nova frente, a Vivo ampliou seus serviços para todo o Brasil, incluindo telefonia móvel, fixa, internet, HDTV, apps e serviços digitais. Lançou também um novo posicionamento para a marca, o Viva Tudo.

Com relação ao recebimento do prêmio Marcas Preferidas, a sensação é de dever cumprido e muito trabalho pela frente. “Esse reconhecimento é resultado de todos os esforços que fazemos para sempre oferecer os melhores serviços para os nossos clientes, antecipando as suas necessidades, com uma marca que inspira e engaja as pessoas. Trabalhamos para estar presentes e atender a todas as necessidades de conexão e tecnologia, refletindo as demandas de uma vida cada vez mais digital, sob diferentes perspectivas”, destaca a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.

Durante as restrições do novo coronavirus, a internet foi uma ferramenta de extrema importância para quem precisava trabalhar, ou até mesmo se informar do que estava acontecendo no Brasil e no mundo. “É nosso papel garantir a estabilidade e segurança da sua internet para que você continue falando com amigos e familiares, além de manter suas atividades de qualquer lugar, seja para trabalhar, estudar ou se divertir”, declara a marca em sua página oficial.

Foi durante a pandemia que a Vivo lançou um novo canal de atendimento através do WhatsApp, com a inteligência artificial da Vivo, a Aura, com diversas facilidades para os clientes da marca.

O empenho em relação às dificuldades da pandemia refletiram em oportunidades. “Com as nossas lojas fechadas buscamos formas para conseguir atender às demandas dos nossos clientes da maneira mais segura possível. Ampliamos a oferta de serviços e produtos por meio de canais digitais e venda via drive-thru em shopping centers”, explica Marina.

As perspectivas para os próximos anos são as melhores possíveis. “Há dois caminhos paralelos para percorrermos nos próximos meses e anos: o primeiro é avançar na infraestrutura que possibilita a digitalização, levando acesso a quem ainda não tem – um trabalho na base e de longo prazo. O segundo é atuar como um hub de tecnologia, estabelecendo parcerias estratégicas e antecipando necessidades”, finaliza a diretora.

PREMIADOS