VAREJO

Do varejo físico para plataforma digital
Shopping Recife completa quatro décadas de íntima relação com clientes

Mall se reinventou em meio à pandemia e já projeta novidades para 2021

O primeiro centro de compras do estado, o Shopping Recife, localizado na na Zona Sul da cidade, mantém durante todo esse tempo seu pioneirismo e uma íntima relação de pertencimento com todos os pernambucanos. No ano em que completou quatro décadas, foi mais uma vez apontado em primeiro lugar na pesquisa de satisfação do Marcas Preferidas. “Construímos um bom relacionamento com os nossos clientes ao longo de 40 anos. Estivemos sempre crescendo, apresentando novidades e é esse conjunto de ações que colabora para que todos os dias, estejamos presentes de alguma forma na mente e coração dos nossos consumidores”, celebra a gerente de marketing do mall, Renata Cavalcanti.

Durante o ano pandêmico, o equipamento acompanhou as transformações sociais para oferecer lazer, serviços, medicina e estética, produtos, experiências exclusivas e entretenimento de qualidade, de forma inovadora e segura. “Acreditamos que o momento atual é de adequação ao novo cenário para que possamos seguir sem abrir mão da segurança e de todo cuidado que os nossos clientes recebem aqui. Estamos atentos, sempre propondo novidades”, comenta Renata.

No auge da quarentena, o shopping implantou estação de drive-thru de compras para facilitar as operações a partir de vendas online. Entre as novidades implementadas, destacam-se o desenvolvimento da automação do WhatsApp, que melhora a comunicação com o cliente de forma personalizada. Expandiu a plataforma de vendas através do Vitrine Virtual, oferecendo um variado mix de produtos com possibilidade de delivery. Em julho, estreou o Go Dream Drive-in, estrutura ao ar livre que ofereceu sessões de filmes, shows, apresentações teatrais e transmissões esportivas. Buscando soluções tecnológicas para o período natalino, o Shopping Recife inovou com a possibilidade de Papai Noel gravar mensagens de vídeo personalizada para as crianças através de um hotsite.

Atualmente, o Shopping Recife reúne 450 lojas (sendo 90 em alimentação), 14 salas de cinema, centro médico e espaços para eventos de pequeno, médio e grande porte. E conta ainda com o Parcão, um parque pet ao ar livre com 1,4 mil m². No total, são 629 funcionários. “Estimamos neste período natalino, por exemplo, um fluxo de 90% do alcançado em 2019, que foi de mais de 4 milhões de pessoas, e o crescimento em vendas de 5%”, estima. “Para o próximo ano, estamos confiantes em trazer novidades que estejam em sintonia com a demanda do nosso público. Nesse sentido, já estão desenhadas a inauguração de 21 novas operações”, conclui.

Big também na preferência
Big bompreço conquista em 2020 a primeira colocação na categoria supermercados

Grupo promove a pecuária sustentável e economia de energia 

Em 1995, o Walmart chegou ao Brasil, em São Paulo, fundando a primeira loja do que viria a ser o Grupo BIG Bompreço. Em 2004, o Big chegou ao Nordeste, com a compra do Bompreço – que já era referência em varejo. Após décadas de funcionamento, agora em 2020, os pernambucanos recompensaram todo este trabalho elegendo o Big Bompreço em primeiro lugar na categoria Supermercados desta edição da pesquisa Marcas Preferidas do Diario de Pernambuco.

A empresa ressalta, em seu site oficial, o valor da ética em todas as suas atitudes, disponibilizando um canal aberto de comunicação e promovendo treinamentos aos mais de 50 mil colaboradores espalhados pelo país. “Manter uma forte cultura de compliance é essencial, pois nos ajuda a operar nosso negócio com segurança, cumprindo todas as leis aplicáveis e agindo com integridade, sempre fazendo o que é certo”, aponta um trecho do portal oficial da marca.

Além disso, o Big também destaca o mesmo valor aos fornecedores, com compras responsáveis tanto no quesito social quanto no ambiental. “Nossos fornecedores recebem informações sobre o Código de Ética na Cadeia de Suprimentos (Compras Responsáveis) e um Acordo de Fornecedores”, ressalta o site.

Em 2020, as lojas do Grupo BIG receberam do Hospital Albert Einstein uma certificação de segurança contra a Covid-19, o selo CovidAudit. O selo é concedido aos estabelecimentos que cumprem todos os protocolos de saúde para evitar a propagação do vírus.

O grupo também é responsável por diversas ações sociais. Em 2018, profissionalizou mais de 800 jovens (entre 17 e 24 anos) no segmento varejista. A empresa também é responsável por mais de 6,5 mil famílias no Clube dos Produtores, uma iniciativa que promove a agricultura familiar.

Já na questão ambiental, o grupo promove a pecuária sustentável, sendo pioneiro nesse segmento varejista e monitora as fazendas da Amazônia e do Cerrado desde 2017. O grupo também incentiva a economia de energia, com a instalação de LED em suas lojas e o aproveitamento da luz natural. Outras iniciativas são o uso da tecnologia digital para reduzir o uso do papel e a reciclagem de 40% dos resíduos gerados pelo grupo.

A número 1 em eletrodomésticos

Presente há 10 anos na região Nordeste, Magazine Luiza é um notável case de sucesso

Presidente da Magalu, Luiza Trajano ressalta o valor da inclusão social 

A Magazine Luiza é um case quando se fala em marketing, tecnologia, inovação e e-commerce. A sua simpática Magalu chegou para resumir tudo isso e, mais ainda, estreitar e humanizar a relação com seus consumidores, ainda que no mundo virtual. Por isso, ela ganha mais uma vez o primeiro lugar do Marcas Preferidas 2020 na categoria loja de eletrodomésticos.

Com 63 anos de história e há 10 presente na região Nordeste, a Magazine Luiza conta, hoje, com cerca de 35 mil colaboradores, espalhados nas 1.113 lojas em 21 estados do país. “No Brasil, a companhia tem se tornado referência na gestão do capital intelectual para o caminho digital como definição estratégica, com propósito bem definido: prover o acesso para muitos ao que atualmente é privilégio de poucos”, destaca a presidente Luiza Helena Trajano, em um trecho do site oficial da marca.

Ainda segundo a página, cinco pilares sustentam este novo ciclo de negócios do Magalu: crescimento exponencial, entrega mais rápida, superapp, oferta de novas categorias de produtos, principalmente por meio do marketplace, e o Magalu ao seu Serviço (Magalu as a Service)

No ano passado, a Magalu comprou o maior e-commerce esportivo do Brasil, a Netshoes. Também em 2019, conquistou seu lugar entre as 30 empresas mais valiosas do país e seu sócio, Frederico Trajano, ganhou o título de executivo do ano pelo Valor Econômico. Quando a pandemia chegou, a Magalu acelerou seu desenvolvimento com investimentos em plataformas online, como Parceiro Magalu e Magaluplay.

A Magazine Luiza também se destacou com seu programa de capacitação de pessoas com deficiência. “A inclusão social também é um dos pilares do Magazine Luiza. Por meio de um programa bem estruturado e reconhecido, que incentiva a contratação de pessoas com deficiência, a adaptação das instalações e treinamento dos funcionários, a companhia apresentava mais de 1 mil pessoas com deficiência trabalhando em 2015”, aponta Luiza, em um trecho do portal oficial.

A empresa também tem compromisso com a sustentabilidade. “Nossos esforços são para evitar poluição, eliminar desvios de processo e reduzir o desperdício”, ressalta a empresa.
“Crescemos, mas não perdemos nossas raízes. Somos gente que gosta de gente, temos mão na massa, somos simples e inovadores. Colocamos sempre o cliente em primeiro lugar e, aqui, todos os funcionários têm atitude de dono”, destaca o site oficial.

A Magazine Luiza foi fundada em 1957, no interior de São Paulo, pelo casal Luiza e Pelegrino Donato. O objetivo inicial era gerar emprego para toda a sua família.

Nagem leva primeira colocação na categoria lojas de informática

Empresa cresceu na pandemia pela demanda de produtos de home office

Halim Nagem não mede esforços para manter o padrão de atendimento

Quem também figura com frequência na seleta lista das Marcas Preferidas dos pernambucanos é a Nagem. Este ano, mais uma vez, ela venceu na categoria de lojas de informática, consolidando-se, a cada ano mais, no coração e mente dos seus consumidores. “Essa é a maior prova da mais profunda identificação com o nosso público”, ressalta Halim Nagem, presidente do grupo que leva o seu sobrenome.

Ele destaca, ainda, que manter uma boa relação com seus consumidores é um dos propósitos da empresa, independentemente da situação. “A ideia é que as pessoas percebam a Nagem presente em vários momentos do dia. Ainda mais na pandemia, estamos trabalhando para continuar mantendo e construindo a marca que os nossos consumidores sempre confiaram”, ressaltou.

A Nagem foi fundada em agosto de 1988 por Halim. No início de sua história, era fornecedora de suprimentos para outras empresas, entrando, desta forma, no varejo. A marca também foi responsável pelo lançamento do CD e da primeira impressora colorida da HP no Brasil. Hoje, conta com mais de 1,7 mil colaboradores empenhados em melhorar as soluções tecnológicas para o cotidiano de todos os consumidores.

Com a pandemia, a Nagem registrou crescimento por conta da demanda de produtos de home office, como notebooks, impressoras e webcams. A empresa chegou a registrar aumento de 20% nos últimos meses.

“Para manter o nosso padrão e atender os consumidores o mais rápido possível, fizemos investimentos em tecnologia da informação, logística e suporte”, destacou. “O tíquete médio desses consumidores que tiveram seu cotidiano modificado, devido à pandemia, cresceu a 25% na rede”, afirmou Halim. “Com a retomada da economia, o foco é não deixar de atender nossos consumidores com as mais diversas linhas de produtos”, completou o presidente.
Sobre as estratégias de marketing, Halim contou que a empresa buscou investir em canais de vendas online e reforçar o relacionamento com os seus clientes. Além de um novo lançamento na comunicação da marca, intitulado “Seu dia pede Nagem”. “A meta é continuar trabalhando nessa linha e mantendo a presença em todos os canais de atendimento para ajudar o nosso cliente a fazer a melhor escolha”, concluiu.

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