Exemplo que vem do Sertão: da água salobra nada se perde

mma

Os dessalinizadores têm garantido água de qualidade para milhares de famílias, neste tempo de estiagem, no Sertão e no Agreste pernambucanos.

Mas há um porém. Para cada litro de água salobra tornado potável produz-se um litro de rejeito, que nem sempre recebe destino adequado.

Não são poucos os rejeitos. Os poços artesianos da região bombeam entre 1.000 e 5.000 litros de água por hora. Logo, metade de rejeitos.

O que fazer então com os “restos”?

Tecnologia há para aproveitá-los e é o que será demonstrado hoje em Ibimirim, no Sertão, ao se inaugurar uma unidade de produção integrada do Programa Água Doce.

O projeto produtivo, instalado na Agrovila VIII, funcionará em três fases.

No primeiro momento, a água será captada do poço e enviada para o dessalinizador, instalado em Ibimirim há meses, e armazenada para distribuição.

O passo seguinte, quando já se tem retirado a água potável para consumo humano, a água muito salina será empregada em criatórios de tilápia.

O líquido concentrado do criatório, por fim, será bombeado para irrigar a erva-sal, de nome científico Atriplex nummul.

Essa erva, explica  Mauro Lacerda, coordenador estadual do Programa Água Doce, é utilizada na produção de feno para ovinos e caprinos.

Em suma, a unidade integrada é capaz de produzir emprego e renda, mas também com consequências ambientais positivas.

A Agrovila VIII fica a 340 quilômetros do Recife e tem uma população de aproximadamente 300 pessoas.

3 thoughts on “Exemplo que vem do Sertão: da água salobra nada se perde

  1. DESSALINIZADOR PARA POÇO PROFUNDO – MOSSORÓ – RN
    Posso anunciar a nossa invenção neste espaço?
    TRATA-SE DE UM DESSALINIZADOR FEITO POR DECANTAÇÃO DOS METAIS PESADOS. É um SEPARADOR DE SAL muito prático e que serve basicamente para condomínios, na irrigação de plantas, capim, para criação de animais e aves. É 100% eficaz na irrigação e para o uso doméstico. Elimina fungos, bactérias e melhora a qualidade da água devidos os metais pesados e a salinidade. É POSSÍVEL TORNAR A ÁGUA POTAÁVEL DESDE QUE SEJA FEITO EM ROCHA CRISTALINA OU NÃO TENHA GOSTO AMARGO.
    Falar com José Reis Costa. – Fortaleza – CE. (85) 8748.0575.
    TENHO FÉ EM DEUS QUE SEREMOS BEM SUCEDIDOS NESTE PROJETO.

    • deve ser interessante queria saber mais para tentar por em pratica no sertão é um sonho meu e de muitos pena ser tão caro este processo .

  2. LIMPEZA DE POÇOS CONTENDO ÁGUA SALOBRA COM CAPA-ROSA (ÓXIDO DE FERRO OU FERRUGEM) USANDO COMPRESSOR DE ALTA POTÊNCIA. Produto especial LIMPOÇOS HXL9112. Fabricamos dessalinizador para água salobra com capa-rosa de poço profundo com vazão de 2.000 litros por hora e o dosador de cloro maca DOSACLORO com vazão até 10.000 litros por hora.
    FALAR COM JOSÉ REIS COSTA PELO FONE (85) 8748.0575 e 9927.0312. Fortaleza – Ceará – Brasil.