2012, a promessa de entrega de obras para aCopa

 

Já não era sem tempo. O governador Eduardo Campos anuncia hoje a ordem de serviço de obras estruturadoras dos terminais integrados de passageiros. E tempo de execução é curto.

A meta do governo é fazer a entrega dos equipamentos em 2012. Aliás, 2012 vem sendo apontado como o ano chave para entrega de grande parte dos equipamentos viários anunciados desde 2009.

Entre as obras está a do Terminal Integrado São Cosme e Damião, que será o principal ponto de integração para a cidade da Copa. O TI fica entre as cidades de Recife e São Lourenço da Mata e terá investimentos na ordem de R$ 17 milhões. O terminal terá duas plataformas de embarque e desembarque.

Uma para o Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e outra para o modelo de transporte convencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. A obra tem duração de 12 meses.

Já a  obra do Corredor do Ramal de Acesso à Cidade da Copa, que fará a ligação do TI Cosme e Damião à Arena também já começou. A Ordem de Serviço foi dada no início deste mês. As empresas consorciadas Mendes Junior/Servix venceram a licitação – um investimento R$ 131 milhões.

Enquanto isso, os processo de licitação dos corredores exclusivo de ônibus dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste ainda estão em andamento. um investimento total de R$ 476 milhões, sendo R$ 129 milhões de recursos do Tesouro Estadual e R$ 347 milhões do PAC Copa. Para o Norte-Sul, o investimento é de R$ 159 milhões, já o Leste-Oeste terá um custo de R$ 165 milhões.

E finalmente, a passarela do Aeroporto Internacional Recife/Guararapes – Gilberto Freyre também ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014. Sua licitação também será anunciada pelo governador Eduardo Campos – um investimento de R$ 27 milhões.

Segundo o secretário Danilo Cabral, Pernambuco segue em ritmo acelerado para cumprir os prazos com o Governo Federal. “O Governador Eduardo Campos assumiu com a presidente Dilma a responsabilidade de finalizarmos todas as obras de mobilidade até o final de 2013 e é isto que estamos fazendo”.

Demais intervenções: Serão lançados também os editais de licitação para a reforma dos Terminais do Recife, Igarassu e Camaragibe e para contratação de projeto executivo de reforma dos TIs de Afogados e Cavaleiro. Ainda serão licitados equipamentos (kit básico) que irão padronizar os 13 Terminais existentes e os que estão em construção. Através do Fundo de Manutenção, também será dada a Ordem de Serviço para a reforma emergencial dos Terminais de Integração do Barro e Cavaleiro e de outros cinco miniterminais.

 

2 Replies to “2012, a promessa de entrega de obras para aCopa”

  1. Dessas medidas, a única que foi anunciada faz tempo, passou por engavetamento e agora foi retomada, considerando puro desperdício de dinheiro, é a passarela de ligação entre o aeroporto e a estação de metrô.
    Acredito que poucos turistas, ainda mais estrangeiros, utilizam o metrô hoje como meio de deslocamento aqui em Recife, tendo em vista que o aeroporto fica na zona sul onde há os hotéis, este translado é feito por táxi, veículos de locadoras e agências de turismo, logo não há uma demanda.
    Nas Copas, com tantos turistas, até vai, pois deixar um monte de pessoas fazendo travessias em avenidas no mesmo plano dos autos é criar concentração de pessoas de forma desnecessária, mas e depois?
    Vamos ter uma passarela, que corre o grande de risco de ficar como outras já existentes sofrendo depredações, com manutenção esquecida, etc como as que estão no Pina e na Joana Bezerra.
    Gostaria que essa passarela aeroporto/metrô também servisse para aqueles que estão na avenida, ou seja, tivesse acesso nesse ponto e não apenas no metrô e no aeroporto. Essa medida, por exemplo, poderia eliminar o semáforo que fica em frente a praça.
    Se é para torrar dinheiro com pessoas que não costumam usar metrôs aqui, então que sirva também para o público local.

  2. Raimundo, discordo de você. Outro dia ao chegar de viagem fiquei uns 20 minutos esperando da fila de táxi. Se existisse uma ligação com o Metrô, eu teria ido até uma estação mais próxima a minha residência e lá pegaria um táxi que sairia bem mais barato. Não podemos ficar pensando em obras apenas para atender uma demanda de turistas passageiros para a Copa. As obras devem atender as necessidades diárias da população.