Um projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores do Recife, pelo prefeito João da Costa, altera o número de decibéis permitido aos templos religiosos.
A legislação municipal em vigor determina que o barulho das igrejas deve ficar entre 50 e 65 decibéis. Pela nova proposta será de 70 decibéis.
A diferença parece pequena quando se fala em números, mas para quem reside perto de templos barulhentos deve ter ficado preocupado.
Morei perto de uma igreja e não conseguia assistir televisão ou conversar tranquilamente em determinadas horas. Principalmente nos fins de semana.
O problema de alguns templos, ressalta-se, nem sempre é a altura do som, porém a frequência com que os equipamentos são ligados.
Pelo projeto, na tentativa de controlar a poluição sonora, os templos devem apresentar relatórios semestrais de de emissão sonora.
A exigência do relatório será para os imovéis com mais 300 metros quadrados.
E os templos menores, que surgem a cada dia em diversos bairros do Recife, por que serão dispensados de apresentar o estudo?
O projeto de lei, número 023/2011, não se limita à questão ruído e, reconheço, sinaliza para avanços.Um deles, a obrigatoriedade de estacionamento.
Se o projeto for aprovado como está, os templos com mais de 300 metros quadrados devem disponibilizar uma vaga para cada 50 metros quadrados.
É um avanço, mas “peca” novamente por excluir os templos menores.

o barulho das igrejas não se comparam aos barulhos e bagunças feitos pelos carnavalescos e foliões. A igreja tem um lugar pra fazer “o seu barulho”(como vocês chamam), mas e os carro de som, trio elétrico, carnaval dentro e fora de época, a poluição sonora que é sem motivo e propósito? quem se encomoda com o barulho das igreja deve perder o amor do shows realizados em meio de rua. acredito que essa lei deve ser pra todos, pois, afinal, todos fazem barulho.
se o barulho da igreja incomoda o os outro incomodam muito mais.