VAREJO

Resiliência. Essa é a palavra que melhor define o setor varejista do país hoje. Impactado pela atual conjuntura política do Brasil, o varejo tem buscado se reinventar para alcançar bons resultados este ano. Práticas inovadoras e reestruturação no mercado têm sido buscadas para “sobreviver à tempestade”. O setor – que gera cerca de 19 milhões de empregos no país – sente a desaceleração do mercado, e a confiança do consumidor, calculada pela Fundação Getulio Vargas, atingiu os menores índices dos últimos anos. Mas o setor mantém a esperança de reverter o quadro.

Aposta em linhas próprias

Esposende ampliou investimento em modelos da própria marca neste ano

Apesar do momento econômico turbulento, o ano de 2017 trouxe uma oportunidade de reinvenção para a Esposende. Foi a partir da análise de antigos processos que a rede conseguiu ampliar sua eficiência apenas com readequações. Os estoques ganharam com organização e os colaboradores pouparam tempo e passaram a produzir mais. Apesar de ser por essência uma loja de multimarcas, em 2017 a Esposende também ampliou o investimento nas linhas próprias. No mês de março, foi lançada a coleção Novidades da estação, que reuniu o início da venda de novos modelos de todas as marcas produzidas pela companhia: Twin Set, New Casual, Definitiva, Mr. Post, Mr. Post Boys, Disport, Walkrun, Burnett e Spazzolato. A meta é que elas correspondam a 20% do faturamento total da marca até o fim do ano.

“Tudo isso faz parte da política de qualificação e treinamento do quadro de pessoas sempre tido como essencial para a rede. Outro ponto essencial para a melhoria dos serviços oferecidos foi a reforma feita nas lojas, tornando-as mais confortáveis e atraentes para o consumidor”, afirma Eliana Muller, gerente de marketing da Esposende. Para ela, ser considerada a Marca Preferida dos pernambucanos em 2017 é motivo de orgulho. “Essa conquista é resultado do esforço em oferecer o melhor para o cliente”, comenta.

A rede foi fundada em 1970, com a primeira loja na Rua Sete de Setembro, no Recife. “Desde a fundação, sempre tivemos o mesmo propósito, que é fazer o melhor para o cliente. Ganhar o prêmio significa que todo o esforço está sendo recompensado, mas também representa um desafio, uma vez que é preciso se superar para continuar no topo”, reforça. Hoje, a marca tem quase 70 lojas distribuídas por Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

“Agora, esperamos que as marcas próprias alcem voos ainda mais altos e conquistem cada vez mais o público. Além disso, a rede está sempre atenta para as oportunidades de mercado”, explica Eliana. Ainda de acordo com ela, a Esposende está constantemente se renovando e investindo para manter seus altos indicadores de satisfação. “O futuro é promissor, uma vez que se apoia em um sólido passado construído com muito trabalho e dedicação.”

A empresa também tem o EsposendeCard, com pagamentos parcelados em até cinco vezes, sem taxa de adesão nem anuidade. Como cliente EsposendeCard, os consumidores fazem parte de um “clube” e podem participar de grandes eventos em camarotes e áreas Vip’s patrocinados pela Esposende. Atualmente, o produto tem mais de um milhão de associados no Nordeste.

Preços competitivos para conquistar o bolso do cliente

Política agressiva de preços é o principal atrativo para empresa chegar ao sucesso

De Casa Amarela para o mundo. Fundada em 1994, a Eletro Shopping começou pequena, nas mãos do pernambucano Richard Saunders. Em duas décadas, chegou ao saldo de 145 lojas atuando em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. Agora, a marca está consolidando sua união com a holding Ricardo Eletro, iniciada em 2011. Desde abril de 2016, a Ricardo Eletro começou gradativamente a unificar suas bandeiras que incluem as marcas Insinuante, City Lar, Salfer e Máquina de Vendas, tornando-se uma das três maiores redes de eletrodomésticos do Brasil e sendo a empresa varejista com a maior cobertura territorial do país.

A Ricardo Eletro, por sua vez, foi fundada em 1989, em Divinópolis, Minas Gerais, pelos irmãos Ricardo Nunes e Rodrigo Nunes. A primeira expansão fora de Minas ocorreu em 2002, para o Espírito Santo. Nos anos seguintes, a rede iniciou fortes investimentos no Nordeste, focando na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Entre 2007 e 2008, a empresa adquiriu 86 lojas da Rede Mig, entrando assim nos mercado de Goiás, Distrito Federal, interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo após a união com a Insinuante, em 2010, a Ricardo Eletro continuou abrindo lojas próprias no Nordeste. Em 2016, a marca foi a escolhida para representar o grupo Máquina de Vendas em todas as lojas da holding pelo Brasil, tornando-se a maior bandeira em número de lojas do segmento de eletroeletrônicos do país, sendo, agora, o nome utilizado nas lojas Eletro Shopping.

Atualmente, a empresa unificada tem mais de 800 lojas distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal e um total de 17 mil funcionários diretos. O mix de vendas inclui 80 mil itens disponíveis nas lojas e no e-commerce. Com tantas ofertas, a companhia consegue melhores contratos com os fornecedores e isso reflete num posicionamento comercial agressivo da rede, baseado em preço. Débora Assunção, diretora de marketing da Ricardo Eletro, afirma que a estratégia de preços agressivos também é possível graças à estrutura enxuta da empresa. Para ela, esse é o segredo do sucesso da rede e o que a fez ser escolhida como Marca Preferida dos pernambucanos.

“Gostaríamos de reforçar que o nosso compromisso com o público continua sendo prioridade e agradecemos ao povo pernambucano pela confiança e fidelidade”, diz Débora. Ela lembra o quanto o estado é estratégico para a marca apontando que das 800 lojas espalhadas pelo Brasil, mais de 90 estão em Pernambuco, o que representa 11,25% de todas as unidades da Ricardo Eletro. O e-commerce também já está unificado e quem entra no eletroshopping.com.br é automaticamente direcionado para o ricardoeletro.com.br.

Narciso dá continuidade à expansão pelo Nordeste

Com o slogan mais barato, impossível?, a marca planeja abrir mais lojas na região e também no interior

Com a perspectiva de abrir seis lojas nos próximos anos e um crescimento de 12,5% em capilaridade em 2016, reflexo da abertura de seis novas unidades, a Narciso Enxovais, Marca Preferida dos pernambucanos em 2017 na categoria Cama, Mesa e Banho, vem driblando a crise econômica e encara com otimismo o futuro. Presente em Pernambuco desde 1837, quando a primeira loja foi fundada, na Rua Duque de Caxias, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, a empresa busca agora consolidar sua expansão para o Nordeste. Uma das unidades mais recentes foi aberta em Petrolina e novas lojas no interior do estado não estão descartadas no plano de crescimento da Narciso.

Ao todo, a marca pernambucana tem 48 unidades e mais de mil funcionários distribuídos em lojas pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. As seis novas unidades que deverão ser abertas nos próximos anos também ficarão no Nordeste e algumas poderão vir a ser instaladas no interior do estado. Os locais ainda estão em estudo.

Além da abertura de novas unidades, a Narciso Enxovais busca reunir o máximo de ofertas em suas lojas pelo menor preço possível. O slogan da empresa, que é conhecido em todo o estado, é Narciso Enxovais, mais barato, impossível?, é um case de sucesso na publicidade pernambucana. A empresa garante cobrir os preços dos concorrentes, inclusive, esse é um dos valores da Narciso, que também busca o treinamento constante dos seus 1.019 colaboradores distribuídos nos seus cinco estados de atuação.

A marca, de gestão familiar, vem sendo passada de pai para filho desde 1837 e está sob comando agora do empresário Narciso Maia. O mix de produtos vai de cama, mesa, banho, decoração, artigos de utilidade do lar entre outros num total de mais de 10 mil itens comercializados. Em seus 180 anos, a empresa se tornou uma das mais tradicionais de Pernambuco e está consolidando sua história na região Nordeste, onde continuará expandindo.

Investimento rumo ao interior do estado

Grupo Walmart, dono da marca Bompreço, pretende investir R$ 100 milhões em pernambuco até o fim deste ano.
Boa parte desses recursos irá para unidade de Garanhuns

O Walmart, dono das marcas Bompreço e Hiperbompreço, vai investir R$ 100 milhões em Pernambuco até o fim do ano. Parte do valor será destinada à abertura do hipermercado Todo Dia, em Garanhuns, no Agreste pernambucano. O resto do montante irá para as mudanças nas plantas dos hiperbompreços do estado que terão alterações nos corredores, tipo de sortimento, serviços oferecidos e equipamentos no salão de vendas. Nos próximos três anos, os investimentos totais no Brasil chegarão à casa do R$ 1 bilhão.

“A ideia do projeto é oferecer um hipermercado mais eficiente, produtivo e acessível para uma melhor experiência de compras. Para isso, faremos com que as lojas fiquem mais confortáveis, com gôndolas mais baixas e corredores mais amplos”, afirma André Svartman, diretor-geral de marketing do Walmart Brasil. Segundo ele, as unidades serão divididas agora em mercearia e higiene/limpeza, perecíveis e eletroeletrônicos e novas soluções para a casa. A empresa realizou uma série de estudos e pesquisas com consumidores e identificou que os clientes queriam melhorias na loja que frequenta.

A marca Bompreço começou sua relação com o consumidor do Nordeste em 1960, no Recife, onde nasceu. Em 2010, as lojas da bandeira foram vendidas para a rede varejista norte-americana Walmart, que está mudando as bandeiras das lojas no Nordeste gradualmente. Ao todo, o estado tem 65 lojas do Walmart, sendo nove hiperbompreços e 14 supermercados Bompreço, num total de 7,5 mil funcionários, sendo 54% mulheres.

Para Svartman, receber o prêmio de Marca Preferida de supermercado na cidade onde a história do Hiperbompreço e do Bompreço começou reforça a responsabilidade de todos que atuam nas lojas em Pernambuco. “São mais de 56 anos de história construída sempre ao lado do consumidor e é muito bom ter esse destaque no mercado, mas temos a responsabilidade de superar cada vez mais as expectativas dos recifenses”, comenta. “Trabalhamos para fazer parte do dia a dia e ser uma solução para as pessoas. A nossa liderança na região é reflexo desse comprometimento. E, um reconhecimento como esse, é um retorno disso. Mostra que estamos no caminho certo. Mas esse caminho é longo e temos muito trabalho a fazer.”

O gestor afirma ainda que o momento é de otimismo para a empresa. “Para ajudar a consumidora a ultrapassar esse período turbulento da economia, lançamos, em março deste ano, a Operação Leva Barato, que reforça o nosso compromisso com os preços.”

Com a Operação Leva Barato, o Walmart realizou negociações especiais com os fornecedores para oferecer 100 dias com mais de três mil itens com preços ainda mais baixos.

Um prêmio para os 20 anos de operação do Tacaruna

Centro de compras prepara chegada de novas lojas que vão fortalecer o shopping

The Brownie Factory, Navy May e Espaço Lazer são as próximas lojas a abrirem as portas no Shopping Tacaruna, centro de compras que completou 20 anos em 2017. Sempre dinâmico, o mall já passou por duas extensões e hoje conta com 269 lojas. Só no último semestre, o Tacaruna recebeu como novas operações a Arena Fit, Usaflex, Artex, Karina Leão, Trúffula, Central de Pilhas, Diagmax, Lojão dos Cabeleireiros, Zoolo e Smartlet. Em 2017, a previsão é de que R$ 10 milhões sejam investidos na revitalização e melhoria da infraestrutura. Como resultado da atenção ao mix de lojas e ao espaço e conforto dos clientes, o mall já atinge hoje o volume de 1,3 milhão de visitantes por mês e gera 5,5 mil empregos diretos e indiretos.

“Os primeiros meses de 2017 estão muito animadores, pois, aos poucos, o varejo começou a alcançar bons números. A exemplo disso, temos abril e o período do Dia das Mães, que surpreenderam positivamente, onde alcançamos resultados acima das expectativas do mercado”, afirma a superintendente do shopping, Sandra Arruda. Segundo ela, receber o prêmio Marcas Preferidas como o shopping dos pernambucanos reforça o otimismo da administração do centro de compras. “Também enxergamos no resultado desse prêmio os nossos esforços em comunicação, através dos diversos canais e, principalmente, nas redes sociais, onde conseguimos nos aproximar ainda mais dos clientes. Podemos, por fim, verificar que as experiências que temos gerado através dos nossos eventos têm sido significativas e fortalecem os laços de relacionamento com os consumidores”, detalha.

Criado em 1997, o shopping tem 2.606 vagas de estacionamento, sendo 84% cobertas, além de 48 mil metros quadrados de ABL (área bruta locável) e 100 mil metros quadrados de área construída. O estacionamento oferece 2.606 vagas, e o shopping tem nove lojas-âncora (Hiper Bompreço, Lojas Americanas, C&A, Riachuelo, Le Biscuit, Jurandir, Casas Bahia, Livraria Leitura e Renner), quatro megalojas (Eletroshopping, PB Kids, Centauro e Game Station), duas Praças de Alimentação e oito salas de cinemas Kinoplex. O Tacaruna também se orgulha de oferecer serviços especiais como o Espaço Família com banheiro, fraldário, lactário, micro-ondas para aquecer papinhas dos bebês e cadeiras para refeição infantil, e o Tacaruna Afinidade, programa de relacionamento com clientes que oferece benefícios exclusivos aos seus associados, como ingressos de cinemas e brindes, entre outros.

“Apesar do grave problema político que o país enfrenta, estamos confiantes porque o varejo brasileiro está muito consolidado, com um alto nível de profissionalismo”, destaca Sandra.

Mirando mil lojas ainda em 2017

Com lucro líquido 86,5% superior em relação ao mesmo período do ano passado, pague menos vai ampliar rede

Com crescimento de 16,9%, no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2016, 39 novas unidades abertas em todo o Brasil, apenas entre janeiro e março, e um lucro líquido 86,5% maior que no mesmo período do ano passado, a rede de farmácias Pague Menos quer chegar a mil lojas neste ano. Nos próximos meses, 82 unidades deverão ser inauguradas e mais estão programadas em 2018. Em 2016, foram 146 lojas novas e cerca de 60% delas foram construídas no Nordeste. Pernambuco teve 15 novos endereços e deverá receber mais lojas até dezembro. Atualmente, o estado já tem 100 farmácias Pague Menos na capital.

Mário Queirós, presidente da rede, afirma que o número de atendimentos também cresceu 7% em 2017em todas as 991 filiais pelo Brasil. “Desde o início, procuramos crescer passo a passo, mas sem deixar de nos reinventar continuamente”, comenta. Segundo ele, hoje, a marca é a segunda maior rede de farmácias do país. “Temos um dos maiores índices de crescimento contínuos do Brasil, com um faturamento de R$ 5,8 bilhões em 2016.” A rede conta com 22 mil colaboradores que atuam em mais de 340 municípios e irá gerar outros dois mil postos de trabalho este ano.

Para Queirós, Pernambuco é um estado estratégico e a receptividade dos pernambucanos é uma sinalização do caminho a ser seguido. “Estamos sendo a marca mais lembrada aqui há vários anos e isso é um reconhecimento muito grande de todo nosso esforço”, comenta. Além disso, um conjunto de ações reflete esse reconhecimento, de acordo com o gestor. “Também creditamos o prêmio ao nosso investimento para propiciar aos clientes um atendimento diferenciado através do programa Eu atendo de coração, que tem o principal objetivo de atender bem as necessidades dos nossos consumidores”, resume.

A Pague Menos é uma empresa de capital aberto, sem ações na bolsa, e foi a primeira rede de varejo farmacêutico do Brasil presente em todos os estados. Fundada em 1981 por Francisco Deusmar de Queirós, que hoje ocupa a função de presidente do Conselho de Administração, em dezembro de 2015 a rede se uniu à General Atlantic, com a venda de 17% das ações para a empresa de investimentos norte-americana. O mix da Pague Menos é de mais de 25 mil itens e, para atender suas 991 lojas, a rede conta ainda com quatro Centros de Distribuição (CDs). O de Pernambuco, em Jaboatão dos Guararapes, foi posto em funcionamento em 2014. Com mais de seis mil metros de área operacional e com média de movimentação de 150 mil unidades por dia, o centro conta com uma equipe de 130 funcionários.

Loja conceito engatilhada para inaugurar ainda neste ano

A Nagem pretende abrir, até o fim de 2017, nova unidade no Shopping Recife

Fundada em 1990, a pernambucana Nagem, especializada em produtos de alta tecnologia, escritório e papelaria, está no ápice de seu crescimento com 28 lojas espalhadas pelos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão. Agora, a marca mira o mercado de Campina Grande (PB) e vai inaugurar, até o fim do ano, uma loja conceito voltada aos públicos A e B no Shopping Recife. Em 2016, apesar da crise, a empresa cresceu 7,5%. As perspectivas do empreendimento para este ano são ainda melhores, com uma alta esperada de 19% nas vendas.

Renata Queiroga, gerente de marketing da Nagem, garante que o momento é de otimismo. “Estamos vendo uma reação positiva do mercado de varejo. Vemos que o consumidor está respondendo melhor e acreditamos que, mesmo de uma forma mais lenta, a economia começa a se recuperar, independentemente das reviravoltas que estão acontecendo na política brasileira.”

Para Renata, a praça de Campina Grande irá render grandes frutos, mas a entrada em novos estados está descartada dos planos atuais. Em Pernambuco, além de oito unidades no Recife, a Nagem tem lojas no interior: Caruaru, Vitória de Santo Antão e Petrolina.

“É gratificante ser reconhecida como a marca preferida, isso mostra que os nossos valores, que são compromisso com os clientes, respeito às pessoas e ética nos negócios, têm funcionado bem e, aliado a isso, comercializamos marcas de primeira linha, sempre buscando oferecer a nossos clientes preços competitivos.”
Com 27 anos de mercado, a Nagem tem em seu estoque um mix de cinco mil itens envolvendo tecnologia, equipamentos de informática, softwares, e material de escritório. Desses, os produtos mais vendidos em Pernambuco são notebooks, aparelhos multifuncionais, smartphones, TVs de LED e cartuchos de tinta. “O volume de tinta que comercializamos no estado é muito grande, assim como o dos cabos e mouses”, ressalta Renata.
Além dos sete estados com unidades físicas, consumidores de todo o país podem acessar os itens do estoque da Nagem através do e-commerce www.nagem.com.br, que contém também informações técnicas sobre os produtos e permite o pagamento parcelado em até 10 vezes sem juros. A marca também é sucesso nas redes sociais com mais de 250 mil curtidas na sua página no Facebook, a @NagemComBr e quase 12 mil no Twitter, no perfil @NagemComBr.

PREMIADOS

Categoria
Lojas de Calçados Esposende Casa Pio Arezzo
Lojas de Artigos de Cama, Mesa e Banho Narciso Riachuelo Jurandir Pires
Lojas de Eletrodomésticos Eletro Shopping Magazine Luiza Casas Bahia
Farmácia Convencional Pague Menos Big Ben Drogasil
Supermercados Bompreço/Hiper Bompreço Atacadão Todo Dia
Shopping Tacaruna Rio Mar Shopping Center Recife
Lojas de Informática Nagem Hiper Bompreço Lojas Americanas