VAREJO

Resiliência. Essa é a palavra que melhor define o setor varejista do país hoje. Impactado pela atual conjuntura política do Brasil, o varejo tem buscado se reinventar para alcançar bons resultados este ano. Práticas inovadoras e reestruturação no mercado têm sido buscadas para “sobreviver à tempestade”. O setor – que gera cerca de 19 milhões de empregos no país – sente a desaceleração do mercado, e a confiança do consumidor, calculada pela Fundação Getulio Vargas, atingiu os menores índices dos últimos anos. Mas o setor mantém a esperança de reverter o quadro.

CLIENTE É O TERMÔMETRO

Esposende já está consolidada no mercado como preferida no setor de calçados

Eliane Muller: busca pela excelência na prestação do serviço - Foto: Divulgação

Eliane Muller: busca pela excelência na prestação do serviço – Foto: Divulgação

Com criatividade e a experiência de quem já está no mercado pernambucano de calçados há 45 anos, a Esposende responde com preços acessíveis e produtos de qualidade aos desafios que as mudanças nos hábitos de consumo trouxeram. Da primeira loja, aberta em outubro de 1970 na Rua Sete de Setembro, até a abertura da 70ª unidade da rede, muitas transformações no mercado ocorreram, mas a Esposende se manteve presente na história dos pernambucanos, que escolheram a rede de loja de calçados como a melhor da categoria no Prêmio Marcas Preferidas.

Nos primeiros cinco anos no mercado pernambucano, a rede já contava com quatro lojas e 60 funcionários. Em 2005, a Esposende foi adquirida pelo grupo gaúcho Paquetá, que atua no varejo de calçados, indústrias de sapatos, empreendimentos imobiliários, operadoras de cartões de crédito e a administração das marcas Dumond, Capodarte, Lilly’s Closet e Ortopé. A compra foi resultado de um plano de expansão do grupo para o Nordeste. Atualmente, a rede de lojas conta com mais de 2 mil funcionários e 70 unidades espalhadas pela região nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Para ser sempre lembrada pelos consumidores, a Esposende tem como meta diária a satisfação do cliente. “Queremos que ele tenha a melhor experiência de compra, e desta forma perseguimos a excelência no atendimento com produtos e serviços adequados às necessidades deles”, destaca Eliane Muller, gerente de Marketing da Esposende. Receber como retorno o primeiro lugar na categoria loja de calçados do Marcas Preferidas é como se os clientes estivessem respondendo que a missão está sendo cumprida. “Estamos com sensação de dever cumprido e muito felizes. O prêmio nos mostra que estamos fazendo certo, focando no cliente e buscando constante eficiência. Nos sentindo realizados e também desafiados a fazer mais e melhor todos os dias”, enfatiza Eliane.

SOTAQUE PERNAMBUCANO

Fidelidade dos clientes mantém a Narciso Enxovais entre as mais preferidas do mercado

Empresa prepara expansão para o interior do estado e continua apostando em preços mais acessíveis - Foto: Divulgação

Empresa prepara expansão para o interior do estado e continua apostando em preços mais acessíveis – Foto: Divulgação

 

Manter um bom padrão de qualidade e preços baixos é a meta da Narciso Enxovais – marca preferida dos pernambucanos entre as lojas de artigos de cama, mesa e banho – para vencer a crise econômica que vem desafiando o país. Criatividade, otimismo e competitividade são palavras presentes no vocabulário de quem faz a rede presente há 177 anos no estado.

Novas unidades devem ser inauguradas em breve. Está prevista a abertura de uma unidade em Petrolina, no Sertão pernambucano, e em outras cidades do Nordeste. O proprietário da cadeia de lojas, Narciso Maia, ressalta que a recessão econômica não trouxe desânimo à empresa. “Planejamos expandir cada vez mais para alcançarmos os clientes nas mais diversas cidades. Dessa forma, a fidelização dos consumidores se dá de maneira mais cômoda”, afirma.

Além da abertura de novas lojas, a Narciso aposta em preços baixos para conquistar os corações e mentes dos clientes. Com o slogan Narciso Enxovais, mais barato, impossível, a loja atrai um público cada vez maior para as unidades espalhadas em todo o estado e no país. “Também prezamos muito pela qualidade do atendimento, pois o cliente é considerado nosso amigo, estando sempre em primeiro lugar”, enfatiza Narciso Maia.

O proprietário da rede destaca ainda o fato de a empresa ser familiar e, por isso, trazer a sensação de “estar em casa” que os clientes encontram. A Narciso Enxovais vem sendo passada de pai para filho desde 1837, sendo uma das mais antigas empresas do ramo no país. “Resistimos a crises, mudanças de governos e outras dificuldades que o tempo traz”, pontua.

Os obstáculos, porém, são vistos como desafios e não como empecilhos para quem faz a empresa. “Nos esforçamos a cada dia para manter o nosso padrão de qualidade no atendimento e de nossos produtos, para que o cliente saiba que ninguém vende mais barato que a Narciso. Estamos inovando cada vez mais nos tipos das propagandas para sermos sempre lembrados de uma forma agradável pelos clientes”, ressalta Narciso.

A GIGANTE DOS ELETROS

Loja continua sendo uma referência na hora de comprar aparelhos para a residência

Empresa foi adquirida, recentemente, pelo grupo Ricardo Eletro - Foto: Blenda Souto Maior/DP

Empresa foi adquirida, recentemente, pelo grupo Ricardo Eletro – Foto: Blenda Souto Maior/DP

Gigante dos eletros em Pernambuco, a Eletro Shopping foi reconhecida como a marca preferida dos pernambucanos na categoria lojas de eletrodomésticos. Qualidade dos produtos e custo/benefício são alguns dos fatores que fazem da rede de lojas a mais amada no estado. Em mudança gradual de nome para Ricardo Eletro, a marca pretende continuar sendo a queridinha dos consumidores pernambucanos.

“Ficamos lisonjeados em sermos lembrados pelos pernambucanos. Agradecemos o reconhecimento e carinho dos consumidores que votaram na Eletro Shopping na pesquisa Marcas Preferidas, como referência de loja de eletrodomésticos. Vale lembrar que em março de 2016 a Eletro Shopping se integrou à marca Ricardo Eletro, e agora conta com a força da maior bandeira do Brasil em número de lojas do varejo de eletroeletrônicos. Um processo que reforça o nosso compromisso de trabalhar para encantar nossos clientes com os melhores mix de produtos, preços e condições de pagamentos”, afirma a diretora de Marketing da Ricardo Eletro, Sonia Trindade.

A Eletro Shopping nasceu no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, em 1994, pelas mãos do empresário Richard Saunders. Desde a primeira loja, a marca foi um caso de sucesso com uma expansão gradual, chegando a 139 unidades em cinco estados do Nordeste. Um passo importante foi a aquisição de 26 lojas da varejista Hermol em 2010, o que permitiu acelerar o crescimento da empresa.

Em junho de 2011, a Eletro Shopping se uniu ao grupo Máquina de Vendas, da rede de lojas Ricardo Eletro, empresa mineira que surgiu em 1989, no interior de Minas Gerais. A primeira expansão da Ricardo Eletro fora de Minas Gerais ocorreu em 2002, para o Espírito Santo, onde a empresa é reconhecida também como a marca mais lembrada pelos consumidores. Em 2016, a marca foi a escolhida para representar o grupo Máquina de Vendas em todas as lojas da holding pelo Brasil, inclusive a Eletro Shopping, tornando-se a maior do país.

Gradualmente, as lojas da Eletro Shopping vão receber o nome Ricardo Eletro. Para celebrar a unificação, a companhia anunciou o lançamento, no final de março, das novas ações de publicidade e marketing da empresa, cujo objetivo será mostrar a união do grupo Máquina de Vendas e a força da Ricardo Eletro.

JÁ CONQUISTOU CORAÇÕES

Rede de farmácia paraense chegou ao estado há oito anos e já virou uma das preferidas

Confiança, missão, respeito, nossa gente, nossos clientes e valores éticos. A rede de farmácias Big Ben – preferida dos consumidores do Grande Recife na categoria farmácia convencional – atribui sua vitória no Prêmio Marcas Preferidas 2016 a esses fatores. A empresa paraense, que tem como lema “oferecer com excelência produtos e serviços de saúde e bem-estar, produzindo satisfação e qualidade de vida”, conquistou de vez os corações dos pernambucanos.

Atualmente, a rede de drogarias está presente em oito estados do Norte e Nordeste: Alagoas, Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Em 22 anos, a Big Ben inovou e ampliou a sua capacidade, chegando, neste ano, a 258 drogarias em mais de 58 municípios. São 129 lojas no Pará; 20 no Maranhão; 15 no Piauí; 69 em Pernambuco; 11 na Paraíba; cinco no Ceará e três no Amapá. “Trabalhamos para capacitar sempre o nosso time e oferecer ao nosso cliente o melhor atendimento e os melhores serviços. Há 22 anos, inovar e superar desafios são marcas da Big Ben”, ressalta Rita de Cássia da Silveira, do Departamento de Operações da rede.

As drogarias chegaram a Pernambuco em 2008. Hoje, são quase 70 lojas com projetos modernos, layouts inovadores e os principais serviços Big Ben. A aposta da rede em lojas com layouts diferenciados se mantém em todas as expansões da rede. Em 2010, quando o grupo inaugurou 13 lojas na rede, ofereceu como diferencial uma drogaria com conceito de supermercado, onde o consumidor encontra um mix maior e mais completo do que o oferecido no mercado.

No ano seguinte, a Big Ben continuou as suas expansões no Norte e Nordeste do Brasil. Em novembro de 2011, a rede passa a fazer parte da holding Brasil Pharma, ganhando assim mais força para atuar em outros estados e expandir cada vez mais. Em 2012, para garantir mais comodidade aos clientes, a rede inaugurou, no Pará, uma unidade com o serviço drive thru, funcionando 24 horas.

Para o futuro, a empresa garante que não vai parar, sem deixar pistas de como a expansão ocorrerá. “Nossa empresa não para. Em breve, teremos grandes novidades”, diz Rita. Diante dos desafios futuros, a empresa recebe o Marcas Preferidas como um estímulo ao trabalho realizado diariamente. “É uma sensação de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades que estamos vivendo no país. Isso mostra que nosso trabalho está no caminho certo e nossa marca no coração dos pernambucanos”, completa.

Unidade de Boa Viagem, na esquina das ruas Conselheiro Aguiar e Padre Carapuceiro, é uma das apostas – Foto: Divulgação

NA VIDA DOS RECIFENSES

Em um mercado bastante acirrado, o Shopping Center Recife é o mais preferido

São mais de três décadas oferecendo inúmeros serviços, além de entretenimento, para a população - Foto: Divulgação

São mais de três décadas oferecendo inúmeros serviços, além de entretenimento, para a população – Foto: Divulgação

 

Presente há 35 anos na vida dos pernambucanos e escolhido como o preferido entre os centros de compras de Pernambuco, o Shopping Recife é o primeiro mall do estado e uma referência entre os shoppings do Brasil. Pioneirismo é a palavra que melhor define a história do centro comercial que, por escolha dos pernambucanos, é primeiro lugar na categorias shopping center do Prêmio Marcas Preferidas.

Com excelente localização em Boa Viagem – o que impulsionou também o crescimento do bairro na década de 1980 –, o centro de compras está a cinco minutos do Aeroporto Internacional do Recife, a quatro quadras da praia de Boa Viagem além de estar a 40 minutos do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Investimentos, promoções, ampliações e apostas feitas ao longo de sua trajetória fazem dele um empreendimento de sucesso. “Desde a sua inauguração, o Shopping Recife está sempre buscando ser pioneiro e lançar tendências. Para os próximos anos, continuaremos pensando constantemente em ações inovadoras e inéditas para os nossos clientes, pois é isso que tem gerado experiências únicas e vem construindo uma identidade sólida ao longo do tempo, fazendo do centro de compras uma marca reconhecida e querida pelos consumidores”, pontua a gerente de marketing do Shopping Recife, Renata Cavalcanti.

Primeiro centro de compras pernambucano e referência no setor, o Shopping Recife cresceu junto com os recifenses e retribui todo o carinho recebido desde o seu lançamento, com constantes inovações e novidades. Após 35 anos, o empreendimento passou por cinco expansões e atualmente tem 450 lojas e 5,8 mil vagas de estacionamento.

Além das 10 salas de cinema, com capacidade para 2,1 mil lugares, o Shopping Recife recebeu, em 2014, mais quatro, sendo uma com a novíssima tecnologia Imax – considerada uma das melhores do mundo e inédita no estado – e outras três salas Premium. Com a soma de 800 assentos, o centro de compras passou a contar com 14 salas e capacidade para receber mais de três mil pessoas, sendo o maior complexo de cinemas da cidade.

No âmbito gastronômico, o empreendimento conta com quatro praças de alimentação, composta por restaurantes já consolidados no seu ramo de atuação. Além disso, ainda neste ano, o restaurante Coco Bambu vai abrir as portas no centro de compras. Como todas as unidades da rede, terá uma megaestrutura, ocupando mais de 2,2 mil m². “Ao longo dos anos, estivemos sempre crescendo, apresentando novidades para os nossos clientes e para a cidade”.

REFERÊNCIA NO SETOR

Quando se fala em loja de informática, os consumidores lembram logo da Nagem

Produtos da mais alta geração à disposição dos consumidores - Foto: Divulgação

Produtos da mais alta geração à disposição dos consumidores – Foto: Divulgação

Com experiência no mercado de comercialização de produtos de alta tecnologia, escritório e papelaria, a Nagem atua no estado desde 1990. Hoje, ela é mais do que referência em seu setor. É a marca preferida dos pernambucanos quando o assunto é loja de informática. A qualidade e variedade dos produtos, agilidade na entrega, infraestrutura e equipe profissional preparada consagraram a Nagem como uma das maiores empresas do Brasil no segmento.

Para os próximos anos, a rede está investindo na construção de um modelo de gestão e governança corporativa inovadores. Investimento em tecnologia para melhorar os processos e treinamento de equipes para atender cada vez melhor os clientes também estão na agenda da empresa. “Somos uma empresa competitiva, confiável e com responsabilidade social e ambiental, com foco em crescimento contínuo e sustentável do negócio”, pontua a gerente de marketing da Nagem, Iara Espindola.

O foco da empresa é comercializar produtos que vão desde equipamentos e suprimentos de informática e tecnologia, passando por softwares, material de escritório até artigos de papelaria. A rede conta com mais de 5 mil itens no estoque e emprega mais de 1,2 mil funcionários. “Comercializar produtos e serviços de qualidade que atendam as necessidades, os desejos e as expectativas de nossos clientes é a nossa missão”, enfatiza Iara.

Clientes de todo o país podem ainda ter acesso aos produtos comercializados pela Nagem pelo site da rede, onde encontram as informações técnicas sobre os produtos que desejam adquirir, sabendo exatamente o que está comprando. Tudo isso garante maior conforto e segurança na hora da compra.

A dedicação foi recompensada com a escolha dos pernambucanos entre as Marcas Preferidas dos consumidores. “Para a Nagem, esse é o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo ao longo destes 26 anos de atuação no mercado. Sempre trabalhamos com as melhores marcas para poder oferecer aos nossos clientes produtos de qualidade e ter a satisfação deles”, ressalta a gerente de marketing.

PREMIADOS

Categoria
Lojas de Calçados Esposende Casa Pio Arezzo
Lojas de Artigos de Cama, Mesa e Banho Narciso Riachuelo Jurandir Pires
Lojas de Eletrodomésticos Eletro Shopping Insinuante Magazine Luiza
Farmácia Convencional Big Ben Pague Menos Farmácia dos Pobres
Supermercados Bompreço/Hiper Bompreço Atacadão Extra
Shopping Shopping Center Recife Rio Mar Tacaruna
Lojas de Informática Lojas de Informática Hiper Bompreço Info Box