O Parque Dois Irmãos, no Recife, deve ter o tamanho triplicado.
Dos atuais 384 hectares, a unidade passaria para 1.244.
Os 860 hectares a serem acrescentados ao parque foram solicitados pelo governador Eduardo Campos à presidente Dilma Rousseff.
Essa área, no bairro da Guabiraba, pertencia ao extinto Banco Econômico.
“A liberação, contudo, depende de aspectos jurídicos que estão sendo avaliados”, disse o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier.
Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), o secretário anunciou o possível aumento da área do parque, hoje, na reunião do conselho.
O encontro foi transmitido ao vivo, pela primeira vez, para a internet.
Nele, os conselheiros aprovaram por unanimidade a mudança de personalidade jurídica do Parque Dois Irmãos.
A unidade deixará de ser instituição estadual para se tornar organização social (OS).
O novo arranjo institucional, no entender do Consema, vai permitir maior flexibilidade e agilidade na gestão dos recuros para modernizar o parque.
A ampliação da área se encaixaria nesse item, assim como o aumento do número de animais em cativeiro.
Existem hoje 669 animais, devendo passar para 1,2 mil.
