TELECOMUNICAÇÕES

Cobertura de fibra óptica

Vivo aposta na expansão da sua rede móvel 4G, além dessa tecnologia

A Vivo, empresa responsável pela internet banda larga preferida dos pernambucanos, planeja investir R$ 26,5 bilhões entre 2018 e 2020, sendo que a maior parte desses recursos deverá ser destinada à expansão da rede móvel de 4G e à ampliação da cobertura em fibra ótica. Desse total, a empresa vai destinar R$ 2,5 bilhões exclusivamente para fibra. Em Pernambuco, a companhia prevê realizar neste ano a expansão de sua rede de fibra de última geração, a FTTH – Fiber-to-the-Home, começando pelo Recife. Até o final de 2018, a expectativa é levar fibra para 14 bairros da capital, incluindo Casa Forte, Boa Viagem, Casa Amarela, Espinheiro e Poço da Panela. Vale ressaltar que Vivo já é líder em banda larga em Pernambuco, com 44,7% de mercado nesse segmento, segundo dados da Anatel de março de 2018.

“Em abril deste ano, lançamos nosso IPTV em Recife, que é a Vivo TV com a qualidade Vivo Fibra. São mais de 100 canais em HD, mais de 18 mil títulos para assistir quando quiser, com acesso grátis ao App Vivo Play. É a sua TV em qualquer tela com programação sob demanda e ao vivo. O cliente também pode assistir vários programas de TV, dos canais de seu pacote, no momento que desejar e de forma gratuita”, acrescenta Ricardo Vieira, diretor regional da Vivo no Nordeste.

Ricardo Vieira destaca novidades para a região

TV por assinatura mais preferida

Sky está presente nos principais eventos culturais da região

Alex Rocco reforça o foco no entretenimento

Com uma forte presença em eventos culturais no Nordeste, como o São João de Caruaru, a Sky chega a 2018 com mais de 5,3 milhões de clientes em todo o Brasil e se consolida como marca preferida de TV por assinatura dos pernambucanos. Em 2017, a empresa realizou importantes investimentos, como o lançamento do satélite SKY-B1 e a inauguração do Jaguariúna Broadcast Center, o novo centro de transmissão e data center da operadora no interior de São Paulo. Esse foi uma das apostas mais significativos da empresa nos últimos anos, cerca de R$ 1,3 bilhão investidos, que permitiu ampliar o leque de canais oferecidos aos clientes.

Com foco em simplificar e trazer mais eficiência para processos direcionados ao cliente, um destaque neste ano é o App “Minha SKY”, sempre atualizado para trazer funcionalidades úteis e conteúdos que fazem a diferença e facilitam o dia a dia do consumidor. Pioneira no lançamento da modalidade de TV pré-paga, em que é possível recarregar com a programação que quiser com opções econômicas e flexíveis, a SKY disponibilizou também novas opções de recarga. “Para 2018, a SKY está lançando novidades como o SKY Play. Neste ano, a marca seguirá levando seu DNA de entretenimento e conteúdo relevante para fora da casa de seus assinantes com diversos patrocínios a eventos esportivos, culturais e musicais”, explica Alex Rocco, diretor de marketing da TV.

Investimento na expansão do 4G em Pernambuco

Maior parte dos R$ 128,8 milhões investidos pela Oi foi nessa tecnologia

Vencedora de duas categorias desta edição do Marcas Preferidas, telefonia fixa e móvel, a Oi chega em 2018 com um balanço extremamente positivo em Pernambuco, uma vez que mais de R$ 128,8 milhões foram investidos no estado em 2017. A maior parte dos recursos foi aplicado na modernização da infraestrutura e expansão do 4G. Como resultados, o serviço 4G da Oi já chega a 60 cidades pernambucanas e a banda larga fixa da operadora ganhou 4,1 mil novos acessos por aqui. Com mais de 54 mil funcionários, a ideia é que a companhia complete sua reestruturação neste ano e volte a ocupar lugar de destaque no cenário de telefonia nacional. No país, apenas ano passado, o investimento foi de R$ 5,6 bilhões, 18,3% maior que o investido em 2016.

Os resultados dessas apostas já estão aparecendo. Ao final do primeiro trimestre de 2018, o Oi Total (combo com telefonia móvel, internet, TV e telefonia fixa) contabilizava 2,5 milhões de clientes, um crescimento trimestral de base de 17,2%. Na TV paga, a companhia atingiu 1,5 milhão de clientes, registrando aumento de 13,3% em relação ao mesmo período de 2017 e de 1,2% em comparação ao último trimestre de 2017. No segmento corporativo, no qual a companhia tem a sua estratégia de negócios voltada para serviços de Tecnologia da Informação (TI) e dados, a Oi teve aumento da receita de 10,4% no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano passado, e de 2,4%, quando comparado ao último trimestre de 2017. E, neste ano, Pernambuco terá mais investimentos.

“A nossa estratégia de negócios está voltada para o aumento do consumo de dados, convergência de produtos e na transformação digital. Com o avanço no seu processo de transformação digital, a companhia melhora experiência do cliente e promove redução de custos”, afirma Enéas Bezerra, diretor de Varejo da Regional Pernambuco da Oi. Segundo ele, em 2017, a redução de custos da companhia atingiu a marca de R$ 1,5 bilhão e as iniciativas de digitalização contribuíram fortemente para esse resultado. “Superamos a fase de reestruturação da dívida, que culminou com a aprovação do Plano de Recuperação Judicial, e iniciamos, neste ano, um processo de reestruturação do negócio, que vai colocar a Oi em um novo patamar no mercado”. Presente em todos os 185 municípios de Pernambuco, a Oi hoje já tem 54% do market share de telefonia fixa no estado com aproximadamente 519.602 mil clientes. Na telefonia móvel, a companhia está presente em 100 municípios do estado, com mais de 3.181.158 milhões de clientes, o que representa um market share aproximado de 32%. Além disso, a operadora também tem mais de 101.689 mil clientes de banda larga e quase 38.093 mil clientes em TV por assinatura.

Enéas Bezerra: estratégia de negócios no aumento do consumo de dados

PREMIADOS

Categoria
Operadoras de TV por AssinaturaSkyVivo (GVT)NET
Operadoras de CelularOITIMClaro
Operadoras de Telefonia FixaOI FixoVivoClaro Fixo
Fornecedores de InternetVivo (GVT)NETOI Velox