Resíduos da dragagem do Capibaribe serão analisados

A dragagem do Capibaribe, no Recife, exigirá uma estrutura específica para tratar dos resíduos contaminados que forem retirados do rio.

Por questões ambientais,  o material terá que ser levado, no primeiro momento, para uma bacia de contenção no bairro de Dois Irmãos.

Os resíduos devem permanecer, em períodos sem chuva, entre seis e 15 dias na bacia. Esse é o tempo suficiente para que os líquidos escoem da  lama.

Se chover, o tempo de permanência do material será bem maior.

Mesmo secos, os resíduos contaminados somente poderão seguir para o aterro sanitário, em Igarassu, após análises laboratoriais.

“Um laboratório será montado para atender a demanda”, antecipou a secretária executiva de Articulação Institucional e Captação de Recursos da Secretaria das Cidades de Pernambuco, Ana Suassuna.

A estimativa é que 40% dos resíduos da dragagem estejam contaminados por substâncias como metais pesados e oriundas de esgotos.

Esse percentual representa 340 mil metros cúbicos.

Para tornar o Capibaribe navegável, o edital de licitação da dragagem, lançado pelo estado, prevê a retirada de 859 mil metros cúbicos de resíduos do rio.

A retirada do material está programada para começar em outubro.

One thought on “Resíduos da dragagem do Capibaribe serão analisados

  1. A navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe também servirá para dragar e despoluir esses rios, além disso é óbvio que contribuirá para desafogar o caótico trânsito do Recife.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>