Em São Paulo 4,5 mil bicicletas para o transporte de alunos

 

A cidade de São Paulo, que está cada vez mais olhando para a bicicleta como um meio de transporte importante, terá nos próximos dias um super projeto promovido pela Prefeitura da cidade para incentivar o uso da bicicleta por alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo prevê colocar 4,6 mil bicicletas à disposição dos alunos de 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) para o deslocamento entre casa e escola.

Nesta fase do projeto, monitores serão contratados para acompanhar os estudantes, o que garantirá a segurança de todos. A ideia é fazer com que os alunos façam os trajetos no esquema de “bike-bus”, um comboio de bicicletas como se fosse um ônibus escolar.

O projeto da Secretaria Municipal de Educação é dividido em quatro etapas e tem como objetivo principal atingir os alunos entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental (10 a 14 anos).

A primeira etapa do projeto foi a instalação de paraciclos nas escolas municipais, como já noticiamos aqui noEu Vou de Bike. Na segunda fase, os alunos recolhem materiais recicláveis utilizados para a fabricação dos quadros de 4,6 mil bicicletas!

A terceira fase do projeto é muito importante e visa criar uma cultura de educação no trânsito e aulas de equilíbrio. Com as aulas, os alunos terão mais condições de pedalar pelas ruas com segurança e ainda serão adultos motoristas mais conscientes de seu papel na via pública. Nesta fase, a Secretaria Municipal de Educação espera receber da população propostas e ideias da gestão das escolas.

A quarta fase do projeto, que é quando os alunos começam realmente a fazer seu trajeto para a escola de bicicleta, deve começar no ano que vem. O uso da bicicleta pelos alunos será opcional, e todos os pais terão de concordar por escrito antes de o filho pegar a bicicleta emprestada. “Tudo isso vai ser feito com muito cuidado e zelo, coordenado com os órgãos de trânsito. Os meninos terão aulas de como pedalar nas ruas e serão acompanhados pelos monitores. Como são alunos de CEU, normalmente já moram mais próximos da escola”, afirmou o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, em entrevista aoEstadaão.

 

Fonte : Do blog Eu Vou de Bike

2 Replies to “Em São Paulo 4,5 mil bicicletas para o transporte de alunos”

  1. venho com esse comentário pedi ajuda para a divulgação de um projeto que a UFPE/UFRPE está oferecendo. conto com á ajuda de todos. De antemão muito obrigada pela compreenção
    ESTÃO ABERTAS AS ISNCRIÇÕES PARA O PRÉ-VESTIBULAR GRATUÍTO QUE A UFPE/UFRPE ESTÃO OFERENNDO. O PROJETO DE PROFESSORES DO TERCEIRO MULÊNIO ” PRÉ-ACADÊMICO” PROJETO DESTINADO PRA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO QUE CURSARAM OU CURSARÃO O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. PARA EFETUAR AS INSCRIÇÕES OS INTERESSADOS DEVERAM COMPARECER PELA MANHÃ NO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DAS 9H AS 12H(UFRPE) OU PELA TARDE NA AREA II DAS 14H AS 21H(UFPE) COM OS DOCUMENTOS: CÓPIA DO RG, CPF, COMPROVANTE DA ESCOLA (SE CONCLUI O ENSINO MÉDIO A FICHA 19) E UM KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL.AS INSCRIÇÕES SÃO ATÉ O DIA 16/12/2011. PARA MAIS INFORMAÇÕES: FONE: (81) 2126-7323/ EMAIL: terceiromilenio@ufpe.br

  2. A mobilidade não é apenas uma questão de estrutura mas também uma questão cultural. Pois poucas pessoas têm atitudes positivas no sentido de melhorar a qualidade da mobilidade. Para o cidadão comum é muito difícil organizar-se em transporte solidário e para os políticos é impossível pensar em projetos de logo prazo, ditos de Estado, a invés de projetos de governo, digo, mandato.