TELECOMUNICAÇÕES

Os indicadores não deixam mentir: o setor de telecomunicações tem sofrido com a crise na economia brasileira. Dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que engloba as principais empresas do ramo, aponta que houve uma queda de 7,3% na quantidade de assinantes desse tipo de serviço no país no primeiro trimestre de 2016, em comparação ao mesmo período do ano passado. Apesar do cenário negativo, o preço competitivo dos serviços de telefonia móvel e fixa, assim como o crescimento na venda de aparelhos podem ser uma das saídas para o setor.

PREÇO CABE NO BOLSO

Empresas trabalham para manter valor de serviços competitivos para segurar clientes

Ainda que tímido, o aumento das vendas de produtos de telecomunicações foi de 0,7% no ano passado, em comparação a 2014. Ao todo, as vendas somaram R$ 37,6 bilhões. O índice, divulgado pela GfK, empresa especializada em estudos de mercado, leva em consideração os aparelhos de telefonia fixa e móvel. No caso dos aparelhos de telefonia móvel, em especial os smartphones, três fatores foram cruciais para o bom desempenho, segundo os especialistas: a tecnologia 4G, as telas grandes e as câmeras frontais de maior resolução. O resultado aponta, ainda, que o consumidor brasileiro está ávido por inovação.

Outro ponto positivo é o preço dos serviços. Uma série de estudos feitos pela Teleco aponta que a cesta de serviços, em comparação a outros 18 países, é bastante atrativa. No caso da telefonia fixa, o Brasil possui o quinto melhor preço, ficando atrás apenas da Índia, Rússia, Argentina e China. Quando o assunto é telefonia móvel (na modalidade pré-paga), o país tem o sétimo melhor preço. Já na modalidade pós-paga, ocupa a quarta colocação.

Sky aposta em um portfólio amplo de produtos e perfis diferentes - Foto: Divulgação

Sky aposta em um portfólio amplo de produtos e perfis diferentes – Foto: Divulgação

A Sky, marca preferida entre as TVs por assinatura, reconhece que o atual momento econômico trouxe desafios para todos os setores. “A empresa considerou esse momento de crise econômica em seu planejamento estratégico e tem um amplo portfólio com opções de pacotes que são fonte de entretenimento e informação somado a um ótimo custo-benefício”, afirmou Alex Rocco, diretor de marketing da Sky. De acordo com ele, a empresa tem apostado em um amplo portfólio de produtos, atendendo assim às necessidades de consumo dos mais diferentes perfis de público.

Ainda segundo ele, a empresa procura estar nos lugares que são relevantes para o público, através de investimentos em campanhas de marketing e por meio das plataformas de patrocínio, que reforçam a mensagem de uma empresa com DNA jovem e inovador. “Assim, nos aproximamos do consumidor no momento e no contexto certo para acessá-lo, criando um vínculo. A área de marketing da Sky investe nas plataformas de patrocínios para estar em contato com o cliente em diversas situações de lazer, levando o seu conteúdo de entretenimento para fora da casa do cliente”.

PREFERIDA NA TELEFONIA MÓVEL E FIXA

Serviço prestado pela operadora Oi foi reconhecido pela maioria dos pesquisados

Presente no mercado pernambucano desde 2002, a Oi, preferida na telefonia fixa e móvel, tem investido bastante no estado. Só no primeiro trimestre deste ano, foram R$ 29 bilhões, recurso destinado, em sua maior parte, à expansão da rede de telefonia móvel e banda larga, aprimorando a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Com 3,7 milhões de clientes na telefonia móvel e 620 mil na telefonia fixa, a empresa tem reforçado o seu compromisso de oferecer os melhores serviços e atendimento aos pernambucanos, sem deixar de levar em consideração a preferência deles.

“A Oi está sempre atenta ao consumidor e a seus hábitos e preferências. Isso se reflete na coerência do seu portfólio, nas parcerias que firma, na sua atitude de marca”, disse Edilberto Gomes da Costa, diretor de vendas varejo regional da empresa.

Costa lembrou que recentemente a marca passou por uma evolução, tornando-se mais antenada e atraente, tanto para os atuais quanto para os potenciais clientes. “Com a sua estratégia de comunicação alinhada à sua estratégia de negócios, a Oi cria uma experiência de marca diferenciada, mais sociável e construtiva, estimulando a interação das pessoas com a marca, seus produtos e serviços”, acrescentou.

Todas essas ações são algumas das estratégias adotadas pela empresa para continuar na liderança do mercado. As plataformas da marca são organizadas em diferentes ações de marketing, com investimentos divididos entre as campanhas publicitárias, patrocínios a eventos estratégicos, ações promocionais, entre outros, segundo Costa. “A atitude de manter uma concentração constante de mídia com as divulgações de novas campanhas e ofertas revitaliza a presença da operadora no mercado brasileiro, e ao mesmo tempo contribui no processo de interação com consumidor”, disse, enfatizando que a divulgação através de diversos formatos de mídia exterior resultam no reconhecimento do público-alvo e, consequentemente, numa maior procura pelos serviços da companhia.

Para se manter na preferência dos consumidores, Costa afirmou que a empresa continuará apostando em estratégias que garantam mais economia para os consumidores, aumentando a competitividade do mercado e reduzindo o gasto dos clientes com serviços móveis. Dentro dessa estratégia, a empresa lançou, em novembro do ano passado, os planos pré-pagos Oi Livre e pós-pagos Oi Mais e Oi Mais Controle.

“Eles contam com ligações para qualquer operadora em todo o Brasil e forte aumento da franquia de dados, sem restrições de uso, oferecendo muito mais liberdade e autonomia. Com isso, a empresa tem alcançado importantes resultados no mercado móvel de telecom”, explicou Costa.

Marca aposta em diversas ações de marketing para atrair clientes - Foto: Divulgação

Marca aposta em diversas ações de marketing para atrair clientes – Foto: Divulgação

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