Um olhar apurado no mercado consumidor

Em um cenário econônico não tão promissor, as pesquisas ajudam a conquistar o público-alvo

Conhecer o perfil dos consumidores é importante para qualquer empresa, independentemente do segmento do mercado em que elas atuam. Com base nas informações sobre o perfil e as preferências de seu público-alvo, as marcas podem planejar melhor sua atuação, focando nas estratégias adequadas para melhorar a participação no mercado. Além disso, as agências de publicidade também podem adotar um método mais assertivo no que diz respeito à comunicação com os consumidores. Nesse contexto, o prêmio Marcas Preferidas se apresenta como uma ferramenta fundamental tanto para o mercado publicitário quanto para as próprias marcas.

“O conhecimento do perfil do consumidor é fundamental para se potencializar vendas a partir da melhor adequação do produto às necessidades e expectativas do consumidor. Sejam necessidades quanto às características do produto, quanto ao preço ou a qualquer outro aspecto que interfira na demanda pelo produto”, afirma Analice Amazonas, vice-presidente da Datamétrica, instituto de pesquisa responsável pelo Marcas Preferidas.

Ainda segundo ela, realizar esse tipo de pesquisa durante uma conjuntura de crise econômica se torna ainda mais relevante. “Em toda crise econômica, há um reordenamento dos fatores que determinam a compra. Sendo assim, as empresas que pesquisam os impactos da crise no seu mercado e aprendem de que forma a conjuntura reposicionou sua marca estão mais bem munidas para tomadas de decisão”, acrescenta.

Outro ponto importante é a fidelização dos consumidores. O Marcas Preferidas traz às empresas o Estudo de Saúde da Marca, na qual cada fabricante recebe informações sobre o perfil de seus consumidores e dos consumidores de seus principais concorrentes. “Permite, portanto, que as marcas se aproximem mais da preferência do consumidor”, destaca Analice, enfatizando que as chances de atender melhor e tornar o produto preferido aumentam. “Quanto maior o vínculo afetivo do consumidor com uma marca, mais fiel a essa marca o consumidor será.”

Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco e presidente da Arcos, Antônio Carlos Vieira ressalta que o Marcas Preferidas reflete a qualidade do trabalho das agências. “Mostra que a comunicação da agência realmente está conseguindo reproduzir junto ao cliente a qualidade do produto e da marca”. Já com relação às marcas, ele avalia que a pesquisa dá segurança às empresas, na medida em que eles conseguem ter um retorno de que seus investimentos em comunicação estão sendo bem direcionados.

Sócia-diretora da Blackninja, Renata Gusmão reforça a importância da pesquisa na atual conjuntura. “Estar entre as preferidas em momentos de crise é importante, porque mostra que, mesmo que o consumidor esteja fazendo menos compras, ele não deixou de adquirir o produto de determinadas marcas.”

“Quanto maior o vínculo afetivo do consumidor com uma marca, mais fiel a essa marca o consumidor será”

Analice Amazonas

vice-presidente da Datamétrica

“Mostra que a comunicação da agência realmente está conseguindo reproduzir junto ao cliente a qualidade do produto e da marca”

Antônio Carlos Vieira

presidente da Arcos

“Estar entre as preferidas é importante porque mostra que, mesmo que o consumidor esteja fazendo menos compras, ele não deixou de adquirir o produto”

Renata Gusmão

sócia-diretora da Blackninja

O norte para acertar a direção

Fundado há 42 anos, o centro de diagnósticos Boris Berenstein já tem uma marca consolidada no mercado pernambucano. Mas isso não é motivo para que a empresa deixe de priorizar as pesquisas junto aos seus pacientes, em busca do aprimoramento de seus serviços. Diretormédico da instituição, Leon Berenstein afirma que estudos de mercado, como o Marcas Preferidas, são importantes para mostrar que a empresa está atuando no caminho certo.

Boris e o filho Leon: prioridade é conhecer paciente - Foto: Nando Chiappetta/DP

Boris e o filho Leon: prioridade é conhecer paciente – Foto: Nando Chiappetta/DP

“Neste último ano, investimos muito na qualidade do atendimento ao paciente, na capacitação do corpo técnico e médico, e o Marcas Preferidas mostra que essas ações estão na direção certa”, pontua. Ainda segundo ele, as vantagens desse tipo de levantamento vão além. “A opinião dos pacientes importa muito. Então, além de fidelizar quem já é atendido por nós, atrai novas pessoas que vão precisar fazer exames de imagem… E a opinião de quem já é nosso paciente influencia muito para essas pessoas”, acrescenta.

Além disso, ele avalia que investir em pesquisas junto ao público é importante para superar a crise, já que tanto as empresas que estão na ponta como as demais têm a oportunidade de conhecer como está o comportamento de todas as marcas no mercado.

“A opinião dos pacientes importa muito. Além de fidelizar quem já é atendido por nós, atrai novas pessoas que vão precisar fazer exames de imagem…”

Leon Berenstein

direto-médico da empresa

Termômetro para o trabalho

O Marcas Preferidas se traduz num importante termômetro para o Arroz Emoções. Gerente comercial da marca, Márcio Jandt ressalta que pesquisas como essa são importantes para que eles saibam como está o reconhecimento junto ao mercado. “Para nós, é importante à medida em que nos dá um retorno do nosso trabalho. Não costumamos fazer pesquisa de mercado regularmente, então os resultados representam o resultado do nosso trabalho final, de como estamos conduzindo as ações.”

“Em relação à fidelização, a pesquisa também é importante. Nós temos feitos ações, tanto nos pontos de venda como institucionais, com mídias sociais também e outras ferramentas que buscam sempre uma interação com os clientes”, diz, enfatizando que um dos motivos para que os consumidores não mudem de marca é pela qualidade. “É um produto que ele sabe que pode confiar, que ele sabe que sempre vai estar sempre no padrão”.

O executivo ressalta, também, que a pesquisa é importante para ajudar as empresas em momentos decisivos. “É um grande apoio no que diz respeito à tomada de decisões, principalmente em relação às ações que a empresa vem realizando.”