Multas de trânsito para financiar ciclovias

 

Um dos maiores inimigos dos ciclistas, o veículo motorizado, está prestes a se tornar o responsável pela popularização das bicicletas no Brasil. Isso porque está tramitando no Congresso brasileiro um PL – Projeto de Lei que prevê a destinação de parte do valor arrecadado, mensalmente, com as multas de trânsito para a realização de ações que incentivem o uso das bikes nas cidades. Que tal?

Se aprovado, o PL 6474/09, de autoria do deputado Jaime Martins, virará Lei e obrigará as prefeituras das cidades com mais de 20 mil habitantes a utilizar 15% do montante arrecadado com as multas de trânsito para iniciativas pró-bikes, como:
– a construção de ciclovias e ciclofaixas;
– a instalação de bicicletários em espaços públicos;
– a integração das bikes ao sistema de transporte coletivo e
– a realização de campanhas educativas sobre os benefícios do uso da bicicleta.

A iniciativa receberá o nome de PBB – Projeto Bicicleta Brasil e a fiscalização do cumprimento da Lei ficará por conta da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Além das multas de trânsito, o projeto também poderá receber incentivo financeiro de organizações nacionais e internacionais e pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir com a causa.

O PL já foi aprovado pelas Comissões de Viação e Transportes e de Desenvolvimento Urbano e, agora, seguirá para análise das Comissões de Finanças e Tributações e Constituição, Justiça e Cidadania, para depois ser aprovado pela presidente Dilma Rousseff. E aí, você vai torcer para essa ideia virar Lei?

Por Débora Spitzcovsky


One Reply to “Multas de trânsito para financiar ciclovias”

  1. Multas,multas,multas e mais multas……..Se não bastassem os valores milionários de multas todos os dias!!! E pra ondem vão esses valores???? Melhorias de estradas??? Investimento no transito???? À situação atual de nossas estradas contam bem o fim desses valores!!!! Agora vem outro projeto de lei,que vai destinar parte dos valores em multas para financiar o uso das bicicletas,será??? Eu duvido e muito….À CPMF também era pra ser destinada à saúde de nosso país,e hoje nós sentimos na pele como é que é!!!! Para onde foi parar o dinheiro da CPMF??? Para saúde é que não foi!!!! Parte de multa para destinação de ações para incentivar o uso de bicicleta…Tem gente que acredita em papai noel,não é???? BALELA POLITICA,ISSO SIM!!!!!